O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES, DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU - SP, SOBRE A ATEMÁTICA DO MEIO AMBIENTE, PROCURANDO CONHECER A AIMPORTÂNCIA ATRIBUIDA A ESTE TEMA, AVALIAR COMO OS PROFISSIONAIS ESTÃO INTERAGINDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E CARACTERIZAR AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS POR ELES. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 21 PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU -SP, ONDE FORAM LEVANTADAS QUESTÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE E ATIVIDADES RELACIONADAS A ESTE TEMA. FORAM DETERMINADOS QUATRO EIXOS DE ANÁLISE: 1) INFORMAÇÃO SOBRE A CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS, E A PARTE REFERENTE AO TEMA MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES; 2)A AIMPORTÂNCIA DO TEMA MEIO AMBIENTE NA ESCOLA, E O PAPEL DA ESCOLA NA DISCUSSÃO DESSE TEMA; 3) RESULTADOS E AS DISCUSSÃO SOBRE A POSIÇÃO DAS PROFESSORAS COM RELAÇÃO AOS PCN; 4) ABORDAGENS, EM SALA DE AULA, DO TEMA MEIO AMBIENTE, ONDE ESTÃO CONTIDOS DADOS SOBRE OS ASSUNTOS TRATADOS E SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, ALÉM DAS DIFICULDADES DE DAS FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE O TEMA. CONSIDERANDO ESSE QUARTO EIXO, ESTABELECEMOS TRÊS PERSPECTIVAS PARA AS APROFESSORAS ENTREVISTADAS: 1) PERSPECTIVA CONTEUDISTA: O MEIO AMBIENTE É VISTO COMO UM SIMPLES TEMA, COMO OUTROS QUE COMPÕEM A DISCIPLINA, CABENDO DENTRO DO CURRÍCULO, COM DIA E HORA CERTA PARA SER TRATADO; 2) PERSPECTIVA CRÍTICA: PROFESSORAS QUE TRATAM O TEMA MEIO AMBIENTE DENTRO DE UMA QUESTÃO AMBIENTAL MAIS AMPLA, FAZENDO PARTE DE CONDUTAS DO DIA-A-DIA E PARTICIPANDO DA FORMAÇÃO DE VALORES E ATITUDES; 3) PERSPECTIVA INTERMEDIÁRIA: ENTRE AS ANTERIORES, PROFESSORAS QUE PARECEM SER "CONSCIENTES" EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS E QUESTÕES DE CIDADANIA, MAS QUE, NAS SUAS AÇÕES, REDUZEM O TEMA A MERAS ATIVIDADES DE AULA, TAIS COMO LEITURA DE TEXTOS E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROGRAMADOS. HÁ UMA COERÊNCIA ENTRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E A RELAÇÃO DAS PROFESSORAS COM O MEIO AMBIENTE. QUANTTO MAIS PRÓXIMAS DA PERSPECTIVA CONTEUDISTA, MAIOR PREDOMINÂNCIA DE ASSUNTOS CLASSIFICADOS COMO CONSTITUTIVOS DO MEIO AMBIENTE, COM POUCAS REFERÊNCIAS A RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E OS DIFERENTES ASPECTOS DO MEIO AMBIENTE, A ATIVIDADES PRÓXIMAS A MODELOS DE LIVROS, JÁ PRÉ ESTABELECIDAS, COM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS PASSIVA DOS ALUNOS. PROFESSORAS MAIS PRÓXIMAS DA PERSPECTIVA CRÍTICA ABORDAM MAIS ASSUNTOS RELACIONADOS COM ASPECTOS SOCIAIS, FAZEM MAIS RELAÇÕES ENTRE OS DIVERSOS NÍVEIS, TANTO DA NATUREZA QANTO DA SOCIEDADE, INCLUINDO, NESSAS RELAÇÕES, AS DIFERENTES DISCIPLINAS, E PRIVILEGIAM MAIS ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS. |