Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO COMO MODELO
Autor:
MAGAGNATO,, PAMELA CRISTINA
Email:
pamelamagagnato@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Drª. CARDIA,, ELIZABETH MATIAZZO
Data de Defesa:
24/08/2011
Palavras-Chave (PT):
TEORIA DA ATIVIDADE. ATIVIDADE DE ESTUDO. MODELO DIDÁTICO. PENSAMENTO EMPÍRICO E PENSAMENTO TEÓRICO.
Resumo Original (PT):
ESTE É UM TRABALHO DE NATUREZA TEÓRICA, VISANDO FUNDAMENTAR UM POSTERIOR EXPERIMENTO DIDÁTICO. A BASE DESSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É O EXPERIMENTO FORMATIVO (EF) REALIZADO NA UNIÃO SOVIÉTICA SOB COORDENAÇÃO DE DAVYDOV E ELKONIN (NO QUAL, FOI ELABORADA UMA ESPECÍFICA ATIVIDADE ESCOLAR: A ATIVIDADE DE ESTUDO), NA TEORIA DIALÉTICA MATERIALISTA DO CONHECIMENTO, NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NO QUE BADILLO (2004) CONCEBE POR MODELO DIDÁTICO. INICIA COM UMA BREVE CONCEITUAÇÃO SOBRE MODELOS: O MODELO CIENTÍFICO, O MÉTODO DIALÉTICO COMO FORMA DE SISTEMATIZAÇÃO DE MODELO CIENTÍFICO E O MODELO DIDÁTICO CONSIDERADO COMO UM MODELO CIENTÍFICO DA CIÊNCIA DIDÁTICA. EM SEGUIDA, APRESENTA A TEORIA DA ATIVIDADE, NO SEU ASPECTO PSICOLÓGICO, POR MEIO DE UMA CARACTERIZAÇÃO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO, CONDUZINDO A IDEIA DE QUE DISTINTAS FORMAS DE PENSAMENTO LEVAM A DISTINTAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E, PORTANTO, A DISTINTAS FORMAS DE CONTROLE DA PRÓPRIA CONDUTA. SEGUE COM UMA EXPOSIÇÃO DO CONCEITO DE PENSAMENTO EMPÍRICO E DE SEU MODELO ESCOLAR DE FORMAÇÃO, DISTINGUINDO-O DO PENSAMENTO TEÓRICO, O QUAL, NA SEQUÊNCIA, É CARACTERIZADO NA SUA RELAÇÃO COM SEU MODELO DE FORMAÇÃO: A ATIVIDADE DE ESTUDO. CARACTERIZA QUE O PENSAMENTO EMPÍRICO É FORMADO POR MEIO DE CONTEÚDOS ORGANIZADOS PELA LÓGICA FORMAL, ENQUANTO QUE O PENSAMENTO TEÓRICO FORMA-SE POR MEIO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO, A QUAL SEGUE O MOVIMENTO DE ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO E POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE IMPORTANTES FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, TAIS COMO A ANÁLISE, REFLEXÃO, PLANEJAMENTO E EXPERIMENTO MENTAL. RESUMIDAMENTE, HÁ UMA EXEMPLIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO QUANTO À FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO EM MATEMÁTICA E APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS NO EF. ANALISA OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO EF PARA CONCLUIR QUE ELE SE CARACTERIZA COMO UM MODELO DIDÁTICO. APRESENTA CONCEPÇÕES DE VIGOTSKI SOBRE A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CONCEITUAL NA ADOLESCÊNCIA, OBTENDO CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE DELAS FOI CONFIRMADO OU NÃO COM A REALIZAÇÃO DO EF.
Título (EN):
NADA CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NADA CONSTA
Resumo Original (EN):
THIS IS A THEORETICAL STUDY AIMED AT PAVING THE WAY FOR A LATER TEACHING EXPERIMENT. THIS THEORETICAL SUPPORT WAS BASED ON THE FORMATIVE EXPERIMENT (FE) PERFORMED IN THE SOVIET UNION AND COORDINATED BY DAVYDOVELKONIN, (IN WHICH A SPECIFIC SCHOOL ACTIVITY, THE LEARNING ACTIVITY, WAS CREATED), ON THE DIALECTICAL MATERIALIST THEORY OF KNOWLEDGE, ON THE CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY, AND ON WHAT BADILLO (2004) CONCEIVES AS A DIDACTIC MODEL. FIRSTLY, THIS STUDY DOES A BRIEF EVALUATION OF MODELS: THE SCIENTIFIC MODEL, THE DIALECTICAL METHOD AS A WAY TO SYSTEMATIZE THE SCIENTIFIC MODEL AND THE DIDACTIC MODEL CONSIDERED AS A SCIENTIFIC MODEL OF DIDACTIC SCIENCE. IT THEN PRESENTS THE THEORY OF ACTIVITY IN ITS PSYCHOLOGICAL ASPECT, THROUGH A GENERAL CHARACTERIZATION OF THE DEVELOPMENT OF THE HUMAN PSYCHE, CONSIDERING THE IDEA THAT DIFFERENT WAYS OF THINKING LEAD TO DIFFERENT FORMS OF DEVELOPMENT OF THE PSYCHE AND THEREFORE, TO DISTINCT FORMS OF CONTROLLING THEIR OWN CONDUCT. SECONDLY, THIS PAPER CONCEPTUALIZES THE EMPIRICAL THOUGHT AND ITS PRODUCTION MODEL IN SCHOOLS, DISTINGUISHING IT FROM THE THEORETICAL THINKING, WHICH, IN SEQUENCE, IS CHARACTERIZED IN ITS RELATIONSHIP WITH ITS MODEL OF PRODUCTION: THE LEARNING ACTIVITY. FINALLY, IT SHOWS THAT THE EMPIRICAL THOUGHT IS FORMED THROUGH CONTENTS ORGANIZED BY THE FORMAL LOGIC, WHILE THE THEORETICAL THINKING IS FORMED BY PERFORMING THE LEARNING ACTIVITY ITSELF, WHICH FOLLOWS THE UPWARD MOVEMENT FROM THE ABSTRACT TO THE CONCRETE AND ALLOWS THE DEVELOPMENT OF IMPORTANT HIGHER MENTAL FUNCTIONS, SUCH AS ANALYSIS, REFLECTION, PLANNING AND MENTAL EXPERIMENT. IN SHORT, THERE IS AN EXAMPLE OF THE LEARNING ACTIVITY USED TO TEACH THE CONCEPT OF NUMBER IN MATHEMATICS AND THE MAIN RESULTS OBTAINED IN EF. THE STUDY THEN EXAMINES THE PROCEDURES USED IN THE EF TO CONCLUDE THAT THIS EF IS CHARACTERIZED AS A DIDACTIC MODEL. IT FINALLY SHOWS CONCEPTS OF VYGOTSKY ON THE FORMATION OF THE CONCEPTUAL THOUGHT IN ADOLESCENCE, OBTAINING CONSIDERATIONS ON WHAT WAS CONFIRMED OR NOT ABOUT THESE CONCEPTS, WITH THE APPLICATION OF THE EF
Arquivo:
DIS_MEST20110824_MAGAGNATO, PAMELA CRISTINA.pdf
Tamanho:
1238 Kb (1238994 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/12/2011 ÀS 13:39:33
Atualizado:
08/12/2011 ÀS 13:39:33
Visitas:
926
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 05:26:31
Downloads:
40
Último Download em :
12/08/2021 ÀS 16:54:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por