DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ÉTICA EM ASSUNTOS CONTROVERTIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ATITUDES QUE CONFIGURAM AS CONTROVÉRSIAS ENTRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO |
Autor: |
RAZERA, JÚLIO CÉSAR CASTILHO |
Email: |
juliorazera@uesb.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2000 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO ♠ Drª. BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI
|
Data de Defesa: |
10/03/2000 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ---
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DESTE TRABALHO CENTROU-SE NA VERIFICAÇÃO DAS ATITUDES QUE CONFIGURAM O
ENSINO DE BIOLOGIA NAS CONTROVÉRSIAS ENTRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO, COM AS
RESPECTIVAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS INERENTES AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
MORAL. OS DISCURSOS DOS PROFESSORES FORAM TRATADOS COM RECURSOS METODOLÓGICOS
DA SEMIÓTICA E DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE ASSERÇÃO AVALIATIVA. NO ASPECTO GERAL, AS
REPRESENTAÇÕES MOSTRARAM ELEMENTOS SINTÁTICOS DE ATITUDES BENÉFICAS À AUTONOMIA
MORAL. MESMO QUANDO OS ALUNOS FORAM VIRTUALMENTE COLOCADOS EM PLANO DE
OPOSIÇÃO AOS PROFESSORES E À CIÊNCIA, OS DISCURSOS DENOTARAM DESAPROVAÇÃO A
FATORES QUE PUDESSEM INIBIR OU PERTURBAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL.
TODAVIA, A PRESENÇA DE ELEMENTOS SINTÁTICOS NOS ENUNCIADOS DOS PROFESSORES,
SOMADOS À AUSÊNCIA DE DETERMINADAS PERCEPÇÕES ÉTICAS SUBJACENTES A CONTEXTOS
FORA DO EIXO CIÊNCIA-RELIGIÃO, MOSTROU-NOS A EXISTÊNCIA DE VESTÍGIOS DEIXADOS POR
LINHAS EDUCACIONAIS PASSADAS, ASSIM COMO FALHAS NA FORMAÇÃO DOCENTE,
CONTRIBUINDO NEGATIVAMENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS E
NOS PROPÓSITOS DE UMA EDUCAÇÃO MAIS PROGRESSISTA EM RELAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO DE
CIDADANIA. O CONJUNTO DE ATITUDES OBSERVADAS NAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES
POSSIBILITOU-NOS PROJETAR MOMENTOS DE TRANSIÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, COM
TENDÊNCIAS A UM NOVO DESENHO, TANTO EM RELAÇÃO A SUA MATÉRIA-PRIMA QUANTO NO
ÂMBITO PEDAGÓGICO. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ---
|
Resumo Original (EN): |
|
THE MAIN PURPOSE OF THIS RESEARCH WAS TO VERIFYS TEACHER?S ATTITUDES RELATED TO THE
CONTROVERSALS ORIGINATED BETWEEN EVOLUTIONISM AND CREATIONISM AND THE
PEDAGOGICAL IMPLICATIONS WHICH COULD BRING TO THE MORAL DEVELOPMENT OF THE
INVOLVED IN THE PROCESS. USING THE SEMIOTIC AS A RESOURCE TO ANALYSE HIGH SCHOOL
BIOLOGY TEACHERS? DISCOURSES, SUBJECTS OF RESEARCH, WERE FOUND AN APPROVAL TO
STUDENTS AUTONOMY, EVEN WHEN CONTRARY TO THE TEACHERS POSITION. THE ATTITUDES
PERFORMED IN THE DISCOURSES STILL SHOW DISAPPROVAL TO TEACHERS THAT INHIBIT THE
STUDENTS MORAL DEVELOPMENT PROCESS. DATA COLLECTED ALLOW TO PROJECT A MOMENT OF
TRANSITION IN EDUCATION, WHEN THE TRADITIONAL LINE SEEMS TO BE LOOSING SPACE,
ARRIVING AT THE END OF ITS CYCLE. HOWEVER, CONTRADICTORY ELEMENTS PRESENT IN
TEACHERS DISCOURSES ADDED TO THE ABSENCE OF SOME ETHICAL PERCEPTIONS, SHOW TRACES
LEFT BY PAST EDUCATIONAL LINES AND DEFECTS IN TEACHING FORMATION, CONTRIBUTING
NEGATIVELY TO THE STUDENTS MORAL DEVELOPMENT PROCESS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20000310_RAZERA JULIO CESAR CASTILHO.pdf
|
Tamanho: |
842 Kb (842879 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
08/08/2007 ÀS 11:42:07 |
Atualizado: |
08/08/2007 ÀS 11:42:07 |
Visitas: |
1384 |
Última Visita em : |
27/06/2024 ÀS 15:29:41 |
Downloads: |
130 |
Último Download em : |
15/05/2022 ÀS 23:06:59 |