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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CARACTERIZAÇÃO DE DESEMPENHOS ENVOLVIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Autor:
SANTOS, SANDRA DE LIMA RIBEIRO
Email:
sandracustodios@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. MORET, ADRIANE LIMA MORTARI
Data de Defesa:
31/05/2012
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÃO
DEFICIENTE AUDITIVO
ESCRITA
LEITURA
TECNOLOGIA DE ENSINO
Resumo Original (PT):
A PSICOLOGIA, MAIS PRECISAMENTE, A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TEM DEMONSTRADO PREOCUPAÇÃO EM DESENVOLVER TECNOLOGIAS DE ENSINO QUE POSSIBILITEM DE MANEIRA AUTÔNOMA E EFICIENTE A APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM OU SEM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO.. AS CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESCOLARES POR PARTE DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA TÊM SE MOSTRADO INEFICIENTES. ASSIM, UM ESTUDO QUE, PARTINDO DE UM MODELO DE ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE REPERTÓRIOS VERBAIS (LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR) QUE BUSQUE AVALIAR PRECISAMENTE ESSES DESEMPENHOS EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PODE SER RELEVANTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CARACTERIZAR OS DESEMPENHOS ENVOLVIDOS EM LEITURA E EM ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VISANDO DETECTAR AS POTENCIALIDADES E NECESSIDADES DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DE PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO VINTE CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE SEIS E 12 ANOS SENDO 12 DELAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR E OITO USUÁRIAS DE AASI. O DIAGNÓSTICO FOI REALIZADO PELO PROGLEIT®, UM SOFTWARE DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO DE LEITURA COMPOSTO POR TRÊS TIPOS DE TAREFAS: SELEÇÃO, COMPOSIÇÃO E VOCALIZAÇÃO. AS TAREFAS DE AVALIAÇÃO FORAM APRESENTADAS EM BLOCOS CONSTITUÍDOS DE 15 A 18 TENTATIVAS QUE AVALIAVAM DIFERENTES RELAÇÕES ENVOLVIDAS NA LEITURA E NA ESCRITA. A AVALIAÇÃO FOI REALIZADA EM TRÊS SESSÕES COM DURAÇÃO MÉDIA DE VINTE MINUTOS CADA. AS RELAÇÕES APRESENTADAS FORAM: DE IDENTIDADE QUE ENVOLVIA AS RELAÇÕES FIGURA/FIGURA (BB) E PALAVRA IMPRESSA/PALAVRA IMPRESSA (CC); DE NOMEAÇÃO, COMPOSTO POR NOMEAÇÃO DE FIGURA (BD), PALAVRA, SÍLABA OU VOGAL (CD); DE DITADO, COMPOSTO POR PALAVRA DITADA/LETRA MANUSCRITA (AF) E PALAVRA DITADA/COMPOSIÇÃO (AE); DE CÓPIA DE PALAVRA IMPRESSA POR LETRA MANUSCRITA (CF) E DE PALAVRA IMPRESSA POR COMPOSIÇÃO (CE); E DE SELEÇÃO COM PALAVRA DITADA/ FIGURA (AB), PALAVRA DITADA/PALAVRA IMPRESSA (AC), FIGURA/PALAVRA IMPRESSA (BC) E PALAVRA IMPRESSA/FIGURA (CB). TODAS AS TENTATIVAS ERAM GERENCIADAS PELO COMPUTADOR E AS SESSÕES FORAM REGISTRADAS POR UMA FILMADORA. OS RESULTADOS PARA AMBOS OS GRUPOS FORAM MELHORES EM TAREFAS QUE ENVOLVIAM SELEÇÃO DE ESTÍMULOS E NOMEAÇÃO DE FIGURAS SE COMPARADAS COM AS TAREFAS QUE ENVOLVIAM COMPOSIÇÃO. SÃO PONTOS DE DISCUSSÃO A COMPARAÇÃO, OBTENDO SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE DESEMPENHO RECEPTIVO E EXPRESSIVO NOS DOIS GRUPOS, QUAIS SEJAM, AASI E IMPLANTE COCLEAR; A REPLICABILIDADE DE DADOS OBTIDOS PELA AUDIOLOGIA E AS IMPLICAÇÕES DA PRESENTE AVALIAÇÃO SOBRE O PLANEJAMENTO DE CONDIÇÕES DE ENSINO PARA ESSA POPULAÇÃO EM SITUAÇÕES APLICADAS.
