Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA, GENITORES E AVÓS: VINCULAÇÃO E PRÁTICAS PARENTAIS
Autor:
RIBEIRO, VIVIANE TERRES
Email:
vi_ribeiro@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Dr. CORRER, RINALDO
Data de Defesa:
26/04/2012
Palavras-Chave (PT):
ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
FAMÍLIA
INTERGERACIONALIDADE
Resumo Original (PT):
O AUMENTO CRESCENTE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NO CONTEXTO BRASILEIRO PODE INDICAR UMA FALHA TANTO NAS RELAÇÕES SOCIAIS E NO DESENVOLVIMENTO FAMILIAR. COM O OBJETIVO DE TENTAR ELUCIDAR ALGUNS ASPECTOS DESTE FENÔMENO, OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM: (A) CARACTERIZAR AS FAMÍLIAS DOS ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA; (B) DESCREVER O TIPO DE VÍNCULO DE APEGO ESTABELECIDO ENTRE OS PARTICIPANTES DAS TRÊS GERAÇÕES (AVÓS, MÃES/PAIS E ADOLESCENTES); (C) IDENTIFICAR AS RELAÇÕES AFETIVAS DE ADOLESCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS (FAMÍLIA, ESCOLA, AMIGOS E OUTROS); E (D) DESCREVER AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE TRÊS GERAÇÕES - AVÓS, GENITORES E ADOLESCENTES - CONSIDERANDO COMO FORAM EDUCADOS E COMO EDUCARAM, NO CASO DOS ADULTOS. OS PARTICIPANTES FORAM 10 JOVENS INSERIDOS NO PROGRAMA DO CREAS II E SEUS FAMILIARES DE MAIS DUAS GERAÇÕES: GENITORES (MÃE E/OU PAI OU PADRASTO) E AVÓS MATERNAS OU PATERNAS. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM UTILIZADOS VÁRIOS INSTRUMENTOS: O INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS (IEP) E A MEDIDA DE ESTILO DE APEGO FORAM UTILIZADOS COM TODOS OS PARTICIPANTES; A TÉCNICA DO MODELO ESQUEMÁTICO DO TAPETE FOI UTILIZADA COM OS ADOLESCENTES; E O QUESTIONÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA FAMILIAR COM AS MÃES. DENTRE AS CARACTERÍSTICAS FAMILIARES DESTACA-SE QUE AS CONFIGURAÇÕES FORAM AS MAIS DIVERSAS, QUE A REDE SOCIAL DE APOIO ÀS MÃES É PEQUENA E SE CONCENTRA EM FIGURAS FEMININAS, EM ESPECIAL AS AVÓS. A MAIORIA DOS GENITORES SÃO CITADOS COMO USUÁRIOS DE ALGUM TIPO DE SUBSTÂNCIA PSICOATIVA. VERIFICOU-SE NA MÉDIA DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES A PREVALÊNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REGULARES ABAIXO DA MÉDIA E REGULARES ACIMA DA MÉDIA ENTRE AS TRÊS GERAÇÕES, EXPLICITANDO QUE PARA MUITAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGADAS HOUVE INDÍCIOS DE TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL. A MAIORIA DOS ADOLESCENTES REFERIU APEGO SEGURO COM SUAS MÃES, O QUE SE CONTRAPÕEM AOS VALORES DO ÍNDICE DE ESTILO PARENTAL EM RELAÇÃO A ELAS, QUE FOI NEGATIVO; QUANTO AOS PAIS, OS ADOLESCENTES TIVERAM METADE DAS RESPOSTAS COMO APEGO SEGURO E A OUTRA METADE COMO INSEGURO, SENDO QUE DOIS ADOLESCENTES SE RECUSARAM RESPONDER ESTE INSTRUMENTO, APONTANDO DIFICULDADES COM ESTAS FIGURAS. OS ÍNDICES DE ESTILO PARENTAL (IEP) PARA OS PAIS FORAM POSITIVOS NA MÉDIA, TENDENDO A REFORÇAR A IDEIA DE IDEALIZAÇÃO QUANTO À ESTA FIGURA, UMA