Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O LABORATÓRIO DE ANATOMIA SOB A PERSPECTIVA DA ?DESCRIÇÃO DENSA?. INTERFACES DA CULTURA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
TALAMONI, ANA CAROLIA BISCALQUINI
Email:
anacbt@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. FREITAS, DENISE DE
Dr. MELLO JUNIOR, WILSON
Data de Defesa:
25/04/2012
Palavras-Chave (PT):
; DESCRIÇÃO DENSA; ENSINO SUPERIOR;
ANATOMIA; ENSINO DE ANATOMIA
ESCOLA BOVERIANA DE ANATOMIA.
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA VISA REALIZAR UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENGENDRADO DURANTE AS AULAS DE ANATOMIA GERAL E HUMANA DE UMA TURMA DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A PARTIR DE PRECEITOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO ESPECÍFICOS DA ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA DE CLIFFORD GEERTZ. BASEOU-SE EM CONSTATAÇÕES ULTERIORES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS ACERCA DA PREDOMINÂNCIA DAS PERSPECTIVAS CARTESIANAS ATRAVÉS DAS QUAIS O CORPO TEM SIDO CONSTANTEMENTE REPRESENTADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ACREDITA-SE QUE A ORIGEM DESTA PROBLEMÁTICA POSSA RESIDIR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, NA QUAL O CONHECIMENTO ACERCA DO CORPO HUMANO DECORRE, EM GRANDE PARTE, DA DISCIPLINA ANATÔMICA. A PRÁTICA DE ENSINO REPRODUZIDA POR DISCIPLINAS COMO ?ANATOMIA HUMANA?, ?ANATOMIA GERAL E HUMANA? OU ?ANATOMIA GERAL E COMPARADA? COMPORTAM, POR SUA VEZ, ELEMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS QUE SE CONFUNDEM COM A TRAJETÓRIA DO ESTABELECIMENTO DA ANATOMIA ENQUANTO UM CAMPO ESPECÍFICO DE SABER. UMA DAS PARTICULARIDADES DESSA DISCIPLINA ADVÉM DO FATO DE A PESQUISA E O ENSINO ENCONTRAR-SE INTRINCADAS. FREQUENTEMENTE A DISSECAÇÃO, TÉCNICA DE PESQUISA DA CIÊNCIA ANATÔMICA, OU O USO DE PEÇAS DISSECADAS, SÃO UTILIZADOS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE ENSINO, IMPONDO UMA PRÁTICA E UMA DISCIPLINA POR PARTE DO ALUNO, QUE REPRODUZ AQUELA NECESSÁRIA AO PESQUISADOR. DESTA RELAÇÃO QUASE SIMBIÓTICA ENTRE DUAS PERSPECTIVAS DISTINTAS DE SABER, A PESQUISA E O ENSINO EM ANATOMIA HUMANA, É QUE SE ORIGINOU A PROBLEMÁTICA DESENVOLVIDA POR ESTA PESQUISA, OU SEJA, AMPLIAR A COMPREENSÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM CONSTITUÍDO PELO LABORATÓRIO DE ANATOMIA, O QUE INCLUIU DEBRUÇAREM-SE SOBRE QUESTÕES REFERENTES AO PROCESSO DE ENSINO, DE APRENDIZAGEM, E, SOBRETUDO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS EM UM AMBIENTE REPLETO DE PARTICULARIDADES, TAIS COMO AS PEÇAS ANATÔMICAS E OUTROS ARTEFATOS ESPECÍFICOS DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANATOMIA. A DISCIPLINA ANATÔMICA, ALÉM DE ENGLOBAR A DISCIPLINAÇÃO CORPORAL E COGNITIVA NECESSÁRIA AO ESTUDO E APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS CORPORAIS, TAMBÉM PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PERFORMANCE CORPORAL E DISCURSIVA POR PARTE DOS ESTUDANTES QUE OS HABILITEM A LIDAR COM O TABU DA MORTE MATERIALIZADO NO CADÁVER. AS CONSEQUENCIAS DECORRENTES DO CONTATO DOS ALUNOS COM O CADÁVER BEM COMO AS IMPLICAÇÕES DESTE MOMENTO ESPECÍFICO DA FORMAÇÃO INICIAL CERTAMENTE INFLUEM NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DOS APRENDIZES, QUE ACABAM POR ADOTAR UMA PERSPECTIVA CARTESIANA ACERCA DO CORPO QUANDO SÃO CHAMADOS A LECIONAR NO ENSINO BÁSICO. PALAVRAS
Título (EN):
THE ANATOMY LABORATORY BY THE PERSPECTIVE OF `DENSE DESCRIPTION´: INTERFACES OF SCIENTIFIC CULTURE AND SCIENCE EDUCATION
Palavras-Chave (EN):
; HIGHER EDUCATION; BOVERO´S
ANATOMY SCHOOL.
