DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ENSINO DE FÍSICA PARA PESSOAS SURDAS: O PROCESSO EDUCACIONAL DO SURDO NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. |
Autor: |
ALVES, FÁBIO DE SOUZA |
Email: |
proffabiofisica@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE ♠ Drª. LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA
|
Data de Defesa: |
06/02/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO DOS SURDOS ♠ ENSINO/APRENDIZAGEM DE FÍSICA ♠ LIBRAS
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENÇA DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA COMUM JÁ É UMA REALIDADE. ESTE ESTUDO TEM COMO
OBJETIVO INVESTIGAR E COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM FÍSICA
DE UMA ALUNA SURDA PRESENTE UMA SALA DE AULA DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA
ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. NOSSOS SUJEITOS SÃO PROFESSOR DE FÍSICA E UMA ALUNA
SURDA QUE POSSUI A HABILIDADE DA LEITURA OROFACIAL (LOF) E NÃO POSSUI TRADUTOR/INTERPRETE DE
LÍNGUA DE SINAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. PARTIMOS DAS CONCEPÇÕES SÓCIO-INTERACIONISTAS DE
VYGOSTSKY E BAKTHIN PARA APROPRIAÇÃO COMPARTILHAMENTO E POSTERIOR APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS
FÍSICOS. NOSSA PESQUISA É QUALITATIVA E PARA COLETA DOS DADOS UTILIZAMOS TRÊS FONTES DE
PESQUISA: A OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE FÍSICA CUJOS TEMAS ELABORADOS E TRABALHADOS PELO
PROFESSOR FORAM CARGA ELÉTRICA, FORÇA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO. NA SEGUNDA FONTE DE DADOS
DA PESQUISA, REALIZAMOS UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM O PROFESSOR DE FÍSICA COMPOSTA DE
VINTE UMA QUESTÕES, RESPONDIDAS POR ESCRITO PELO PROFESSOR. NA TERCEIRA FONTE DE DADOS FOI
APLICADA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM A ALUNA SURDA COMPOSTA DE TRINTA E SEIS QUESTÕES
PREPARADAS PELO PESQUISADOR E TRÊS QUESTÕES DE FÍSICA SOBRE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM
SALA DE AULA APLICADAS PELO PROFESSOR DE FÍSICA EM UMA PROVA. COM BASE NA ANÁLISE TEXTUAL
DISCURSIVA FORAM ANALISADOS OS DADOS DAS ENTREVISTAS DO PROFESSOR E DA ALUNA SURDA E DAS
OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA EM UNIDADES DE SIGNIFICADO E POSTERIORMENTE REUNIDAS EM
CATEGORIAS DE ANÁLISE. NAS OBSERVAÇÕES DE SALA DE AULA ENCONTRAMOS CINCO CATEGORIAS
CORRESPONDENTES A: INTERAÇÕES RECÍPROCAS DA ALUNA SURDA COM OS ALUNOS OUVINTES; INTERAÇÕES
COM O PROFESSOR DE FÍSICA; SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA, SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE
AVALIAÇÃO; E SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. NA ANÁLISE DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR
ENCONTRAMOS SEIS CATEGORIAS DE ANÁLISE SENDO ELAS: AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A
SURDEZ; PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ALUNA SURDA; A UTILIZAÇÃO
DE MATERIAIS E RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS; SOBRE A POLÍTICA DE INCLUSÃO DO
ESTADO E SOBRE A PRESENÇA DO INTERPRETE EM SALA DE AULA. PARA UMA MELHOR ORGANIZAÇÃO E
ANÁLISE DOS DADOS DA ENTREVISTA E DAS QUESTÕES DE FÍSICA RESPONDIDAS PELA ALUNA SURDA
DIVIDIMOS EM DUAS ETAPAS UMA QUE CORRESPONDE A TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: 1- RELAÇÕES
ENSINO/APRENDIZAGEM, NOTAS, PROVAS E CONCEITOS E O PROFESSOR DE FÍSICA, 2 ? INCLUSÃO, 3 - AS
RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E UMA SEGUNDA ETAPA RELACIONADA A QUESTÕES DE FÍSICA
UTILIZANDO POLYA E REIF NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA. PARA O CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA
E CAMPO ELÉTRICO O USO DE FIGURAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SE MOSTROU EFICIENTE, MAS PARA
CONCEITOS MAIS ELABORADOS (FORÇA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO) AS FIGURAS NÃO FORAM SUFICIENTES
PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS. CONCLUÍMOS QUE A ALUNA SURDA TEVE SEU APRENDIZADO EM
FÍSICA BEM REDUZIDO PELA LIMITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRE OS PARES.
