UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Campus de Bauru
Home
|
Portal UNESP
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Mapa do Site
Home
Sua Tese
- Como Publicar
- Converter PDF
Pesquisa
- Simples
- Avançada
Administração
Home
Sua Tese
Pesquisa
Administração
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::
Detalhes do Documento
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL,AMBIENTE E MEIO AMBIENTE:MODELOS CONCEITUAIS E REPRESENTAÇÕES MENTAIS.
Autor:
RIBEIRO, JOB ANTONIO GARCIA
Email:
job_ribeiro2005@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
♠
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
♠
Dr. CAVASSAN, OSMAR
♠
Drª. ZANON, ANGELA MARIA
Data de Defesa:
24/02/2012
Palavras-Chave (PT):
♠
E DO MEIO AMBIENTE.
♠
MODELO AMBIENTAL; MODELO ECOLÓGICO
♠
REPRESENTAÇÕES DO AMBIENTE
Resumo Original (PT):
MOTIVADOS PELA ?VELHA E ATUAL? DISTORÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DO QUE SEJA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) E EM QUE ASPECTOS A MESMA SE DIFERENCIA DA ECOLOGIA, BUSCAMOS EVIDENCIAR QUE ESSAS DUAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POSSUEM DISTINTAS REPRESENTAÇÕES DE UM MESMO OBJETO, O AMBIENTE. CONSEQUENTEMENTE OPERAM COM MODELOS CONCEITUAIS DE AMBIENTE E MEIO AMBIENTE DISTINTOS, CADA QUAL ELABORADO DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DE SEUS CAMPOS PARTICULARES DE ATUAÇÃO. NESSE SENTIDO, ALÉM DE DESTACARMOS A PLURALIDADE CONCEITUAL EXISTENTE EM TORNO DA TERMINOLOGIA AMBIENTE, BEM COMO OS ASPECTOS ETIMOLÓGICOS E SEMÂNTICOS ENVOLVIDOS, A PRESENTE DISSERTAÇÃO OBJETIVOU IDENTIFICAR, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DISSERTATIVO, AS REPRESENTAÇÕES INTERNAS (IMAGENS, PROPOSIÇÕES E MODELOS MENTAIS) ELABORADAS PELOS ESTUDANTES DO QUARTO ANO INTEGRAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESP, CAMPUS DE BAURU. VERIFICAMOS QUE DE ACORDO COM O CONTEXTO, OS ESTUDANTES UTILIZAM O MODELO AMBIENTAL OU O MODELO ECOLÓGICO DE MEIO AMBIENTE. A UTILIZAÇÃO DO PRIMEIRO FOI MAIS FREQUENTE EM SITUAÇÕES DE ENSINO, AO PASSO QUE, O MODELO ECOLÓGICO FOI UTILIZADO PARA CONCEITUAR OU DEFINIR O MEIO AMBIENTE. ENCONTRAMOS TAMBÉM CONFLITOS CONCEITUAIS ENTRE OS VOCÁBULOS NATUREZA, MEIO AMBIENTE E ECOSSISTEMA, BEM COMO O USO DE PROPOSIÇÕES QUE DEFINEM A EA COMO UMA ÁREA QUE SE DEDICA ÀS QUESTÕES DO MEIO AMBIENTE HUMANO (QUESTÕES SOCIOECOLÓGICAS).
Título (EN):
ECOLOGY, ENVIRONMENTAL EDUCATION, THE ENVIRONMENT AND ENVIRONMENT: MODELS CONCEPTIONS AND MENTAL REPRESENTATIONS
Palavras-Chave (EN):
♠
ECOLOGICAL MODEL
♠
ENVIRONMENT?S REPRESENTATIONS
♠
ENVIRONMENTAL MODEL
Resumo Original (EN):
MOTIVATED BY THE "OLD AND CURRENT" LACK OF AWARENESS ABOUT WHAT IS THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AND IN WHAT WAYS IT DIFFERS FROM THE ECOLOGY, WE SEEK TO SHOW THAT THESE TWO AREAS OF KNOWLEDGE HAVE DIFFERENT REPRESENTATIONS OF THE SAME OBJECT, THE ENVIRONMENT. CONSEQUENTLY THEY WORK WITH DIFFERENT CONCEPTUAL MODELS, EACH ONE ESTABLISHED IN ACCORDANCE WITH THE EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONS OF THEIR PARTICULAR FIELDS OF ACTIVITY. IN THIS SENSE, BESIDES HIGHLIGHTING THE CONCEPTUAL DIVERSITY AROUND THE ENVIRONMENT TERMINOLOGY, AS WELL AS THE ETYMOLOGICAL AND SEMANTIC ASPECTS INVOLVED, THIS PAPER AIMED TO IDENTIFY, THROUGH A QUESTIONNAIRE, THE MENTAL REPRESENTATIONS (IMAGES, PROPOSITIONS AND MENTAL MODELS) DEVELOPED BY STUDENTS OF THE A BIOLOGICAL SCIENCES COURSE AT UNESP UNIVERSITY, CAMPUS OF BAURU. THUS, WE FIND THAT ACCORDING TO THE CONTEXT, THE STUDENTS USE THE MODEL ENVIRONMENTAL OR ECOLOGICAL MODEL OF THE ENVIRONMENT. THE FIRST USAGE WAS MORE FREQUENT IN TEACHING SITUATIONS, WHILE THE ECOLOGICAL MODEL WAS USED TO CONCEPTUALIZE OR DEFINE THE ENVIRONMENT. WE FIND ALSO CONFLICT BETWEEN THE TERMS NATURE, ENVIRONMENT AND ECOSYSTEM, AS WELL AS THE USE OF PROPOSITIONS THAT DEFINE THE EA AS AN AREA THAT IS DEDICATED TO QUESTIONS OF THE HUMAN ENVIRONMENT (SOCIOECOLOGICAL QUESTIONS).
Arquivo:
DIS_MEST20120224_RIBEIRO JOB ANTONIO GARCIA.pdf
Tamanho:
2379 Kb (2379697 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/05/2012 ÀS 17:10:53
Atualizado:
28/05/2012 ÀS 17:10:53
Visitas:
833
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 20:53:14
Downloads:
41
Último Download em :
07/03/2024 ÀS 19:19:39
Faculdade de Ciências
Home
Portal UNESP
Unidades
WebMail
WebMaster
Política de Privacidade
Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
-
Grupo de Tecnologia da Informação
Protegido por