Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE FUTUROS PROFESSORES FRENTE À DIVERSIDADE RELIGIOSA NA ABORDAGEM DO TEMA ?ORIGENS DO UNIVERSO?
Autor:
AZEVEDO, HERNANI LUIZ
Email:
hernaniazevedo@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Drª. SILVA, CIBELLE CELESTINO
Data de Defesa:
23/05/2011
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIA E FÉ, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ORIGENS DO UNIVERSO
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO VISOU INVESTIGAR AS POSTURAS ADOTADAS POR FUTUROS PROFESSORES DIANTE DE MODELOS NÃO CIENTÍFICOS (RELIGIOSOS) APRESENTADOS POR ALUNOS SOBRE AS ORIGENS DO UNIVERSO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM 9 (NOVE) LICENCIANDOS DE UM CURSO DE FÍSICA, POR MEIO DA QUAL SE BUSCOU IDENTIFICAR, PRINCIPALMENTE, A EXPECTATIVA QUE TAIS PROFESSORES DEMONSTRAVAM QUANTO À CONTRIBUIÇÃO (OU NÃO) DO LEVANTAMENTO DE TAIS MODELOS DURANTE A AULA POR PARTE DOS ALUNOS. PARA REFERENCIAR NOSSA DISCUSSÃO, ADOTAMOS AS REFLEXÕES DO FILÓSOFO ALEMÃO JÜRGEN HABERMAS SOBRE O RELACIONAMENTO POLÍTICO QUE DEVE REGULAR AS RELAÇÕES ENTRE UMA CULTURA SECULARISTA E AS DIVERSAS CULTURAS RELIGIOSAS. TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE CONSTATAR QUE TODOS OS LICENCIANDOS PROCURARAM APRESENTAR TOLERÂNCIA QUANTO ÀS IDÉIAS RELIGIOSAS DOS ALUNOS. ESTA ATITUDE DE TOLERÂNCIA, ENTRETANTO, AINDA NÃO CHEGA A CONSTITUIR, NA PERSPECTIVA DE HABERMAS, UMA ATITUDE QUE PROMOVA UMA BUSCA CONJUNTA DE SOLUÇÕES PARA QUESTÕES CONTROVERSAS DA SOCIEDADE. PORÉM, PARA ALÉM DESSA ATITUDE DE TOLERÂNCIA, MAIS DA METADE DELES REVELOU ACREDITAR QUE A MANIFESTAÇÃO DESSAS CONCEPÇÕES PODERIA TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCUSSÃO EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS APONTARAM NO SENTIDO DE QUE A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA COMUNICAÇÃO, NO QUESTIONAMENTO E NO DIÁLOGO, EM DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA CONCLUÍDO PELOS FUTUROS PROFESSORES, TEM GERADO UMA APROPRIAÇÃO POR PARTE DOS LICENCIANDOS DESTAS PRÁTICAS, E SUA POTENCIAL APLICAÇÃO POSTERIOR EM OUTRAS SITUAÇÕES E DISCUSSÕES, INCLUSIVE A INTER-RELIGIOSA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
SCIENCE AND FAITH; COMMUNICATIVE COMPETENCE; PHYSICS TEACHING; TEACHER EDUCATION; ORIGINS OF THE UNI
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED AT INVESTIGATING THE POSITIONS TAKEN BY FUTURE TEACHERS TOWARDS THE NON SCIENTIFIC MODELS PRESENTED BY STUDENTS ABOUT THE ORIGINS OF THE UNIVERSE. IN ORDER TO DO THAT, AN INTERVIEW WAS CONDUCTED WITH 9 (NINE) STUDENTS OF A PHYSICS TEACHING TRAINING COURSE. THE STUDY SOUGHT TO IDENTIFY, AMONG OTHER THINGS, THE EXPECTATION OF THOSE TEACHERS ABOUT THE CONTRIBUTION (OR NOT) OF THE INTRODUCTION OF SUCH MODELS IN CLASSROOMS. TO ORIENTATE OUR DISCUSSION, WE ADOPT AS FRAMEWORK THE IDEAS OF GERMAN PHILOSOPHER JÜRGEN HABERMAS ON THE POLITICAL RELATIONSHIP THAT SHOULD GOVERN RELATIONS BETWEEN A NATURALISTIC CULTURE AND DIFFERENT RELIGIOUS CULTURES. WE WERE ABLE TO SHOW THAT ALL FUTURE TEACHERS HAVE SOUGHT TO SHOW TOLERANCE TOWARDS THE RELIGIOUS IDEAS OF THE STUDENTS. THIS ATTITUDE OF TOLERANCE, HOWEVER, STILL NOT ENOUGH TO CONSTITUTE, IN HABERMAS'S VIEW, AN ATTITUDE THAT PROMOTES A JOINT SEARCH FOR SOLUTIONS TO CONTROVERSIAL ISSUES OF SOCIETY. HOWEVER, BEYOND THIS ATTITUDE OF TOLERANCE, MORE THAN HALF OF FUTURE TEACHERS REVEALED BELIEVE THAT THE MANIFESTATION OF THESE CONCEPTS COULD BRING CONTRIBUTIONS TO THE DISCUSSION IN THE CLASSROOM. THE RESULTS POINTED TOWARDS THAT THE USE OF TEACHING PRACTICES, BASED ON COMMUNICATION, QUESTIONING AND DIALOGUE IN DISCIPLINES OF THE DEGREE COURSE COMPLETED BY FUTURE TEACHERS, HAS CREATED IN THEM AN OWNERSHIP OF THESE PRACTICES AND THEIR POTENTIAL APPLICATION IN OTHER DISCUSSIONS, INCLUDING INTER-RELIGIOUS DISCUSSIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20110523_AZEVEDO HERNANI LUIZ.pdf
Tamanho:
3104 Kb (3104421 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2011 ÀS 15:48:16
Atualizado:
08/09/2011 ÀS 15:48:16
Visitas:
1339
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:45:31
Downloads:
60
Último Download em :
10/04/2024 ÀS 09:39:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por