Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL COM TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA UNIVERSITÁRIOS COM FOBIA SOCIAL
Autor:
ROCHA, JULIANA FERREIRA
Email:
ju@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Co-Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. GIMENIZ-PASCHOAL, SANDRA REGINA
Drª. LOUREIRO, SÔNIA REGINA
Data de Defesa:
27/01/2012
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
ANÁLISE FUNCIONAL
FOBIA SOCIAL
HABILIDADES SOCIAIS
TRATAMENTO
Resumo Original (PT):
OS UNIVERSITÁRIOS SÃO EXPOSTOS A UMA DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES SOCIAIS QUE REPETIDAS VEZES SÃO ENFRENTADAS COM DIFICULDADE E TENTATIVAS DE ESQUIVA, O QUE CONSTITUI FATOR DE RISCO PARA A FOBIA SOCIAL. FOBIA SOCIAL TEM SIDO CONSIDERADA UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE MENTAL EM FUNÇÃO DAS INCAPACIDADES NO DESEMPENHO EM SITUAÇÕES SOCIAIS. A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO AVALIAR OS EFEITOS DE UM PROCEDIMENTO DE INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL QUE INCLUI TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA UNIVERSITÁRIOS COM FOBIA SOCIAL. FOI UTILIZADO UM DELINEAMENTO DE LINHA DE BASE MÚLTIPLA COM QUATRO UNIVERSITÁRIOS, SENDO DOIS HOMENS E DUAS MULHERES, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 19 E 31 ANOS, COM DIAGNÓSTICO DE FOBIA SOCIAL, SEM COMORBIDADES, OBTIDO A PARTIR DA ENTREVISTA CLÍNICA ESTRUTURADA PARA O DSM-IV (SCID-I). TRÊS UNIVERSITÁRIOS PASSARAM PELO PROCESSO DE INTERVENÇÃO E UM RESPONDEU APENAS AOS INSTRUMENTOS, EM DIFERENTES MOMENTOS DA PESQUISA. AS HABILIDADES SOCIAIS E O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DOS PARTICIPANTES FORAM AVALIADOS ANTES DA INTERVENÇÃO, APÓS, E EM SEGUIMENTO, QUATRO MESES DEPOIS, COM A APLICAÇÃO DA SCID-I, DO MINI-INVENTÁRIO DE FOBIA SOCIAL (MINI-SPIN), DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS E CONTEXTOS DE VIDA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (Q-ACC-VU) E DO INVENTÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS (IHS), INSTRUMENTOS QUE AVALIARAM AS MEDIDAS DE PRODUTO. AS MEDIDAS DE PROCESSO, AVALIADAS A CADA SESSÃO, FORAM OBTIDAS COM A APLICAÇÃO DE UMA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS (CHECKLIST), QUESTÕES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E TAREFAS DE CASA. O DELINEAMENTO ADOTADO FOI O DE LINHA DE BASE MÚLTIPLA COM SUJEITO ÚNICO. A INTERVENÇÃO FOI REALIZADA NO CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, CONTOU COM 12 ENCONTROS SEMANAIS COM DUAS HORAS DE DURAÇÃO CONDUZIDOS PELA PRÓPRIA PESQUISADORA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS PARTICIPANTES APRESENTAVAM DÉFICITS SUBSTANCIAIS NO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS, COERENTES COM AS DIFICULDADES INVESTIGADAS A PARTIR DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS QUE DETERMINAM O TRANSTORNO E COM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR UNIVERSITÁRIOS NA ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE. APÓS A INTERVENÇÃO OS PARTICIPANTES DEIXARAM DE APRESENTAR O DIAGNÓSTICO PARA FOBIA SOCIAL E MOSTRARAM AUMENTO NO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS, BEM COMO MAIOR INTERAÇÃO COM INTERLOCUTORES E MELHOR AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, SUPERANDO DIVERSAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO TRANSTORNO E À VIDA UNIVERSITÁRIA. O DELINEAMENTO DE LINHA DE BASE MÚLTIPLA E AS AVALIAÇÕES DO PARTICIPANTE QUE NÃO PASSOU PELA INTERVENÇÃO, PERMITIRAM ASSEGURAR QUE AS MUDANÇAS NA SAÚDE MENTAL E NO DESEMPENHO SOCIAL OBSERVADAS NO REPERTÓRIO DOS PARTICIPANTES OCORRERAM SOMENTE APÓS A INTERVENÇÃO. EM SEGUIMENTO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR A AUSÊNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA FOBIA SOCIAL (SCID-I), PORÉM, COM INDICATIVOS CLÍNICOS PARA O TRANSTORNO (MINI-SPIN), BEM COMO MANUTENÇÃO EM PARTE DAS HABILIDADES OBTIDAS COM A INTERVENÇÃO, O QUE SUGERE QUE EMBORA A INTERVENÇÃO NÃO TENHA PROPORCIONADO A EXAUSTÃO DAS DEMANDAS E DÉFICITS DOS PARTICIPANTES, FAVORECEU O DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE IMPORTANTES RESPOSTAS SOCIAIS. O MAIOR BENEFÍCIO OBTIDO PELOS UNIVERSITÁRIOS FOI EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO, POIS APÓS A INTERVENÇÃO E EM SEGUIMENTO, OS PARTICIPANTES DEIXARAM DE APRESENTAR O DIAGNÓSTICO DE FOBIA SOCIAL, O QUE CONTRIBUI PARA A ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE E PARA INTERAÇÕES MAIS SAUDÁVEIS TANTO NO CONTEXTO PESSOAL QUANTO PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ANALYSIS OF BEHAVIOR
FUNCTIONAL ANALYSIS
SOCIAL PHOBIA
SOCIAL SKILLS
TREATMENT
Resumo Original (EN):
THE UNIVERSITY STUDENTS ARE EXPOSED TO A DIVERSITY OF SOCIAL SITUATIONS THAT FOR FREQUENT TIMES ARE CONFRONTED WITH DIFFICULTY AND ATTEMPTS OF SHUNNING, WHICH CONSTITUTE FACTOR OF RISK TO THE SOCIAL PHOBIA. SOCIAL PHOBIA HAS BEEN CONSIDERED A SERIOUS MENTAL HEALTH PROBLEM AS A FUNCTION OF THE DISABILITIES IN THE DEVELOPMENT IN SOCIAL SITUATIONS. THE PRESENT RESEARCH HAS AS A GOAL TO EVALUATE THE EFFECTS OF A BEHAVIORAL INTERVENTION PROCEDURE WHICH INCLUDES PRACTICE OF SOCIAL SKILLS TO UNIVERSITY STUDENTS WITH SOCIAL PHOBIA. AN OUTLINE OF MULTIPLE BASELINE WAS USED WITH FOUR UNIVERSITY STUDENTS, WHOSE TWO MEN AND TWO WOMEN, 19 AND 31 YEAR-OLD AGE GROUP, DIAGNOSED AS SOCIAL PHOBIA, WITH NO DISEASES, OBTAINED FROM THE STRUCTURED CLINICAL INTERVIEW TO THE DSM-IV (SCID-I). THREE UNIVERSITYSTUDENTS WENT THROUGH THE INTERVENTION PROCESS AND ONE OF THEM ANSWERED ONLY TO THE INSTRUMENTS, IN DIFFERENT MOMENTS OF THE RESEARCH. THE SOCIAL SKILLS AND THE DIAGNOSIS OF THE DISEASE OF THE PARTICIPANTS WERE