Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE FÍSICA PARA PESSOAS SURDAS: O PROCESSO EDUCACIONAL DO SURDO NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR.
Autor:
ALVES, FÁBIO DE SOUZA
Email:
proffabiofisica@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Drª. LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA
Data de Defesa:
06/02/2012
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO DOS SURDOS
ENSINO/APRENDIZAGEM DE FÍSICA
LIBRAS
Resumo Original (PT):
A PRESENÇA DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA COMUM JÁ É UMA REALIDADE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR E COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM FÍSICA DE UMA ALUNA SURDA PRESENTE UMA SALA DE AULA DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. NOSSOS SUJEITOS SÃO PROFESSOR DE FÍSICA E UMA ALUNA SURDA QUE POSSUI A HABILIDADE DA LEITURA OROFACIAL (LOF) E NÃO POSSUI TRADUTOR/INTERPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. PARTIMOS DAS CONCEPÇÕES SÓCIO-INTERACIONISTAS DE VYGOSTSKY E BAKTHIN PARA APROPRIAÇÃO COMPARTILHAMENTO E POSTERIOR APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS. NOSSA PESQUISA É QUALITATIVA E PARA COLETA DOS DADOS UTILIZAMOS TRÊS FONTES DE PESQUISA: A OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE FÍSICA CUJOS TEMAS ELABORADOS E TRABALHADOS PELO PROFESSOR FORAM CARGA ELÉTRICA, FORÇA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO. NA SEGUNDA FONTE DE DADOS DA PESQUISA, REALIZAMOS UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM O PROFESSOR DE FÍSICA COMPOSTA DE VINTE UMA QUESTÕES, RESPONDIDAS POR ESCRITO PELO PROFESSOR. NA TERCEIRA FONTE DE DADOS FOI APLICADA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM A ALUNA SURDA COMPOSTA DE TRINTA E SEIS QUESTÕES PREPARADAS PELO PESQUISADOR E TRÊS QUESTÕES DE FÍSICA SOBRE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA APLICADAS PELO PROFESSOR DE FÍSICA EM UMA PROVA. COM BASE NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA FORAM ANALISADOS OS DADOS DAS ENTREVISTAS DO PROFESSOR E DA ALUNA SURDA E DAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA EM UNIDADES DE SIGNIFICADO E POSTERIORMENTE REUNIDAS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. NAS OBSERVAÇÕES DE SALA DE AULA ENCONTRAMOS CINCO CATEGORIAS CORRESPONDENTES A: INTERAÇÕES RECÍPROCAS DA ALUNA SURDA COM OS ALUNOS OUVINTES; INTERAÇÕES COM O PROFESSOR DE FÍSICA; SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA, SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO; E SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. NA ANÁLISE DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR ENCONTRAMOS SEIS CATEGORIAS DE ANÁLISE SENDO ELAS: AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A SURDEZ; PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ALUNA SURDA; A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS; SOBRE A POLÍTICA DE INCLUSÃO DO ESTADO E SOBRE A PRESENÇA DO INTERPRETE EM SALA DE AULA. PARA UMA MELHOR ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA ENTREVISTA E DAS QUESTÕES DE FÍSICA RESPONDIDAS PELA ALUNA SURDA DIVIDIMOS EM DUAS ETAPAS UMA QUE CORRESPONDE A TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: 1- RELAÇÕES ENSINO/APRENDIZAGEM, NOTAS, PROVAS E CONCEITOS E O PROFESSOR DE FÍSICA, 2 ? INCLUSÃO, 3 - AS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E UMA SEGUNDA ETAPA RELACIONADA A QUESTÕES DE FÍSICA UTILIZANDO POLYA E REIF NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA. PARA O CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO O USO DE FIGURAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SE MOSTROU EFICIENTE, MAS PARA CONCEITOS MAIS ELABORADOS (FORÇA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO) AS FIGURAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS. CONCLUÍMOS QUE A ALUNA SURDA TEVE SEU APRENDIZADO EM FÍSICA BEM REDUZIDO PELA LIMITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRE OS PARES. PERCEBEMOS QUE A ESCOLA, O PROFESSOR E A ALUNA IGNORAM O DECRETO 5626/2005 EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DE TRADUTOR/INTERPRETE DE LIBRAS NO AMBIENTE ESCOLAR. O PROFESSOR ASSUME QUE NÃO SABE SE A ALUNA APRENDE OS CONTEÚDOS E TAMBÉM DESCONHECE COMPLETAMENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ALUNA SURDA SE ADAPTA AS CONDIÇÕES OFERECIDAS PELA ESCOLA, COM RELATIVO CONFORMISMO. POR FIM, QUE O AMBIENTE ESCOLAR TEM PROMOVIDO A INTEGRAÇÃO ESCOLAR DA ALUNA SURDA.
