Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
SUCESSÃO ECOLÓGICA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UM CURSO DE BIOLOGIA POR MEIO DA HISTÓRIA E TRANSPOSIÇÃO DESTE CONCEITO
Autor:
NUNES, PATRÍCIA DA SILVA
Email:
paty_snunes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. BELLINI, LUZIA MARTA
Data de Defesa:
10/02/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE BIOLOGIA
ENSINO DE ECOLOGIA
EVOLUÇÃO DE COMUNIDADES
SEMIÓTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Resumo Original (PT):
O CONCEITO DE SUCESSÃO ECOLÓGICA, QUE POSSUI UM POTENCIAL INTEGRADOR NO ENSINO DE ECOLOGIA, VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES DESDE QUE FOI DESENVOLVIDO. PARA ENTENDÊ-LO FAZ-SE NECESSÁRIA A COMPREENSÃO DE OUTROS CONCEITOS TAIS COMO, O DE POPULAÇÃO, DE ECOSSISTEMAS, DE RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O DE HÁBITAT. O ENTENDIMENTO DESSE PROCESSO JUSTIFICA-SE, POIS, POR MEIO DELE, TORNA-SE POSSÍVEL COMPREENDER A DINÂMICA VEGETACIONAL, ESSENCIAL, DENTRE OUTRAS COISAS, PARA A PRÁTICA DE RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. MESMO DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESSE CONCEITO, MUITAS VEZES, EVIDENCIA-SE QUE ASPECTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU ENTENDIMENTO, COMO O CARÁTER DINÂMICO DAS COMUNIDADES SÃO APRESENTADOS DE MANEIRA DISTORCIDA, ENFATIZANDO-SE INCLUSIVE A EXISTÊNCIA DE UM CLÍMAX ESTÁVEL. ASSIM, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DESSE CONCEITO, OBJETIVOU-SE NESTE TRABALHO ANALISAR COMO OS ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O COMPREENDEM, VISANDO OBTER UM INDICADOR QUE AUXILIE NA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE LEVEM EM CONSIDERAÇÃO SUAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS. FOI DADA PREFERÊNCIA A ESSE PÚBLICO, POIS ESSES FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA, AINDA NO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO, CARREGAM MUITOS DOS CONCEITOS APRENDIDOS NO ENSINO MÉDIO E AINDA NÃO SOFRERAM INTERVENÇÃO SOBRE O ASSUNTO NO NÍVEL SUPERIOR. PARA ENTENDER AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS PELOS RESPONDENTES FORAM ANALISADOS LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILAS UTILIZADAS POR ELES DURANTE O ENSINO MÉDIO, BEM COMO TEXTOS HISTÓRICOS SOBRE O CONCEITO. ALÉM DISSO, FOI ELABORADO UM DIAGRAMA SEMIÓTICO, O QUAL AUXILIOU NA ANÁLISE DOS ESQUEMAS ELABORADOS PELOS GRADUANDOS. NA ANÁLISE DOS MANUAIS DIDÁTICOS VERIFICOU-SE QUE ESSE CONCEITO GERALMENTE É APRESENTADO DE MANEIRA DOGMÁTICA, SIMPLISTA E FRAGMENTADA, DESCONSIDERANDO-SE A COMPLEXIDADE DO FENÔMENO. APENAS AS PERSPECTIVAS DE POUCOS PESQUISADORES FORAM EXPLORADAS NESSES MATERIAIS, FICANDO EVIDENTE A PREDILEÇÃO PELAS TEORIAS DETERMINISTAS DE CLEMENTS EM DETRIMENTO DAS TEORIAS PROBABILÍSTICAS DE GLEASON, FATO CONTRADITÓRIO, POIS A PERSPECTIVA GLEASONIANA ATUALMENTE É A MAIS ACEITA PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA. RESSALTA-SE QUE NÃO SE DEFENDE AQUI, QUE TODOS OS CONHECIMENTOS DETIDOS PELOS CIENTISTAS SEJAM TRANSPOSTOS PARA O ENSINO BÁSICO, COMO UM ACÚMULO DE INFORMAÇÕES. PORÉM, ASSINALA-SE, QUE OS CONTEÚDOS ENSINADOS AOS ALUNOS SEJAM AQUELES QUE FAÇAM A DIFERENÇA PARA A VIDA DOS MESMOS. POR FIM, AO FINAL DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE EXISTE UMA FORTE RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E A CONCEPÇÃO DOS RESPONDENTES, SENDO NECESSÁRIO, PORTANTO UMA REVISÃO NA QUALIDADE DESSES MATERIAIS, COMO APONTADO EM OUTRAS PESQUISAS. INFERE-SE A NECESSIDADE DE QUE OS LIVROS DIDÁTICOS TRATEM DE FORMA MAIS COMPLETA O CONCEITO DE SUCESSÃO ECOLÓGICA, MOSTRANDO, POR EXEMPLO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, AS CONCORDÂNCIAS E AS CONTROVÉRSIAS ENTRE OS PESQUISADORES, BEM COMO, INTERLIGANDO OS DIVERSOS CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA O SEU ENTENDIMENTO. ISSO PODERIA AUXILIAR OS ALUNOS A ENTENDEREM ESSES CONCEITOS COMO INTERDEPENDENTES, ESTRATÉGIA QUE IRIA AO ENCONTRO DA VISÃO INTEGRADA QUE O ENSINO DE ECOLOGIA REQUER.
