Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ÉTICA EM ASSUNTOS CONTROVERTIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ATITUDES QUE CONFIGURAM AS CONTROVÉRSIAS ENTRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO
Autor:
RAZERA, JÚLIO CÉSAR CASTILHO
Email:
juliorazera@uesb.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2000
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Drª. BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI
Data de Defesa:
10/03/2000
Palavras-Chave (PT):
---
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTE TRABALHO CENTROU-SE NA VERIFICAÇÃO DAS ATITUDES QUE CONFIGURAM O ENSINO DE BIOLOGIA NAS CONTROVÉRSIAS ENTRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO, COM AS RESPECTIVAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS INERENTES AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL. OS DISCURSOS DOS PROFESSORES FORAM TRATADOS COM RECURSOS METODOLÓGICOS DA SEMIÓTICA E DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE ASSERÇÃO AVALIATIVA. NO ASPECTO GERAL, AS REPRESENTAÇÕES MOSTRARAM ELEMENTOS SINTÁTICOS DE ATITUDES BENÉFICAS À AUTONOMIA MORAL. MESMO QUANDO OS ALUNOS FORAM VIRTUALMENTE COLOCADOS EM PLANO DE OPOSIÇÃO AOS PROFESSORES E À CIÊNCIA, OS DISCURSOS DENOTARAM DESAPROVAÇÃO A FATORES QUE PUDESSEM INIBIR OU PERTURBAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL. TODAVIA, A PRESENÇA DE ELEMENTOS SINTÁTICOS NOS ENUNCIADOS DOS PROFESSORES, SOMADOS À AUSÊNCIA DE DETERMINADAS PERCEPÇÕES ÉTICAS SUBJACENTES A CONTEXTOS FORA DO EIXO CIÊNCIA-RELIGIÃO, MOSTROU-NOS A EXISTÊNCIA DE VESTÍGIOS DEIXADOS POR LINHAS EDUCACIONAIS PASSADAS, ASSIM COMO FALHAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONTRIBUINDO NEGATIVAMENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS E NOS PROPÓSITOS DE UMA EDUCAÇÃO MAIS PROGRESSISTA EM RELAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO DE CIDADANIA. O CONJUNTO DE ATITUDES OBSERVADAS NAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES POSSIBILITOU-NOS PROJETAR MOMENTOS DE TRANSIÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, COM TENDÊNCIAS A UM NOVO DESENHO, TANTO EM RELAÇÃO A SUA MATÉRIA-PRIMA QUANTO NO ÂMBITO PEDAGÓGICO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
---
Resumo Original (EN):
THE MAIN PURPOSE OF THIS RESEARCH WAS TO VERIFYS TEACHER?S ATTITUDES RELATED TO THE CONTROVERSALS ORIGINATED BETWEEN EVOLUTIONISM AND CREATIONISM AND THE PEDAGOGICAL IMPLICATIONS WHICH COULD BRING TO THE MORAL DEVELOPMENT OF THE INVOLVED IN THE PROCESS. USING THE SEMIOTIC AS A RESOURCE TO ANALYSE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEACHERS? DISCOURSES, SUBJECTS OF RESEARCH, WERE FOUND AN APPROVAL TO STUDENTS AUTONOMY, EVEN WHEN CONTRARY TO THE TEACHERS POSITION. THE ATTITUDES PERFORMED IN THE DISCOURSES STILL SHOW DISAPPROVAL TO TEACHERS THAT INHIBIT THE STUDENTS MORAL DEVELOPMENT PROCESS. DATA COLLECTED ALLOW TO PROJECT A MOMENT OF TRANSITION IN EDUCATION, WHEN THE TRADITIONAL LINE SEEMS TO BE LOOSING SPACE, ARRIVING AT THE END OF ITS CYCLE. HOWEVER, CONTRADICTORY ELEMENTS PRESENT IN TEACHERS DISCOURSES ADDED TO THE ABSENCE OF SOME ETHICAL PERCEPTIONS, SHOW TRACES LEFT BY PAST EDUCATIONAL LINES AND DEFECTS IN TEACHING FORMATION, CONTRIBUTING NEGATIVELY TO THE STUDENTS MORAL DEVELOPMENT PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20000310_RAZERA JULIO CESAR CASTILHO.pdf
Tamanho:
842 Kb (842879 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/08/2007 ÀS 11:42:07
Atualizado:
08/08/2007 ÀS 11:42:07
Visitas:
1360
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 07:08:12
Downloads:
130
Último Download em :
15/05/2022 ÀS 23:06:59
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por