Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INDICADORES DE ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE MENINOS COM SINAIS PREDITIVOS PARA O TDAH
Autor:
GOMES, CÁSSIA AMÉLIA
Email:
cassia_psyc@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Data de Defesa:
31/03/2011
Palavras-Chave (PT):
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
ESTRESSE
TDAH
Resumo Original (PT):
A LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL, ESPECIALIZADA NOS ESTUDOS A RESPEITO DO TDAH E SUBTIPOS ESCLARECE A DIFICULDADE EM SE DIAGNOSTICAR O TRANSTORNO, VISTO A NECESSIDADE DE INDÍCIOS DO MESMO EM MAIS DE UM AMBIENTE, BEM COMO A MANIFESTAÇÃO DO ESTRESSE NO INFANTE E SUAS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. DESTE MODO, A PROPOSTA EM QUESTÃO TRÁS À TONA A RELEVÂNCIA DE INVESTIGAÇÕES ABRANGENDO A TEMÁTICA, DEVIDO À GRANDE QUANTIDADE DE DISCORDÂNCIAS ENTRE O DESENVOLVIMENTO DOS SINAIS PREDITIVOS E SUA MANIFESTAÇÃO, OS INDICATIVOS DE ESTRESSE E AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS POR ESTAS CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR. OS DADOS COLETADOS RECEBERAM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA CONFORME EVIDENCIADO NAS FIGURAS, QUADROS E NAS INFERÊNCIAS EXTRAÍDAS DOS RESULTADOS. POR MEIO DO PROTOCOLO PARA HIPÓTESE DIAGNÓSTICA PARA O TDAH FOI POSSÍVEL FAZER O LEVANTAMENTO DE SINAIS PREDITIVOS PARA O TDAH. PARA DETECTAR OCORRÊNCIA DE INDICATIVOS DE ESTRESSE NO INFANTE FOI UTILIZADO O INVENTÁRIO DE ESTRESSE INFANTIL (ESI), O QUAL FORNECEU RESPALDO PARA O CONHECIMENTO DA EMISSÃO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS, DIANTE DA VIVÊNCIA DA QUEBRA DO EQUILÍBRIO NO FUNCIONAMENTO NORMAL DA CRIANÇA. A RECUPERAÇÃO DESTE DESEQUILÍBRIO EXIGE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO, CUJO USO DEPENDE DA FORMA E COMO A CRIANÇA VIVENCIA O ESTRESSOR, A IDADE QUE APRESENTA OS SINAIS PREDITIVOS PARA O TDAH E SUBTIPOS E O CONTEXTO EM QUE SE ENCONTRA, VISTA SUA INFLUÊNCIA NO ENFRENTAMENTO. A ANÁLISE DESTAS ESTRATÉGIAS ENVOLVEU ENTÃO, A CATEGORIZAÇÃO EM AÇÃO, ACTING OUT OU FUGA/ESQUIVA. PARA A CATEGORIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZOU-SE DO QUESTIONÁRIO PRESENÇA DE ESTRESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR. COM ISSO, PARTICIPARAM DA PESQUISA 15 CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO COM SINAIS PREDITIVOS PARA O TDAH E SUBTIPOS, COM INDICATIVOS PARA ESTRESSE PRESENTE EM UMA DAS FASES DO MODELO QUADRIFÁSICO (ALARME, RESISTÊNCIA, QUASE-ESXAUTÃO E EXAUSTÃO). ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS ESTILOS DE CONFRONTO (AGRESSIVO, ASSERTIVO OU PASSIVO). