Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA PARA ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DE EMENTÁRIOS DOS CURSOS PÚBLICOS DE GRADUAÇÃO NO PAÍS
Autor:
VELDEN, HELENA FERREIRA VANDER
Email:
levv_6@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
DR. OMOTE, SADAO
Data de Defesa:
29/03/2012
Palavras-Chave (PT):
CURRÍCULO
DEFICIÊNCIA
FORMAÇÃO
INCLUSÃO
PSICOLOGIA
Resumo Original (PT):
A ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XX E O INÍCIO DO NOVO SÉCULO SÃO MARCADOS PELA EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CONTINUIDADE DA BUSCA PELA MAXIMIZAÇÃO DAS FORMAS DE INTEGRAÇÃO, OFERECENDO OPORTUNIDADES IGUAIS A TODOS E PROCURANDO MINIMIZAR OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO. DIVERSOS AUTORES TEM CONTRIBUÍDO PARA O ENTENDIMENTO DA DEFICIÊNCIA À LUZ DA PSICOLOGIA E, ASSIM, APRIMORAR OS CONHECIMENTOS DESSA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA E DEMOCRÁTICA. PARTINDO DA TRAJETÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E COMO PROFISSÃO NO CENÁRIO MUNDIAL E NO BRASIL, PASSANDO PELO PERCURSO DE SURGIMENTO DA ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PAÍS E CONSIDERANDO AS AÇÕES DESTINADAS AOS PSICÓLOGOS NA ATENÇÃO A ESSAS PESSOAS, BUSCOU-SE INVESTIGAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES RELACIONADOS À QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA, MINISTRADOS EM CURSOS DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA, PROCURANDO ANALISAR SE AS INTENÇÕES EXPRESSAS NOS PLANOS DE ENSINO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM OS EIXOS ESTRUTURANTES QUE ARTICULAM CONHECIMENTOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, CONTIDOS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA INVESTIGAÇÃO EM DOCUMENTOS (GRADES CURRICULARES E EMENTAS DAS DISCIPLINAS) DOS CURSOS PÚBLICOS DE PSICOLOGIA DO PAÍS, NOS QUAIS PROCUROU-SE PELOS TEMAS NECESSIDADE ESPECIAL, DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO E EXCEPCIONAL. O MATERIAL DE 36 CURSOS DE PSICOLOGIA FOI ANALISADO DE ACORDO COM CATEGORIAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS, E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AINDA SÃO PREDOMINANTES, NAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS, AS INTENÇÕES CLASSIFICATÓRIAS E CONCEITUAIS DA DEFICIÊNCIA, O QUE PODE DEMONSTRAR UMA DISPOSIÇÃO PARA SE COMPREENDER OS FENÔMENOS RELACIONADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PELA BASE BIOLÓGICA, RETIRANDO DA PSICOLOGIA A COMPREENSÃO DA DEFICIÊNCIA COMO FATO SOCIAL. EVIDENCIOU-SE TAMBÉM A ESCASSA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DURANTE A GRADUAÇÃO, O ENSINO DEFICIENTE DOS PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS EM PSICOLOGIA PARA O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A EXISTÊNCIA DE POUCOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ESTUDO DOS FENÔMENOS E PROCESSOS PSICOLÓGICOS RELATIVOS À QUESTÃO E ESCASSAS REFERÊNCIAS ÀS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO E INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NOS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE PODEM LIDAR COM A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA. EM UMA PERSPECTIVA POSITIVA, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE PARECE HAVER UMA TENDÊNCIA EM SE VALORIZAR A INTERFACE DA PSICOLOGIA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA O ENTENDIMENTO DAS QUESTÕES RELACIONADAS À DEFICIÊNCIA.
