Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
TRADUÇÃO COMENTADA DE ARTIGOS DE STEPHEN GRAY (1666-1736) E REPRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COM MATERIAIS ACESSÍVEIS - SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE.
Autor:
BOSS, SERGIO LUIZ BRAGATTO
Email:
serginho@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. ASSIS, ANDRE KOCH TORRES DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
Dr. ASSIS, ANDRE KOCH TORRES DE
Drª. GOBARA, SHIRLEY TAKECO
Dr. SOUZA Fº, MOACIR PEREIRA
Data de Defesa:
05/12/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COM MATERIAL DE BAIXO
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
TRADUÇÕES COMENTADAS
Resumo Original (PT):
A LITERATURA ESPECÍFICA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS TEM APRESENTADO IMPORTANTES DISCUSSÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E COMPREENSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PELOS ALUNOS. DIANTE DISSO, JÁ HÁ ALGUM TEMPO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA TEM SIDO DEFENDIDA ENQUANTO ELEMENTO QUE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. APESAR DO POTENCIAL EDUCACIONAL QUE É ATRIBUÍDO À HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO ESFORÇO QUE TEM SIDO FEITO PARA APROXIMÁ-LA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, EXISTEM ALGUMAS BARREIRAS QUE PODEM INVIABILIZAR O SUCESSO DESTA APROXIMAÇÃO, IMPEDINDO QUE ELA CUMPRA, EFETIVAMENTE, O SEU PAPEL FRENTE AO ENSINO DE CIÊNCIAS. DENTRE AS BARREIRAS QUE A LITERATURA APONTA, DESTACAMOS A FALTA DE MATERIAL HISTÓRICO DE QUALIDADE E ACESSÍVEL A ALUNOS E PROFESSORES QUE POSSA SUBSIDIAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA. NO BOJO DESSA ESCASSEZ ESTÁ A FALTA DE TRADUÇÕES DE FONTES PRIMÁRIAS PARA O PORTUGUÊS. TENDO EM VISTA TAL CONTEXTO, ESTE TRABALHO DE DOUTORADO TEM COMO OBJETIVO GERAL FAZER A TRADUÇÃO COMENTADA DOS DEZ ARTIGOS DE STEPHEN GRAY (1666-1736) RELACIONADOS À ELETRICIDADE. DOS DEZ TEXTOS TRADUZIDOS, NOVE FORAM PUBLICADOS NO PERIÓDICO PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY E UMA CARTA FOI PUBLICADA POR CHIPMAN (1954). COMO OBJETIVO ESPECÍFICO PROPOMOS ELABORAR UM CONJUNTO DE ELEMENTOS, OS QUAIS DENOMINAMOS DE RECURSOS DIDÁTICOS, QUE POSSAM AMPLIAR O ACESSO DE PROFESSORES E ALUNOS AO CONTEÚDO DAS TRADUÇÕES: COMENTÁRIOS EM FORMA DE NOTAS; FIGURAS; EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO; BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR DO TEXTO TRADUZIDO; LINHA DO TEMPO DO PERÍODO EM QUESTÃO; INTRODUÇÃO GERAL AO TEXTO. STEPHEN GRAY FOI UM IMPORTANTE, PORÉM POUCO MENCIONADO, PESQUISADOR DO INÍCIO DO SÉCULO XVIII. SEU TRABALHO TROUXE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA ELETRICIDADE. DENTRE SEUS FEITOS ENCONTRAM-SE: A VERIFICAÇÃO DA TRANSMISSÃO DA ELETRICIDADE E DA ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO, A PROPOSIÇÃO DA EXISTÊNCIA DE MATERIAIS CONDUTORES E NÃO-CONDUTORES DE ELETRICIDADE, ASSIM COMO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESTES MATERIAIS, ENTRE OUTROS. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA NA MEDIDA EM QUE CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DA ESCASSEZ DE MATERIAL HISTÓRICO ADEQUADO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, UM PROBLEMA SÉRIO QUE PODE COLOCAR EM XEQUE A APROXIMAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS. ALÉM DISSO, COLABORA COM A DISCUSSÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE DO CONTEÚDO DE MATERIAL HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PONTO QUE ENTENDEMOS COMO ESSENCIAL QUANDO SE PENSA NO SUCESSO DAQUELA APROXIMAÇÃO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COMMENTED TRANSLATIONS
