Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EXPERIÊNCIAS DE ADOLESCENTES COM BULLYING ESCOLAR E ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE SUAS VIVÊNCIAS
Autor:
OLIVEIRA, KAROLINE MORAES ROSSINI
Email:
karoline.rossini@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. NEME, CARMEN MARIA BUENO
Banca Examinadora:
Drª. GUIMARÃES, ANA CELINA PIRES DE CAMPOS
Drª. RIBEIRO, DIANA PANCINI DE SÁ ANTUNES
Data de Defesa:
29/02/2012
Palavras-Chave (PT):
ADOLESCENTES
BULLYING
FENOMENOLOGIA
Resumo Original (PT):
O BULLYING É UM TIPO DE COMPORTAMENTO VIOLENTO QUE VEM CHAMANDO A ATENÇÃO DE PESQUISADORES DE DIVERSAS ÁREAS, POR ESTAR SE MANIFESTANDO DE FORMA CADA VEZ MAIS GRAVE E FREQUENTE. AS CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM SOFRE BULLYING SÃO IMPREVISÍVEIS, POIS DEPENDEM DOS RECURSOS INDIVIDUAIS DE ENFRENTAMENTO E DA OBTENÇÃO OU NÃO DE AJUDA E APOIO SOCIAL (FAMILIARES, PROFESSORES, OUTROS). CONSIDERANDO A GRAVIDADE DO FENÔMENO BULLYING, OS DIFERENTES TIPOS DE SOFRIMENTO DE SUAS VÍTIMAS E AS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER IDENTIFICADAS PARA QUE AS VÍTIMAS POSSAM SE LIVRAR DAS HUMILHAÇÕES, ESSE ESTUDO PRETENDEU DESCREVER E ANALISAR, COMPREENSIVAMENTE, EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ADOLESCENTES QUE SOFRERAM BULLYING. NESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FUNDAMENTADO EM ANÁLISES ESTATÍSTICAS E NO MÉTODO FENOMENOLÓGICO DE INVESTIGAÇÃO, VERIFICOU-SE NÃO SÓ A NECESSIDADE DE DIAGNOSTICAR OS ACONTECIMENTOS DE BULLYING, MAS TAMBÉM DE ESTUDOS VOLTADOS À COMPREENSÃO MAIS PROFUNDA DO SOFRIMENTO DAS VÍTIMAS. ESSA PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS FASES. NA PRIMEIRA, FOI REALIZADO UM ESTUDO QUANTITATIVO, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO ELABORADO PARA O ESTUDO, O QUAL FOI RESPONDIDO POR 160 ADOLESCENTES DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PUBLICA VISANDO IDENTIFICAR CASOS DE VÍTIMAS DE BULLYING, SEU PERCENTUAL NESSA AMOSTRA E SUA SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA. NA SEGUNDA FASE, FOI REALIZADO UM ESTUDO QUALITATIVO, POR MEIO DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, DA QUAL PARTICIPARAM SEIS ALUNOS SELECIONADOS DE ACORDO COM CRITÉRIOS DEFINIDOS, QUE FORAM INDIVIDUALMENTE ENTREVISTADOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS MOSTRARAM QUE 54% DA AMOSTRA RELATOU TER SIDO VÍTIMA DE BULLYING, SENDO 64% DE ALUNOS DO 6º ANO E OS DEMAIS DO 7º ANO. A ESCOLA FOI MAIS APONTADA COMO LOCAL DO BULLYING, SENDO O TIPO VERBAL O MAIS UTILIZADO PELOS PRÓPRIOS COLEGAS DA ESCOLA. NÃO FOI ENCONTRADA DIFERENÇA ESTATISTICA SIGNIFICATIVA QUANTO AO GÊNERO COM RELAÇÃO AOS QUESITOS: TER SOFRIDO BULLYING, TIPO DE BULLYING, GRAU DE SOFRIMENTO, REAÇÃO DA VÍTIMA E AO FATO DE BUSCAR AJUDA. NA ETAPA QUALITATIVA FOI FEITA UMA INVESTIGAÇÃO MAIS APROFUNDADA ACERCA DA VITIMIZAÇÃO SOFRIDA, DA PERCEPÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE BULLYING PELAS VÍTIMAS, DOS SENTIMENTOS ENVOLVIDOS NA VITIMIZAÇÃO, DO COMPORTAMENTO E REAÇÃO DAS VÍTIMAS NA SITUAÇÃO SOFRIDA E DE COMO A VIOLÊNCIA FOI ENFRENTADA. AS VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES MOSTRAM A MAGNITUDE DOS SENTIMENTOS DE HUMILHAÇÃO E REVOLTA, A INCOMPREENSÃO E A CONFUSÃO COM RELAÇÃO À ATITUDE DOS AGRESSORES E À FALTA DE AUXILIO, LEVANDO A DIFICULDADES PARA REAGIR E A SENTIMENTOS DE CULPA POR DEVOLVEREM A AGRESSÃO QUANDO ISSO OCORREU. CONFIRMA-SE O BULLYING COMO UMA SITUAÇÃO DE STRESS DURADOURO, COM CONSEQUÊNCIAS EMOCIONAIS ÀS VÍTIMAS, MAXIMIZANDO OS RISCOS PARA PREJUÍZOS NO DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE QUANDO ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA SE DÁ NA ETAPA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. DEVE SER DIVULGADO E PREVENIDO, ESPECIALMENTE NA ESCOLA, ONDE MAIS OCORRE. SUAS VÍTIMAS DEVEM SER INCENTIVADAS A BUSCAR AJUDA E APOIADAS PARA EXPOR SUAS VIVÊNCIAS DOLOROSAS, DE MODO QUE POSSAM SER AJUDADAS A SUPERÁ-LAS.
