Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O USO DE TEXTOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autor:
CAMPOS, RAQUEL SANZOVO PIRES
Email:
raquelsanzovo@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. MOTOKANE, MARCELO TADEU
Data de Defesa:
08/06/2011
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
TEXTO ALTERNATIVO AO LIVRO DIDÁTICO
Resumo Original (PT):
FACE AOS NOVOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODOS E RECURSOS DE ENSINO QUE ENVOLVAM A LEITURA DE TEXTOS DEVEM SER CONSIDERADOS COMO IMPORTANTES COMPONENTES DO PROCESSO DE APRENDER CIÊNCIAS UMA VEZ QUE A PRODUÇÃO DE SUA COMPREENSÃO É INTERCEDIDA PELA LEITURA DO TEXTO E PELOS ASPECTOS HISTÓRICOS QUE INFLUENCIAM TANTO O MODO DE PRODUÇÃO DA COMPREENSÃO, QUANTO O MODO DE LEITURA. FAZ-SE NECESSÁRIA, PORTANTO, A PROPOSTA DO USO DE TEXTOS DOS MAIS DIFERENTES DOMÍNIOS E ESFERAS CULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS TEXTOS DITOS ALTERNATIVOS. ESTE ESTUDO VISOU ANALISAR E COMPREENDER A INSERÇÃO DO USO DE TEXTOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. POR MEIO DE PESQUISA PRIORITARIAMENTE QUALITATIVA INVESTIGOU-SE A EXISTÊNCIA DE PROPOSTAS PARA O USO DE TEXTOS ALTERNATIVOS EM SETE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OFERECIDOS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E PRODUÇÃO DE TEXTOS E ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NO PRIMEIRO MOMENTO, FORAM ANALISADOS PLANOS DE ENSINO DE DISCIPLINAS E PROGRAMAS DE ESTÁGIO DOS CURSOS. PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE DÁ INSERÇÃO DO TEXTO ALTERNATIVO PELO PROFESSOR FORMADOR FORAM COLETADOS DADOS JUNTO A DOCENTES DESTES CURSOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO DE OITO QUESTÕES ABERTAS. COLETOU-SE, TAMBÉM, INFORMAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE CADA PROFESSOR, AS DISCIPLINAS QUE MINISTRAM E SUA COMPREENSÃO SOBRE O TEXTO ALTERNATIVO. POR FIM, INVESTIGOU-SE, POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO ESCRITO A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS TEXTOS ALTERNATIVOS EM DOIS CURSOS SELECIONADOS. PODE-SE IDENTIFICAR QUE A INSERÇÃO SOBRE O USO DO TEXTO ALTERNATIVO É APRESENTADA EXPLICITAMENTE EM POUCOS PLANOS DE ENSINO E PROPOSTAS DE ESTÁGIOS ANALISADOS; QUE OS DOCENTES RECONHECEM SUA IMPORTÂNCIA E AFIRMAM TRABALHAR O SEU USO DURANTE SUAS AULAS, E QUE OS DISCENTES, QUE TAMBÉM RECONHECEM A SUA IMPORTÂNCIA, INDICAM QUE ESTA DISCUSSÃO É POUCO OU NADA TRABALHADA DURANTE A GRADUAÇÃO. PELOS DADOS, VERIFICA-SE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS DIFERENTES FALAS SOBRE A INSERÇÃO DO TEXTO ALTERNATIVO. TRABALHADOS DE FORMA INDIRETA EM POUCOS ESPAÇOS, OS DADOS INDICAM QUE A ABORDAGEM PRIVILEGIADA DO TEXTO ALTERNATIVO É MAIS UM RECURSO E/OU MAIS UMA TÉCNICA DENTRO DAS POSSÍVEIS, DESCONSIDERANDO O SEU CARÁTER FORMATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NO ENTANTO, A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS É UM MOMENTO VITAL PARA A CONSTRUÇÃO PRÓPRIA DOS FUTUROS PROFESSORES E DEVEM SER OPORTUNIZADAS SITUAÇÕES QUE POSSIBILITEM AOS LICENCIANDOS A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, A CLAREZA E EXPLICITAÇÃO DE SUAS INTERPRETAÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE O SER PROFESSOR. PROMOVER ESTA DISCUSSÃO E POSSIBILITAR QUE OS FUTUROS PROFESSORES TENHAM INSTRUMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA PRÁTICA FUTURA TORNA-SE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ALTERNATIVE TEXT TO THE TEXTBOOK
