Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
NEGOCIAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: CONSTRUÇÕES CONJUNTAS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL
Autor:
SUTIL, NOEMI
Email:
noemisutil@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE
Dr. VENTURA, PAULO CEZAR SANTOS
Data de Defesa:
28/02/2011
Palavras-Chave (PT):
AÇÃO COMUNICATIVA
AÇÃO DIALÓGICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA; AÇÃO DIALÓGICA; AÇÃO COMUNICATIVA; NEGOCIAÇÕES; PROBLEMATIZAÇÃO D
NEGOCIAÇÕES
PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO APRESENTA CARACTERÍSTICAS E CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA,DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA ? UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? UNESP ? CAMPUS DE BAURU/SP. A REFERIDA PESQUISA CONSTITUIU-SE NO CONTEXTO DE UM PROCESSO DE PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM FÍSICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? UNESP ? CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA/SP, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2008. O OBJETIVO DESSA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO VIVENCIADOS EM UMA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AÇÃO DIALÓGICA ? PAULO FREIRE ? E AÇÃO COMUNICATIVA ? JÜRGEN HABERMAS. A TESE DEFENDIDA SE REFERE À FORMAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES COMO VIABILIZADORA DE REAÇÃO ÀS INVASÕES DO SISTEMA NO MUNDO DA VIDA ? FORMAÇÃO DE CULTURA, SOCIEDADE E PERSONALIDADE. A CONCEPÇÃO DE PESQUISA UTILIZADA É A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL DE PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA, EM ABORDAGEM ETNOGRÁFICA. OS DADOS SÃO CONSTITUÍDOS POR: REGISTROS ESCRITOS EM ?DIÁRIO DE CAMPO?; TRANSCRIÇÕES DE GRAVAÇÕES EM ÁUDIO; TRABALHOS ESCRITOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO; REGISTROS, COMENTÁRIOS E FÓRUNS INTERATIVOS POR MEIO DA INTERNET; TEXTOS DE E-MAILS; ENTREVISTA; DOCUMENTOS OFICIAIS RELATIVOS AO REFERIDO CURSO DE GRADUAÇÃO. OS PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE DADOS CONSTITUÍRAM-SE COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DA AÇÃO DIALÓGICA E COMUNICATIVA, DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL DE PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA, DE REFERENCIAIS SOBRE NEGOCIAÇÕES, ANÁLISE DE CONTEÚDO, ESTUDO ANALÍTICO DE DISCURSOS E TEXTOS ARGUMENTATIVOS. A ANÁLISE DE NEGOCIAÇÕES FOI REALIZADA CONSIDERANDO: NEGOCIADORES E INSTÂNCIAS DE COMUNICAÇÃO; INDICADORES, ELEMENTOS E FASES DE NEGOCIAÇÃO. DENÚNCIA E ANÚNCIO CONSTITUEM DISCUSSÕES ENVOLVENDO: A INVASÃO DO SISTEMA NO MUNDO DA VIDA, DESTACANDO CULTURA DE ESPECIALISTAS E RACIONALIDADE COM RESPEITO A FINS; FORMAÇÃO, CONSIDERANDO CONTEXTOS DIALÓGICOS, COMUNICATIVOS, OS ÂMBITOS LINGUÍSTICO E COMUNICATIVO, RUPTURAS E MUDANÇAS, FORMAÇÃO EM
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COMMUNICATIVE ACTION
DIALOGIC ACTION
EDUCATIONAL PRACTICE PROBLEM-POSING
NEGOTIATIONS
PHYSICS TEACHERS? EDUCATION; DIALOGIC ACTION; COMMUNICATIVE ACTION; NEGOTIATIONS; EDUCATIONAL PRACTI
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK, IT HAS BEEN PRESENTED SOME RESEARCH CHARACTERISTICS AND CONSIDERATIONS CONCERNING EDUCATION FOR SCIENCE DOCTOR DEGREE, AT EDUCATION FOR SCIENCE POST GRADUATION PROGRAMME ? SÃO PAULO STATE UNIVERSITY ? UNESP ? BAURU CAMPUS/SP. THIS RESEARCH HAS BEEN DEVELOPED IN THE CONTEXT OF AN EDUCATIONAL PRACTICE PROBLEM-POSING PROCESS, AT PHYSICS TEACHERS? EDUCATION COURSE, AT SÃO PAULO STATE UNIVERSITY ? UNESP ? ILHA SOLTEIRA CAMPUS/SP, IN THE PERIOD OF THE YEARS 2007 AND 2008. THIS INVESTIGATION AIMED TO ANALYZE NEGOTIATION PROCESSES IN THE DEVELOPING OF A TEACHERS? EDUCATION CONCEPTION AS DIALOGIC ACTION ? PAULO FREIRE ? AND COMMUNICATIVE ACTION ? JÜRGEN HABERMAS. THE THESIS IN DEFENSE CONCERNS TO THE FORMATION FOR NEGOTIATIONS AS A WAY TO MAKE POSSIBLE THE REACTION AGAINST SYSTEMIC INVASIONS IN THE LIFE WORLD ? FORMATION OF CULTURE, SOCIETY AND PERSONALITY. THE RESEARCH CONCEPTION IS THE EDUCATIONAL ACTION RESEARCH IN AN EMANCIPATORY WAY, WITH ETHNOGRAPHIC APPROACH. DATA ARE CONSTITUTED BY: WRITTEN RECORDS IN ?FIELD DIARY?; AUDIO RECORDS TRANSCRIPTIONS; WRITTEN WORKS MADE BY TEACHERS? EDUCATION COURSE STUDENTS; INTERNET WRITTEN RECORDS, COMMENTS AND FORUMS; E-MAILS TEXTS; INTERVIEW; TEACHERS? EDUCATION COURSE OFFICIAL DOCUMENTS. DATA ANALYSIS PROCEDURES WERE ACCOMPLISHED IN THE BASIS OF DIALOGIC AND COMMUNICATIVE ACTION, EDUCATIONAL ACTION RESEARCH IN AN EMANCIPATORY WAY, NEGOCIATION THEORY, CONTENT ANALYSIS, ANALYTICAL STUDY OF ARGUMENTATIVE TEXTS AND DISCOURSES. NEGOTIATION ANALYSIS HAS BEEN ACCOMPLISHED BY TAKING INTO ACCOUNT: NEGOTIATORS AND COMMUNICATIVE SPACES; NEGOTIATION INDICATORS, ELEMENTS AND PHASES. DENOUNCEMENT AND ANNOUNCEMENT CONSTITUTE DISCUSSIONS CONCERNING: SYSTEMIC INVASION IN THE WORLD OF LIFE, HIGHLIGHTING EXPERTISE CULTURE AND RATIONALITY TOWARD THE ENDS; FORMATION, HIGHLIGHTING DIALOGICAL, COMMUNICATIVE CONTEXTS, THE LINGUISTIC AND COMMUNICATIVE DOMAIN, RUPTURES AND CHANGES, FORMATION IN PHYSICS.
Arquivo:
TES_DOUT20110228_SUTIL NOEMI.pdf
Tamanho:
2297 Kb (2297081 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2011 ÀS 16:24:34
Atualizado:
08/09/2011 ÀS 16:24:34
Visitas:
1224
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 04:45:19
Downloads:
97
Último Download em :
28/03/2024 ÀS 21:23:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por