HISTORICAL EXPERIMENTS MADE WITH LOW COST MATERIAL
HISTORY OF SCIENCE
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THE SPECIFIC LITERATURE RELATED TO SCIENCE EDUCATION HAS PRESENTED IMPORTANT DISCUSSIONS ON THE DIFFICULTIES FACED BY STUDENTS IN THE LEARNING AND UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC CONCEPTS. IN THIS CONTEXT, SOME TIME AGO THE HISTORY OF SCIENCE HAS BEEN ADVOCATED AS AN ELEMENT THAT CAN FACILITATE THE PROCESS OF TEACHING SCIENTIFIC CONCEPTS. DESPITE THE EDUCATIONAL POTENTIAL THAT IS ASSIGNED TO THE HISTORY OF SCIENCE AND THE EFFORT THAT HAS BEEN DONE TO BRING IT CLOSER TO SCIENCE EDUCATION, THERE ARE SOME BARRIERS THAT CAN HINDER THE SUCCESS OF THIS APPROACH, PREVENTING IT TO FULFILL EFFECTIVELY ITS ROLE WITH THE TEACHING OF SCIENCE. AMONG THE BARRIERS POINTED OUT BY THE LITERATURE, WE EMPHASIZE THE LACK OF HISTORICAL MATERIAL WITH QUALITY AND ACCESSIBLE TO STUDENTS AND TEACHERS THAT CAN SUBSIDIZE METHODOLOGICAL PRACTICES IN THE CLASSROOM. AMONG THIS SHORTAGE OF HISTORICAL MATERIAL, THERE IS A LACK OF PORTUGUESE TRANSLATIONS OF PRIMARY SOURCES. GIVEN THIS CONTEXT, THE MAIN GOAL OF THIS PHD WORK IS THE TRANSLATION INTO PORTUGUESE OF THE TEN ARTICLES OF STEPHEN GRAY (1666-1736) RELATED TO ELECTRICITY. OF THE TEN TRANSLATED TEXTS, NINE WERE PUBLISHED IN THE PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY AND A LETTER WAS PUBLISHED BY CHIPMAN (1954). THE SPECIFIC GOAL OF THIS THESIS IS TO PREPARE A SET OF ELEMENTS, WHICH WE WILL CALL TEACHING RESOURCES, THAT CAN EXPAND THE ACCESS OF THE CONTENT OF THE TRANSLATIONS TO TEACHERS AND STUDENTS: COMMENTS AS NOTES; FIGURES; HISTORICAL EXPERIMENTS WITH LOW-COST MATERIAL; BRIEF BIOGRAPHY OF THE AUTHOR OF THE TRANSLATED TEXT; TIMELINE OF THE PERIOD; AND A GENERAL INTRODUCTION TO THE TEXT. STEPHEN GRAY WAS AN IMPORTANT, THOUGH RARELY MENTIONED, RESEARCHER AT THE BEGINNING OF THE EIGHTEENTH CENTURY. HIS WORK HAS BROUGHT IMPORTANT CONTRIBUTIONS TO THE FIELD OF ELECTRICITY. SOME OF HIS ACCOMPLISHMENTS: VERIFICATION OF THE TRANSMISSION OF ELECTRICITY AND OF THE ELECTRIFICATION BY INDUCTION, THE PROPOSITION OF THE EXISTENCE OF CONDUCTING AND NON-CONDUCTING MATERIALS OF ELECTRICITY, THE MAIN PROPERTIES OF THESE MATERIALS, AMONG OTHERS. THE JUSTIFICATION OF THIS WORK IS THAT IT CONTRIBUTES TO REDUCING THE SHORTAGE OF HISTORICAL MATERIAL SUITABLE FOR SCIENCE EDUCATION, A SERIOUS PROBLEM THAT CAN THREATEN THE CLOSE CONNECTION BETWEEN HISTORY OF SCIENCE AND SCIENCE EDUCATION. MOREOVER, IT CONTRIBUTES WITH THE DISCUSSION ON THE ACCESSIBILITY OF THE CONTENT OF HISTORICAL MATERIAL FOR SCIENCE EDUCATION, AN ASPECT THAT WE CONSIDER AS A CRUCIAL POINT RELATED TO THE SUCCESS OF THAT APPROACH.
Arquivo:
TES_DOUT20121205_BOSS SERGIO LUIZ BRAGATTO.pdf
Tamanho:
35757 Kb (35757088 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
11 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/03/2012 ÀS 16:34:57
Atualizado:
01/03/2012 ÀS 16:34:57
Visitas:
1623
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 19:39:24
Downloads:
122
Último Download em :
15/03/2023 ÀS 20:08:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por