Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TRABALHO COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Autor:
TADASHI TAKAHASHI, BRUNO
Email:
brunotadashi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. OBARA, ANA TIYOMI
Data de Defesa:
24/05/2012
Palavras-Chave (PT):
DNA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE É CADA VEZ MAIS PRESENTE, NOS LIVROS E MANUAIS DIDÁTICOS, A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS. ENTRETANTO, MUITOS PROFESSORES NÃO TIVERAM CONTATO COM ESSA ABORDAGEM EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. COMO CONSEQUÊNCIA, ESSA LACUNA GERA INSEGURANÇAS, DÚVIDAS E DIFICULDADES QUE CRIAM OBSTÁCULOS PARA A AUTONOMIA DOCENTE. DIANTE DESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE NÃO TEVE EM SUA FORMAÇÃO INICIAL CONTATO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA. NA METODOLOGIA ADOTAMOS O TRABALHO COLABORATIVO, ENTRE PESQUISADORES E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, NO INTUITO DE COMPARTILHARMOS OS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS PARTICIPANTES. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO TEMA A HISTÓRIA DAS PESQUISAS QUE ENVOLVERAM A ELUCIDAÇÃO DA ESTRUTURA DO DNA. TAMBÉM FORAM EFETUADAS ENTREVISTAS ABERTAS, REUNIÕES REGISTRADAS EM NOTAS DE CAMPO E OBSERVAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA PARTICIPANTE DA PESQUISA. NA ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAIS NORTEADORES OS SABERES DOCENTES E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, MESMO COM DIFICULDADES PROVENIENTES DAS LACUNAS DA FORMAÇÃO INICIAL, A PROFESSORA RECORREU AOS SEUS SABERES EXPERIENCIAIS PARA SUPRIR ESSAS LACUNAS ALÉM DE APROPRIAR-SE DE SABERES PROVENIENTES DOS PROGRAMAS E LIVROS DIDÁTICOS E DOS SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO DA PRESENTE PESQUISA. TAMBÉM OBSERVAMOS QUE O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS ENVOLVIDOS NA PESQUISA CONTRIBUIU COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA E FAVORECEU SUA AUTONOMIA DOCENTE. ASSIM, ESSAS INFORMAÇÕES NOS CONDUZEM A UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ADN
CONTINUING FORMATION OF BIOLOGY TEACHERS
HISTORY OF SCIENCE
TEACHER KNOWLEDGES
Resumo Original (EN):
TODAY IT IS INCREASINGLY NECESSARY IN BOOKS AND TEXTBOOKS, THE USE OF THE HISTORY OF SCIENCE IN CONTENT TO BE WORKED. HOWEVER, MANY TEACHERS HAD NO CONTACT WITH THIS APPROACH IN THEIR INITIAL TRAINING. CONSEQUENTLY, THIS GAP CREATES INSECURITIES, DOUBTS AND DIFFICULTIES THAT CREATE OBSTACLES TO TEACHING AUTONOMY. IN THIS CONTEXT, THIS RESEARCH AIMED TO CONTRIBUTE TO THE CONTINUING EDUCATION OF A TEACHER OF BIOLOGY AND SCIENCE, A PUBLIC SCHOOL IN A MUNICIPALITY IN THE STATE OF SAO PAULO, WHICH WAS NOT CONTACT WITH THE HISTORY OF SCIENCE IN HIS INITIAL TRAINING. IN THE METHODOLOGY WE ADOPT THE COLLABORATIVE WORK BETWEEN RESEARCHERS AND THOSE INVOLVED IN ORDER TO SHARE KNOWLEDGE AND EXPERIENCES TO THE PROCESS OF FORMATION AND DEVELOPMENT OF THE PARTICIPANTS. THE STUDY USED AS ITS THEME THE HISTORY OF RESEARCH INVOLVING THE ELUCIDATION OF THE STRUCTURE OF ADN. WERE ALSO CONDUCTED OPEN INTERVIEWS, MEETINGS RECORDED IN FIELD NOTES AND OBSERVATION OF CLASSES TAUGHT BY THE TEACHER SURVEY PARTICIPANT. IN THE ANALYSIS AND DISCUSSION OF RESULTS, USE AS BENCHMARKS GUIDING THE TEACHER KNOWLEDGES AND HISTORY OF SCIENCE. THE RESULTS SHOWED THAT EVEN WITH DIFFICULTIES ARISING FROM GAPS IN INITIAL TRAINING, THE TEACHER TURNED TO THEIR EXPERIENTIAL KNOWLEDGE TO ADDRESS THESE GAPS IN ADDITION TO APPROPRIATE KNOWLEDGE FROM PROGRAMS AND TEXTBOOKS AND THE KNOWLEDGE PRODUCED FROM THE COLLABORATIVE WORK OF THIS RESEARCH. WE ALSO OBSERVED THAT THE WORK INVOLVED IN COLLABORATIVE RESEARCH CONTRIBUTED TO THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHER AND FAVORED TEACHING AUTONOMY. THUS, THIS INFORMATION LEADS US TO REFLECT ON THE IMPORTANCE OF THE UNIVERSITY AND SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20120524_TADASHI TAKAHASHI BRUNO.pdf
Tamanho:
1358 Kb (1358781 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
03/08/2012 ÀS 11:03:52
Atualizado:
03/08/2012 ÀS 11:03:52
Visitas:
799
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 06:03:09
Downloads:
25
Último Download em :
28/03/2018 ÀS 16:56:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por