VEZ QUE A MAIORIA TEM MAIOR CONVIVÊNCIA COM AS MÃES. MAIS DA METADE DAS MÃES REFERIRAM APEGO INSEGURO COM RELAÇÃO AOS AVÓS, COM VALORES DO IEP NEGATIVOS, MOSTRANDO CONGRUÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS AVÔS, AS MÃES REFERIRAM MAIS APEGO SEGURO, COM IEP POSITIVOS, TENDENDO A APONTAR TAMBÉM PARA IDEALIZAÇÃO DESTA FIGURA, UMA VEZ QUE A MAIORIA FOI AUSENTE NA VIDA DELAS. OS VÍNCULOS SOCIAIS DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE FAMILIAR TÊM DESTAQUE PARA AS MÃES, CITADAS COMO FIGURAS QUE ELES AMAM NA FAMÍLIA, SEGUIDOS EM MENOR NÚMERO DE PAI, AVÓS, TIAS, IRMÃS E IRMÃOS. NO ÂMBITO ESCOLAR, APARECE O AFETO POSITIVO PARA COM ALGUNS PROFESSORES, SERVENTES E AMIGOS. NO ENTANTO, NESTE AMBIENTE, METADE DOS ADOLESCENTES REFERE NÃO TER PESSOAS COM QUEM TENHAM SENTIMENTOS POSITIVOS. PODE-SE CONCLUIR DESTA PESQUISA QUE A POPULAÇÃO PESQUISADA TEM FATORES DE RISCO PRESENTES E CONCORDANTES COM A LITERATURA DA ÁREA: BAIXA ESCOLARIDADE; VÍNCULOS AFETIVOS FRAGILIZADOS; REDE DE APOIO SOCIAL ÀS MÃES POUCO SÓLIDA E ESCASSA; CONTATO COM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS; CONVÍVIO COM CONSEQUÊNCIAS GERADAS POR ASPECTOS DE POBREZA; TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DE ALGUMAS PRÁTICAS NEGATIVAS, ENTRE OUTROS. ALGUNS ASPECTOS DE FATORES DE PROTEÇÃO TAMBÉM ESTÃO PRESENTES, DE ACORDO COM INDICAÇÕES DA LITERATURA ESPECIALIZADA: PRÁTICA DE ATIVIDADE ESPORTIVA; VÍNCULOS DE AFETO POSITIVO COM FIGURAS DE AUTORIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR; MELHORA DE PADRÕES DE COMPORTAMENTO DOS GENITORES EM ALGUMAS PRÁTICAS EDUCATIVAS POSITIVAS, ENTRE OUTROS, MAS NÃO SUFICIENTES PARA PROTEGÊ-LOS DAS PRÁTICAS DE ATO INFRACIONAL.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ADOLESCENTS IN CONFLICT WITH THE LAW
FAMILY
INTERGENERATIONS
Resumo Original (EN):
THE INCREASING NUMBER OF YOUNG OFFENDERS IN THE BRAZILIAN CONTEXT MAY INDICATE A FAILURE IN BOTH HUMAN DEVELOPMENT AND IN FAMILY DEVELOPMENT. IN ORDER TO ELUCIDATE SOME ASPECTS OF THIS PHENOMENON, THE OBJECTIVES OF THIS RESEARCH WERE: (A) CHARACTERIZE THE FAMILIES OF ADOLESCENTS IN PROBATION, (B) DESCRIBE THE TYPE OF ATTACHMENT RELATIONSHIP ESTABLISHED BETWEEN THE PARTICIPANTS OF THE THREE GENERATIONS (GRANDPARENTS, PARENTS AND ADOLESCENTS), (C) IDENTIFY THE EMOTIONAL RELATIONSHIPS OF ADOLESCENTS IN DIFFERENT CONTEXTS (FAMILY, SCHOOL, FRIENDS AND OTHERS) AND (D) DESCRIBE THE EDUCATIONAL PRACTICES OF THREE GENERATIONS - GRANDPARENTS, PARENTS AND ADOLESCENTS - CONSIDERING HOW THEY WERE EDUCATED AND HOW THEY EDUCATED (THE ADULT ONES). THE PARTICIPANTS WERE 10 YOUNG PEOPLE FROM CREAS II PROGRAM, AND THEIR FAMILIES OF OVER TWO GENERATIONS - THEIR PARENTS (MOTHER AND/OR FATHER OR STEPFATHER) AND PATERNAL OR MATERNAL GRANDMOTHERS. TO ACHIEVE THE OBJECTIVES, THE INSTRUMENTS PARENTAL STYLES INVENTORY AND ATTACHMENT STYLE MEASURE WERE USED WITH ALL PARTICIPANTS. THE CARPET SCHEMATIC MODEL TECHNIQUE WAS USED WITH THE ADOLESCENTS