Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISAÇÃO ESCOLA PÚBLICA PROCESSO GRUPAL
Autor:
MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Email:
maiaemaia@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Drª. MELLO, SUELY AMARAL DE
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Dr. SOUZA, ANTONIO CARLOS
Data de Defesa:
09/06/2011
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
ESCOLA PÚBLICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PESQUISA AÇÃO
PROCESSO GRUPAL
Resumo Original (PT):
A FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES PESQUISADORES PARA UM PROCESSO DE REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS E, A PARTIR DAÍ, CONSTRUIR COLETIVAMENTE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA, CONSTITUI O OBJETIVO DESSE ESTUDO. SEGUINDO A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO E ATUANDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL JUNTO A PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORGANIZOU-SE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS QUE PERMITIU IDENTIFICAR OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRESENTES NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO. O GRUPO DE PROFESSORES PESQUISADORES ELABOROU DOIS PROJETOS DE PESQUISA A PARTIR DE SUA PRÁTICA, TAMBÉM PROMOVERAM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO AMBIENTE. INSTITUÍRAM PARCERIAS COM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGS). ESSAS ATIVIDADES CULMINARAM COM A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21 NA ESCOLA. AS AÇÕES EXPANDIRAM PARA A COMUNIDADE NO ENTORNO POSSIBILITANDO O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CARACTERÍSTICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FUNDAMENTADA EM PRINCÍPIOS CRÍTICOS. CONCLUIU-SE DESSE ESTUDO QUE A PESQUISAÇÃO MOSTROU-SE ADEQUADA PARA ATENDER AS QUESTÕES METODOLÓGICAS EXIGIDAS PELA PESQUISA. PERMITIU CONSTRUIR, COM OS PROFESSORES, AS ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES RELACIONADAS À SUA PRÁTICA SOCIAL E PEDAGÓGICA EVIDENCIADO QUE A ESCOLA E O TRABALHO EDUCATIVO SÃO OS ELEMENTOS IDÉIAS PARA FORJAR O CAMPO TEÓRICO NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NÃO COSTA
Resumo Original (EN):
NÃO CONSTA
Arquivo:
TES_DOUT20110609_MAIA JORGE SOBRAL DA SILVA.pdf
Tamanho:
1926 Kb (1926548 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/10/2011 ÀS 14:29:55
Atualizado:
06/10/2011 ÀS 14:29:55
Visitas:
1868
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 01:17:25
Downloads:
207
Último Download em :
15/02/2024 ÀS 09:37:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por