EVALUATED BEFORE THE INTERVENTION, AFTER, AND IN THE SEQUENCE, FOUR MONTHS LATER, WITH THE APPLICATION OF THE SCID-I, OF THE SOCIAL PHOBIA MINI-INVENTORY (MINI-SPIN), OF THE SURVEY OF EVALUATION OF BEHAVIORS AND CONTEXTS OF LIFE TO UNIVERSITY STUDENTS (Q-ACC-VU) AND OF THE INVENTORY OF SOCIAL SKILLS (IHS), INSTRUMENTS THAT EVALUATED THE MEASUREMENTS OF PRODUCT. THE MEASUREMENTS OF PROCESS, EVALUATED IN EVERY SECTION, WERE OBTAINED WITH THE APPLICATION OF A BEHAVIOR CHECKLIST, QUESTIONS OF DEVELOPMENT AND HOMEWORK EVALUATION. THE ADOPTED OUTLINE WAS THE ONE OF A MULTIPLE BASE LINE WITH AN ONLY CHARACTER. THE INTERVENTION WAS HELD AT CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA IN A PUBLIC UNIVERSITY, THERE WERE 12 WEEKLY MEETINGS FOR TWO HOURS EACH GUIDED BY THE RESEARCHER HERSELF. THE RESULTS SHOWED THAT THE PARTICIPANTS PRESENTED SUBSTANTIAL DEFICITS IN THE REPERTOIRE OF SOCIAL SKILLS, COHERENT TO THE INVESTIGATED DIFFICULTIES SINCE THE DIAGNOSIS CRITERIA WHICH DETERMINE THE DISEASE AND WITH THE FACED DIFFICULTIES BY THE UNIVERSITY STUDENTS IN THE UNIVERSITY ADAPTATION. AFTER THE INTERVENTION THE PARTICIPANTS STOPPED PRESENTING THE DIAGNOSIS FOR SOCIAL PHOBIA AND PRESENTED AN INCREASE IN THE REPERTOIRE OF SOCIAL SKILLS, AS WELL AS A GREATER INTERACTION WITH INTERLOCUTORS AND BETTER EVALUATION OF THEIR OWN PERFORMANCE, OVERCOMING SEVERAL DIFFICULTIES RELATED TO THE DISEASE AND TO THE UNIVERSITY LIFE. THE OUTLINE OF MULTIPLE BASE LINE AND THE EVALUATIONS OF PARTICIPANTS WHO DID NOT GO THROUGH THE INTERVENTION, ALLOWED ASSURE THAT THE CHANGES OF MENTAL HEALTH AND IN THE WATCHED SOCIAL DEVELOPMENT IN THE REPERTOIRE OF THE PARTICIPANTS OCCURRED ONLY AFTER THE INTERVENTION. NEXT, IT WAS POSSIBLE TO WATCH THE ABSENCE OF DIAGNOSIS FOR SOCIAL PHOBIA (SCID-I), HOWEVER, WITH CLINICAL INDICATORS TO THE DISEASE (MINI-SPIN), AS WELL AS THE PARTIAL MAINTENANCE OF THE OBTAINED SKILLS WITH THE INTERVENTION, WHICH SUGGESTS THAT EVEN THE INTERVENTION HAS NOT OFFERED THE EXHAUSTION OF THE NECESSITIES AND DEFICITS OF THE PARTICIPANTS, IT BENEFITED THE DEVELOPMENT AND THE MAINTENANCE OF IMPORTANT SOCIAL ANSWERS. THE GREATER BENEFIT OBTAINED BY THE UNIVERSITY STUDENTS WAS RELATED TO THE DISEASE, BECAUSE AFTER THE INTERVENTION AND FOLLOWING, THE PARTICIPANTS STOPPED PRESENTING THE SOCIAL PHOBIA DIAGNOSIS, WHICH CONTRIBUTES TO THE ADJUSTMENT TO THE UNIVERSITY AND TO THE HEALTHIER INTERACTIONS AS MUCH THE PERSONAL CONTEXT AS THE PROFESSIONAL OF THE PARTICIPANTS.
Arquivo:
DIS_MEST20120127_ROCHA JULIANA FERREIRA.pdf
Tamanho:
1535 Kb (1535775 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/03/2012 ÀS 16:20:00
Atualizado:
02/03/2012 ÀS 16:20:00
Visitas:
1877
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 04:29:53
Downloads:
268
Último Download em :
17/04/2024 ÀS 03:10:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por