Título (EN):
PROFESSIONAL EDUCATION IN PSYCHOLOGY TO CARE FOR PEOPLE WITH DISABILITIES: SYLLABUS ANALYSIS OF PUBLIC COURSES FOR GRADUATION IN THE COUNTRY
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
DISABILITIES
INCLUSION
PROFISSIONAL EDUCATION
PSYCHOLOGY
Resumo Original (EN):
THE LAST DECADE OF THE TWENTIETH CENTURY AND THE BEGINNING OF THE NEW CENTURY ARE MARKED BY THE EVOLUTION OF THE INCLUSION MOVEMENT FOR PEOPLE WITH DISABILITIES AND CONTINUOUS SEARCH FOR WAYS OF MAXIMIZING INTEGRATION, OFFERING EQUAL OPPORTUNITIES FOR ALL AND SEEKING TO MINIMIZE THE PROCESSES OF EXCLUSION AND DISCRIMINATION. SEVERAL AUTHORS HAVE CONTRIBUTED TO THE UNDERSTANDING OF DISABILITY IN THE LIGHT OF PSYCHOLOGY AND THUS CONTRIBUTE TO THE KNOWLEDGE OF THAT SCIENCE TO BUILD A MORE EGALITARIAN AND DEMOCRATIC SOCIETY. BASED ON THE PSYCHOLOGY TRAJECTORY AS A SCIENCE AND PROFESSION ON THE WORLD STAGE AND IN BRAZIL, THROUGH THE COURSE OF EMERGENCE OF ATTENTION TO PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE COUNTRY AND CONSIDERING THE ACTIONS AIMED AT PSYCHOLOGISTS IN CARING FOR THESE PEOPLE, WE SOUGHT TO INVESTIGATE THE CURRICULAR CONTENT RELATED TO DISABILITY ISSUES TAUGHT IN TRAINING COURSES IN PSYCHOLOGY, TRYING TO ANALYZE WHETHER THE INTENTIONS EXPRESSED IN THE SYLLABUS ARE IN LINE WITH THE MAIN PRINCIPLES THAT ARTICULATE KNOWLEDGE, SKILLS AND COMPETENCIES CONTAINED IN THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR UNDERGRADUATE COURSES IN PSYCHOLOGY. FOR THIS, AN INVESTIGATION WAS CONDUCTED IN DOCUMENTS (CURRICULA AND DESCRIPTIONS OF THE SUBJECTS) OF PSYCHOLOGY PUBLIC COURSES IN THE COUNTRY IN WHICH THE SUBJECTS TRIED TO SPECIAL NEED, DISABILITY, INCLUSION AND EXCEPTIONAL. THE 36 COURSES MATERIAL IN PSYCHOLOGY WAS ANALYZED ACCORDING TO PREVIOUSLY DEFINED CATEGORIES, AND THE RESULTS SHOWED THAT ARE STILL PREVALENT IN THE MENUS OF DISCIPLINES AND CONCEPTUAL INTENTIONS QUALIFYING DISABILITY, WHICH CAN DEMONSTRATE A WILLINGNESS TO UNDERSTAND THE PHENOMENA RELATED TO THE DISABLED PERSON BIOLOGICALLY BASED, DRAWING FROM PSYCHOLOGY UNDERSTANDING OF DISABILITY AS SOCIAL FACT. IT ALSO SHOWED THE LIMITED RESEARCH IN THE AREA DURING THE GRADUATE EDUCATION, POOR TEACHING PROCEDURES AND TECHNIQUES TO CARE FOR INDIVIDUALS WITH DISABILITIES, THAT THERE ARE FEW TOPICS RELATED TO THE PSYCHOLOGICAL PHENOMENA' STUDY AND PROCESSES RELATED TO THE ISSUE AND SCANT REFERENCES TO THE POSSIBILITIES FOR PSYCHOLOGIST ACTION AND INCLUSION IN THE DIFFERENT CONTEXTS IN WHICH THEY CAN DEAL WITH THE ISSUE OF DISABILITY. IN A POSITIVE PERSPECTIVE, THE RESULTS SHOWED THAT THERE SEEMS TO BE A TENDENCY TO ENHANCE THE INTERFACE OF PSYCHOLOGY WITH OTHER FIELDS OF KNOWLEDGE TO THE UNDERSTANDING OF ISSUES RELATED TO DISABILITY.
Arquivo:
DIS_MEST20120329_VELDEN HELENA FERREIRA VANDER.pdf
Tamanho:
263 Kb (263159 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/05/2012 ÀS 14:02:55
Atualizado:
09/05/2012 ÀS 14:02:55
Visitas:
863
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 04:22:34
Downloads:
48
Último Download em :
06/06/2022 ÀS 09:39:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por