Título (EN):
ECOLOGICAL SUCCESSION: ANALYSIS OF THE CONCEPTS OF NEWLY ADMITTED STUDENTS OF BIOLOGY GRADUATE THROUGH THE HISTORY AND TRANSPOSITION OF THIS CONCEPT
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
DIDACTIC TRANSPOSITION
ECOLOGY TEACHING
EVOLUTION OF COMMUNITIES
SEMIOTICS
Resumo Original (EN):
THE ECOLOGICAL SUCCESSION CONCEPT, WHICH HAS A POTENTIAL INTEGRATOR IN THE ECOLOGY TEACHING, HAS UNDERGONE SEVERAL TRANSFORMATIONS SINCE IT WAS DEVELOPED. TO UNDERSTAND IT IS NECESSARY TO KNOW OTHER CONCEPTS SUCH AS THE POPULATION, ECOSYSTEMS, RELATIONSHIPS BETWEEN LIVING BEINGS AND HABITAT. THE UNDERSTANDING OF THIS PROCESS IS JUSTIFIED BECAUSE, THROUGH THIS, IT´S POSSIBLE TO UNDERSTAND THE VEGETATION DYNAMICS, ESSENTIAL, AMONG OTHER THINGS, THE PRACTICE OF LAND RECLAMATION. EVEN CONSIDERING THE IMPORTANCE OF THIS CONCEPT, MANY TIMES, IT?S CLEAR THAT ELEMENTS NECESSARY FOR ITS UNDERSTANDING, AS THE COMMUNITIES? DYNAMIC NATURE ARE PRESENTED IN A DISTORTED WAY, INCLUDING EMPHASIS ON EXISTENCE OF A STABLE CLIMAX. THUS, IN VIEW OF THE IMPORTANCE OF THIS CONCEPT, THIS STUDY AIMED TO EXAMINE HOW NEWLY ADMITTED STUDENTS (PRE-SERVICE TEACHERS? EDUCATION IN BIOLOGY´S GRADUATION) UNDERSTAND IT, TO OBTAIN AN INDICATOR TO ASSIST IN THE STRATEGIES TEACHING DEFINITION THAT TAKE INTO ACCOUNT THEIR MISCONCEPTIONS. WE CHOOSE THIS AUDIENCE, BECAUSE THESE FUTURE BIOLOGY?S TEACHERS, IN FIRST YEAR OF GRADUATION, THEY CARRY MANY OF THE CONCEPTS LEARNED IN HIGH SCHOOL AND THEY HAVEN?T RECEIVED INTERVENTION OF COLLEGE STUDIES. TO UNDERSTAND THE CONCEPTS PRESENTED BY THE RESPONDENTS WERE ANALYZED TEXTBOOKS AND HANDOUTS USED BY THEM DURING HIGH SCHOOL, AS WELL AS HISTORICAL TEXTS ABOUT THE CONCEPT. IN ADDITION, WE CONSTRUCTED A SEMIOTIC DIAGRAM, WHICH HELPED IN THE ANALYSIS OF THE SCHEMES PREPARED BY UNDERGRADUATES. IN THE TEXTBOOKS ANALYSIS WE FOUND THAT THE CONCEPT IS OFTEN PRESENTED IN A DOGMATIC, SIMPLISTIC AND FRAGMENTED WAY, DISREGARDING THE COMPLEXITY OF THE PHENOMENON. MOREOVER, THE PROSPECTS OF FEW RESEARCHERS WERE EXPLORED IN THESE MATERIALS, LEAVING A CLEAR PREDILECTION FOR CLEMENTS? DETERMINISTIC THEORIES, OVER THE GLEASON?S PROBABILISTIC THEORIES, INDEED CONTRADICTORY, BECAUSE THE GLEASONIAN?S PROSPECT THE MOST ACCEPTED BY THE SCIENTIFIC COMMUNITY IN NOWADAYS. IT?S NOTEWORTHY THAT NOT SUGGESTING HERE THAT ALL KNOWLEDGE PRODUCE BY SCIENTISTS TO BE TRANSFER INTO ELEMENTARY EDUCATION, AS AN ACCUMULATING DATA. HOWEVER, IT IS NOTED THAT THE CONTENT TAUGHT TO STUDENTS ARE THOSE WHO MAKE A DIFFERENCE TO THEIR LIVES. FINALLY, AT THE RESEARCH END WE WAS CONCLUDED THAT THERE IS A STRONG RELATIONSHIP BETWEEN THE TEXTBOOK AND THE RESPONDENTS CONCEPTIONS, IT?S NECESSARY THEREFORE TO REVIEW THE QUALITY OF THESE MATERIALS, AS NOTED IN OTHER STUDIES. WE INFER THE NEED THAT TEXTBOOKS TREAT MORE FULLY THE ECOLOGICAL SUCCESSION CONCEPT, SHOWING, FOR EXAMPLE, THROUGH THE HISTORY OF SCIENCE, THE AGREEMENTS AND DISAGREEMENTS BETWEEN THE RESEARCHERS AND LINKING THE VARIOUS CONCEPTS NECESSARY FOR THEIR UNDERSTANDING, ALLOWING STUDENTS TO UNDERSTAND THESE CONCEPTS AS INTERDEPENDENT. THIS STRATEGY WOULD MEET THE INTEGRATED VIEW THAT IT'S REQUIRED BY THE ECOLOGY TEACHING.
Arquivo:
DIS_MEST20120210_NUNES PATRICIA DA SILVA.pdf
Tamanho:
2823 Kb (2823971 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/06/2012 ÀS 10:59:11
Atualizado:
19/06/2012 ÀS 10:59:11
Visitas:
1143
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 11:01:27
Downloads:
80
Último Download em :
01/12/2019 ÀS 10:48:03
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por