ANATOMY; ANATOMY TEACHING; THICK DESCRIPTION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMS TO REALIZE AN INTERPRETATIVE ANALYSIS OF THE HUMAN ANATOMY CLASSES OF A GROUP OF STUDENTS FROM AN UNDERGRADUATE PROGRAM IN BIOLOGICAL SCIENCES WITH THE PRECEPTS AND METHODS OF OBSERVATION FROM INTERPRETIVE ANTHROPOLOGY BY CLIFFORD GEERTZ. WAS BASED ON SUBSEQUENT FINDINGS OF A RESEARCH IN THE AREA OF SCIENCE EDUCATION ABOUT THE PREVALENCE OF CARTESIAN PERSPECTIVES THROUGH THE BODY HAS BEEN CONSISTENTLY REPRESENTED IN SCIENCE AND BIOLOGIC CLASSES. THE ORIGIN OF THIS PROBLEM COULD BE IN THE PERIOD OF TRAINING TEACHERS, WHEN KNOWLEDGE ABOUT THE HUMAN BODY HAPPENS IN LARGE PART, IN THE ANATOMICAL COURSE. THE TEACHING MODEL REPRODUCED BY SUBJECTS SUCH AS "ANATOMY," "GENERAL ANATOMY" OR "GENERAL AND COMPARATIVE ANATOMY" BEHAVE, IN TURN, HISTORICAL AND CULTURAL ELEMENTS THAT OVERLAP WITH THE TRAJECTORY OF THE ESTABLISHMENT OF ANATOMY AS A SPECIFIC FIELD OF KNOWLEDGE. ONE OF THE PECULIARITIES OF THIS SUBJECT STEMS FROM THE FACT THAT RESEARCH AND TEACHING FIND THEMSELVES INTRICATE. THE DISSECTION TECHNIQUE OF ANATOMICAL SCIENCE RESEARCH, OR THE USE OF DISSECTED PARTS OF HUMAN BODIES ARE USED AS TEACHING STRATEGIES, PRACTICE AND A WAY TO IMPOSE DISCIPLINE FOR THE STUDENTS, THE SAME THAT WAS REQUIRED FOR THE RESEARCHER. THIS SYMBIOTIC RELATIONSHIP BETWEEN TWO DIFFERENT PERSPECTIVES OF KNOWLEDGE, RESEARCH AND TEACHING ANATOMY, IS THE PROBLEM DEVELOPED BY THIS RESEARCH THAT AIMS TO UNDERSTAND HOW THE TEACHING AND LEARNING PROCESS HAPPENS IN THIS ENVIRONMENT FULL OF PECULIARITIES THAT CONSISTS THE ANATOMY LAB, SUCH AS ANATOMICAL PARTS AND OTHER ARTIFACTS SPECIFICS FROM AN ANATOMY TEACHING LAB. THE ANATOMIC CLASS INCLUDES THE DEVELOPMENT OF THE DISCIPLINE OF THE BODY THAT STUDENTS NEED TO LEARN ABOUT BODY STRUCTURES. ALSO REQUIRES THE DEVELOPMENT OF A BODY AND DISCURSIVE PERFORMANCE BY STUDENTS WHO CURRENTLY ARE UNABLE TO DEAL WITH THE TABOO OF DEATH EMBODIED IN THE CORPSE. THE CONSEQUENCES RESULTING FROM THE CONTACT OF THE STUDENTS TO THE CORPSE AS WELL AS THE IMPLICATIONS OF THIS SPECIAL TIME OF TRAINING TEACHERS CERTAINLY INFLUENCE THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE BY THEM, WHO END UP ADOPTING A CARTESIAN PERSPECTIVE OF THE BODY WHEN THEY ARE CALLED TO TEACH IN PRIMARY AND HIGH SCHOOL. KEYWORDS:
Arquivo:
TES_DOUT20120425_TALAMONI ANA CAROLIA BISCALQUINI.pdf
Tamanho:
5524 Kb (5524472 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/06/2012 ÀS 17:44:18
Atualizado:
18/06/2012 ÀS 17:44:18
Visitas:
747
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 22:55:52
Downloads:
59
Último Download em :
29/11/2023 ÀS 19:39:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por