Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTRESSE, DEPRESSÃO E PERCEPÇÃO DE SUPORTE FAMILIAR EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Autor:
CAMARGO, VALDIRLENE CHECHETO VINCENZI
Email:
vcvincenzi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. SANTOS, ACÁCIA APARECIDA ANGELI
Data de Defesa:
15/12/2011
Palavras-Chave (PT):
DEPRESSÃO
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
ESTRESSE
SUPORTE FAMILIAR
Resumo Original (PT):
O ESTRESSE CORRESPONDE A UM PROCESSO QUE DESENCADEIA UMA REAÇÃO NEUROPSICOFISIOLÓGICA NOS INDIVÍDUOS, AUXILIANDO-OS A SE ADAPTAREM A NOVAS SITUAÇÕES. QUANDO EXCESSIVO, PODE PROVOCAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA O FUNCIONAMENTO DOS ORGANISMOS, SENDO UMA DAS CAUSAS DE DESENCADEAMENTO DA DEPRESSÃO. TAMBÉM CONHECIDA COMO TRANSTORNO DE HUMOR, A DEPRESSÃO RELACIONA-SE À LIMITAÇÃO DA ATIVIDADE E DO BEM-ESTAR DOS INDIVÍDUOS, COMPROMETENDO SUA QUALIDADE DE VIDA. O SUPORTE FAMILIAR REFERE-SE ÀS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS PRESENTES NAS RELAÇÕES FAMILIARES, AJUDANDO OS INDIVÍDUOS NO ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES ESTRESSANTES E FUNCIONANDO COMO FATOR DE PROTEÇÃO CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS MENTAIS COMO A DEPRESSÃO. OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE CORRESPONDEM A UMA CATEGORIA POUCO INVESTIGADA NO QUE SE REFERE A ESTRESSE, DEPRESSÃO E SUPORTE FAMILIAR, A QUAL ESTÁ SUJEITA ÀS RESPONSABILIDADES ESCOLARES, ÀS EXIGÊNCIAS PROFISSIONAIS E ÀS EXPECTATIVAS DO MERCADO DE TRABALHO. ESTES FATORES PODEM FUNCIONAR COMO FONTES DESENCADEADORAS DE ESTRESSE, EVOLUINDO PARA SINTOMAS MAIS GRAVES, COMO É O CASO DA DEPRESSÃO. O APOIO DA FAMÍLIA PODE FUNCIONAR COMO FONTE AMORTECEDORA DO ESTRESSE E A AUSÊNCIA DO SUPORTE FAMILIAR COMO UM FATOR DE RISCO PARA A DEPRESSÃO. CONSIDERANDO ESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS NÍVEIS DE ESTRESSE, A INTENSIDADE DOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO E A PERCEPÇÃO DO SUPORTE FAMILIAR EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E IDENTIFICAR POSSÍVEIS DIFERENÇAS ENTRE ESTES CONSTRUTOS, CONSIDERANDO VARIÁVEIS COMO SEXO, IDADE, NÚMERO DE FILHOS, ESTADO CIVIL, NÍVEL ESCOLAR, NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO, TRABALHO, LOCAL DE RESIDÊNCIA, ATIVIDADES FÍSICAS E DE LAZER E CRENÇA RELIGIOSA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 200 ESTUDANTES, DE AMBOS OS SEXOS, DOS QUAIS 117 (58,5%) ERAM DO SEXO MASCULINO E 83 (41,5%) DO SEXO FEMININO, DO ÚLTIMO CICLO DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE UM MUNICÍPIO DO OESTE PAULISTA, SENDO FATORES DE INCLUSÃO TER 18 ANOS COMPLETOS E A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DE UM QUESTIONÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO, OS PARTICIPANTES RESPONDERAM AO INVENTÁRIO DE SINTOMAS DE STRESS PARA ADULTOS DE LIPP - ISSL, AO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO DE BECK - BDI E AO INVENTÁRIO DE PERCEPÇÃO DE SUPORTE FAMILIAR - IPSF. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE 61% DOS PARTICIPANTES APRESENTARAM ALGUM NÍVEL DE ESTRESSE; 28,5% FORAM DETECTADOS COM INDICATIVOS DE DEPRESSÃO E 55,5% AVALIARAM SEU SUPORTE FAMILIAR EM NÍVEIS MÉDIO-BAIXO E BAIXO. A ANÁLISE CORRELACIONAL DOS CONSTRUTOS INDICOU EXISTÊNCIA DE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESTRESSE E DEPRESSÃO E CORRELAÇÃO NEGATIVA ENTRE DEPRESSÃO E SUPORTE FAMILIAR, NÃO TENDO SIDO OBSERVADA CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE ESTRESSE E SUPORTE FAMILIAR. OS ACHADOS SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PSICOLOGIA, SEJA NA ÁREA SOCIAL, DESTACANDO-SE A NECESSIDADE DE PROGRAMAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS, PRINCIPALMENTE AS ECONOMICAMENTE DESFAVORECIDAS, ORIENTANDO-AS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E AFETIVO DOS SEUS MEMBROS; SEJA NA ÁREA EDUCACIONAL, VIABILIZANDO PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA COORDENAR PROGRAMAS DE APOIO AOS ESTUDANTES PROFISSIONALIZANTES, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E CONTROLE DO ESTRESSE, EVITANDO QUE NÍVEIS ELEVADOS DESTE FENÔMENO POSSAM EVOLUIR PARA SITUAÇÕES MAIS GRAVES, COMO É O CASO DA DEPRESSÃO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DEPRESSION
