DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS ADQUIRIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Autor: |
MORACO, ANA SHEILA DO COUTO TRINDADE |
Email: |
ambia@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2006 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO ♠ Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO ♠ Drª. GONÇÁLEZ, MARIA HELENA C.
|
Data de Defesa: |
30/09/2006 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO ♠ EDUCAÇÃOMATEMÁTICA ♠ ENSINO/APRENDIZAGEM ♠ GEOMETRIA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO QUESTÃO NORTEADORA ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E
DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TAREFAS ENVOLVENDO CONCEITOS
GEOMÉTRICOS COMO FIGURA PLANA E NÃO PLANA, CUBOS E PIRÂMIDES, ETC. FORAM ESCOLHIDAS
TRÊS SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SENDO SUJEITOS DA PESQUISA 81
ALUNOS. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM UM QUESTIONÁRIO INICIAL
PARA CONHECIMENTO DE ALGUNS DADOS DOS ALUNOS, COMO IDADE, GOSTO PELA GEOMETRIA, ENTRE
OUTROS, E UMA PROVA MATEMÁTICA AVALIADA NUMA ESCALA DE ZERO A DEZ PONTOS. A
METODOLOGIA ADOTADA FOI A DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE DOS DADOS
MOSTROU UM DESEMPENHO MUITO BAIXO NA AVALIAÇÃO ENVOLVENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS,
SENDO QUE A DIFICULDADE NA VISUALIZAÇÃO E NA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, COMPONENTES DO
PENSAMENTO GEOMÉTRICO, CONSTITUI FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESEMPENHO
INSATISFATÓRIO DOS PARTICIPANTES. VERIFICOU-SE, TAMBÉM, COMO APONTADO NA LITERATURA, UM
ABANDONO DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATION ♠ EDUCATION / LEARNING ♠ EDUCATION MATHEMATICS ♠ GEOMETRY
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH HAD AS NORTEADORA QUESTION TO ANALYZE THE PREVIOUS KNOWLEDGE AND
DIFFICULTIES PRESENTED FOR PUPILS OF AVERAGE ENSINO IN TASKS BEING INVOLVED GEOMETRIC
CONCEPTS AS PLAIN FIGURE AND NOT PLAIN, CUBES AND PYRAMIDS, ETC. HAD BEEN CHOSEN THREE
SERIES OF A PUBLIC SCHOOL OF THE STATE OF SÃO PAULO, BEING CITIZENS OF THE RESEARCH 81
PUPILS. THE INSTRUMENTS USED FOR THE COLLECTION OF DATA HAD BEEN AN INITIAL QUESTIONNAIRE
FOR KNOWLEDGE OF SOME DATA OF THE PUPILS, AS AGE, TASTE FOR GEOMETRY, AMONG OTHERS, AND
A MATHEMATICAL TEST EVALUATED IN A ZERO SCALE THE TEN POINTS. THE ADOPTED METHODOLOGY
WAS TO THE DESCRIPTIVE WITH QUALITATIVE BOARDING. THE ANALYSIS OF THE DATA VERY SHOWED TO
A LOW PERFORMANCE IN THE EVALUATION INVOLVING GEOMETRIC CONCEPTS, BEING THAT DIFFICULTY
IN VISUALIZATION AND THE GEOMETRIC REPRESENTATION, COMPONENT OF THE GEOMETRIC THOUGHT,
CONSTITUTES FACTORS THAT HAD CONTRIBUTED FOR THE UNSATISFACTORY PERFORMANCE OF THE
PARTICIPANTS. IT WAS VERIFIED, ALSO, AS POINTED IN LITERATURE, AN ABANDONMENT OF THE
EDUCATION OF SPACE GEOMETRY IN AVERAGE EDUCATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20060930_MORACO ANA SHEILA DO COUTO TRINDADE.pdf
|
Tamanho: |
1006 Kb (1006811 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
20/08/2007 ÀS 15:34:33 |
Atualizado: |
20/08/2007 ÀS 15:34:33 |
Visitas: |
1466 |
Última Visita em : |
07/07/2024 ÀS 21:38:54 |
Downloads: |
97 |
Último Download em : |
19/06/2024 ÀS 10:34:24 |