Título (EN):
EXPERIENCES OF ADOLESCENTS WITH SCHOOL BULLYING AND PHENOMENOLOGICAL ANALYSIS OF THEIR EXPERIENCES
Palavras-Chave (EN):
ADOLESCENTS
BULLYING
PHENOMENOLOGY
Resumo Original (EN):
BULLYING IS A TYPE OF VIOLENT BEHAVIOR THAT HAS ATTRACTED THE ATTENTION OF RESEARCHERS FROM VARIOUS FIELDS, TO BE MANIFESTING ITSELF IN AN INCREASINGLY SEVERE AND FREQUENT. THE CONSEQUENCES FOR THOSE WHO SUFFER BULLYING ARE UNPREDICTABLE BECAUSE THEY DEPEND ON INDIVIDUAL COPING RESOURCES AND GETTING HELP OR NOT, AND SOCIAL SUPPORT (FAMILY, TEACHERS, ETC.). CONSIDERING THE SERIOUSNESS OF THE BULLYING PHENOMENON, DIFFERENT TYPES OF SUFFERING OF ITS VICTIMS AND THE POSSIBLE STRATEGIES THAT CAN BE IDENTIFIED SO THAT VICTIMS CAN GET RID OF HUMILIATION, THIS STUDY AIMED TO DESCRIBE AND ANALYZE, UNDERSTANDABLY EXPERIENCES OF ADOLESCENTS WHO HAVE EXPERIENCED BULLYING. IN THIS STUDY, QUANTITATIVE AND QUALITATIVE, BASED ON STATISTICAL ANALYSIS AND THE PHENOMENOLOGICAL METHOD OF INVESTIGATION, THERE WAS NOT ONLY THE NEED TO DIAGNOSE THE EVENTS OF BULLYING, BUT ALSO FOR STUDIES AIMED AT UNDERSTANDING MORE DEEPLY THE SUFFERING OF VICTIMS. THIS SURVEY WAS CONDUCTED IN TWO PHASES. AT FIRST, WE PERFORMED A QUANTITATIVE STUDY USING A QUESTIONNAIRE PREPARED FOR THE STUDY, WHICH WAS ANSWERED BY 160 ADOLESCENTS IN THE 6TH AND 7TH YEARS OF BASIC EDUCATION OF A PUBLIC SCHOOL IN ORDER TO IDENTIFY CASES OF VICTIMS OF BULLYING, ITS PERCENTAGE IN THIS SAMPLE AND ITS STATISTICAL SIGNIFICANCE. IN THE SECOND PHASE, WE PERFORMED A QUALITATIVE STUDY, USING THE PHENOMENOLOGICAL METHOD OF DATA COLLECTION AND ANALYSIS, OF WHICH SIX STUDENTS SELECTED ACCORDING TO DEFINED CRITERIA, WHICH WERE INDIVIDUALLY INTERVIEWED. THE QUANTITATIVE RESULTS SHOWED THAT 54% OF THE SAMPLE REPORTED HAVING BEEN BULLIED, 64% OF STUDENTS IN THE 6TH GRADE AND THE OTHER OF 7TH YEAR. THE SCHOOL WAS MOST OFTEN MENTIONED AS THE LOCATION OF BULLYING, AND VERBAL AS THE TYPE USED BY THE CLASSMATES. THERE WAS NO STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCE BY GENDER WITH REGARD TO THE QUESTIONS: HAVE SUFFERED BULLYING, BULLYING TYPE, DEGREE OF SUFFERING, THE VICTIM'S REACTION AND THE FACT GET HELP. IN THE QUALITATIVE PHASE WAS MADE FURTHER INVESTIGATION ABOUT THE VICTIMIZATION SUFFERED FROM THE PERCEPTION OF THE OCCURRENCES OF BULLYING VICTIMS, INVOLVED IN FEELINGS OF VICTIMIZATION, BEHAVIOR AND REACTION OF THE VICTIMS SUFFERED IN THE SITUATION AND HOW THE VIOLENCE WAS ADDRESSED. THE EXPERIENCES OF THE PARTICIPANTS SHOW THE MAGNITUDE OF THE FEELINGS OF HUMILIATION AND ANGER, MISUNDERSTANDING AND CONFUSION WITH THE ATTITUDE OF THE AGGRESSORS AND THE LACK OF AID, LEADING TO DIFFICULTIES TO REACT AND FEELINGS OF GUILT FOR RETURNING THE ASSAULT WHEN IT OCCURRED. IT IS CONFIRMED BULLYING AS A SITUATION OF ENDURING STRESS WITH THE EMOTIONAL CONSEQUENCES FOR VICTIMS, MAXIMIZING DAMAGE TO THE RISKS IN DEVELOPMENT, ESPECIALLY WHEN SUCH VIOLENCE OCCURS IN THE STAGE OF CHILDHOOD AND ADOLESCENCE. SHOULD BE DISCLOSED AND PREVENTED, ESPECIALLY AT SCHOOL, WHERE ELSE HAPPENS. HIS VICTIMS SHOULD BE ENCOURAGED TO SEEK HELP AND SUPPORTED TO EXPRESS THEIR PAINFUL EXPERIENCES, SO THAT THEY CAN BE HELPED TO OVERCOME THEM.
Arquivo:
DIS_MEST20120229_OLIVEIRA KAROLINE MORAES ROSSINI.pdf
Tamanho:
1588 Kb (1588691 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/04/2012 ÀS 09:51:48
Atualizado:
11/04/2012 ÀS 09:51:48
Visitas:
1641
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:25:57
Downloads:
126
Último Download em :
20/10/2021 ÀS 11:59:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por