Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: COMPETÊNCIAS CURRICULARES, ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E INDICADORES DE APRENDIZAGEM
Autor:
SILVA, CAIO SAMUEL FRANCISCATI DA
Email:
caiofranciscati@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. RICARDO, ELIO CARLOS
Data de Defesa:
30/01/2012
Palavras-Chave (PT):
COMPETÊNCIAS;
DESCRITORES DE APRENDIZAGEM;
ENSINO DE BIOLOGIA;
ENSINO DE EVOLUÇÃO;
ENSINO MÉDIO;
SARESP
Resumo Original (PT):
A TEORIA EVOLUTIVA DESEMPENHA PAPEL FUNDAMENTAL DENTRO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DADO QUE POSSIBILITA A ORGANIZAÇÃO E A UNIFICAÇÃO DO CORPO DE CONHECIMENTOS DESTA ÁREA. EM CONCORDÂNCIA COM ESTA PERSPECTIVA, O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA DEVE SALIENTAR A CENTRALIDADE E A IMPORTÂNCIA DA EVOLUÇÃO PARA ESTE COMPONENTE CURRICULAR. ENTRETANTO, AS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EVIDENCIAM UMA SÉRIE DE OBSTÁCULOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS REFERENTES À TEORIA EVOLUTIVA, BEM COMO PARA A ADOÇÃO DA EVOLUÇÃO COMO EIXO CENTRAL DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A CONSTATAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE TAIS DIFICULDADES IMPÕEM QUESTÕES SOBRE OS SUBSÍDIOS OFERECIDOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E PELAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DAS MESMAS. NESTA PERSPECTIVA, PODER-SE-IA DEMARCAR CORRESPONDÊNCIAS ENTRE, DE UM LADO, OS INDICADORES DE APRENDIZAGEM DERIVADOS DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS AO TEMA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA E, DE OUTRO LADO, O CONTEXTO ESCOLAR NO QUAL OCORREM OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESTA TEMÁTICA. CONSIDERANDO AS DIFERENTES DIMENSÕES EM RELAÇÃO ÀS QUAIS TAIS CORRESPONDÊNCIAS PODERIAM SER ANALISADAS, O PRESENTE TRABALHO CONCENTROU ÊNFASE EM INVESTIGAR SE OS INDICADORES DE APRENDIZAGEM REFERENTES AO TEMA EVOLUÇÃO DERIVADOS DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SERIAM EQUIVALENTES OU CONSISTENTES COM OS DESCRITORES PRECONIZADOS PELAS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP). NESTES TERMOS, OBJETIVAMOS COM ESTE ESTUDO INVESTIGAR E CARACTERIZAR AS POSSÍVEIS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE OS DESCRITORES E AS HABILIDADES PRECONIZADAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E OS INDICADORES DE APRENDIZAGEM EXPOSTOS PELAS PESQUISAS ACADÊMICAS REPRESENTADAS POR DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE ENSINO DE EVOLUÇÃO PRODUZIDAS NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS (1990-2010). BUSCAMOS VERIFICAR TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE A PRODUÇÃO ACADÊMICA SE CONSTITUIR EM RECURSO INSTRUCIONAL PARA APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. PARA TANTO, EMPREENDEMOS A ANÁLISE DOS CAPÍTULOS REFERENTES AO TEMA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA PRESENTES NOS MATERIAIS CURRICULARES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DISTRIBUÍDOS A TODA REDE ESTADUAL DE ENSINO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. POSTERIORMENTE, VERIFICAMOS AS POSSÍVEIS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE OS DESCRITORES DE APRENDIZAGEM PRECONIZADOS PELAS MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP E AS CONDIÇÕES DE ENSINO DE TAIS DESCRITORES, SEGUNDO O MATERIAL OFICIAL PAULISTA ENTREGUE AOS PROFESSORES. FINALMENTE, VERIFICAMOS QUAIS INDICADORES DE APRENDIZAGEM REFERENTES À EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SÃO OFERECIDOS PELA LITERATURA, BEM COMO SUAS EQUIVALÊNCIAS COM OS DESCRITORES APREGOADOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE AS COMPETÊNCIAS PRECONIZADAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS APRESENTAM CONCORDÂNCIAS COM A LITERATURA, MAS AS CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS EXPRESSAS PELOS CADERNOS DO ALUNO E DO PROFESSOR SE MOSTRAM DESFAVORÁVEIS, UMA VEZ QUE NÃO APRESENTAM SITUAÇÕES DE PRÁTICA REFLEXIVA E TUTELADA EM CONTEXTOS DISTINTOS A TODOS OS INDICADORES DE APRENDIZAGEM PREVISTOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS. CONSTATAMOS TAMBÉM A EXISTÊNCIA DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE DESCRITORES E INDICADORES DE APRENDIZAGEM, TODAVIA AS CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SUGERIDAS PELAS PESQUISAS ENCONTRAM AS MESMAS DIFICULDADES DAQUELAS IDENTIFICADAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS COMPETÊNCIAS PRESCRITAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY EDUCATION;
DESCRIPTORS;
HIGH SCHOOL;
LEARNING
SARESP.