Título (EN):
PHYSICS EDUCATION FOR THE DEAF: THE EDUCATIONAL
Palavras-Chave (EN):
EDUCATION OF THE DEAF
LIBRAS
TEACHING / LEARNING IN PHYSICS
Resumo Original (EN):
THE PRESENCE OF DEAF STUDENTS IN THE CLASSROOM IS ALREADY A COMMON REALITY. THIS STUDY AIMS TO INVESTIGATE AND UNDERSTAND HOW IS THE PROCESS OF TEACHING / LEARNING IN PHYSICS OF A DEAF STUDENT PRESENT A CLASSROOM OF THIRD GRADE OF SECONDARY EDUCATION AT A PUBLIC SCHOOL OF SÃO PAULO STATE. OUR SUBJECTS ARE PHYSICS TEACHER AND A DEAF STUDENT WHO HAS THE SKILL OF LIP READING (LOF) AND NO TRANSLATOR/INTERPRETER OF SIGN LANGUAGE IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. WE STARTED THE SOCIAL-INTERACTIONIST CONCEPTIONS OF VYGOTSKY AND BAKHTIN TO SHARE OWNERSHIP AND SUBSEQUENT APPROPRIATION OF PHYSICAL CONCEPTS. OUR RESEARCH IS QUALITATIVE DATA COLLECTION AND USE THREE SOURCES: THE OBSERVATIONS OF PHYSICS CLASSES WITH THEMES DESIGNED AND WORKED BY THE TEACHER WERE ELECTRIC CHARGE, ELECTRIC FORCE AND ELECTRIC FIELD. THE SECOND SOURCE OF RESEARCH DATA, WE CONDUCTED A STRUCTURED INTERVIEW WITH PHYSICS? TEACH OF CONSISTS OF TWENTY ONE QUESTIONS ANSWERED IN WRITING BY THE TEACHER. THE THIRD DATA SOURCE WAS APPLIED STRUCTURED INTERVIEW WITH THE DEAF STUDENT COMPOSED OF THIRTY-SIX QUESTIONS PREPARED BY THE RESEARCHER AND THREE QUESTIONS ABOUT THE CONTENT OF PHYSICS WORKED IN THE CLASSROOM BY A PROFESSOR OF APPLIED PHYSICS IN A RACE. BASED ON THE DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS ANALYZED DATA FROM INTERVIEWS OF THE TEACHER AND DEAF STUDENT AND CLASSROOM OBSERVATIONS IN UNITS OF MEANING AND SUBSEQUENTLY GROUPED INTO CATEGORIES OF ANALYSIS. IN CLASSROOM OBSERVATIONS ARE FIVE CATEGORIES CORRESPONDING TO: RECIPROCAL INTERACTIONS OF DEAF STUDENT WITH HEARING STUDENTS, INTERACTIONS WITH THE PROFESSOR OF PHYSICS, ABOUT THE TEACHING OF PHYSICS, ON THE ASSESSMENT PROCEDURES, AND ON INDISCIPLINE IN ROOM CLASSROOM. IN THE ANALYSIS OF THE INTERVIEW WITH THE TEACHER FOUND SIX CATEGORIES OF ANALYSIS WHICH ARE: THE PERCEPTIONS OF TEACHERS ABOUT DEAFNESS PERCEPTIONS TEACHERS HAVE ABOUT TEACHING AND LEARNING OF THE DEAF STUDENT, THE USE OF MATERIALS AND RESOURCES FOR TEACHING PHYSICS FOR THE DEAF, ABOUT THE INCLUSION POLICY OF THE STATE AND THE PRESENCE OF THE INTERPRETER IN THE CLASSROOM. TO BETTER ORGANIZE AND ANALYZE DATA FROM THE INTERVIEW AND ANSWERED QUESTIONS IN PHYSICS SHARED BY DEAF STUDENT IN A TWO STEPS CORRESPONDING TO THREE MAIN AREAS: 1 - RELATIONS TEACHING/LEARNING, NOTES, AND CONCEPTS EXAMINATIONS AND PROFESSOR OF PHYSICS, 2 - INCLUSION, 3 - RELATIONSHIPS WITHIN THE SCHOOL ENVIRONMENT AND A SECOND STAGE ISSUES RELATED TO PHYSICS USING POLYA AND REIF IN SOLVING PHYSICS PROBLEMS. FOR THE CONCEPT OF ELECTRIC CHARGE AND ELECTRIC FIELD USING PICTURES AS A STRATEGY FOR TEACHING WAS EFFICIENT, BUT MORE ELABORATE CONCEPTS (ELECTRIC FORCE AND ELECTRIC FIELD) FIGURES WERE NOT ENOUGH FOR THE APPROPRIATION OF CONCEPTS. WE CONCLUDE THAT THE DEAF STUDENT LEARNING IN PHYSICS HAD ITS GREATLY REDUCED BY LIMITING THE COMMUNICATION IN THE CLASSROOM AMONG PEERS. WE REALIZED THAT THE SCHOOL, THE TEACHER AND STUDENT IGNORE THE DECREE 5626/2005 DUE TO LACK LIBRAS TRANSLATOR/INTERPRETER IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. THE TEACHER ASSUMES THAT YOU DO NOT KNOW IF THE STUDENT LEARNS THE CONTENT AND ALSO COMPLETELY UNAWARE ABOUT INCLUSIVE EDUCATION. THE DEAF STUDENT ADAPTS TO THE CONDITIONS OFFERED BY THE SCHOOL, WITH RELATIVE CONFORMITY. FINALLY, THE SCHOOL ENVIRONMENT HAS PROMOTED THE INTEGRATION OF DEAF STUDENT SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20120206_ALVES FABIO DE SOUZA.pdf
Tamanho:
1875 Kb (1875211 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/04/2012 ÀS 15:23:05
Atualizado:
04/04/2012 ÀS 15:23:05
Visitas:
2843
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 16:27:27
Downloads:
407
Último Download em :
03/01/2023 ÀS 21:48:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por