PERCEBEMOS QUE A ESCOLA, O PROFESSOR E A ALUNA IGNORAM O DECRETO 5626/2005 EM RAZÃO DA
AUSÊNCIA DE TRADUTOR/INTERPRETE DE LIBRAS NO AMBIENTE ESCOLAR. O PROFESSOR ASSUME QUE NÃO
SABE SE A ALUNA APRENDE OS CONTEÚDOS E TAMBÉM DESCONHECE COMPLETAMENTE SOBRE A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ALUNA SURDA SE ADAPTA AS CONDIÇÕES OFERECIDAS PELA ESCOLA, COM RELATIVO
CONFORMISMO. POR FIM, QUE O AMBIENTE ESCOLAR TEM PROMOVIDO A INTEGRAÇÃO ESCOLAR DA ALUNA
SURDA. |
|
Título (EN): |
PHYSICS EDUCATION FOR THE DEAF: THE EDUCATIONAL |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATION OF THE DEAF ♠ LIBRAS ♠ TEACHING / LEARNING IN PHYSICS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENCE OF DEAF STUDENTS IN THE CLASSROOM IS ALREADY A COMMON REALITY. THIS STUDY AIMS TO
INVESTIGATE AND UNDERSTAND HOW IS THE PROCESS OF TEACHING / LEARNING IN PHYSICS OF A DEAF
STUDENT PRESENT A CLASSROOM OF THIRD GRADE OF SECONDARY EDUCATION AT A PUBLIC SCHOOL OF SÃO
PAULO STATE. OUR SUBJECTS ARE PHYSICS TEACHER AND A DEAF STUDENT WHO HAS THE SKILL OF LIP READING
(LOF) AND NO TRANSLATOR/INTERPRETER OF SIGN LANGUAGE IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. WE STARTED THE
SOCIAL-INTERACTIONIST CONCEPTIONS OF VYGOTSKY AND BAKHTIN TO SHARE OWNERSHIP AND SUBSEQUENT
APPROPRIATION OF PHYSICAL CONCEPTS. OUR RESEARCH IS QUALITATIVE DATA COLLECTION AND USE THREE
SOURCES: THE OBSERVATIONS OF PHYSICS CLASSES WITH THEMES DESIGNED AND WORKED BY THE TEACHER
WERE ELECTRIC CHARGE, ELECTRIC FORCE AND ELECTRIC FIELD. THE SECOND SOURCE OF RESEARCH DATA, WE
CONDUCTED A STRUCTURED INTERVIEW WITH PHYSICS? TEACH OF CONSISTS OF TWENTY ONE QUESTIONS
ANSWERED IN WRITING BY THE TEACHER. THE THIRD DATA SOURCE WAS APPLIED STRUCTURED INTERVIEW WITH
THE DEAF STUDENT COMPOSED OF THIRTY-SIX QUESTIONS PREPARED BY THE RESEARCHER AND THREE
QUESTIONS ABOUT THE CONTENT OF PHYSICS WORKED IN THE CLASSROOM BY A PROFESSOR OF APPLIED
PHYSICS IN A RACE. BASED ON THE DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS ANALYZED DATA FROM INTERVIEWS OF THE
TEACHER AND DEAF STUDENT AND CLASSROOM OBSERVATIONS IN UNITS OF MEANING AND SUBSEQUENTLY
GROUPED INTO CATEGORIES OF ANALYSIS. IN CLASSROOM OBSERVATIONS ARE FIVE CATEGORIES
