Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INFORMÁTICA E ENSINO DE QUÍMICA: INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Autor:
GABINI, WANDERLEI SEBASTIÃO
Email:
wgabini@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE
Data de Defesa:
15/02/2005
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE QUÍMICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INFORMÁTICA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO INVESTIGA A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. ALGUMAS QUESTÕES NORTEARAM ESSE TRABALHO COMO A DISCUSSÃO SOBRE A ESCOLA E O PROFESSOR FRENTE A ESSA INSERÇÃO, SOBRE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA REFLEXÃO DO PROFESSOR A RESPEITO DA QUESTÃO E A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. PARA ABORDAR ASPECTOS RELACIONADOS A ESSE TEMA, DISCUTIU-SE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA REALIDADE ATUAL, A RELAÇÃO ENTRE A INFORMÁTICA, A ESCOLA E O PROFESSOR, ALÉM DE ASPECTOS DA PRÁTICA REFLEXIVA E DA FORMAÇÃO DOCENTE. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE COM A CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS E DOS PROFESSORES, OS ENCONTROS DO GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA, AS AULAS MINISTRADAS A PARTIR DE ESTUDOS DO GRUPO, ENCONTROS INDIVIDUAIS COM OS PROFESSORES, AVALIAÇÃO DOS SOFTWARES DE QUÍMICA EXISTENTES NA SALA AMBIENTE DE INFORMÁTICA DESSAS ESCOLAS E A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS. NO PRESENTE TRABALHO, FICA EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR UM ESPAÇO ONDE OS PROFESSORES POSSAM COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS, CONHECER OS PROGRAMAS DISPONÍVEIS E PLANEJAR AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS, APONTANDO A POSSIBILIDADE DO USO MAIS EFICAZ DAS SALAS DE INFORMÁTICA.
Título (EN):
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN CHEMISTRY TEACHING: DESCRIBING THE EXPERIENCE OF A GROUP OF TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
CHEMISTRY TEACHING
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT)
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS MS THESIS INVESTIGATES THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN CHEMISTRY TEACHING, BASED ON THE EXPERIENCES OF TEACHERS FROM THREE PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO STATE. IT ALSO INVESTIGATES THE IMPACT OF ICT ON THE SCHOOL AND THE TEACHER, AND DISCUSSES THE CREATION OF DISCUSSION GROUPS WHERE TEACHERS CAN SHARE THEIR EXPERIENCES. IN ORDER TO ADDRESS THIS ISSUE COMPREHENSIVELY, WE ANALYZED THE CURRENT CHEMISTRY TEACHING, THE RELATIONSHIP BETWEEN ICT, THE SCHOOL AND THE TEACHER, REFLECTIVE PRACTICE AND TEACHER EDUCATION. THE SCHOOLS, THE TEACHERS, THE MEETINGS WHERE THE TEACHERS INVOLVED IN THE PROJECT DISCUSSED THEIR EXPERIENCES, THE EVALUATION OF THE CHEMISTRY TEACHING SOFTWARE CURRENTLY USED IN THE SCHOOLS AND THE STUDENTS? PERFORMANCE IN THE CLASSES ARE DESCRIBED. IN THE CONCLUSION, IT IS SHOWN THAT THE IMPORTANCE OF CREATING A SPACE FOR TEACHERS TO SHARE THEIR EXPERIENCES WITH ICT, GET ACQUAINTED WITH CURRENT CHEMISTRY TEACHING SOFTWARE AND PLAN A COURSE OF ACTION CALLS FOR A BETTER USE OF THE COMPUTER LAB IN PUBLIC SCHOOLS.
Arquivo:
DIS_MEST20050215_GABINI WANDERLEI SEBASTIAO.pdf
Tamanho:
3605 Kb (3605296 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/08/2007 ÀS 17:01:33
Atualizado:
09/08/2007 ÀS 17:01:33
Visitas:
2064
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 03:17:40
Downloads:
253
Último Download em :
14/01/2024 ÀS 00:23:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por