Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
POSSIBILIDADES E LIMITES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Autor:
ANDRADE, MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE
Email:
marianabologna@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. RIBEIRO, LUIS ROBERTO DE CAMARGO
Data de Defesa:
27/02/2007
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
ENSINO DE BIOLOGIA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA (BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA) E PROPOSTAS PARA ESSA ÁREA APONTAM PARA A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTIFICA POR MEIO DE CONTEÚDOS CONTEXTUALIZADOS COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, COM A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE/AMBIENTE (CTSA). NESTA PERSPECTIVA, O ENSINO DE BIOLOGIA VEM SENDO DISCUTIDO EM RELAÇÃO A FORMA COMO OS CONTEÚDOS SÃO APRESENTADOS POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA INTEGRADA E RELEVANTE AO COTIDIANO DOS ALUNOS, ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO. NESSA DISCUSSÃO, UM REFERENCIAL PRESENTE TEM SIDO A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, NA QUAL OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SÃO VALORIZADOS. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), DESENVOLVIDA INICIALMENTE EM ESCOLAS DE MEDICINA, É UMA PROPOSTA NA QUAL A APRENDIZAGEM ACONTECE PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM GRUPOS PEQUENOS DE ALUNOS ACOMPANHADOS POR UM TUTOR. OS PROBLEMAS NA ABP SÃO ABERTOS E POSSIBILITAM A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. DESTA FORMA, A ABP PODE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ABP PARA O ENSINO MÉDIO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÕES DIFERENÇAS QUE EXISTEM ENTRE ESSE NÍVEL DE ENSINO E O NÍVEL UNIVERSITÁRIO. DESTA FORMA, OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI ANALISAR UMA PROPOSTA DE ABP PARA O ENSINO MÉDIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, IDENTIFICANDO-SE LIMITAÇÕES E ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NESSE NÍVEL DE ENSINO EM ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI ELABORADO UM CICLO COM TRÊS PROBLEMAS DE ZOOLOGIA, DESENVOLVIDO COM DOIS GRUPOS: UM GRUPO DE SEIS ALUNOS (2005), UMA TURMA DA TERCEIRA SÉRIA DO ENSINO MÉDIO E A PROFESSORA DE BIOLOGIA (2006). ESTA PESQUISA QUALITATIVA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO. A COLETA DE DADOS COM OS DOIS GRUPOS OCORREU POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS, OBSERVAÇÃO E COLETA DE MATERIAL ELABORADO PELOS ALUNOS. ANÁLISE DOS DADOS ENVOLVEU A IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA DAS CARACTERÍSTICAS E DOS COMPONENTES DA ABP E O ESTABELECIMENTO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE, PERMITINDO-NOS PERCEBER QUE A PROPOSTA FOI ACEITA PELOS ALUNOS E PELA PROFESSORA E QUE PODE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, POIS POSSIBILITOU A APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS EM ATIVIDADES EM PEQUENOS GRUPOS. A ANÁLISE DOS DADOS NOS PERMITIU CONSIDERAR, AINDA, QUE OS LIMITES DA PROPOSTA ESTÃO RELACIONADOS COM A QUANTIDADE DE AULAS NO ENSINO MÉDIO, A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PROPOSTA E A FALTA DE COMPROMISSO COM OS ALUNOS. A ANÁLISE DAS ATIVIDADES POSSIBILITOU-NOS PERCEBER A NECESSIDADE DE UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM NA QUAL A INTENÇÃO DOS ALUNOS SEJA A DE BUSCAR O CONHECIMENTO O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ABP DEVE SER COMPREENDIDO PELO PROFESSOR COMO UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE DEVEM SER REFLETIDAS E ADEQUADAS ÀS SUAS NECESSIDADES E POSSIBILIDADES PARA POSSIBILITAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOLOGIA.