FAMILY SUPPORT
PROFESSIONAL EDUCATION
STRESS
Resumo Original (EN):
STRESS IS A PROCESS THAT TRIGGERS A NEUROPSYCHOPHYSIOLOGY REACTION IN INDIVIDUALS, HELPING THEM TO ADAPT TO NEW SITUATIONS. WHEN EXCESSIVE, CAN CAUSE NEGATIVE CONSEQUENCES FOR THE FUNCTIONING OF ORGANISMS, BEING ONE OF THE CAUSES OF ONSET OF DEPRESSION. ALSO KNOWN AS MOOD DISORDER, DEPRESSION IS RELATED TO ACTIVITY LIMITATION AND WELL-BEING OF INDIVIDUALS, AFFECTING THEIR QUALITY OF LIFE. THE FAMILY SUPPORT REFERS TO THE PSYCHOLOGICAL CHARACTERISTICS PRESENT IN FAMILY RELATIONSHIPS, ASSISTING INDIVIDUALS IN COPING WITH STRESSFUL SITUATIONS AND WORKING AS A PROTECTIVE FACTOR AGAINST THE DEVELOPMENT OF MENTAL ILLNESSES LIKE DEPRESSION. STUDENTS OF PROFESSIONAL EDUCATION CORRESPOND TO A POORLY INVESTIGATED CATEGORY WITH REGARD TO STRESS, DEPRESSION AND FAMILY SUPPORT, WHICH IS SUBJECT TO SCHOOL RESPONSIBILITIES, THE JOB REQUIREMENTS AND EXPECTATIONS OF THE LABOR MARKET. THESE FACTORS CAN ACT AS SOURCES OF STRESS TRIGGERING, PROGRESSING TO MORE SEVERE SYMPTOMS SUCH AS DEPRESSION. FAMILY SUPPORT CAN ACT AS A SOURCE OF STRESS DAMPING AND THE ABSENCE OF FAMILY SUPPORT AS A RISK FACTOR FOR DEPRESSION. CONSIDERING THIS CONTEXT, THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE THE LEVELS OF STRESS, THE INTENSITY OF THE SYMPTOMS OF DEPRESSION AND PERCEPTION OF FAMILY SUPPORT IN PROFESSIONAL EDUCATION STUDENTS AND IDENTIFY POSSIBLE DIFFERENCES BETWEEN THESE CONSTRUCTS, CONSIDERING VARIABLES SUCH AS GENDER, AGE, NUMBER OF CHILDREN, MARITAL STATUS, EDUCATION, SOCIO-ECONOMIC LEVEL, WORK, PLACE OF RESIDENCE, PHYSICAL ACTIVITIES AND LEISURE AND RELIGIOUS BELIEF. 200 STUDENTS PARTICIPATED IN THE SURVEY, OF BOTH SEXES, OF WHICH 117 (58,5%) WERE MALE AND 83 (41,5%) WERE FEMALE, THE LAST CYCLE OF TRAINING COURSES OF A TECHNICAL SCHOOL IN A DISTRICT OF WEST OF SÃO PAULO, BEING FACTORS INCLUDE BEING 18 YEARS OLD AND FINISHING HIGH SCHOOL. IN ADDITION TO A CHARACTERIZATION QUESTIONNAIRE, PARTICIPANTS RESPONDED TO THE LIPP´S STRESS SYMPTOMS INVENTORY FOR ADULTS - ISSL, THE BECK DEPRESSION INVENTORY - BDI AND THE PERCEPTION OF FAMILY SUPPORT INVENTORY - IPSF. THE RESULTS SHOWED THAT 61% OF PARTICIPANTS HAD SOME LEVEL OF STRESS, 28,5% WERE DETECTED INDICATIVE OF DEPRESSION AND 55,5% RATED THEIR LEVELS OF FAMILY SUPPORT MEDIUM-LOW AND LOW. THE CORRELATION ANALYSIS OF THE CONSTRUCTS INDICATED POSITIVE CORRELATION BETWEEN STRESS AND DEPRESSION AND A NEGATIVE CORRELATION BETWEEN DEPRESSION AND FAMILY SUPPORT, WAS NOT OBSERVED SIGNIFICANT CORRELATION BETWEEN STRESS AND FAMILY SUPPORT. THE FINDINGS SUGGEST THE IMPORTANCE OF INVESTMENT OF PUBLIC POLICIES IN PSYCHOLOGY, WHETHER IN THE SOCIAL AREA, HIGHLIGHTING THE NEED FOR PROGRAMS TO SUPPORT FAMILIES, ESPECIALLY THE ECONOMICALLY DISADVANTAGED, ADVISING THEM ABOUT THE IMPORTANCE OF FAMILY SUPPORT IN THE EMOTIONAL AND AFFECTIVE DEVELOPMENT OF ITS MEMBERS; IS IN EDUCATION AREA, ENABLING PROFESSIONALS TO COORDINATE PROGRAMS TO SUPPORT PROFESSIONAL STUDENTS, IN ORDER TO DEVELOP COPING STRATEGIES AND STRESS MANAGEMENT, AVOIDING HIGH LEVELS OF THIS PHENOMENON CAN DEVELOP INTO MORE SERIOUS SITUATIONS, SUCH AS DEPRESSION.
Arquivo:
DIS_MEST20121215_CAMARGO VALDIRLENE CHECHETO VINCENZI.pdf
Tamanho:
181 Kb (181873 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/05/2012 ÀS 14:20:49
Atualizado:
09/05/2012 ÀS 14:20:49
Visitas:
1334
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:59:22
Downloads:
43
Último Download em :
29/11/2023 ÀS 18:54:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por