Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL, SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET
Autor:
ARRUDA, ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI DE
Email:
arrudafilosofia@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. MONTOYA, ADRIÁN OSCAR DONGO
Dr. BECKER, FERNANDO
Data de Defesa:
30/09/2004
Palavras-Chave (PT):
COGNIÇÃO
CONSTRUÇÃO
EPISTEMOLOGIA
Resumo Original (PT):
ESTA DISSERTAÇÃO DISCUTE O PAPEL DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL, APRESENTANDO PRIMEIRAMENTE ESTE TEMA ATRAVÉS DOS FILÓSOFOS DESCARTES, HUME E KANT, PARA DEPOIS ELUCIDAR ESTA QUESTÃO POR INTERMÉDIO DA INVESTIGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA PROPOSTA POR PIAGET. COM ESSES REFERENCIAIS BUSCAMOS APRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO E PARTICULARMENTE AO ENSINO DE CIÊNCIAS À MEDIDA QUE VERIFICAMOS UMA VISÃO RACIONALISTA, UMA EMPIRISTA, UMA APRIORISTA E POR ÚLTIMO UMA CONSTRUTIVISTA, A QUAL REFERENDAMOS ESTA ÚLTIMA COMO A MAIS ADEQUADA, À MEDIDA QUE RECONHECE O CONHECIMENTO COMO UMA CONSTRUÇÃO, QUE RESPEITA OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS SUJEITOS E QUE AINDA BUSCA MELHORES MÉTODOS QUE POSSIBILITEM UMA MELHOR APRENDIZAGEM E UM MAIOR DOMÍNIO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
COGNITION
CONSTRUCTION
EPISTEMOLOGY
Resumo Original (EN):
THIS ESSAY DISCUSSES THE ROLE OF EXPERIENCE IN THE SPATIAL NOTION FORMATION, PRESENTING FIRSTLY THIS DISCUSSION THROUGH THE FOLLOWING PHILOSOPHERS: DESCARTES, HUME AND KANT, TO THEN, CLARIFY THIS QUESTION THROUGH THE EPISTEMOLOGICAL INVESTIGATION PROPOSED BY PIAGET. ON THIS BASIS, WE AIMED AT PRESENTING A CONTRIBUTION TO EDUCATION AND, PARTICULARLY, TO SCIENCE TEACHING AS WE PRESENT A RATIONALISTIC, EMPIRICAL, APRIORISTIC AND FINALLY A CONSTRUCTIVIST VIEW, BEING THE LAST ONE CONSIDERED THE MOST ADEQUATE, ONCE IT RECOGNIZES KNOWLEDGE AS A CONSTRUCTION, RESPECTS THE INDIVIDUAL?S COGNITIVE DEVELOPMENT STAGES AND, ALSO SEARCHES FOR MORE APPROPRIATE METHODS THAT ENABLE BETTER LEARNING, BESIDES A GREATER DOMAIN AND CONSTRUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE.
Arquivo:
DIS_MEST20040930_ARRUDA ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI DE.pdf
Tamanho:
685 Kb (685036 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/08/2007 ÀS 11:58:23
Atualizado:
08/08/2007 ÀS 11:58:23
Visitas:
1380
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 06:41:32
Downloads:
199
Último Download em :
03/07/2021 ÀS 11:19:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por