Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO PILOTO COM ÊNFASE NO BLOCO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
Autor:
MUNHOZ, DANILO PEREIRA
Email:
danilomunhoz@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. SANTOS, MARCELO CÂMARA
Data de Defesa:
19/04/2012
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
AVALIAÇÃO
GRANDEZAS E MEDIDAS
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA
SÉRIES/ANOS INICIAIS
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ERROS E ACERTOS DOS ALUNOS NOS ITENS REFERENTES AOS CONTEÚDOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS QUE FORAM TESTADOS NA APLICAÇÃO PILOTO DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA. PARTICIPARAM DA AMOSTRA ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRICULADOS NAS ESCOLAS SELECIONADAS PELO INEP PARA A APLICAÇÃO PILOTO, SENDO O OBJETO DA PESQUISA, A PRÓPRIA AVALIAÇÃO. NA PRIMEIRA ETAPA DA ANÁLISE, FORAM UTILIZADOS OS RESULTADOS DA ANÁLISE ESTATÍSTICA E DA REVISÃO PEDAGÓGICA DESSES ITENS, BEM COMO O RELATÓRIO DO ACOMPANHAMENTO DESSA APLICAÇÃO. NA SEGUNDA ETAPA, FORAM ANALISADOS 27 ITENS RELACIONADOS AO BLOCO DE CONTEÚDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, EM QUE FOI VERIFICADA A ADEQUAÇÃO DESSES ITENS EM FUNÇÃO DOS DESCRITORES, SUA PERTINÊNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS. CONSTATOU-SE QUE, APESAR DOS CONTEÚDOS DESSE BLOCO ESTAREM INTENSAMENTE VINCULADOS AO COTIDIANO DO ALUNO, O ENSINO DESSES CONTEÚDOS PODE ESTAR PRIORIZANDO DETERMINADAS ABORDAGENS E NÃO PERMEANDO TODO O BLOCO. DE MODO GERAL, OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADE EM REALIZAR TROCAS MONETÁRIAS E NÃO ESTÃO FAMILIARIZADOS COM MEDIDAS DE TEMPO. OS DADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA PODEM ORIENTAR O TRABALHO DOCENTE A FIM DE SUPERAR AS DIFICULDADES CONSTATADAS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DESSA AVALIAÇÃO PODE PROPOR MAIOR EQUIDADE NA QUALIDADE DO ENSINO NO PAÍS, NORTEANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ASSESSMENT
MATHEMATICAL LITERACY
PROVINHA BRASIL OF MATHEMATICS
QUANTITIES AND MEASURES
SERIES / EARLY YEARS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMED TO ANALYZE THE SUCCESSES AND FAILURES OF STUDENTS ON ITEMS RELATING TO THE CONTENTS OF QUANTITIES AND MEASURES THAT HAVE BEEN TESTED IN PILOT APPLICATION OF PROVINHA BRASIL OF MATHEMATICS. THE SAMPLE WAS FORMED WITH STUDENTS FROM THE 1ST AND 2ND YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL ENROLLED IN SCHOOLS SELECTED BY INEP FOR THE PILOT APPLICATION. THE OBJECT OF THE RESEARCH WAS THE OWN ASSESSMENT. IN THE FIRST STAGE OF ANALYSIS, WE USED THE RESULTS OF STATISTICAL ANALYSIS AND REVISION OF ITEMS AND THE REPORT OF ACCOMPANYING THIS APPLICATION. IN THE SECOND STEP, WE ANALYZED 27 ITEMS RELATED TO THE CONTENT BLOCK OF QUANTITIES AND MEASURES, IT WAS VERIFIED THE ADEQUACY OF THESE ITEMS IN TERMS OF DESCRIPTORS, THEIR RELEVANCE FOR MATHEMATICAL LITERACY AND PERFORMANCE OF STUDENTS. IT WAS FOUND THAT, DESPITE THE CONTENTS OF THIS BLOCK ARE STRONGLY LINKED TO STUDENT'S DAILY LIFE, THE TEACHING ON THIS TOPIC CAN BE PRIORITIZING CERTAIN APPROACHES RATHER THAN PERMEATING THE ENTIRE BLOCK. IN GENERAL, STUDENTS HAD DIFFICULTY IN MAKING MONETARY EXCHANGES AND ARE NOT FAMILIAR WITH TIME MEASUREMENTS. DATA FROM PROVINHA BRASIL OF MATHEMATICS CAN GUIDE TEACHERS' WORK IN ORDER TO OVERCOME THE DIFFICULTIES ENCOUNTERED AND REFERENCE ARRAY OF THIS ASSESSMENT MAY PROPOSE MORE EQUITABLE QUALITY OF EDUCATION IN THE COUNTRY, GUIDING THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE FIRST YEARS.
Arquivo:
DIS_MEST20120419_MUNHOZ DANILO PEREIRA.pdf
Tamanho:
1518 Kb (1518901 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/08/2012 ÀS 11:58:14
Atualizado:
07/08/2012 ÀS 11:58:14
Visitas:
1399
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 19:13:40
Downloads:
54
Último Download em :
02/02/2023 ÀS 09:31:11
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por