Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GRAPHMATICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FUNÇÃO
Autor:
RODRIGUES, REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA
Email:
reginajsr@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. KOCHHANN, MARIA ELIZABETE RAMBO
Data de Defesa:
30/09/2011
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FUNÇÕES
INFORMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
TIC
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO É O RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE PRETENDEU INVESTIGAR E ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONTEÚDO DE FUNÇÕES, MEDIADO PELO COMPUTADOR E ALIADOS À METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO SE DEU, ENTRE OUTROS FATORES, PELO INTERESSE EM INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE O SOFTWARE GRAPHMATICA PODE OFERECER PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS. BUSCOU-SE OBSERVAR A POSTURA DOS ESTUDANTES FRENTE A UMA PRÁTICA DIDÁTICA QUE EVIDENCIOU AS DISCUSSÕES DOS MESMOS ENQUANTO RESOLVIAM PROBLEMAS COM O USO DO COMPUTADOR. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FORAM USADAS AS AVALIAÇÕES REALIZADAS E AS TRANSCRIÇÕES DAS GRAVAÇOES FEITAS DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NAS QUAIS OS ESTUDANTES DISCUTIAM OS CAMINHOS, CONCEITOS E VERIFICAVAM SE AS CONJECTURAS ESTAVAM OU NÃO CORRETAS. ACREDITA-SE QUE OS PARTICIPANTES EXPLORARAM O CONCEITO DE FORMA DIFERENCIADA E MAIS PRAZEROSA DO QUE AQUELAS COMUMENTE UTILIZADAS NO DIA-A-DIA DA SALA DE AULA E, ALÉM DISSO, REALIZARAM ATIVIDADES QUE RETRATAVAM SEU CONTEXTO, DISTANCIANDO DAQUELA FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ABSTRATA DA MATEMÁTICA. A TECNOLOGIA INFORMÁTICA CONTRIBUIU PARA ESSA APRENDIZAGEM A MEDIDA QUE FAVORECEU A ATITUDE EXPLORATÓRIO DOS ESTUDANTES E FACILITOU A ARTICULAÇÃO ENTRE AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES. ALÉM DISSO, OS MOMENTOS PROPORCIONADOS PELO USO DESSE RECURSO PERMITIRAM QUE OS ESTUDANTES SE ENVOLVESSEM NAS TAREFAS, COMUNICANDO SUAS IDÉIAS E AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E CONSEGUISSEM ELABORAR E TESTAR HIPÓTESES SOBRE O CONTEÚDO COM O QUAL INTERAGIRAM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
FUNCTIONS TEACHING
INFORMATICS
PROBLEMS RESOLUTION
TIC
Resumo Original (EN):
IN THE PRESENT WORK WE PRESENTED AN INVESTIGATION ON THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF THE KNOWLEDGE ABOUT FUNCTIONS MEDIATED BY COMPUTER. FOR THAT, WE USED THE FREE SOFTWARE GRAPHMATICA AS TOOL FOR THE PROBLEMS RESOLUTION. WE WANTED TO INVESTIGATE THE CONTRIBUTIONS OF THIS SOFTWARE FOR THE MATHEMATICS TEACHING. THE RESEARCH WAS DEVELOPED WITH STUDENTS OF THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL OF THE STATE PUBLIC NET OF TEACHING. THE INVESTIGATION CONSISTED OF OBSERVING THE STUDENT'S POSTURE BEFORE A DIDATIC PRACTICE THAT EVIDENCED YOUR DISCUSSIONS WHILE THEY SOLVED PROBLEMS WITH THE USE OF THE COMPUTER. THE DATA'S ANALYSIS WAS ACCOMPLISHED STARTING FROM THE APPLIED EVALUATIONS AND OF THE TRANSCRIPTIONS OF THE RECORDINGS OF THE ACTIVITIES OF PROBLEMS RESOLUTION. THE ACTIVITIES BECAME DEVELOPED IN A MORE PLEASED WAY, AND INSERTED IN THE CONTEXT LIVED BY THE STUDENTS. THE STUDENTS STARTED TO EXPLORE THE CONCEPTS AND TO DISCUSS AND TO VERIFY IF YOUR CONJUCTURES WERE CORRECT. THE INFORMATICS TECHNOLOGY CONTRIBUTED TO THE STUDENTS' EXPLORATORY ATTITUDE AND IT FACILITATED THE ARTICULATION AMONG THE MULTIPLE REPRESENTATIONS. THE STUDENTS INVOLVED IN THE TASKS, SHARING YOUR IDEAS AND STRATEGIES OF PROBLEMS RESOLUTION. THEY GOT TO ELABORATE AND TO TEST HYPOTESES ABOUT THE FUNCTION CONCEPT.
Arquivo:
DIS_MEST20110930_RODRIGUES REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA.pdf
Tamanho:
4682 Kb (4682268 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/12/2011 ÀS 13:51:14
Atualizado:
21/12/2011 ÀS 13:51:14
Visitas:
742
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 11:34:24
Downloads:
50
Último Download em :
27/09/2021 ÀS 13:51:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por