Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
GARIBALDI LOUREIRO PARENTE, ANDRELA
Email:
andrelagaribaldi@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO
Drª. GONÇALVES, TEREZINHA VALIM OLIVER
Dr. CAMARGO, SÉRGIO
Data de Defesa:
10/05/2012
Palavras-Chave (PT):
DISCURSO ARGUMENTATIVO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO
Resumo Original (PT):
NO CONTEXTO DE CARÊNCIAS DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, DA NECESSIDADE DE ATENÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, E CONSIDERANDO A ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM QUE A INVESTIGAÇÃO É UMA PERSPECTIVA QUE TEM SIDO RECOMENDADA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR SOB QUE DISCURSO ARGUMENTATIVO SE CONSTRÓI O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO EXPERIMENTAREM PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA OCASIÃO DE REUNIÕES PARA SUA DISCUSSÃO E PLANEJAMENTO, ESTAS OCORRIDAS EM UM GRUPO DE PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS, PERTENCENTES AO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DA PESQUISADORA, E DE SUAS AULAS COM UMA TURMA DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS, ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM, OCORRIDAS COM A PRESENÇA DA PESQUISADORA, NO SENTIDO DE PROCURAR INDICAR DIFERENTES ASPECTOS DE SEU DESENVOLVIMENTO E CONDUÇÃO EM UM CONTEXTO DE ENSINO E DE FORMAÇÃO. PARA ISTO, PROPUSEMOS UM MODELO PARA ANÁLISE DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, CONSTRUÍDO FACE ÀS DIFERENTES PROPOSTAS DE INVESTIGAÇÃO EXISTENTES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NÃO SÃO SOMENTE UMA ATITUDE A SER DESENVOLVIDA NO ESTUDANTE. ESSAS TRAZEM EVIDÊNCIAS DE NOVOS DOMÍNIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ARTICULAM O CONTEXTO TEÓRICO, METODOLÓGICO E EPISTEMOLÓGICO. ANTES E SIMULTANEAMENTE A INVESTIGAÇÃO É UMA CONDIÇÃO DE FORMAÇÃO E TRABALHO DO PROFESSOR, MEDIADO POR PRÁTICAS CUJA FINALIDADE ESTEJA IMBUÍDA DO ESPÍRITO DE BUSCA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ARGUMENTATIVE DISCOURSE
INVESTIGATIVE PRACTICES
SCIENCE TEACHERS FORMATION
Resumo Original (EN):
IN THE CONTEXT OF LACK OF INVESTIGATIVE PRACTICES, THE NECESSITY OF ATTENTION TO THE PROCESS OF INITIAL AND CONTINUED FORMATION OF SCIENCE TEACHERS, AND CONSIDERING THE DIDACTIC-PEDAGOGICAL ORIENTATION IN WHICH THE INVESTIGATION IS A PERSPECTIVE THAT HAS BEEN RECOMMENDED FOR THE IMPROVEMENT OF THE TEACHING OF SCIENCES, THIS WORK AIMS AT ANALYZING THE ARGUMENTATIVE DISCOURSE IN WHICH IS BASED ON THE PROCESS OF TEACHERS FORMATION, IN PARTICULAR, WHEN THEY EXPERIENCE THE INVESTIGATIVE PRACTICES DURING MEETINGS ORGANIZED FOR DISCUSSION AND PLANNING. THE MEETINGS WERE CONSTITUTED BY THE PROFESSOR RESEARCH, A GROUP OF TEACHERS IN CONDITION OF TRAINEES FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARA SCIENCE CLUB. THE TRAINEES APPLIED THE PROCEDURES DISCUSSED DURING THE MEETINGS IN CLASSES OF STUDENTS IN THE SIXTH AND SEVENTH GRADE, FROM PUBLIC SCHOOLS IN BELÉM CITY, WHICH OCCURRED UNDER THE SUPERVISION OF THE PROFESSOR RESEARCHER, IN SEEKING TO INDICATE DIFFERENT ASPECTS OF THEIR DEVELOPMENT AND CONDUCT IN A REAL CONTEXT OF EDUCATION AND FORMATION. IN THIS WORK WAS PROPOSED A MODEL FOR ANALYSIS OF INVESTIGATIVE PRACTICES, BUILT IN FACE OF VARIOUS EXISTING PROPOSALS. THE RESULTS DEMONSTRATED THAT THE INVESTIGATIVE PRACTICES ARE NOT ONLY AN ATTITUDE TO BE DEVELOPED IN THE STUDENTS; THEY BRING EVIDENCE OF NEW AREAS FOR TEACHER EDUCATION THAT ARTICULATES THE THEORETICAL, METHODOLOGICAL AND EPISTEMOLOGICAL FRAMEWORK.
Arquivo:
TES_DOUT20120510_GARIBALDI LOUREIRO PARENTE ANDRELA.pdf
Tamanho:
2014 Kb (2014387 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/08/2012 ÀS 14:37:21
Atualizado:
08/08/2012 ÀS 14:37:21
Visitas:
2010
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 19:04:45
Downloads:
326
Último Download em :
19/05/2021 ÀS 21:58:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por