Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULOS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO
Autor:
MARCHAN, GEISIELE DA SILVA
Email:
gsmarchan@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Dr. LONGHINI, MARCOS DANIEL
Data de Defesa:
23/03/2011
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS; ANÁLISE DE DISCURSO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA INSERE-SE NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA, TENDO COMO PANO DE FUNDO OS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES EFETUADOS NOS CINCO CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA, OFERECIDOS EM UNIDADES DISTINTAS PERTENCENTES À UNESP. ESSES MOVIMENTOS RESULTARAM EM NOVOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS (PPP) E NOVAS MATRIZES CURRICULARES RESPONSÁVEIS POR CONFIGURAR O PERFIL DOCENTE FORMADOR. REALIZOU-SE ASSIM, UMA ANÁLISE DESSES NOVOS PPP E UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES VOLTADAS À FORMAÇÃO DOCENTE APRESENTADAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM NÍVEL SUPERIOR, CURSO DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, EM RELAÇÃO ÀQUELAS PROPOSTAS PELAS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA OS CURSOS DE FÍSICA, DE MODO A ENTENDER COMO TAIS ORIENTAÇÕES REFLETIRAM PARA A ESTRUTURAÇÃO DOS NOVOS PPP E DAS NOVAS MATRIZES CURRICULARES DOS REFERIDOS CURSOS, MANTIDOS POR UMA MESMA UNIVERSIDADE. O ESTUDO CARACTERIZA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. OS DADOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA. POR MEIO DA INTERPRETAÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS QUE ESSES DOCUMENTOS PASSAM AO LEITOR, DE MODO GERAL, PROCUROU-SE ENTENDER OS OBJETIVOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS E A NATUREZA DAS ATIVIDADES VOLTADAS À FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, FOI POSSÍVEL ENTENDER QUE HÁ NAS LEGISLAÇÕES DIFERENTES ORIENTAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. EM ALGUNS CASOS, AS DISTINTAS ORIENTAÇÕES SE CONTRAPÕEM E, NO CASO ESPECÍFICO DESTE ESTUDO, ISSO REFLETE DIRETAMENTE NA MANEIRA COMO CADA CURSO ESTÁ ORGANIZADO. OS CINCO CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA CONFIGURARAM DISTINTAS MATRIZES CURRICULARES E DISTANTES PPP, O QUE REFLETE DIRETAMENTE NOS DIFERENTES PERFIS DOCENTES QUE ESTÃO SENDO FORMADOS POR UMA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
Título (EN):
NADA CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BRAZILIAN NATIONAL CURRICULA GUIDELINES
BRAZILIAN NATIONAL CURRICULA GUIDELINES
DISCOURSE ANALYSIS
DISCOURSE ANALYSIS
PHYSICS TEACHER?S INITIAL EDUCATION
PHYSICS TEACHER?S INITIAL EDUCATION
TEACHERS? EDUCATION
TEACHERS? EDUCATION
TEACHERS? EDUCATION POLICIES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH CONCERNS WITH INITIAL TEACHERS TRAINING IN PHYSICS, HAVING AS BACKGROUND THE PROCESSES OF CURRICULAR RESTRUCTURING CARRIED OUT IN FIVE PHYSICS TEACHER UNDERGRADUATE PROGRAMS BELONGING TO DIFFERENT UNESP UNITS. THESE MOVEMENTS RESULTED IN NEW POLITICALPEDAGOGICAL PROJECTS (PPP) AND NEW CURRICULAR STRUCTURES RESPONSIBLE FOR SETTING THE TEACHER EDUCATION PROFILE. THE STUDY ANALYZED THE NEW PPP COMPARING THEM TO THE ORIENTATIONS GUIDELINES PRESENT IN THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR TRAINING TEACHERS OF BASIC EDUCATION AT THE COLLEGE LEVEL, UNDERGRADUATE LEVEL, AND THOSE PROPOSED BY THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR PHYSICS UNDERGRADUATE PROGRAMS, IN ORDER TO UNDERSTAND HOW THESE GUIDELINES REFLECT THE NEW STRUCTURE FOR THE PPP AND THE NEW CURRICULAR OF THESE COURSES, HELD BY THE SAME UNIVERSITY. THIS STUDY CHARACTERIZES AS A QUALITATIVE RESEARCH. DATA WERE ANALYZED USING DISCOURSE ANALYSIS IN ITS FRENCH APPROACH. BY INTERPRETING THE EFFECTS OF MEANING THAT THESE DOCUMENTS SHOW TO THE READERS, WE TRIED TO UNDERSTAND THE PROGRAMS GOALS FOR TRAINING BASIC EDUCATION TEACHERS, THE PROGRAMS CURRICULAR SETTINGS AND THE NATURE OF THE ACTIVITIES DESIGNED TO PREPARE TEACHERS. THUS, IT WAS POSSIBLE TO UNDERSTAND THAT THERE ARE DIFFERENT ORIENTATIONS FOR TEACHER TRAINING IN THE LEGISLATIONS. IN SOME CASES, THE DIFFERENT ORIENTATIONS ARE OPPOSED, AND IN THE SPECIFIC CASE OF THIS STUDY, IT REFLECTS ON THE WAY EACH PROGRAM IS ORGANIZED. THE FIVE UNDERGRADUATE PHYSICS STUDIED HAVE DISTINCT CURRICULAR SETTINGS AND DISTANT PPP, WHICH DIRECTLY REFLECTS ON THE DIFFERENT PROFILES THAT TEACHERS ARE BEING TRAINED BY THE SAME HIGHER EDUCATION INSTITUTION.
Arquivo:
DIS_MEST20110323_MARCHAN GEISIELE DA SILVA.pdf
Tamanho:
2101 Kb (2101076 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/12/2011 ÀS 16:33:10
Atualizado:
08/12/2011 ÀS 16:33:10
Visitas:
799
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 23:26:00
Downloads:
54
Último Download em :
10/01/2024 ÀS 10:04:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por