Título (EN):
PERFORMANCE CHARACTERIZATION OF INVOLVED IN READING AND WRITING IN CHILDREN WITHHEARING LOSS
Palavras-Chave (EN):
ASSESSMENT
HEARING IMPAIRED
READING
TECHNOLOGY EDUCATION
WRITING
Resumo Original (EN):
PSYCHOLOGY, MORE PRECISELY, THE BEHAVIOR ANALYSIS HAS SHOWN CONCERN IN DEVELOPING LEARNING TECHNOLOGIES TO ENABLE AUTONOMOUS AND EFFICIENT WAY OF LEARNING SUBJECTS WITH OR WITHOUT SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS . THE CONDITIONS FOR LEARNING OF THE SCHOOL CURRICULUM BY STUDENTS WITH HEARING LOSS HAVE BEEN SHOWN TO BE INEFFICIENT. THUS, A STUDY, BASED ON A MODEL OF ANALYSIS AND DESCRIPTION OF VERBAL REPERTOIRES (READING, WRITING, LISTENING AND SPEAKING) THAT SEEKS TO ACCURATELY ASSESS PERFORMANCE IN THESE INDIVIDUALS WITH HEARING LOSS MAY BE RELEVANT. THIS STUDY AIMED TO CHARACTERIZE THE PERFORMANCES INVOLVED IN READING AND WRITING IN CHILDREN WITH HEARING LOSS IN THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL, AIMING TO DETECT THE STRENGTHS AND NEEDS OF THESE STUDENTS IN RELATION TO THE UNDERSTANDING OF WORDS OF PORTUGUESE. THE STUDY INCLUDED TWENTY CHILDREN AGED BETWEEN SIX AND 12 YEARS, 12 OF THEM USING COCHLEAR IMPLANTS AND EIGHT USERS OF HEARING AIDS. THE DIAGNOSIS WAS MADE BY PROGLEIT ®, A SOFTWARE EVALUATION AND TEACHING OF READING CONSISTS OF THREE TYPES OF TASKS: SELECTION, COMPOSITION AND VOCALIZATION. THE ASSESSMENT TASKS WERE PRESENTED IN BLOCKS CONSISTING OF 15 TO 18 TRIALS THAT ASSESSED DIFFERENT RELATIONSHIPS INVOLVED IN READING AND WRITING. THE EVALUATION WAS CONDUCTED IN THREE SESSIONS LASTING AN AVERAGE OF TWENTY MINUTES EACH.THE RELATIONS WERE PRESENTED: IDENTITY INVOLVING RELATIONS FIGURE / FIGURE (BB) AND THE PRINTED WORD / WRITTEN WORD (CC); APPOINTMENT, MADE BY NOMINATION OF THE FIGURE (BD), WORD, SYLLABLE OR VOWEL (CD); DICTATION COMPOSED OF WORDS DICTATED / HANDWRITING (AF) AND DICTATED WORD / COMPOSITION (AE) COPY THE PRINTED WORD FOR HANDWRITING (CF) AND THE PRINTED WORD BY COMPOSITION (CE) AND SELECTION WITH DICTATED WORD / FIGURE ( AB), DICTATED WORD / WRITTEN WORD (AC), FIGURE / PRINTED WORD (BC) AND THE PRINTED WORD / PICTURE (CB). ALL ATTEMPTS WERE MANAGED BY THE COMPUTER AND THE SESSIONS WERE RECORDED BY A CAMCORDER. THE RESULTS FOR BOTH GROUPS WERE BETTER AT TASKS INVOLVING SELECTION OF STIMULI AND NAMING TASKS COMPARED WITH THOSE INVOLVING COMPOSITION. THEY ARE POINTS OF DISCUSSION COMPARED, OBTAINING SIMILARITIES AND DIFFERENCES BETWEEN RECEPTIVE AND EXPRESSIVE PERFORMANCE IN THE TWO GROUPS, NAMELY, HEARING AIDS AND COCHLEAR IMPLANTS, THE REPLICABILITY OF DATA OBTAINED BY THE AUDIOLOGY AND THE IMPLICATIONS OF THIS ASSESSMENT OF THE PLANNING CONDITIONS FOR THIS TEACHING POPULATION CONDITIONS APPLIED.
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Criado:
02/07/2012 ÀS 16:03:17
Atualizado:
02/07/2012 ÀS 16:03:17
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16/05/2024 ÀS 09:42:16
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