CORRESPONDING TO: RECIPROCAL INTERACTIONS OF DEAF STUDENT WITH HEARING STUDENTS, INTERACTIONS WITH
THE PROFESSOR OF PHYSICS, ABOUT THE TEACHING OF PHYSICS, ON THE ASSESSMENT PROCEDURES, AND ON
INDISCIPLINE IN ROOM CLASSROOM. IN THE ANALYSIS OF THE INTERVIEW WITH THE TEACHER FOUND SIX
CATEGORIES OF ANALYSIS WHICH ARE: THE PERCEPTIONS OF TEACHERS ABOUT DEAFNESS PERCEPTIONS
TEACHERS HAVE ABOUT TEACHING AND LEARNING OF THE DEAF STUDENT, THE USE OF MATERIALS AND
RESOURCES FOR TEACHING PHYSICS FOR THE DEAF, ABOUT THE INCLUSION POLICY OF THE STATE AND THE
PRESENCE OF THE INTERPRETER IN THE CLASSROOM. TO BETTER ORGANIZE AND ANALYZE DATA FROM THE
INTERVIEW AND ANSWERED QUESTIONS IN PHYSICS SHARED BY DEAF STUDENT IN A TWO STEPS
CORRESPONDING TO THREE MAIN AREAS: 1 - RELATIONS TEACHING/LEARNING, NOTES, AND CONCEPTS
EXAMINATIONS AND PROFESSOR OF PHYSICS, 2 - INCLUSION, 3 - RELATIONSHIPS WITHIN THE SCHOOL
ENVIRONMENT AND A SECOND STAGE ISSUES RELATED TO PHYSICS USING POLYA AND REIF IN SOLVING
PHYSICS PROBLEMS. FOR THE CONCEPT OF ELECTRIC CHARGE AND ELECTRIC FIELD USING PICTURES AS A
STRATEGY FOR TEACHING WAS EFFICIENT, BUT MORE ELABORATE CONCEPTS (ELECTRIC FORCE AND ELECTRIC
FIELD) FIGURES WERE NOT ENOUGH FOR THE APPROPRIATION OF CONCEPTS. WE CONCLUDE THAT THE DEAF
STUDENT LEARNING IN PHYSICS HAD ITS GREATLY REDUCED BY LIMITING THE COMMUNICATION IN THE
CLASSROOM AMONG PEERS. WE REALIZED THAT THE SCHOOL, THE TEACHER AND STUDENT IGNORE THE
DECREE 5626/2005 DUE TO LACK LIBRAS TRANSLATOR/INTERPRETER IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. THE
TEACHER ASSUMES THAT YOU DO NOT KNOW IF THE STUDENT LEARNS THE CONTENT AND ALSO COMPLETELY
UNAWARE ABOUT INCLUSIVE EDUCATION. THE DEAF STUDENT ADAPTS TO THE CONDITIONS OFFERED BY THE
SCHOOL, WITH RELATIVE CONFORMITY. FINALLY, THE SCHOOL ENVIRONMENT HAS PROMOTED THE INTEGRATION OF
DEAF STUDENT SCHOOL. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20120206_ALVES FABIO DE SOUZA.pdf
|
Tamanho: |
1875 Kb (1875211 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
04/04/2012 ÀS 15:23:05 |
Atualizado: |
04/04/2012 ÀS 15:23:05 |
Visitas: |
2843 |
Última Visita em : |
01/05/2024 ÀS 16:27:27 |
Downloads: |
407 |
Último Download em : |
03/01/2023 ÀS 21:48:26 |