Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS ADQUIRIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor:
MORACO, ANA SHEILA DO COUTO TRINDADE
Email:
ambia@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. GONÇÁLEZ, MARIA HELENA C.
Data de Defesa:
30/09/2006
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃOMATEMÁTICA
ENSINO/APRENDIZAGEM
GEOMETRIA
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO QUESTÃO NORTEADORA ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TAREFAS ENVOLVENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO FIGURA PLANA E NÃO PLANA, CUBOS E PIRÂMIDES, ETC. FORAM ESCOLHIDAS TRÊS SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SENDO SUJEITOS DA PESQUISA 81 ALUNOS. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM UM QUESTIONÁRIO INICIAL PARA CONHECIMENTO DE ALGUNS DADOS DOS ALUNOS, COMO IDADE, GOSTO PELA GEOMETRIA, ENTRE OUTROS, E UMA PROVA MATEMÁTICA AVALIADA NUMA ESCALA DE ZERO A DEZ PONTOS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU UM DESEMPENHO MUITO BAIXO NA AVALIAÇÃO ENVOLVENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS, SENDO QUE A DIFICULDADE NA VISUALIZAÇÃO E NA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, COMPONENTES DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO, CONSTITUI FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESEMPENHO INSATISFATÓRIO DOS PARTICIPANTES. VERIFICOU-SE, TAMBÉM, COMO APONTADO NA LITERATURA, UM ABANDONO DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
EDUCATION
EDUCATION / LEARNING
EDUCATION MATHEMATICS
GEOMETRY
Resumo Original (EN):
THE PRESENT RESEARCH HAD AS NORTEADORA QUESTION TO ANALYZE THE PREVIOUS KNOWLEDGE AND DIFFICULTIES PRESENTED FOR PUPILS OF AVERAGE ENSINO IN TASKS BEING INVOLVED GEOMETRIC CONCEPTS AS PLAIN FIGURE AND NOT PLAIN, CUBES AND PYRAMIDS, ETC. HAD BEEN CHOSEN THREE SERIES OF A PUBLIC SCHOOL OF THE STATE OF SÃO PAULO, BEING CITIZENS OF THE RESEARCH 81 PUPILS. THE INSTRUMENTS USED FOR THE COLLECTION OF DATA HAD BEEN AN INITIAL QUESTIONNAIRE FOR KNOWLEDGE OF SOME DATA OF THE PUPILS, AS AGE, TASTE FOR GEOMETRY, AMONG OTHERS, AND A MATHEMATICAL TEST EVALUATED IN A ZERO SCALE THE TEN POINTS. THE ADOPTED METHODOLOGY WAS TO THE DESCRIPTIVE WITH QUALITATIVE BOARDING. THE ANALYSIS OF THE DATA VERY SHOWED TO A LOW PERFORMANCE IN THE EVALUATION INVOLVING GEOMETRIC CONCEPTS, BEING THAT DIFFICULTY IN VISUALIZATION AND THE GEOMETRIC REPRESENTATION, COMPONENT OF THE GEOMETRIC THOUGHT, CONSTITUTES FACTORS THAT HAD CONTRIBUTED FOR THE UNSATISFACTORY PERFORMANCE OF THE PARTICIPANTS. IT WAS VERIFIED, ALSO, AS POINTED IN LITERATURE, AN ABANDONMENT OF THE EDUCATION OF SPACE GEOMETRY IN AVERAGE EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20060930_MORACO ANA SHEILA DO COUTO TRINDADE.pdf
Tamanho:
1006 Kb (1006811 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 15:34:33
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 15:34:33
Visitas:
1466
Última Visita em :
07/07/2024 ÀS 21:38:54
Downloads:
97
Último Download em :
19/06/2024 ÀS 10:34:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por