AND THE FAMILY SYSTEM CHARACTERISTICS QUESTIONNAIRE WITH THEIR MOTHERS. SOME ASPECTS ARE HIGHLIGHTED: DIVERSE SETTINGS AMONG THE FAMILY CHARACTERISTICS, THE MOTHER?S SOCIAL SUPPORT NETWORK IS SMALL AND FOCUSES ON FEMALE FIGURES, ESPECIALLY GRANDMOTHERS. MOST PARENTS WERE USERS OF SOME KIND OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCE. IN THE AVERAGE RESPONSES, THE PREVALENCE OF REGULAR EDUCATIONAL PRACTICES BELOW AVERAGE AND ABOVE AVERAGE BETWEEN THE THREE GENERATIONS, EXPLAINING THAT FOR MANY OF THE EDUCATIONAL PRACTICES INVESTIGATED THERE WERE NO INDICATIONS OF INTERGENERATIONAL TRANSMISSION. MOST TEENS REPORTED SECURE ATTACHMENT TO THEIR MOTHERS, WHICH IS OPPOSED TO THE VALUES OF THE INDEX OF PARENTING STYLE IN RELATION TO THEM, WHICH WAS NEGATIVE; RELATED TO THE PARENTS, ADOLESCENTS HAD HALF OF THE RESPONSES AS SECURE ATTACHMENT, AND HALF AS INSECURE. TWO ADOLESCENTS REFUSED TO ANSWER THE INSTRUMENT, POINTING OUT DIFFICULTIES WITH THESE FIGURES. THE INDEXES OF PARENTING STYLE FOR THE PARENTS WERE POSITIVE ON AVERAGE, TENDING TO REINFORCE THE IDEA OF IDEALIZATION TO THIS FIGURE, SINCE MOST HAVE GREATER INTERACTION WITH THEIR MOTHERS. MORE THAN HALF OF THE MOTHERS REPORTED INSECURE ATTACHMENT REGARDING GRANDMOTHERS, WITH NEGATIVE VALUES ON THE PARENTAL STYLES INDEX, SHOWING CONSISTENCY. AS FOR GRANDFATHERS, THE MOTHERS REPORTED MORE SECURE ATTACHMENT WITH POSITIVE PARENTAL STYLES INDEX, ALSO TENDING TO POINT TO THE IDEALIZATION OF THIS FIGURE, SINCE MOST WAS ABSENT IN THEIR LIVES. THE SOCIAL BONDS OF TEENAGERS IN THE FAMILY ENVIRONMENT IS ESPECIALLY TO MOTHERS, CITED AS FIGURES THEY LOVE IN THE FAMILY, FOLLOWED BY FATHERS, GRANDMOTHERS, AUNTS, SISTERS AND BROTHERS. IN THE SCHOOL, THERE WAS A POSITIVE AFFECTION TOWARD SOME TEACHERS, SERVANTS, AND FRIENDS. BUT IN THIS ENVIRONMENT, HALF OF ADOLESCENTS REPORTED NOT HAVING PEOPLE WITH WHOM THEY HAVE POSITIVE FEELINGS. IT CAN BE CONCLUDED THAT THE POPULATION OF THIS RESEARCH PRESENTS RISK FACTORS AND IS CONSISTENT WITH THIS FIELD LITERATURE (LOW EDUCATION; EMOTIONAL BONDS WEAKENED; SOCIAL SUPPORT NETWORK FOR MOTHERS SCARCE; CONTACT WITH PSYCHOACTIVE SUBSTANCES; LIVING WITH THE CONSEQUENCES OF POVERTY; INTERGENERATIONAL TRANSMISSION OF NEGATIVE PRACTICES, AMONG OTHERS). SOME ASPECTS OF PROTECTIVE FACTORS ARE ALSO PRESENT, ACCORDING TO SPECIALIZED LITERATURE (PRACTICE OF SPORTS; POSITIVE AFFECTION BONDS WITH AUTHORITY FIGURES AT SCHOOL, IMPROVEMENT OF PARENTS? BEHAVIOR IN SOME POSITIVE EDUCATIONAL PRACTICES, AMONG OTHERS) BUT NOT SUFFICIENT TO PROTECT THEM FROM THE PRACTICES OF OFFENSE.
Arquivo:
DIS_MEST20120426_RIBEIRO VIVIANE TERRES.pdf
Tamanho:
1623 Kb (1623939 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/06/2012 ÀS 09:45:54
Atualizado:
13/06/2012 ÀS 09:45:54
Visitas:
710
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 16:05:29
Downloads:
31
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:20:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por