Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE DESCRITORES DE DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
PERES, MARÍLIA FERNANDA DE FREITAS
Email:
maferperes@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Dr. BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO
Data de Defesa:
09/03/2012
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA
DESCRITORES DE DESEMPENHO
NÁLISE DE TOPOGRAFIA DE CONTROLE DE ESTÍMULO
SARESP
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE SE TEM SALIENTADO A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM PESQUISAS QUE BUSQUEM IDENTIFICAR E ANALISAR AS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO PRESENTES NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO TANTO OS DESEMPENHOS E TAREFAS QUE SÃO EXIGIDOS DOS ALUNOS, COMO OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO ADOTADOS PELO PROFESSOR, PARA FUNDAMENTAR INTERVENÇÕES QUE GARANTAM UM MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENSINO FORMAL. FAZER ISSO REQUER ADOTAR RECURSOS METODOLÓGICOS QUE PERMITAM VISUALIZAR RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA FUNCIONAL ENTRE AS RESPOSTAS DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO DISPOSTAS PELO PROFESSOR, CONSIDERANDO AS PECULIARIDADES DESSA INTERAÇÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE ADAPTAÇÕES DE DOIS RECURSOS PRESENTES NA LITERATURA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, A SABER, O MODELO DE QUANTIFICAÇÃO DE REGISTROS UTILIZADO NA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA, DENOMINADO ESPAÇO DE CONTINGÊNCIA, E A TEORIA DE COERÊNCIA DE TOPOGRAFIA DE CONTROLE DE ESTÍMULO. CONSIDERANDO O CONTEXTO DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL, ADOTOU-SE COMO OBJETO DE ANÁLISE, RESPOSTAS DOS ALUNOS REPRESENTATIVAS DE ALGUNS DESCRITORES DE DESEMPENHO PRIORIZADOS POR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, DENOMINADO SARESP. PARA ISSO, FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE SEIS EPISÓDIOS EM VÍDEO CORRESPONDENTES A CINCO ATIVIDADES DE ENSINO. A SELEÇÃO DESSES EPISÓDIOS FOI FEITA COM BASE NAS INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS EM MATERIAIS ELABORADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PARA A ANÁLISE DOS EPISÓDIOS EM VÍDEO, OPTOU-SE POR FAZER UMA TRANSCRIÇÃO DOS EVENTOS DE CADA EPISÓDIO NO MODELO DE REGISTRO ABC, PARA DEPOIS, FAZER A CATEGORIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS E DOS PRINCIPAIS EVENTOS ANTECEDENTES E SUBSEQÜENTES (RESPOSTAS DA PROFESSORA). ESSA CATEGORIZAÇÃO FOI FEITA ADOTANDO-SE UMA ESTRATÉGIA PROPOSTA NA LITERATURA EM QUE SE AVALIAM AS RESPOSTAS DOS ALUNOS PELO TIPO DE DESEMPENHO REQUISITADO POR UMA TAREFA INSTRUCIONAL, SENDO QUE ESSAS TAREFAS SÃO CATEGORIZADAS COM BASE NOS OPERANTES VERBAIS DEFINIDOS POR SKINNER. EM LINHAS GERAIS, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS RESPOSTAS DOS ALUNOS, REPRESENTATIVAS DOS DESCRITORES DE DESEMPENHO, OCORRERAM SOB CONDIÇÕES ANTECEDENTES BEM DELIMITADAS, PRESCINDINDO DE AÇÕES DA PROFESSORA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSÍVEIS FONTES DE DETERMINAÇÃO DESSAS RESPOSTAS, ASSIM COMO DE AÇÕES SUBSEQÜENTES QUE SINALIZASSEM CLARAMENTE OS ASPECTOS IMPORTANTES DOS CONTEÚDOS AVALIADOS. ESSAS PRÁTICAS, EM CONJUNTO, PODEM DIFICULTAR OS PROCESSOS DE DISCRIMINAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DE ESTÍMULOS E DE RESPOSTAS ESTIMADOS NECESSÁRIOS NA AQUISIÇÃO DAS APRENDIZAGENS PRECONIZADAS. DESSA FORMA, ESSES RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS RECURSOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTE PROJETO, PODEM FAVORECER A ANÁLISE DE POSSÍVEIS PROPRIEDADES FUNCIONAIS ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO DISPONIBILIZADAS PELO PROFESSOR E DESEMPENHOS DOS ALUNOS DIANTE TAIS PRÁTICAS, EVIDENCIANDO CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA CONTEXTOS APLICADOS, ENVOLVENDO O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ACADEMIC MEASURES
