Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DE UM PROFESSOR INICIANTE SOB O OLHAR DA TEORIA DA RECONTEXTUALIZAÇÃO
Autor:
SANTOS, BRUNO MARQUES
Email:
br180music@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. GENOVESE, LUIZ GONZAGA ROVERSI
Data de Defesa:
11/05/2012
Palavras-Chave (PT):
DISCURSO PEDAGÓGICO
INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA
PROFESSOR INICIANTE
RECONTEXTUALIZAÇÃO
Resumo Original (PT):
NA CONDIÇÃO DE PROFESSOR INICIANTE E PESQUISADOR, PROCUREI IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INFLUENCIARAM MINHA RECONTEXTUALIZAÇÃO DA ABORDAGEM EDUCACIONAL ?APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS? UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO O CONCEITO DE DISCURSO PEDAGÓGICO DE BERNSTEIN (2003B). TAL TEORIA É MUITO UTILIZADA EM TRABALHOS SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES, APONTANDO QUE ESTAS SÃO MODIFICADAS, SELECIONADAS E ADAPTADAS QUANDO PASSAM DE SEU CAMPO DE PRODUÇÃO PARA O CAMPO DA REPRODUÇÃO, RESPEITANDO VALORES, IDEOLOGIAS E INTERESSES DESTE ÚLTIMO. TRAZÊ-LA PARA A INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA SIGNIFICA ACREDITAR QUE O PROFESSOR POSSUI UMA ESTRUTURA INTERNA PRÓPRIA, A QUAL ORIENTA AS MODIFICAÇÕES E ADAPTAÇÕES QUE FAZ DOS DIVERSOS DISCURSOS QUE CHEGAM ATÉ ELE, POR EXEMPLO, O CURRÍCULO, O LIVRO DIDÁTICO, TEORIAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIAS DE ENSINO E ORIENTAÇÕES DIVERSAS QUE RECEBE DE ÓRGÃOS OFICIAIS COMO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PARA ENTENDER ESSE PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO REVISEI MINHA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO MARCANDO COMO PONTO INICIAL O TÉRMINO DA LICENCIATURA EM FÍSICA EM 2007 FINALIZANDO COM O INGRESSO NO MESTRADO EM 2010. ASSIM, RELACIONEI MINHAS AS AÇÕES EM SALA DE AULA DO INÍCIO DE 2011 COM VALORES DOS CAMPOS OS QUAIS JÁ FIZ PARTE, INCLUINDO O PRÓPRIO CONTEXTO DA ESCOLA, POIS NÃO ME AFASTEI DO CARGO DE PROFESSOR EFETIVO DE FÍSICA PARA REALIZAR O MESTRADO. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL NA CONSOLIDAÇÃO DE ELEMENTOS QUE REGULARAM MINHA PRÁTICA DOCENTE COMO A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MEDIADA PELO DIÁLOGO, À ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS FLEXÍVEIS QUE PODEM SER MODIFICADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES PARTICULARES DA TURMA, A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS PARA INTERFERIR NA SUA DISPOSIÇÃO EM SALA DE AULA. COMO PROFESSOR INICIANTE, RECONHEÇO A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO ESCOLAR NAS MINHAS AÇÕES, POR EXEMPLO: A PREOCUPAÇÃO COM A ESCRITA E LEITURA DOS ALUNOS, A DISPOSIÇÃO DAS AULAS DE FÍSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR E O CONHECIMENTO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS NA ESCOLA PARA USAR NAS AULAS. A INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA PROPORCIONOU UM OLHAR MAIS ATENTO NÃO SÓ PARA MINHAS AÇÕES DOCENTES, MAS TAMBÉM PARA MINHA ATUAÇÃO COMO PESQUISADOR, ACARRETANDO EM UMA TROCA DE CONHECIMENTOS, VALORES E EXIGÊNCIAS ENTRE OS DOIS PAPÉIS VIVIDOS, PROFESSOR E PESQUISADOR, QUE POSSUEM CAMPOS DIFERENTES DE LEGITIMAÇÃO: O PRIMEIRO NO CAMPO DA ESCOLA E O SEGUNDO NO CAMPO CIENTÍFICO EDUCACIONAL. RESTA ASSIM, UMA QUESTÃO: SE PROFESSOR E PESQUISADOR POSSUEM COBRANÇAS DISTINTAS RELACIONADAS AOS CAMPOS OS QUAIS PERTENCE ORIGINALMENTE, QUAIS DEVERIAM SER AS CARACTERÍSTICAS DE UM CAMPO PARA O PROFESSOR-PESQUISADOR?
