TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISAÇÃO ESCOLA PÚBLICA PROCESSO GRUPAL |
Autor: |
MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA |
Email: |
maiaemaia@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI ♠ Drª. MELLO, SUELY AMARAL DE ♠ Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES ♠ Dr. SOUZA, ANTONIO CARLOS
|
Data de Defesa: |
09/06/2011 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ♠ ESCOLA PÚBLICA ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ PESQUISA AÇÃO ♠ PROCESSO GRUPAL
|
Resumo Original (PT): |
|
A FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES PESQUISADORES PARA UM PROCESSO DE REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS E, A PARTIR DAÍ, CONSTRUIR COLETIVAMENTE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA, CONSTITUI O OBJETIVO DESSE ESTUDO. SEGUINDO A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO E ATUANDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL JUNTO A PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORGANIZOU-SE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS QUE PERMITIU IDENTIFICAR OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRESENTES NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO. O GRUPO DE PROFESSORES PESQUISADORES ELABOROU DOIS PROJETOS DE PESQUISA A PARTIR DE SUA PRÁTICA, TAMBÉM PROMOVERAM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO AMBIENTE. INSTITUÍRAM PARCERIAS COM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGS). ESSAS ATIVIDADES CULMINARAM COM A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21 NA ESCOLA. AS AÇÕES EXPANDIRAM PARA A COMUNIDADE NO ENTORNO POSSIBILITANDO O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CARACTERÍSTICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FUNDAMENTADA EM PRINCÍPIOS CRÍTICOS. CONCLUIU-SE DESSE ESTUDO QUE A PESQUISAÇÃO MOSTROU-SE ADEQUADA PARA ATENDER AS QUESTÕES METODOLÓGICAS EXIGIDAS PELA PESQUISA. PERMITIU CONSTRUIR, COM OS PROFESSORES, AS ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES RELACIONADAS À SUA PRÁTICA SOCIAL E PEDAGÓGICA EVIDENCIADO QUE A ESCOLA E O TRABALHO EDUCATIVO SÃO OS ELEMENTOS IDÉIAS PARA FORJAR O CAMPO TEÓRICO NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ NÃO COSTA
|
Resumo Original (EN): |
|
|
Arquivo: |
TES_DOUT20110609_MAIA JORGE SOBRAL DA SILVA.pdf
|
Tamanho: |
1926 Kb (1926548 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
06/10/2011 ÀS 14:29:55 |
Atualizado: |
06/10/2011 ÀS 14:29:55 |
Visitas: |
1868 |
Última Visita em : |
05/05/2024 ÀS 01:17:25 |
Downloads: |
207 |
Último Download em : |
15/02/2024 ÀS 09:37:18 |