Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INTERAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS COM E SEM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL
Autor:
FERREIRA, PRISCILA DE PAULA
Email:
priferreira_sn@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. GIMENIZ-PASCHOAL, SANDRA REGINA
Drª. LOUREIRO, SÔNIA REGINA
Data de Defesa:
27/01/2012
Palavras-Chave (PT):
FOBIA SOCIAL
INTERAÇÃO SOCIAL
INTERNET
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DA FOBIA SOCIAL EM PESSOAS COM ESSE DIAGNÓSTICO E A GRANDE UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO FORMA DE INTERAGIR SOCIALMENTE, OBJETIVA-SE CONSTRUIR E FAZER A VALIDAÇÃO PRELIMINAR DE UM INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE INTERAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS. A PARTIR DESSE INSTRUMENTO, OBJETIVA-SE COMPARAR O USO DE INTERAÇÕES VIRTUAIS ENTRE PESSOAS COM E SEM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL, BEM COMO ANALISAR AS CORRELAÇÕES ENTRE O REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS E O USO DA INTERNET PARA INTERAÇÕES SOCIAIS. PARA ISSO, UMA AMOSTRA DE 64 UNIVERSITÁRIOS, SENDO 26 COM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL E 38 SEM INDICATIVO RESPONDERAM AOS INSTRUMENTOS: INVENTÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS (IHS ? DEL PRETTE); AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS E CONTEXTOS NA VIDA UNIVERSITÁRIA ? Q-ACC-VU, MINI-SPIN (SOCIAL PHOBIA INVENTORY) E O INSTRUMENTO SOBRE INTERAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS DESENVOLVIDO. OS RESULTADOS INDICAM QUE O INSTRUMENTO CONSTRUÍDO APRESENTA BOAS QUALIDADES PSICOMÉTRICAS, CONSIDERANDO OS RESULTADOS DAS VALIDADES (PRELIMINARES) DE CONSTRUTO, DISCRIMINANTE E CONCORRENTE. OS RESULTADOS TAMBÉM INDICAM QUE OS PARTICIPANTES COM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL TENDEM A SE COMUNICAR COM UM NÚMERO REDUZIDO DE PESSOAS TANTO PESSOALMENTE COMO VIRTUALMENTE DEVIDO ÀS DIFICULDADES QUE ENCONTRAM NAS INTERAÇÕES PRESENCIAIS E QUE SE MANTÉM NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS. CONTUDO, A INTERNET PODE SER UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA ESSAS PESSOAS PORQUE ELAS DEMONSTRARAM TER MAIS DIFICULDADE DE TRATAR DE ALGUNS TEMAS PESSOALMENTE DO QUE PELA INTERNET, SENDO ESTE UM AMBIENTE EM QUE HÁ MENOR EXPOSIÇÃO PESSOAL, EVITANDO QUE SE DEMONSTRE INSEGURANÇA E ANSIEDADE E DIMINUINDO A EXPOSIÇÃO À REAÇÃO DO INTERLOCUTOR, QUE SÃO FORTES ESTÍMULOS AVERSIVOS PARA PESSOAS COM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL. AO ESQUIVAREM-SE DESSES AVERSIVOS OS INDIVÍDUOS SÃO REFORÇADOS NEGATIVAMENTE. POR OUTRO LADO, CONSEGUIR ABORDAR TAIS TEMAS PELA INTERNET FAVORECE OS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS, DE FORMA QUE A INTERAÇÃO VIRTUAL TAMBÉM É REFORÇADA POSITIVAMENTE. OS