Título (EN):
-------------
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
PROBLEM SOLVING
PROBLEM-BASED LEARNING
Resumo Original (EN):
SCIENCE EDUCATION RESEARCH AND PROPOSALS FOR THIS AREA POINT TO A NECESSITY OF DEVELOP A SCIENTIFIC EDUCATION BASED ON HISTORY OF SCIENCE, SCIENCE/TECHNOLOGY/SOCIETY AND STUDENTS EXPERIENCES CONTENTS. IN THIS PERSPECTIVE, THE DISCUSSIONS ABOUT BIOLOGY EDUCATION ARE BEING ARGUED IN RELATION OF THE FORM THAT CONTENTS ARE PRESENTED MAKING POSSIBLE THE UNDERSTANDING OF ?REAL? SCIENCE, THE EXPERIENCE OF PUPILS, AND THE EDUCATION STRATEGIES. IN THIS QUARREL, A PRESENT REFERENTIAL HAS BEEN THE EDUCATION AND LEARNING CONSTRUCTIVISM CONCEPTION IN WHICH THE PREVIOUS KNOWLEDGE OF THE PUPILS AND THE DEVELOPMENT OF ACTIVITIES THAT MAKE POSSIBLE THE CONSTRUCTION OF THE KNOWLEDGE ARE VALUED. THE PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) APPROACH WAS INITIALLY DEVELOPED IN MEDICINE SCHOOLS. IN THE PBL APPROACH THE LEARNING IS CENTER ON STUDENTS SOLVING AUTHENTIC PROBLEMS IN SMALL GROUPS UNDER THE GUIDANCE OF A TUTOR. THE PROBLEMS IN A PBL APPROACH ARE ILL-DEFINED AND MAKE POSSIBLE THE LEARNING OF CONTEXTUALIZED SCIENCE CONTENTS. IN SUCH A WAY, THE PBL CAN BRING CONTRIBUTIONS FOR BIOLOGY EDUCATION. THE DEVELOPMENT OF A PBL APPROACH FOR HIGH SCHOOL MUST REFLECT ABOUT THE DIFFERENCES BETWEEN THIS LEVEL AND THE UNIVERSITY LEVEL AND WHAT NEED TO BE CHANGED TO MAKE THE SCIENCE EDUCATION POSSIBLE. THUS, THE GOAL OF THE PRESENT WORK WAS TO ANALYZE A PBL APPROACH FOR HIGH SCHOOL AND ITS CONTRIBUTIONS FOR THE BIOLOGY EDUCATION, IN THE WORK WE IDENTIFIED THE LIMITATIONS AND ADEQUACIES FOR THE ORGANIZATION OF THE ACTIVITIES IN BRAZILIAN SCHOOLS. THE RESEARCH CONSIST OF A DEVELOPMENT AND ANALYZES A CYCLE WITH THREE PROBLEMS OF ZOOLOGY CREATED AND DEVELOPED WITH TWO GROUPS: 1- WITH SIX PUPILS (2005) A TEACHER AND A 3TH HIGH SCHOLL CLASSROOMS STUDENTS (2006). THIS QUALITATIVE RESEARCH WAS CHARACTERIZED AS A CASE STUDY. THE DATA WAS COLLECTED BY QUESTIONNAIRES, INTERVIEWS, COMMENT AND COLLECTION OF MATERIAL ELABORATED BY THE PUPILS. ANALYSIS OF THE DATA INVOLVED IDENTIFICATION OF PBL APPROACH CHARACTERISTICS AND COMPONENTS AND ESTABLISHMENT OF THREE CATEGORIES. THE ANALYSIS OF THE CATEGORIES SHOWED THAT PUPILS AND THE TEACHER ACCEPTED THE IMPLEMENTATION OF A NEW PROPOSAL AND THAT PBL APPROACH CAN BRING CONTRIBUTIONS FOR BIOLOGY EDUCATION, THEREFORE MADE POSSIBLE THE PRESENTATION OF CONTEXTUALIZED CONTENTS, THE DEVELOPMENT OF ABILITIES IN PROBLEM SOLVING AND THAT MAKES STUDENTS WORK IN SMALL COLLABORATIVE GROUPS. THE ANALYSIS OF THE DATA ALLOWED US TO CONSIDER THAT THE LIMITS OF THE PROPOSAL ARE RELATED WITH THE FEW BIOLOGY CLASSROOMS IN HIGH SCHOOL, THE PUPILS UNDERSTANDING OF THE IMPORTANCE OF THE ACTIVITY AND THE LACK OF COMMITMENT FROM THE PUPILS. THE ANALYSIS OF THE ACTIVITIES MAKE US REALIZED THE NECESSITY OF A NEW LEARNING CULTURE IN WHICH THE PUPILS INTENTION IN SCHOOL IS TO SEARCH THE KNOWLEDGE. AND THAT THE DEVELOPMENT OF A PBL APPROACH MUST BE UNDERSTOOD AS A SET OF EDUCATION STRATEGIES THAT MUST BE REFLECTED AND BE ADJUSTED TO THE TEACHER?S NECESSITIES MAKING POSSIBLE A REAL WORLD BIOLOGY EDUCATION
Arquivo:
DIS_MEST20070227_ANDRADE MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE.pdf
Tamanho:
979 Kb (979625 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/08/2007 ÀS 20:45:18
Atualizado:
14/08/2007 ÀS 20:45:18
Visitas:
10490
Última Visita em :
28/03/2024 ÀS 21:28:55
Downloads:
1468
Último Download em :
24/03/2024 ÀS 17:34:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por