DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
INFORMÁTICA E ENSINO DE QUÍMICA: INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
Autor: |
GABINI, WANDERLEI SEBASTIÃO |
Email: |
wgabini@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE
|
Data de Defesa: |
15/02/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE QUÍMICA ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ INFORMÁTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO INVESTIGA A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA,
CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS
PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. ALGUMAS QUESTÕES NORTEARAM ESSE TRABALHO COMO A
DISCUSSÃO SOBRE A ESCOLA E O PROFESSOR FRENTE A ESSA INSERÇÃO, SOBRE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS
PARA REFLEXÃO DO PROFESSOR A RESPEITO DA QUESTÃO E A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA INFORMÁTICA NO
ENSINO DE QUÍMICA. PARA ABORDAR ASPECTOS RELACIONADOS A ESSE TEMA, DISCUTIU-SE O ENSINO E A
APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA REALIDADE ATUAL, A RELAÇÃO ENTRE A INFORMÁTICA, A ESCOLA E O
PROFESSOR, ALÉM DE ASPECTOS DA PRÁTICA REFLEXIVA E DA FORMAÇÃO DOCENTE. A PESQUISA
DESENVOLVEU-SE COM A CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS E DOS PROFESSORES, OS ENCONTROS DO GRUPO
DE PROFESSORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA, AS AULAS MINISTRADAS A PARTIR DE ESTUDOS DO GRUPO,
ENCONTROS INDIVIDUAIS COM OS PROFESSORES, AVALIAÇÃO DOS SOFTWARES DE QUÍMICA EXISTENTES NA
SALA AMBIENTE DE INFORMÁTICA DESSAS ESCOLAS E A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS. NO
PRESENTE TRABALHO, FICA EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR UM ESPAÇO ONDE OS PROFESSORES
POSSAM COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS, CONHECER OS PROGRAMAS DISPONÍVEIS E PLANEJAR AS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS, APONTANDO A POSSIBILIDADE DO USO MAIS EFICAZ DAS SALAS DE
INFORMÁTICA. |
|
Título (EN): |
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN CHEMISTRY TEACHING: DESCRIBING THE EXPERIENCE OF A GROUP OF TEACHERS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CHEMISTRY TEACHING ♠ INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) ♠ TEACHER EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS MS THESIS INVESTIGATES THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION
TECHNOLOGIES (ICT) IN CHEMISTRY TEACHING, BASED ON THE EXPERIENCES OF TEACHERS FROM
THREE PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO STATE. IT ALSO INVESTIGATES THE IMPACT OF ICT ON THE
SCHOOL AND THE TEACHER, AND DISCUSSES THE CREATION OF DISCUSSION GROUPS WHERE TEACHERS
CAN SHARE THEIR EXPERIENCES. IN ORDER TO ADDRESS THIS ISSUE COMPREHENSIVELY, WE ANALYZED
THE CURRENT CHEMISTRY TEACHING, THE RELATIONSHIP BETWEEN ICT, THE SCHOOL AND THE
TEACHER, REFLECTIVE PRACTICE AND TEACHER EDUCATION. THE SCHOOLS, THE TEACHERS, THE
MEETINGS WHERE THE TEACHERS INVOLVED IN THE PROJECT DISCUSSED THEIR EXPERIENCES, THE
EVALUATION OF THE CHEMISTRY TEACHING SOFTWARE CURRENTLY USED IN THE SCHOOLS AND THE
STUDENTS? PERFORMANCE IN THE CLASSES ARE DESCRIBED. IN THE CONCLUSION, IT IS SHOWN THAT THE
IMPORTANCE OF CREATING A SPACE FOR TEACHERS TO SHARE THEIR EXPERIENCES WITH ICT, GET
ACQUAINTED WITH CURRENT CHEMISTRY TEACHING SOFTWARE AND PLAN A COURSE OF ACTION CALLS
FOR A BETTER USE OF THE COMPUTER LAB IN PUBLIC SCHOOLS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050215_GABINI WANDERLEI SEBASTIAO.pdf
|
Tamanho: |
3605 Kb (3605296 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
09/08/2007 ÀS 17:01:33 |
Atualizado: |
09/08/2007 ÀS 17:01:33 |
Visitas: |
2088 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 17:34:25 |
Downloads: |
253 |
Último Download em : |
14/01/2024 ÀS 00:23:35 |