SKILLS;
TEACHING OF EVOLUTION;
Resumo Original (EN):
THE EVOLUTIONARY THEORY PLAYS A FUNDAMENTAL ROLE IN THE BIOLOGICAL SCIENCES, DATA THAT MAKES POSSIBLE THE ORGANIZATION AND UNIFICATION OF THE CORPUS OF KNOWLEDGE IN THIS AREA. IN AGREEMENT WITH THIS PERSPECTIVE, THE BIOLOGY TEACHING AND LEARNING MUST HIGHLIGHT THE CENTRALITY AND THE IMPORTANCE OF THE EVOLUTION FOR THIS CURRICULUM COMPONENT. HOWEVER, THE BRAZILIAN RESEARCHES ON THE TEACHING OF BIOLOGICAL EVOLUTION SHOW A SERIES OF OBSTACLES TO BUILDING CONTENTS CONCERNING TO THE EVOLUTIONARY THEORY, AS WELL AS THE ADOPTION OF THE EVOLUTION AS THE CENTRAL AXIS OF THE BIOLOGY DISCIPLINE. THE FACT AND THE RECOGNITION OF THESE DIFFICULTIES IMPOSE QUESTIONS ABOUT THE SUBSIDIES OFFERED BY OFFICIAL DOCUMENTS OF THE BASIC EDUCATION IN THE STATE OF SÃO PAULO AND BY THE ACADEMIC RESEARCHES ON THE TEACHING OF EVOLUTION IN ORDER TO FACE THEM. IN THIS PERSPECTIVE, IT COULD BE ABLE TO DEMARCATE CORRESPONDENCES BETWEEN, ON ONE HAND, THE LEARNING, INDICATORS DERIVED FROM ACADEMIC RESEARCHES ON TEACHING CONTENT RELATED TO THE SUBJECT ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE AND ON THE OTHER HAND, THE SCHOOL CONTEXT IN WHICH OCCUR THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES OF THIS SUBJECT. CONSIDERING THE DIFFERENT DIMENSIONS ON WHICH SUCH MATCHES COULD BE ANALYZED, THIS STUDY FOCUSED EMPHASIS ON INVESTIGATING WHETHER THE INDICATORS OF LEARNING ON THE SUBJECT OF EVOLUTION DERIVED FROM ACADEMIC RESEARCHES WOULD BE EQUIVALENT TO OR CONSISTENT WITH THE DESCRIPTORS RECOMMENDED BY THE MATRICES OF REFERENCE OF THE EVALUATION SYSTEM OF THE SCHOOL PERFORMANCE OF THE STATE OF SÃO PAULO (SARESP). IN THESE TERMS, THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE AND CHARACTERIZE THE POSSIBLE MATCHES BETWEEN DESCRIPTORS AND THE SKILLS RECOMMENDED IN OFFICIAL DOCUMENTS OF THE BASIC EDUCATION IN THE STATE OF SAO PAULO AND THE INDICATORS OF LEARNING EXHIBITED BY ACADEMIC RESEARCHERS REPRESENTED BY DISSERTATIONS AND THESES ON TEACHING EVOLUTION PRODUCED IN THE PAST TWO DECADES (1990-2010). WE SEEK TO VERIFY ALSO THE POSSIBILITY OF THE ACADEMIC PRODUCTION TO CONSTITUTE IN INSTRUCTIONAL RESOURCES FOR PROFESSIONAL LEARNING OF TEACHING PROGRAMS IN THE CONTEXT FOR EVALUATING SCHOOL PERFORMANCE IN RELATION TO THE TEACHING OF THE BIOLOGICAL EVOLUTION. FOR THAT, WE UNDERTOOK THE ANALYSIS OF CHAPTERS RELATING TO THE SUBJECT ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE PRESENT IN THE CURRICULUM MATERIALS OF THE BIOLOGY DISCIPLINE DISTRIBUTED TO ALL STATE SCHOOLS BY THE DEPARTMENT OF EDUCATION OF THE STATE OF SAO PAULO. LATER, IT WAS CHECKED THE POSSIBLE MATCHES BETWEEN DESCRIPTORS OF LEARNING RECOMMENDED BY MATRIX OF REFERENCE SARESP AND THE TEACHING CONDITIONS OF SUCH DESCRIPTORS, ACCORDING TO OFFICIAL MATERIAL GIVEN TO THE TEACHERS IN SÃO PAULO. FINALLY, IT WAS FOUND WHICH INDICATORS OF LEARNING RELATED TO BIOLOGICAL EVOLUTION ARE OFFERED IN THE LITERATURE, AS WELL AS THEIR EQUIVALENCE WITH THE DESCRIPTORS TOUTED IN OFFICIAL DOCUMENTS OF THE BASIC EDUCATION IN THE STATE OF SÃO PAULO. THE RESULTS OBTAINED INDICATE THAT THE COMPETENCIES PURSUED BY THE OFFICIAL DOCUMENTS SHOW CONCORDANCE WITH THE LITERATURE, BUT THE CONDITIONS OF THEIR DEVELOPMENT EXPRESSED BY THE STUDENT AND TEACHER?S WORKBOOKS ARE SHOWN UNFAVORABLE, ONCE IT DOES NOT PRESENT SITUATIONS OF REFLECTIVE AND TUTORED PRACTICE IN DISTINCT CONTEXTS TO ALL INDICATORS OF LEARNING PROVIDED BY THE OFFICIAL DOCUMENTS. IT WAS ALSO NOTED THE EXISTENCE OF CORRESPONDENCE BETWEEN DESCRIPTORS AND INDICATORS OF LEARNING, YET THE CONDITIONS OF THE DEVELOPMENT OF THE SKILLS SUGGESTED BY THE RESEARCHES FOUND THE SAME DIFFICULTIES AS THOSE IDENTIFIED FOR TEACHING AND LEARNING SKILLS PRESCRIBED BY THE OFFICIAL DOCUMENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20120130_SILVA CAIO SAMUEL FRANCISCATI DA.pdf
Tamanho:
5268 Kb (5268052 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/04/2012 ÀS 16:07:11
Atualizado:
04/04/2012 ÀS 16:07:11
Visitas:
1212
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 09:32:47
Downloads:
61
Último Download em :
17/02/2020 ÀS 13:58:00
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por