ANALYSIS OF STIMULUS CONTROL TOPOGRAPHY
CONTINGENCY ANALYSIS
DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYSIS
SARESP
Resumo Original (EN):
CURRENTLY IT HAS BEEN EMPHASIZED THE IMPORTANCE OF INVESTING IN RESEARCHES THAT SEEKS TO IDENTIFY AND ANALYSE NATURAL CONTINGENCIES OF REINFORCEMENT OCCURRING IN MAINSTREAMED CLASSROOMS, INCLUDING THE BEHAVIOR AND SKILLS THAT ARE REQUIRED OF THE STUDENTS, AS SO THE PRACTICES ADOPTED BY THE TEACHER. THE RESULTS OF THESE STUDIES COULD BE USED TO SUPPORT INTERVENTIONS THAT WOULD ENSURE REGULAR CLASSROOM SUCCESS. TO DO THIS, IT?S NECESSARY TO ADOPT METHODOLOGICAL RESOURCES THAT ARE ABLE TO DEMONSTRATED FUNCTIONAL RELATIONS BETWEEN STUDENT?S AND TEACHER?S BEHAVIOR, CONSIDERING THE PECULIARITIES OF THIS INTERACTION. THINKING ABOUT IT, THIS PROJECT AIMED TO INVESTIGATE POSSIBLE CONTRIBUTIONS FROM ADAPTATIONS OF TWO ANALYTIC-RESOURCES PRESENT IN THE LITERATURE OF BEHAVIOR ANALYSIS, WHICH ARE THE CONTINGENCY SPACE ANALYSIS AND THE STIMULUS CONTROL TOPOGRAPHY COHERENCE THEORY. CONSIDERING THE CONTEXT OF PUBLIC SCHOOLS IN BRAZIL, IT WAS ADOPTED AS OBJECT OF ANALYSIS STUDENT?S RESPONSES RELATED TO ACADEMIC MEASURES PRIORITIZED BY A SYSTEM OF SCHOOL EVALUATION PRESENT IN THE STATE OF SÃO PAULO, KNOWN AS SARESP. TO THAT END, IT WAS SELECTED FOR ANALYSIS SIX EPISODES ON VIDEO OF FIVE LEARNING ACTIVITIES. THE SELECTION OF THESE EPISODES WAS MADE BASED ON INFORMATION AVAILABLE IN MATERIALS ELABORATED BY THE BUREAU OF EDUCATION WHICH REGULATES THE EVALUATION SYSTEM OF THE STATE OF SÃO PAULO. TO THE ANALYSIS OF THESE VIDEO EPISODES, FIRST IT WAS DONE THE TRANSCRIPTION OF THE EVENTS THAT COMPOSES EACH ONE OF THESE EPISODES IN THE RECORDING FORMAT ABC. THEN, THE RESPONSES OF THE STUDENTS AND THE MAIN ANTECEDENTS AND CONSEQUENT EVENTS (TEACHER?S RESPONSES) WERE CATEGORIZED. THIS CATEGORIZATION WAS MADE SELECTING AN ANALYTIC-STRATEGY THAT PROPOSES ASSESSING THE STUDENT?S RESPONSES BY THE TYPE OF PERFORMANCE REQUESTED BY AN INSTRUCTIONAL TASK, BEING THAT THESE TASKS ARE CATEGORIZED BASED ON THE VERBAL OPERANTS DEFINED BY SKINNER. IN GENERAL TERMS, THE RESULTS DEMONSTRATED THAT THE STUDENT?S RESPONSES, RELATIVE TO THE ACADEMIC MEASURES SPECIFIED BY THE OFFICIAL SYSTEM OF EVALUATION, OCCURRED UNDER ANTECEDENT CONDITIONS IN WHICH THE TEACHER DID NOT EXPLORE POSSIBLE SOURCES OF CONTROL OF THE STUDENT?S RESPONSES, AS SO, SUBSEQUENT ACTIONS THAT DID NOT CLEARLY INDICATE TO THE STUDENTS WHICH ARE THE RELEVANT ASPECTS OF THE ACADEMIC TOPIC BEING DEVELOPED. THESE PRACTICES OF THE TEACHER MAY COMPLICATE THE ESTABLISHMENT OF THE DISCRIMINATION AND GENERALIZATION OF STIMULUS AND RESPONSES THAT ARE NECESSARY FOR THE ACQUISITION OF THE ACADEMIC MEASURES RECOMMENDED. SO, THESE RESULTS DEMONSTRATES THAT THE ANALYTIC STRATEGIES ADOPTED IN THESE PROJECT COULD CONTRIBUTE TO THE FUNCTIONAL ANALYSIS BETWEEN TEACHER?S PRACTICES AND STUDENTS RESPONSES THAT COMPOSES DE LEARNING PROCESS PRESENT IN THE SCHOOL?S CLASSROOM, REVEALING CONTRIBUTIONS OF THE BEHAVIOR ANALYSIS TO THE EDUCATION APPLIED FIELD.
Arquivo:
DIS_MEST20120309_PERES MARILIA FERNANDA DE FREITAS.pdf
Tamanho:
945 Kb (945320 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/04/2012 ÀS 10:12:06
Atualizado:
17/04/2012 ÀS 10:12:06
Visitas:
1143
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 23:20:52
Downloads:
72
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:20:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por