PARTICIPANTES SEM INDICATIVO DE FOBIA TAMBÉM TÊM MAIS FACILIDADE EM TRATAR DE ALGUNS TEMAS PELA INTERNET, ISTO INDICA QUE ALGUNS ELEMENTOS DAS INTERAÇÕES PRESENCIAIS PODEM SER AVERSIVOS QUER AS PESSOAS TENHAM OU NÃO INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL. OUTRO RESULTADO IMPORTANTE É QUE QUANTO MAIOR O NÚMERO DE PESSOAS COM QUEM OS PARTICIPANTES SEM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL INTERAGEM, MELHOR SEU REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS, ENQUANTO PARA OS PARTICIPANTES COM INDICATIVO DE FOBIA, MAIOR NÚMERO DE INTERAÇÕES SOCIAIS FOI RELACIONADO A MAIORES DÉFICITS DE HABILIDADES SOCIAIS. ISSO OCORRE OU PORQUE OS PARTICIPANTES COM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL, AO INTERAGIREM MAIS, PASSAM A CONHECER MELHOR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, OU DEVIDO À TENDÊNCIA DESSAS PESSOAS DE AVALIAR NEGATIVAMENTE TANTO A REAÇÃO DO OUTRO COMO SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO. ALÉM DISSO, PARTICIPANTES COM INDICATIVO DE FOBIA SOCIAL QUE DEMONSTRARAM MELHOR REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS INTERAGEM MAIS FREQUENTEMENTE PELA INTERNET. DESSA FORMA, PODE-SE CONCLUIR QUE A INTERNET NÃO SE CONFIGURA COMO UM AMBIENTE TOTALMENTE DISTINTO DAS INTERAÇÕES PRESENCIAIS, SENDO QUE, APESAR DAS CARACTERÍSTICAS PARTICULARES DESSE AMBIENTE, AS PESSOAS MANTÊM ALGUMAS DAS DIFICULDADES E FACILIDADES DE INTERAÇÃO EM AMBOS OS CONTEXTOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DA INTERNET PODE TER APLICAÇÃO EM PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO COMO UM AMBIENTE PARA INICIAR INTERAÇÕES SOCIAIS, SOBRETUDO PARA FÓBICOS SOCIAIS.
Título (EN):
VIRTUAL AND PERSONAL INTERACTIONS IN COLLEGE STUDENTS WITH AND WITHOUT SOCIAL PHOBIA INCLINATION
Palavras-Chave (EN):
INTERNET
SOCIAL INTERACTION
SOCIAL PHOBIA
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE INFLUENCE OF SOCIAL PHOBIA IN PATIENTS WITH THIS DIAGNOSIS AND THE WIDESPREAD USE OF THE INTERNET AS A FORM OF SOCIAL INTERACTION, THIS WORK AIMS AT CONSTRUCTING AND VALIDATING (PRELIMINARY) A TOOL FOR PERSONAL AND VIRTUAL INTERACTIONS SURVEY. WITH THIS TOOL, THIS STUDY COMPARES THE VIRTUAL INTERACTIONS AMONG PEOPLE WITH AND WITHOUT SOCIAL PHOBIA INCLINATION AND ANALYZES SOCIAL SKILLS REPERTOIRE AND INTERNET USAGE CORRELATION FOR SOCIAL INTERACTIONS. IT WAS SELECTED A SAMPLE OF 64 GRADUATE STUDENTS, 26 OF THEM HAD SOCIAL PHOBIA INCLINATION AND 38 HAD NOT. THEY WERE ASKED TO ANSWER: SOCIAL SKILLS INVENTORY (IHS ? DEL PRETTE), EVALUATIONS OF BEHAVIOURS AND ENVIRONMENTS IN GRADUATE LIFE (Q-ACC-VU); MINI SPIN (SOCIAL PHOBIA INVENTORY) AND THE VIRTUAL AND PERSONAL INTERACTION SURVEY DEVELOPED. THE RESULTS INDICATE THAT THIS SURVEY TOOL HAS GOOD PSYCHOMETRIC QUALITIES, CONSIDERING THE (PRELIMINARY) RESULTS OF VALIDITY OF