Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO COM ALUNOS COM E SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Autor:
MARIANO, MARIA LUIZA
Email:
maluizamariano@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. ROSE, TÂNIA MARIA SANTANA
Data de Defesa:
26/08/2011
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS
HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS
PRÁTICA EDUCATIVA
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
DIANTE DA IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE PROFESSORES E ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR E DA NECESSIDADE DE INTERVIR NOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, BUSCOU-SE DESCREVER, ANALISAR E DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E COMPORTAMENTOS INFANTIS NESSE CONTEXTO. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR EM LIDAR COM O REPERTÓRIO INFANTIL, CONSIDERANDO CRIANÇAS COM OU SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA DE CAMPO DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA DOS DADOS. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA 16 PROFESSORAS QUE INDICARAM 16 ALUNOS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E 16 SEM ESSES PROBLEMAS, FREQUENTANDO O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FORAM UTILIZADOS TRÊS INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO: HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DO PROFESSOR (RE-HSE-PR), QUE INVESTIGAM FREQUÊNCIA E QUALIDADE DE HSE, ALÉM DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO; TRF (6-18) PARA IDENTIFICAR/CONFIRMAR OS ALUNOS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO MEDIANTE ESCORES CONSIDERADOS CLÍNICO E NÃO CLÍNICO. E, POR ÚLTIMO, O QUESTIONÁRIO DE RESPOSTAS SOCIALMENTE HABILIDOSAS PARA PROFESSORES (QRSH-PR), PARA DESCREVER HABILIDADES SOCIAIS DAS CRIANÇAS. OS RESULTADOS CONFIRMAM PARTE DAS HIPÓTESES DO ESTUDO, POIS AS PROFESSORAS PARECEM REFORÇAR COMPORTAMENTOS INADEQUADOS, MESMO QUE EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS APRESENTEM COMPORTAMENTOS HABILIDOSOS, NO ENTANTO, NÃO HOUVE DIMINUIÇÃO DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS ALUNOS. A HABILIDADE DE MAIOR EXPRESSIVIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR REFERE-SE AO FATO DE SE COMUNICAR; TRATA-SE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SATISFATÓRIA, PORÉM, APRESENTADA DE FORMA DIFERENCIADA PARA AMBOS OS GRUPOS. NESSE SENTIDO, PARA O GRUPO CLÍNICO, DÁ-SE MAIOR ÊNFASE À CONVERSA SOBRE O COMPORTAMENTO INADEQUADO DO ALUNO E, PARA O GRUPO NÃO CLÍNICO, ESTENDE-SE PARA CONVERSAS RELACIONADAS A TEMAS DIVERSOS E PESSOAIS. ISTO IDENTIFICOU QUE AS PROFESSORAS EXERCEM PRÁTICAS DIFERENCIADAS ENTRE OS ALUNOS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E OS QUE NÃO OS APRESENTAM E, MESMO QUANDO SÃO HABILIDOSAS, ESTÃO PROPONDO COMBINADOS SOBRE O COMPORTAMENTO. OS RESULTADOS APONTAM, ENTÃO, PARA AS RELAÇÕES FUNCIONAIS ENTRE AS PRÁTICAS. AO FINAL, SÃO APRESENTADAS ALGUMAS LIMITAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES SUGERIDAS A PARTIR DESTE ESTUDO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR PROBLEMS
CHILDREN'S SOCIAL SKILLS
EDUCATIONAL PRACTICE
SOCIAL SKILLS EDUCATION
Resumo Original (EN):
GIVEN THE IMPORTANCE OF INTERPERSONAL RELATIONSHIPS OF TEACHERS AND STUDENTS IN THE SCHOOL CONTEXT AND THE NEED TO INTERVENE IN BEHAVIORAL PROBLEMS, WE SOUGHT TO DESCRIBE, ANALYZE AND DISCUSS EDUCATIONAL PRACTICES AND CHILD BEHAVIOR IN THIS CONTEXT. THUS, THIS STUDY AIMS TO DESCRIBE THE EDUCATIONAL PRACTICE OF TEACHERS IN DEALING WITH THE REPERTOIRE FOR CHILDREN, CONSIDERING CHILDREN WITH AND WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS. TO THIS END, WE CARRIED OUT FIELD RESEARCH APPROACH WITH DESCRIPTIVE QUANTITATIVE AND QUALITATIVE DATA. 16 TEACHERS PARTICIPATED IN THIS SURVEY INDICATED THAT 16 STUDENTS WITH BEHAVIORAL PROBLEMS AND 16 WITHOUT THESE PROBLEMS, ATTENDING THE FIRST GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL. WE USED THREE RESEARCH INSTRUMENTS: SOCIAL SKILLS EDUCATION TEACHER (RE-HSE-PR), WHO INVESTIGATE THE FREQUENCY AND QUALITY OF HSE, AND CONTEXT VARIABLES; TRF (6-18) TO IDENTIFY / CONFIRM STUDENTS WITH BEHAVIOR PROBLEMS SCORES CONSIDERED BY CLINICAL AND NON CLINICAL. AND LASTLY, THE SOCIALLY SAVVY QUIZ ANSWERS FOR TEACHERS (QRSH-PR), TO DESCRIBE SOCIAL SKILLS OF CHILDREN. THE RESULTS CONFIRM SOME OF THE HYPOTHESES OF THE STUDY, BECAUSE THE TEACHERS SEEM TO REINFORCE BAD BEHAVIOR, EVEN IN THEIR EDUCATIONAL PRACTICES HAVE SKILLED BEHAVIOR, HOWEVER, THERE WAS NO DECREASE IN BEHAVIOR PROBLEMS OF STUDENTS. THE ABILITY TO INCREASE THE EXPRESSIVENESS OF THE TEACHER IN PRACTICE REFERS TO THE FACT COMMUNICATE, IT IS A SATISFACTORY PRACTICE TEACHING, BUT PRESENTED DIFFERENTLY FOR BOTH GROUPS. ACCORDINGLY, FOR THE CLINICAL GROUP, THERE IS GREATER EMPHASIS ON CONVERSATION ABOUT THE STUDENT'S INAPPROPRIATE BEHAVIOR, AND FOR NON-PATIENTS, EXTENDS TO DISCUSSIONS RELATED TO VARIOUS TOPICS AND PERSONAL. THIS EXERCISE IDENTIFIED THAT TEACHERS PRACTICE DIFFERENTIATED BETWEEN STUDENTS WHO HAVE BEHAVIOR PROBLEMS AND THOSE WHO DO NOT HAVE THEM AND EVEN WHEN THEY ARE SAVVY, THEY ARE PROPOSING ON THE COMBINED BEHAVIOR. THE RESULTS SUGGEST, THEN, TO THE FUNCTIONAL RELATIONSHIPS BETWEEN THE PRACTICES. AT THE END ARE SOME LIMITATIONS AND SUGGESTED CONTRIBUTIONS FROM THIS STUDY.
Arquivo:
DIS_MEST20110826_MARIANO MARIA LUIZA.pdf
Tamanho:
8682 Kb (8682094 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/11/2011 ÀS 11:40:56
Atualizado:
21/11/2011 ÀS 11:40:56
Visitas:
1302
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 21:27:18
Downloads:
89
Último Download em :
10/01/2024 ÀS 23:27:31
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por