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BEGINNER TEACHER
INVESTIGATION ABOUT OWN PRACTICE
PEDAGOGICAL DISCOURSE
RECONTEXTUALIZATION
Resumo Original (EN):
IN THE CONDITION OF BEGINNING TEACHER AND RESEARCHER, I SOUGHT TO IDENTIFY THE FACTORS THAT INFLUENCED MY RECONTEXTUALIZATION OF "PROBLEM-BASED LEARNING" USING THE THEORETICAL CONCEPT OF BERNSTEIN'S PEDAGOGIC DISCOURSE (2003B). THIS THEORY IS WIDELY USED IN WORK ON CURRICULAR POLICIES, POINTING OUT THAT THESE ARE MODIFIED, SELECTED AND ADAPTED WHEN MOVING FROM ITS FIELD OF PRODUCTION FOR THE FIELD OF REPRODUCTION, RESPECTING VALUES, IDEOLOGIES AND INTERESTS OF THE LATTER. BRING IT TO RESEARCH ON THEIR OWN PRACTICE IS TO BELIEVE THAT THE TEACHER HAS AN INTERNAL STRUCTURE ITSELF, WHICH DIRECTS THE MODIFICATIONS AND ADAPTATIONS THAT MAKE THE VARIOUS SPEECHES THAT COMING TO HIM, FOR EXAMPLE, CURRICULUM, TEXTBOOKS, EDUCATIONAL THEORIES , TEACHING METHODOLOGIES AND GUIDANCE IT RECEIVES FROM VARIOUS OFFICIAL BODIES SUCH AS THE SECRETARY OF EDUCATION. TO UNDERSTAND THIS PROCESS OF RECONTEXTUALIZATION REVIEWED MY CAREER IN EDUCATION AND AS A STARTING POINT THE END OF THE GRADUATION IN PHYSICS IN 2007, ENDING WITH THE ENTRY INTO MASTER'S DEGREE IN 2010. SO, I CONNECTED MY ACTIONS IN THE CLASSROOM IN EARLY 2011 WITH VALUES OF THE FIELDS WHICH I HAVE DONE PART, INCLUDING THE PROPER CONTEXT OF THE SCHOOL, BECAUSE I HAVE NOT DEPARTED FROM HIS PROFESSORSHIP TO PERFORM THE SEARCH. THIS IS A QUALITATIVE RESEARCH THAT HIGHLIGHTED THE IMPORTANCE OF INITIAL TEACHER EDUCATION IN THE CONSOLIDATION OF ELEMENTS THAT REGULATED MY TEACHING PRACTICE LIKE THE IMPORTANCE OF INTERACTION BETWEEN TEACHER-STUDENT MEDIATED BY THE DIALOGUE, THE DEVELOPMENT OF FLEXIBLE LESSON PLANS THAT CAN BE MODIFIED ACCORDING TO PARTICULAR NEEDS OF THE CLASS, THE IMPORTANCE OF OBSERVING THE INTERACTIONS BETWEEN STUDENTS TO INTERFERE IN THEIR DISPOSITION IN THE CLASSROOM. AS A BEGINNING TEACHER, I RECOGNIZE THE INFLUENCE OF SCHOOL CONTEXT IN MY ACTIONS, EXAMPLE: CONCERN FOR STUDENTS' READING AND WRITING, THE DISPOSITION OF PHYSICS CLASSES IN SCHOOL CURRICULUM AND KNOWLEDGE OF AVAILABLE RESOURCES IN SCHOOL TO USE IN CLASS. THE RESEARCH ON THE PRACTICE AFFORDED A CLOSER LOOK NOT ONLY FOR MY TEACHING PRACTICES, BUT ALSO FOR MY WORK AS A RESEARCHER, RESULTING IN AN EXCHANGE OF KNOWLEDGE, VALUES AND REQUIREMENTS BETWEEN THE TWO ROLES LIVED OUT, TEACHER AND RESEARCHER, WHO HAVE DIFFERENT FIELDS OF LEGITIMATION: THE FIRST IS ON THE SCHOOL FIELD AND THE SECOND IS ON THE EDUCATION SCIENCE FIELD. REMAINS SO, A QUESTION: IF A TEACHER AND RESEARCHER HAVE DISTINCT CHARGES RELATED TO THE FIELDS WHICH ORIGINALLY BELONGS, WHAT SHOULD BE THE CHARACTERISTICS OF A FIELD TO THE TEACHER-RESEARCHER?
Arquivo:
DIS_MEST20120511_SANTOS BRUNO MARQUES.pdf
Tamanho:
7292 Kb (7292615 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/08/2012 ÀS 11:30:20
Atualizado:
07/08/2012 ÀS 11:30:20
Visitas:
831
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:08:32
Downloads:
76
Último Download em :
25/09/2019 ÀS 19:27:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por