INITIAL TRAINING OF SCIENCE TEACHERS
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
FACE TO NEW GOALS AND CONTENTS OF THE TEACHING OF SCIENCE, METHODS AND TEACHING RESOURCES THAT INVOLVING THE READING OF TEXTS MUST BE CONSIDERED AS IMPORTANT COMPONENTS OF THE PROCESS OF LEARNING SCIENCE, ONCE THAT THE PRODUCTION OF THEIR UNDERSTANDING IS INTERCEDED BY READING THE TEXT AND THE HISTORICAL ASPECTS THAT INFLUENCE SUCH THE PRODUCTION MODE OF UNDERSTANDING, AS THE METHOD OF READING. THEREFORE, THE PROPOSED USE OF TEXT FROM DIFFERENT DOMAINS AND CULTURAL SPHERES IN THE TEACHING OF SCIENCE, THE TEXTS CITED AS ALTERNATIVE, IS NEEDED. THIS STUDY AIMED TO ANALYZE AND UNDERSTAND THE APPROACH OF USING ALTERNATIVE TEXTS FOR TEACHING SCIENCE COURSES IN INITIAL TEACHER TRAINING. THROUGH PRIMARILY QUALITATIVE RESEARCH THE EXISTENCE OF PROPOSALS FOR THE USE OF ALTERNATIVE TEXTS WAS INVESTIGATED IN SEVEN LICENTIATE COURSES IN BIOLOGY OFFERED BY A PUBLIC UNIVERSITY IN THE STATE OF SAO PAULO. DATA WERE COLLECTED THROUGH DOCUMENT ANALYSIS, QUESTIONNAIRES AND PRODUCTION OF TEXTS THAT WERE ANALYZED USING CONTENT ANALYSIS. AT FIRST, PLANS FOR TEACHING SUBJECTS AND INTERNSHIP PROGRAMS WERE ANALYZED. TO UNDERSTAND HOW A TEACHING PROFESSOR APPROACHES AN ALTERNATIVE TEXT, DATA WERE COLLECTED FROM THE TEACHERS OF THESE COURSES THROUGH A QUESTIONNAIRE CONSISTING OF EIGHT ESSAY QUESTIONS. WE GATHER ALSO INFORMATION ON THE TRAINING OF EACH TEACHER, THE SUBJECTS THEY TEACH AND THEIR UNDERSTANDING OF THE ALTERNATIVE TEXT. FINALLY, WE INVESTIGATE, THROUGH THE FORMULATION OF A WRITTEN TEXT TO THE STUDENTS' PERCEPTION ON THE USE OF ALTERNATIVE TEXTS IN TWO SELECTED COURSES. WE COULD IDENTIFY THAT THE APPROACH ON THE USE OF ALTERNATIVE TEXT IN THE TEXTBOOK IS EXPLICITLY SHOWN IN A LITTLE EDUCATION PLANS AND PROPOSAL FOR INTERNSHIPS ANALYZED; THAT THE PROFESSORS RECOGNIZE ITS IMPORTANCE AND AFFIRM TO WORK IN ITS USE DURING THEIR CLASSES, AND THAT STUDENTS WHO ALSO RECOGNIZE ITS IMPORTANCE, INDICATE THAT THIS DISCUSSION IS LITTLE OR NOTHING WORKED DURING THE GRADUATION. FROM THE DATA, THERE ARE AGREEMENTS AND DISAGREEMENTS IN THE DIFFERENT SPEECHES ON THE APPROACH OF THE ALTERNATIVE TEXT. WORKED INDIRECTLY IN A FEW AREAS, THE DATA INDICATE THAT THIS PRIVILEGED APPROACH ON THE ALTERNATIVE TEXT IS A FURTHER APPEAL AND/OR MORE THAN ONE TECHNIQUE WITHIN THE POSSIBLE, NOT CONSIDERING ITS FORMATIVE CHARACTER IN TEACHING SCIENCE. HOWEVER, THE INITIAL FORMATION OF THE PROFESSOR OF BIOLOGICAL SCIENCES IS A VITAL TIME FOR THE CONSTRUCTION OF FUTURE TEACHERS AND SITUATIONS MUST BE OPPORTUNIZED TO ALLOW THE TEACHERS AN APPROPRIATION OF KNOWLEDGE, CLARITY AND EXPLICITNESS OF THEIR INTERPRETATIONS AND UNDERSTANDINGS OF BEING A TEACHER. TO PROMOTE THIS DISCUSSION AND TO ENABLE FUTURE TEACHERS TO HAVE TOOLS TO BUILD THEIR FUTURE PRACTICE BECOMES CRUCIAL.
Arquivo:
DIS_MEST20110608_CAMPOS RAQUEL SANZOVO PIRES.pdf
Tamanho:
825 Kb (825112 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2011 ÀS 16:16:54
Atualizado:
08/09/2011 ÀS 16:16:54
Visitas:
4359
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 14:19:16
Downloads:
347
Último Download em :
30/08/2021 ÀS 18:37:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por