Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE DE ESTUDANTES INGRESSANTES
Autor:
CAVALLINI, ANA CAROLINA
Email:
anaccavallini@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Banca Examinadora:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Dr. CORRER, RINALDO
Data de Defesa:
05/03/2012
Palavras-Chave (PT):
ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE
PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
UNIVERSITÁRIOS
Resumo Original (PT):
O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR REPRESENTA UMA TRANSIÇÃO NA VIDA DO INDIVIDUO QUE OPTA POR GRADUAR-SE EM UMA UNIVERSIDADE. O MODO COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM AS OCORRÊNCIAS DESSE NOVO CONTEXTO PODEM FACILITAR OU DIFICULTAR SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL E, DESSA FORMA, INFLUENCIAR AS DEMAIS ÁREAS QUE DEMANDAM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E RELACIONAR AS DIMENSÕES QUE PODEM COMPOR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO ESTUDANTE À UNIVERSIDADE, POR MEIO DE COMPARAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS, CORRELAÇÕES E O NÍVEL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA, A QUAL TRAZ A PROPOSTA DE ENTENDER A MENTE E O COMPORTAMENTO HUMANOS COMO RESULTADO DE UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 100 ALUNOS INGRESSANTES DO SEXO FEMININO E MASCULINO DE DIVERSOS CURSOS. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES FECHADAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO LIKERT (ESCALA DE 1 A 5) BEM COMO O INVENTÁRIO DE EMPATIA (IE). O ESTUDO EVIDENCIOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS SEXOS EM ALGUNS ASPECTOS RELATIVOS ÀS EXPECTATIVAS PRÉ UNIVERSIDADE, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SATISFAÇÃO COM O CURSO, ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E PERCEPÇÃO DE REDE DE APOIO. EM TODAS AS ANÁLISES AS MULHERES OBTIVERAM VALORES MAIORES, EXCETO NAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES. COM RESPEITO ÀS CORRELAÇÕES, OS RESULTADOS SIGNIFICATIVOS TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES ENGLOBARAM A ESCOLHA PELA CARREIRA E A CERTEZA PELA ESCOLHA APÓS A ENTRADA NA UNIVERSIDADE, A CERTEZA DA ESCOLHA DO CURSO E AS EXPECTATIVAS PRÉ UNIVERSIDADE, AS EXPECTATIVAS PRÉ UNIVERSIDADE E A SATISFAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A DISTÂNCIA DA CIDADE DE ORIGEM E A FREQUÊNCIA DE VIAGENS DE RETORNO, O BEM ESTAR E A SATISFAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A PERCEPÇÃO DE REDE DE APOIO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. FORAM IDENTIFICADAS ALGUMAS CORRELAÇÕES SIGNIFICATIVAS COM DIFERENÇAS ENTRE OS GÊNEROS. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA INTERAÇÃO ENTRE OS EIXOS DA INVESTIGAÇÃO, DE MODO QUE PARA AS MULHERES FICOU BASTANTE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ADAPTATION TO THE UNIVERSITY
COLLEGE STUDENTS
EVOLUTIONARY PSYCHOLOGY
Resumo Original (EN):
THE ENTRANCE OF A STUDENT IN THE COLLEGE REPRESENTS THE TRANSITION IN ITS LIFE, BY CHOOSING THE GRADUATION IN A UNIVERSITY. THE WAY HOW STUDENTS DEAL WITH THE CIRCUMSTANCES OF THIS NEW CONTEXT CAN FACILITATE OR MAKE DIFFICULT ITS PERSONAL, COGNITIVE AND PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT, AND THIS WAY, TO INFLUENCE OTHER AREAS THAT DEMAND INTERPERSONAL RELATIONS. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS IDENTIFICATE AND RELATE THE DIMENSIONS THAT MAY ARRANGE THE STUDENT ADAPTATION PROCESS INTO THE UNIVERSITY, THROUGH COMPARISONS BETWEEN THE GENDERS, CO-RELATIONS AND THE EMPATHIC LEVEL OF THE STUDENTS. BASED ON THE EVOLUTIONARY PSYCHOLOGY WHICH BRINGS THE PROPOSAL OF UNDERSTANDING THE HUMAN MIND AND BEHAVIOR AS RESULT OF AN ADAPTATION PROCESS. ONE HUNDRED STUDENTS OF FEMININE AND MASCULINE SEX FROM DIFFERENT COURSES HAD PARTICIPATE OF THE RESEARCH. A QUESTIONNAIRE CONTENDS QUESTIONS WITH MULTIPLE CHOICES OF LIKERT´S TYPE (SCALE FROM 1 TO 5) WAS USED, AS WELL AS THE EMPATHY INVENTORY (EI). THE STUDY HAS EVIDENCED SIGNIFICANT DIFFERENCES BETWEEN FEMININE AND MASCULINE SEX IN SOME ASPECTS RELATIVES TO THE EXPECTATIONS BEFORE UNIVERSITY, INTERPERSONAL RELATIONS, SATISFACTION WITH THE COURSE, EXTRACURRICULAR ACTIVITIES AND PERCEPTION OF CARE NETWORK. IN ALL THE ANALYSES WOMEN HAD HIGHER NUMBERS THAN MEN, EXCEPT ON THE EXTRACURRICULAR ACTIVITIES. RELATED TO THE CO-RELATIONS, THE SIGNIFICANT RESULTS AS MUCH FOR MEN AS WOMEN WERE THE DECISION FOR THE CAREER AND THE CERTAIN OF THIS CHOICE AFTER THE ENTRANCE AT UNIVERSITY, THE CERTAIN OF THE COURSE?S CHOICE AND THE EXPECTATIONS BEFORE UNIVERSITY, THE EXPECTATIONS BEFORE UNIVERSITY AND THE SATISFACTION WITH THE UNIVERSITY, THE DISTANCE FROM THE ORIGIN CITY AND THE FREQUENCY OF THE RETURN TRIPS, THE WELFARE AND THE SATISFACTION WITH THE UNIVERSITY, THE PERCEPTION OF THE CARE NETWORK AND THE INTERPERSONAL RELATIONS. IT WAS IDENTIFICATE SOME SIGNIFICANT CO-RELATIONS WITH DIFFERENCES BETWEEN THE GENDERS. THE RESULTS POINTED TO AN INTERACTION BETWEEN THE AXIS OF THE INVESTIGATION, IT WAS PRETTY CLEAR THE IMPORTANCE OF THE INTERPERSONAL RELATIONS ON THE PROCESS OF ADAPTATION TO THE UNIVERSITY TO WOMEN.
Arquivo:
DIS_MEST20120305_CAVALLINI ANA CAROLINA.pdf
Tamanho:
1543 Kb (1543896 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/05/2012 ÀS 14:31:23
Atualizado:
16/05/2012 ÀS 14:31:23
Visitas:
1160
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:46:22
Downloads:
44
Último Download em :
16/06/2023 ÀS 11:10:06
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por