Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
INVESTIGAÇÃO SOBRE UM GRUPO DE PESQUISA COMO ESPAÇO COLETIVO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE BIOLOGIA
Autor:
JUSTINA, LOURDES APARECIDA DELLA
Email:
ldella@pop.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. SILVA, MARCOS RODRIGUES DA
Drª. AUGUSTO, THAIS GIMENEZ DA SILVA
Data de Defesa:
12/12/2011
Palavras-Chave (PT):
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONCEITOS DE GENÓTIPO E FENÓTIPO
Resumo Original (PT):
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM SIDO OBJETO DE INÚMERAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER À TONA NOVOS ELEMENTOS QUE CORROBOREM COM ESTA DISCUSSÃO, EVIDENCIANDO A RELEVÂNCIA E COMO A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DA BIOLOGIA PODE SER INSERIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PESQUISADORES. O PRESENTE TRABALHO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO MOMENTOS BÁSICOS: (1) ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE BIOLOGIA; (2) POSSIBILIDADES E LIMITES DA ARTICULAÇÃO DA EPISTEMOLOGIA, DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE BIOLOGIA; (3) A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE GENÓTIPO E FENÓTIPO - DO EPISÓDIO HISTÓRICO DE SUA PROPOSIÇÃO CONCEITUAL INICIAL, PASSANDO PELO ENFOQUE EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA, A UMA VISÃO PLURAL; (4) A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA JUNTO A UM GRUPO DE PESQUISADORES EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA ? GEBCA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS JUNTO AO GEBCA SUGERE QUE A INSERÇÃO DE DISCUSSÕES DE CUNHO HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO EM UM GRUPO DE PESQUISA PODE FAVORECER REFLEXÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA CONSISTENTE SOBRE A BIOLOGIA EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS, POR PARTE DE PROFESSORES E PESQUISADORES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EPISTEMOLOGY OF BIOLOGY,INITIAL TRAINING OF TEACHERS,RESEARCH GROUP,BIOLOGY EDUCATION. GENOTYPE-PHEN
Resumo Original (EN):
THE TRAINING OF TEACHERS HAS BEEN THE SUBJECT OF NUMEROUS DISCUSSIONS IN THE CONTEXT OF RESEARCH IN SCIENCE AND BIOLOGY EDUCATION. THE OBJECTIVE OF THIS PAPER IS TO BRING TO LIGHT NEW EVIDENCE THAT SUPPORT THIS DISCUSSION, DEMONSTRATING THE RELEVANCE AND HOW THE EPISTEMOLOGICAL APPROACH OF BIOLOGY CAN BE INSERTED INTO THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS AND RESEARCHERS IN BIOLOGY. THIS PAPER FOCUSES ON FOUR BASIC MOMENTS. (1) SOME REFLECTIONS ON THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS AND RESEARCHERS IN BIOLOGY, (2) POSSIBILITIES AND LIMITS OF ARTICULATION OF EPISTEMOLOGY, HISTORY AND BIOLOGY EDUCATION, (3) THE CONSTRUCTION OF THE CONCEPTS OF GENOTYPE AND PHENOTYPE - THE HISTORICAL EPISODE ITS INITIAL CONCEPTUAL PROPOSITION, THROUGH A FOCUS ON SYSTEMIC PERSPECTIVE OF A PLURAL VIEW; (4) EMPIRICAL ENQUIRY WITH A GROUP OF RESEARCHERS IN EPISTEMOLOGY OF BIOLOGY - GEBCA. THE RESULTS OBTAINED FROM THE GEBCA SUGGESTS THAT THE INCLUSION OF DISCUSSIONS OF THE HISTORICAL AND EPISTEMOLOGICAL IN A RESEARCH GROUP CAN PROMOTE REFLECTIONS THAT CONTRIBUTE TO BUILDING A CONSISTENT EPISTEMOLOGICAL VIEW ON BIOLOGY IN DIFFERENT CONTEXTS, BY TEACHERS AND RESEARCHERS.
Arquivo:
TES_DOUT20111212_JUSTINA LOURDES APARECIDA DELLA.pdf
Tamanho:
2310 Kb (2310642 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/03/2012 ÀS 16:07:47
Atualizado:
01/03/2012 ÀS 16:07:47
Visitas:
1312
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 11:13:42
Downloads:
110
Último Download em :
01/03/2020 ÀS 15:00:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por