CONSTRUCT, DISCRIMINATORY AND CONCURRENT. IT WAS FOUND THAT PARTICIPANTS WITH SOCIAL PHOBIA INCLINATION TEND TO COMMUNICATE, BOTH VIRTUALLY AND PERSONALLY, WITH LESS PEOPLE THAN PARTICIPANTS WHO DO NOT HAVE THIS INCLINATION. IT HAPPENS DUE TO DIFFICULTIES ENCOUNTERED IN THE FACE-TO-FACE INTERACTIONS THAT ARE MAINTAINED IN THE VIRTUAL WORLD. HOWEVER, INTERNET CAN BE AN IMPORTANT TOOL FOR PEOPLE INCLINED TO SOCIAL PHOBIA BECAUSE THEY DEMONSTRATED TO HAVE MORE DIFFICULTY TO DEAL WITH SOME SUBJECTS PERSONALLY THAN VIRTUALLY, WHICH IS AN ENVIRONMENT WHERE THERE IS LESS PERSONAL EXPOSURE, AVOIDING THE DEMONSTRATION OF INSECURITY AND ANXIETY AND DECREASING EXPOSURE TO THE REACTION OF THE INTERLOCUTOR, THAT ARE STRONG AVERSIVE STIMULI FOR PEOPLE WITH SOCIAL PHOBIA. BY AVOIDING THESE AVERSIVE STIMULI, INDIVIDUALS ARE NEGATIVELY REINFORCED. ON THE OTHER HAND, THE POSSIBILITY OF TALKING ABOUT THESE SUBJECTS ON THE INTERNET FOSTERS INTERPERSONAL RELATIONSHIPS, SO THAT VIRTUAL INTERACTION IS ALSO REINFORCED POSITIVELY. THE PARTICIPANTS WITHOUT SOCIAL PHOBIA INCLINATION HAVE FEWER DIFFICULTIES TO DEAL WITH CERTAIN SUBJECTS IN THE INTERNET, WHICH INDICATES THAT SOME COMPONENTS OF PERSONAL INTERACTION CAN BE AVERSIVE FOR BOTH PEOPLE WITH OR WITHOUT SOCIAL PHOBIA INCLINATION. ANOTHER IMPORTANT OUTCOME IS THAT PARTICIPANTS WITHOUT SOCIAL PHOBIA INCLINATION WHO INTERACT WITH MORE PEOPLE PRESENT BETTER SOCIAL SKILLS REPERTOIRE. THE RESULT FOR PARTICIPANTS WITH SOCIAL PHOBIA INCLINATION IS THE OPPOSITE: THE HIGHER NUMBER OF PEOPLE THEY INTERACT WITH, THE LARGER THEIRS SOCIAL SKILLS DEFICIT. ONE POSSIBLE EXPLANATION IS THAT AS PARTICIPANTS WITH AN INCLINATION FOR SOCIAL PHOBIA INTERACT MORE WITH OTHER PEOPLE, THEY LEARN MORE ABOUT THEIR OWN DIFFICULTIES. ANOTHER POSSIBLE EXPLANATION IS RELATED TO THE FACT THAT THESE PARTICIPANTS TEND TO EVALUATE NEGATIVELY THE REACTION OF OTHER PEOPLE AND THEIR OWN BEHAVIOUR. IN ADDITION, PARTICIPANTS WHO HAVE SOCIAL PHOBIA INCLINATION AND HAVE A BETTER REPERTOIRE OF SOCIAL SKILLS INTERACT MORE ON THE INTERNET. THUS, WE CAN CONCLUDE THAT THE INTERNET IS NOT CONFIGURED AS A TOTALLY DIFFERENT ENVIRONMENT OF THE PERSONALLY INTERACTIONS, AND, DESPITE THE PARTICULAR CHARACTERISTICS OF THIS ENVIRONMENT, PEOPLE KEEP SOME OF THE DIFFICULTIES OF INTERACTION IN BOTH CONTEXTS. THE RESULTS INDICATE THAT INTERNET USE MAY HAVE APPLICATION IN INTERVENTIONAL PROCEDURES SUCH AS AN ENVIRONMENT TO INITIATE SOCIAL INTERACTIONS, ESPECIALLY FOR SOCIAL PHOBICS.
Arquivo:
DIS_MEST20120127_FERREIRA PRISCILA DE PAULA.pdf
Tamanho:
1418 Kb (1418226 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/03/2012 ÀS 16:23:44
Atualizado:
02/03/2012 ÀS 16:23:44
Visitas:
1511
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 11:33:32
Downloads:
70
Último Download em :
31/10/2022 ÀS 13:51:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por