Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES À LUZ DO PROCESSO DE ESCOLHA DE LIVROS-TEXTO
Autor:
GIANI, LETÍCIA MARIA CORDEIRO DE CAMPOS
Email:
leticia@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. BURIASCO, REGINA LUZIA CORIO DE
Data de Defesa:
04/06/2004
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES
DEPOIMENTO-TEXTUALIZAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
LIVROS DIDÁTICOS
PESQUISA QUALITATIVA
Resumo Original (PT):
A OBSERVAÇÃO DE QUE MUITOS PROFESSORES SENTEM DIFICULDADES AO TRABALHAR COM LIVROS DIDÁTICOS NOS QUAIS OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NÃO SÃO ORDENADOS EXCLUSIVAMENTE SEGUNDO CRITÉRIOS FORMAIS ESTÁTICOS E, SIM, COMO ALGO QUE SE RELACIONA COM INTENÇÕES ALTERNATIVAS E INTERDISCIPLINARES, FEZ COM QUE OPTÁSSEMOS POR INVESTIGAR QUAIS CRITÉRIOS O PROFESSOR EFETIVAMENTE FAZ VALER QUANDO DA ESCOLHA DE LIVROS-TEXTO E QUAIS CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO E APRENDIZAGEM TAIS CRITÉRIOS DESVENDAM. ASSIM, ESTA INVESTIGAÇÃO RELACIONA OS TEMAS ?CONCEPÇÃO? E ?LIVRO DIDÁTICO?. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE AS CONCEPÇÕES SÓ PODEM SER COMPREENDIDAS POR ?VIA-INDIRETA?, OPTAMOS POR FOCAR, NESSA NOSSA BUSCA, O LIVRO DIDÁTICO, DEVIDO A SUA PRESENÇA MARCANTE DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE EM SALA DE AULA. OS DADOS FORAM CONSTITUÍDOS A PARTIR DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. NOSSO CAMINHAR ESTEVE NORTEADO PELOS PARÂMETROS DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA POR ENTENDERMOS QUE, EM NOSSO PERCURSO, NA TENTATIVA DE PENETRAR NA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES, NOS DEPARARÍAMOS COM POSTURAS E VALORES IMPOSSÍVEIS DE SEREM ABORDADOS A PARTIR DA QUANTIFICAÇÃO OU DE PROCEDIMENTOS MAIS CLÁSSICOS DE INVESTIGAÇÃO. A ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS NOS PERMITIU DESTACAR ALGUNS TÓPICOS AOS QUAIS DENOMINAMOS ?UNIDADES DE ANÁLISE?: PLURALIDADE DE TEXTOS; PRÉ-REQUISITOS; PROCESSO DE ESCOLHA; CONTEXTUALIZAÇÃO; CONTEÚDO MATEMÁTICO E PROBLEMAS. TAIS UNIDADES, DETECTADAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS, FORAM POSTERIORMENTE CONFRONTADAS COM OUTROS ESTUDOS E ANALISADAS À LUZ DE LITERATURA ESPECÍFICA. EMBORA ACREDITEMOS NA IMPOSSIBILIDADE DE PONTUAR, DECISIVA E OBJETIVAMENTE, AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES, ?FINALIZAMOS? NOSSO TRABALHO CONSIDERANDO QUE OS DISCURSOS ANALISADOS INDICAM A PERMANÊNCIA DE UMA CONCEPÇÃO MAIS FORTEMENTE TRADICIONALISTA DO QUE ALTERNATIVA COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E SEU ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTIONS/BELIEFS
MATHEMATICS EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
SPEAKING-WRITING RELATION
TEXTBOOKS
Resumo Original (EN):
SINCE TEXTBOOKS HAVE AN OUTSTANDING PRESENCE IN THE SCHOOL CONTEXT AND MAINLY IN CLASSROOM,THIS WORK HAS AS STARTING POINT THE OBSERVATION ABOUT THOSE DIFFICULTIES TEACHERS FACE WHEN USING TEXTBOOKS THAT DIFFER OF THOSE CLASSICAL ONES. FOCUSING LIKE THIS, WE DECIDED TO INVESTIGATE THE CRITERIA TEACHERS REALLY USE WHEN CHOOSING THEIR DAILY TEXTBOOKS AND WHICH CONCEPTIONS ON MATHEMATICS AND ON ITS TEACHING AND LEARNING PROCESS SUCH CRITERIA REVEAL. THIS WAY, OUR WORK TRIES TO ESTABLISH A RELATION BETWEEN "MATH CONCEPTION" AND "TEXTBOOKS". BASED ON THE PRESUPPOSITION THAT CONCEPTIONS CAN NOT BE UNDERSTOOD IN A DIRECT WAY, BUT ONLY THROUGH A KIND OF "INDIRECT APPROACH", WE HAVE FOLLOWED A QUALITATIVE METHODOLOGY. OUR DATA WERE CONSTITUTED STARTING FROM INTERVIEWS WITH TEN MATH TEACHERS. WHEN ANALYZING THE TEACHERS' STATEMENTS, IN THE ATTEMPT OF PENETRATING IN THE STRUCTURE OF THE THEIR EXPERIENCE, WE COULD BUILD THE SO-CALLED "UNITS OF ANALYSIS". THOSE UNITS ARE: ?PLURALITY OF TEXTS?; ?PREREQUISITES?; ?THE PROCESS OF CHOOSING?; ?THE ENVIRONMENTAL CHARACTERISTICS?, ?MATH CONTENTS? AND, FINALLY, ?DETECTED PROBLEMS?. THOSE UNITS WERE, LATER, CONFRONTED WITH OTHER STUDIES AND ANALYZED TO THE LIGHT OF SPECIFIC LITERATURE. BEING IMPOSSIBLE TO STATE THE TEACHERS? CONCEPTIONS IN A CONCLUSIVE AND OBJECTIVE WAY, WE ENDED THIS WORK CONSIDERING THAT THE ANALYZED DATA SHOW THE PERMANENCE OF A MORE TRADITIONAL CONCEPTION THAN AN ALTERNATIVE ONE REGARDING MATHEMATICS AND ITS TEACHING AND LEARNING IN CLASSROOMS.
Arquivo:
DIS_MEST20040604_GIANI LETICIA MARIA CORDEIRO DE CAMPOS.pdf
Tamanho:
1095 Kb (1095448 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 14:50:21
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 14:50:21
Visitas:
1599
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 17:48:13
Downloads:
108
Último Download em :
01/05/2024 ÀS 17:48:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por