Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O MAL-ESTAR DOCENTE EM GESTORES ESCOLARES
Autor:
MAZON, CÁTIA CRISTINA XAVIER
Email:
catiamazon@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Drª. SIGOLO, SILVIA REGINA RICCO LUCATO
Data de Defesa:
23/02/2012
Palavras-Chave (PT):
CONDIÇÕES DE TRABALHO
DOCENTE
MAL-ESTAR DOCENTE
SAÚDE DO PROFESSOR
Resumo Original (PT):
ESTUDOS SOBRE O MAL-ESTAR DOCENTE TEM SIDO UMA PREOCUPAÇÃO RECENTE E CRESCENTE NO BRASIL, DESDE MEADOS DA DÉCADA DE 1990. ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS OCORRÊNCIAS DE LICENÇAS DO TRABALHO PARA TRATAMENTO DA SAÚDE EM PROFESSORES QUE ATUAM COMO GESTORES EDUCACIONAIS, E ANALISAR QUAIS OS FATORES DE IMPACTOS ESTRESSORES PODEM ESTAR RELACIONADOS AO APARECIMENTO E MANUTENÇÃO DO MAL-ESTAR DOCENTE. AS PARTICIPANTES FORAM 29 PROFESSORAS, SENDO 20 DIRETORAS E 09 VICE-DIRETORAS, DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL, EM 2011. PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DOS AFASTAMENTOS POR PROBLEMAS DE SAÚDE E AS GESTORAS RESPONDERAM AO IMPIL - INVENTARIO DE MALESTAR PERCIBIDO EM LA INESTABILIDAD LABORAL (FIGUEROA; SCHUFER, 2006). OS DADOS FORAM ANALISADOS COM A ESTATÍSTICA NÃO PARAMÉTRICA PARA COMPARAÇÃO INTERGRUPOS E INTRAGRUPOS. AS CLASSIFICAÇÕES DE DOENÇAS APRESENTADAS NÃO DETERMINAM A ESPECIFICIDADE DIAGNÓSTICA DAS QUEIXAS DE MAL-ESTAR, MAS FOI CONSTATADO AVANÇOS DE PROBLEMAS DE SAÚDE GENERALIZADOS, CRESCIMENTO PELA PROCURA EM PROCEDIMENTOS DE SAÚDE, COM MAIORES INCIDÊNCIAS NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO, AUMENTO DO NÚMERO DE ATESTADOS EM EPISÓDIOS BREVES DE ADOECIMENTO. OBSERVOU-SE A PRESENÇA DE EVENTOS ESTRESSORES EM TODAS AS ÁREAS AVALIADAS EM ÍNDICES DIFERENCIADOS. A TAXA DE FREQUÊNCIA DE IMPACTOS ESTRESSORES FOI MAIOR NO GRUPO DE DIRETORAS. OS ESTRESSORES DE MAIOR PONTUAÇÃO FORAM PREOCUPAÇÕES COM A SAÚDE, MOLÉSTIAS EMOCIONAIS, PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E PROBLEMAS INTERPESSOAIS. O GRAU DE MAL-ESTAR TENDE A AUMENTAR COM A IDADE, PORÉM PRESENTE DESDE O INGRESSO NA FUNÇÃO. A FALTA DE APRECIAÇÃO POR PARTE DA CHEFIA E DOS COMPANHEIROS DE TRABALHO FORAM ASSOCIADAS AOS FATORES DE MAL-ESTAR. AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES EXTENSAS DA GESTÃO ESCOLAR, COM ÊNFASE PARA AS DIRETORAS, E A OCORRÊNCIA EM GRAUS DIFERENCIADOS DE IMPACTOS DOS EVENTOS ESTRESSORES ENTRE OS GRUPOS, DEMONSTRAM NECESSIDADE DE PROPOSIÇÕES PSICOLÓGICAS NA ESFERA ESCOLAR, QUE VISEM À VALORIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA À LUZ DE CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS SAUDÁVEIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
FACULTY
TEACHER
TEACHER?S HEALTH
TEACHING MALAISE
WORK CONDITIONS
Resumo Original (EN):
STUDIES ON TEACHING MALAISE HAVE BEEN A RECENT AND GROWING CONCERN IN BRAZIL SINCE THE MID-1990S. THIS RESEARCH IS AIMED TO IDENTIFY THE OCCURRENCE OF LEAVES OF ABSENCE FOR HEALTH TREATMENTS IN PROFESSIONALS WHO WORK AS EDUCATIONAL ADMINISTRATORS, AND ANALYZE WHICH STRESSOR IMPACT FACTORS MAY BE RELATED TO THE APPEARANCE AND MAINTENANCE OF TEACHING MALAISE. PARTICIPANTS WERE 29 TEACHERS, COMPOSED OF 20 HEADMASTERS AND 09 VICE-HEADMASTERS OF A MUNICIPAL SCHOOL, IN THE STATE OF SAO PAULO, BRAZIL, IN 2011. FOR DATA COLLECTION THERE WAS A SURVEY OF ABSENTEEISM DUE TO HEALTH PROBLEMS AND THE EDUCATIONAL MANAGERS RESPONDED TO IMPIL - INVENTARIO DE MALESTAR PERCIBIDO EM LA INESTABILIDAD LABORAL (FIGUEROA; SCHUFER, 2006). DATA WERE ANALYZED WITH NONPARAMETRIC STATISTICS FOR COMPARISON BETWEEN GROUPS AND WITHIN GROUPS. THE PRESENTED DISEASES RATINGS DO NOT DETERMINE THE DIAGNOSTIC SPECIFICITY OF THE COMPLAINTS OF MALAISE. HOWEVER, WIDESPREAD PROGRESS OF HEALTH PROBLEMS WAS FOUND, AS WELL AS GROWING DEMAND FOR HEALTH PROCEDURES, WITH A HIGHER INCIDENCE IN THE SECOND SEMESTER, AND AN INCREASED NUMBER OF DOCUMENTATION FROM PHYSICIANS IN BRIEF ILLNESS EPISODES. OBSERVATION WAS CONDUCTED, IN DIFFERENT RATIOS, OF THE PRESENCE OF STRESSFUL EVENTS IN ALL EVALUATED AREAS. THE FREQUENCY RATE OF STRESSOR IMPACTS WAS GREATER IN THE HEADMASTERS? GROUP. THE HIGHEST RANKED STRESSORS WERE HEALTH CONCERNS, EMOTIONAL ILLNESSES, INTERPERSONAL PROBLEMS AND ECONOMIC CONCERNS. THE LACK OF APPRECIATION FROM THEIR LEADERS AND CO-WORKERS WERE FACTORS ASSOCIATED WITH THE MALAISE. THE EXTENSIVE ASSIGNMENTS AND RESPONSIBILITIES OF EDUCATION INSTITUTIONAL MANAGEMENT, WITH EMPHASIS ON THE HEADMASTERS, AND OCCURRENCE, IN VARIOUS DEGREES OF IMPACT, OF STRESSFUL EVENTS IN BETWEEN GROUPS, SHOWS THE NEED FOR PSYCHOLOGICAL PROPOSALS IN THE SCHOLARLY FIELD, WHICH AIMS FOR THE ENHANCEMENT OF HUMAN SUBJECTIVITY IN THE LIGHT OF HEALTHIER WORK CONDITIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20120223_MAZON CATIA CRISTINA XAVIER.pdf
Tamanho:
1898 Kb (1898329 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/04/2012 ÀS 09:32:17
Atualizado:
11/04/2012 ÀS 09:32:17
Visitas:
1424
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 06:32:04
Downloads:
54
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:19:58
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por