Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
POLÍTICAS PÚBLICAS DE IMPLANTAÇÃO CURRICULAR E DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Autor:
PERALTA, DEISE APARECIDA
Email:
deise.eg@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. KOCHHANN, MARIA ELIZABETE RAMBO
Dr. CARMO, JOÃO DOS SANTOS
Data de Defesa:
27/04/2012
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
CURRÍCULO
NECESSIDADES FORMATIVAS
TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA ANALISOU, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS HABERMASIANOS DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE REFORMAS CURRICULARES, DE 1930 A 2010, E A PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE INTERAÇÃO COM PROFESSOR PAUTADO NOS CONCEITOS DE DISCURSO, ENTENDIMENTO E CONSENSO VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROFISSIONAL CAPAZ DE EMANCIPAR-SE NA PERSPECTIVA DA INTERAÇÃO ENTRE OS MUNDOS VIVIDO, CULTURAL E O SISTÊMICO. O ESTUDO CONTOU COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE APONTOU COMO A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL, PAUTADA NUMA COMUNICAÇÃO MERAMENTE ESTRATÉGICA, TEM FUNDAMENTADO AS AÇÕES DA SEE/SP EM CONTEXTO DE IMPLANTAÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES, E COM UM LEVANTAMENTO DE CAMPO QUE DEMONSTROU COMO O FORMATO DAS DIRETRIZES EMPREGADAS PELAS MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP FALHA AO ORIENTAR E, PRINCIPALMENTE, AO VALIDAR A POSIÇÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO A PARÂMETROS/ORIENTAÇÕES OFICIAIS. PARTICIPARAM DO LEVANTAMENTO DE CAMPO DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE FORAM ENVOLVIDAS EM ENTREVISTAS, QUE CARACTERIZARAM SEUS DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONCEPÇÕES ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, PRÁTICA DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO ANTES E APÓS O PROCESSO DE INTERVENÇÃO; E EM FILMAGENS DE SUAS AULAS, TAMBÉM ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO. A INTERVENÇÃO (OU APLICAÇÃO DO MODELO DE INTERAÇÃO PROPOSTO) FOI COMPOSTA POR DISCUSSÕES ENTRE CADA UMA DAS PROFESSORAS E A PESQUISADORA SOBRE CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM EMPREGADA EM DOCUMENTOS DE DIRETRIZES OFICIAIS E DAS PRÁTICAS DOCENTES EMPREGADAS POR ELAS NAS AULAS FILMADAS. O VALOR DO MODELO DE INTERAÇÃO PAUTADO NUMA PERSPECTIVA HABERMASIANA DE AGIR COMUNICATIVO OPORTUNIZOU UM RECURSO DE ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA A PARTIR DO DISCURSO LIVRE, AUXILIANDO AS PROFESSORAS PARTICIPANTES A ENFRENTAREM A COLONIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA, REPRESENTADA NAS FORMAS DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS IMPOSTAS, E CONFERINDO ÀS PROFESSORAS UMA AUTONOMIA PARA ALTERAR A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS, LIBERTANDO-AS DA ADESÃO CEGA AOS PROCEDIMENTOS IMPOSTOS PELOS CADERNOS DO PROFESSOR OFERECIDOS PELA SEE/P.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
LARGE SCALE ASSESSMENTS
TEACHER EDUCATION
THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH ANALYZED THE PUBLIC POLITICS IN CURRICULUM REFORMS FROM 1930 TO 2010, ACCORDING TO THE PRINCIPLES OF HABERMA?S THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION, AND THE FORMULATION A MODEL OF TEACHER?S INTERACTION IN AGREEMENT TO THE CONCEPTS OF DISCOURSE, UNDERSTANDING AND CONSENSUS FOR THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN ORDER TO EMANCIPATE THEMSELVES FROM THE PERSPECTIVE OF THE INTERACTION BETWEEN THE WORLDS REAL, CULTURAL AND SYSTEMIC. THIS STUDY INCLUDED A LITERATURE REVIEW WHICH IDENTIFIED AS INSTRUMENTAL RATIONALITY, BASED ON A PURELY STRATEGIC COMMUNICATIONS THE MOTIVATIONS OF THE ACTIONS OF SEE/SP IN THE CONTEXT OF IMPLEMENTATION OF CURRICULUM GUIDELINES, AND A FIELD SURVEY WHICH SHOWED THAT THE GUIDELINES FORMAT USED BY REFERENCE ARRAYS FOR SARESP EVALUATION FAILED TO GUIDE AND MAINLY TO VALIDATE THE TEACHERS POSITION IN RELATION TO PARAMETERS/OFFICIAL GUIDANCE. TWO MATH TEACHERS FROM THE PUBLIC SCHOOL IN SÃO PAULO STATE WERE INTERVIEWED TO CHARACTERIZE HIS OPINIONS ON TEACHER EDUCATION, CONCEPTIONS ABOUT THE SÃO PAULO STATE CURRICULUM IMPLEMENTATION, TEACHING PRACTICE AND EVALUATION. THESE OPINIONS AND THE PRACTICE IN CLASS WERE NOTED AND RECORDED BEFORE AND AFTER THE INTERVENTION PROCESS. THE INTERVENTION (APPLICATION OF THE PROPOSED INTERACTION MODEL) CONSISTED OF DISCUSSIONS BETWEEN TEACHERS AND THE RESEARCHER ABOUT THE CHARACTERISTICS AND POSSIBILITIES OF THE LANGUAGE INTERPRETATION USED IN OFFICIAL GUIDELINES AND TEACHERS PRACTICES IN THE CLASSROOM RECORDED. THE QUALITY OF THE INTERACTION MODEL GUIDED BY A PERSPECTIVE OF HABERMA?S THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION PROVIDED AN ANALYSIS FEATURE OF THE PRACTICE FROM THE FREE SPEECH, HELPING THE TEACHERS TO FACE THE COLONIZATION OF THE WORLD OF LIFE REPRESENTED IN THE IMPOSED FORMS AND GIVING DIDACTIC GUIDANCE TO TEACHERS CHANGE THEIR PRACTICES ACCORDING TO THEIR GOALS AND THE STUDENTS NEEDS, FREEING THEM FROM THE BLIND ADHERENCE TO THE IMPOSED PROCEDURES BY THE TEACHER'S BOOKS OFFERED BY SEE/P.
Arquivo:
TES_DOUT20120427_PERALTA DEISE APARECIDA.pdf
Tamanho:
1637 Kb (1637055 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/07/2012 ÀS 16:31:23
Atualizado:
27/07/2012 ÀS 16:31:23
Visitas:
1234
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 08:07:08
Downloads:
94
Último Download em :
24/11/2023 ÀS 16:31:54
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por