DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL, SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET |
Autor: |
ARRUDA, ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI DE |
Email: |
arrudafilosofia@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2004 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Dr. MONTOYA, ADRIÁN OSCAR DONGO ♠ Dr. BECKER, FERNANDO
|
Data de Defesa: |
30/09/2004 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ COGNIÇÃO ♠ CONSTRUÇÃO ♠ EPISTEMOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA DISSERTAÇÃO DISCUTE O PAPEL DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL, APRESENTANDO
PRIMEIRAMENTE ESTE TEMA ATRAVÉS DOS FILÓSOFOS DESCARTES, HUME E KANT, PARA DEPOIS ELUCIDAR ESTA
QUESTÃO POR INTERMÉDIO DA INVESTIGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA PROPOSTA POR PIAGET. COM ESSES
REFERENCIAIS BUSCAMOS APRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO E PARTICULARMENTE AO ENSINO DE
CIÊNCIAS À MEDIDA QUE VERIFICAMOS UMA VISÃO RACIONALISTA, UMA EMPIRISTA, UMA APRIORISTA E POR
ÚLTIMO UMA CONSTRUTIVISTA, A QUAL REFERENDAMOS ESTA ÚLTIMA COMO A MAIS ADEQUADA, À MEDIDA QUE
RECONHECE O CONHECIMENTO COMO UMA CONSTRUÇÃO, QUE RESPEITA OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO DOS SUJEITOS E QUE AINDA BUSCA MELHORES MÉTODOS QUE POSSIBILITEM UMA MELHOR
APRENDIZAGEM E UM MAIOR DOMÍNIO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ COGNITION ♠ CONSTRUCTION ♠ EPISTEMOLOGY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS ESSAY DISCUSSES THE ROLE OF EXPERIENCE IN THE SPATIAL NOTION FORMATION, PRESENTING FIRSTLY THIS
DISCUSSION THROUGH THE FOLLOWING PHILOSOPHERS: DESCARTES, HUME AND KANT, TO THEN, CLARIFY THIS
QUESTION THROUGH THE EPISTEMOLOGICAL INVESTIGATION PROPOSED BY PIAGET. ON THIS BASIS, WE AIMED AT
PRESENTING A CONTRIBUTION TO EDUCATION AND, PARTICULARLY, TO SCIENCE TEACHING AS WE PRESENT A
RATIONALISTIC, EMPIRICAL, APRIORISTIC AND FINALLY A CONSTRUCTIVIST VIEW, BEING THE LAST ONE CONSIDERED
THE MOST ADEQUATE, ONCE IT RECOGNIZES KNOWLEDGE AS A CONSTRUCTION, RESPECTS THE INDIVIDUAL?S
COGNITIVE DEVELOPMENT STAGES AND, ALSO SEARCHES FOR MORE APPROPRIATE METHODS THAT ENABLE BETTER
LEARNING, BESIDES A GREATER DOMAIN AND CONSTRUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20040930_ARRUDA ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI DE.pdf
|
Tamanho: |
685 Kb (685036 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
08/08/2007 ÀS 11:58:23 |
Atualizado: |
08/08/2007 ÀS 11:58:23 |
Visitas: |
1394 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 00:07:05 |
Downloads: |
199 |
Último Download em : |
03/07/2021 ÀS 11:19:21 |