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, CONFORME O PROCESSO MATURACIONAL, ASSOCIADO A FATORES DO MEIO (9 E 10 ANOS) OS SINAIS PREDITIVOS PARA O TDA E TDAH TENDEM A SE INTENSIFICAR, PORÉM, OS INDICATIVOS DE ESTRESSE ENCONTRAM-SE, EM GRANDE MAIORIA NA FASE DE ALARME. CONTUDO, MESMO COM O AVANÇO DA IDADE AS CRIANÇAS EM QUESTÃO NÃO SE UTILIZARAM DE UM ROL DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO MAIS COMPLEXO, FICANDO ESSE RESTRITO ÀS CRIANÇAS DE MENOR IDADE (7 ANOS), CUJOS SINAIS PREDITIVOS PARA O TDH FOI O QUE PREVALECEU.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ADHD
COPIN
ESTRATEGIES
STRESS
Resumo Original (EN):
NATIONAL AND INTERNATIONAL LITERATURE, SPECIALIZING IN STUDIES OF ADHD SUBTYPES AND CLARIFIES THE DIFFICULTY IN DIAGNOSING THE DISORDER, AS THE NEED FOR EVIDENCE IN MORE THAN ONE ENVIRONMENT, AS WELL AS THE MANIFESTATION OF STRESS IN THE INFANT AND ITS COPING STRATEGIES. THUS, THE PROPOSAL IN QUESTION BACK TO THE FORE THE IMPORTANCE OF INVESTIGATIONS COVERING THE TOPIC, DUE TO THE LARGE AMOUNT OF INCONSISTENCIES BETWEEN THE DEVELOPMENT OF PREDICTIVE SIGNALS AND ITS MANIFESTATION, INDICATIVE OF STRESS AND THE COPING STRATEGIES USED BY THESE CHILDREN IN THE SCHOOL CONTEXT. THE DATA COLLECTED WERE QUALITATIVE APPROACH QUANTI-AS EVIDENCED IN THE FIGURES, TABLES AND INFERENCES DRAWN FROM THE RESULTS. THROUGH PROTOCOL FOR DIAGNOSTIC HYPOTHESIS TO ADHD COULD SURVEY OF PREDICTIVE SIGNALS FOR ADHD. TO DETECT OCCURRENCE OF INDICATIVE OF STRESS IN THE INFANTE WAS USED INFANT STRESS INVENTORY (ESI), WHICH PROVIDED BACKING FOR THE KNOWLEDGE OF THE ISSUE OF INAPPROPRIATE BEHAVIOUR, GIVEN THE EXPERIENCE OF BREAKING BALANCE IN NORMAL FUNCTIONING, FOR THE CHILD. RECOVERY OF THIS IMBALANCE REQUIRES USING COPING STRATEGIES, WHOSE USE DEPENDS ON THE SHAPE AND HOW THE CHILD EXPERIENCES THE STRESSOR, THE AGE THAT INTRODUCES THE PREDICTIVE SIGNS FOR ADHD AND SUBTYPES AND THE CONTEXT IN WHICH IT IS, VIEW THEIR INFLUENCE IN THE CONFRONTATION. THE ANALYSIS OF THESE STRATEGIES HAS INVOLVED THEN, CATEGORIZATION INTO ACTION, ACTING OUT OR LEAK/DODGING. FOR THE CATEGORIZATION OF THE STRATEGIES USED QUESTIONNAIRE PRESENCE OF STRESSORS IN THE SCHOOL CONTEXT. WITH THIS, SURVEYED 15 MALE CHILDREN WITH PREDICTIVE SIGNALS FOR ADHD AND SUBTYPES, WITH INDICATIVE TO STRESS THIS IN ONE OF THE STAGES OF MODEL QUADRIFÁSICO (ALARM, RESISTANCE, ALMOST-ESXAUTÃO AND EXHAUST). IN ADDITION, ANALYSED THE CONFRONTATIONAL STYLES (AGGRESSIVE, AGGRESSIVE OR PASSIVE). THE RESULTS SHOW THAT, AS THE PROCESS MATURACIONAL, ASSOCIATED WITH THE FACTORS OF MIDDLE (9TH AND 10TH YEARS) PREDICTIVE SIGNALS FOR THE WCT AND ADHD TEND TO INTENSIFY, HOWEVER, INDICATIVE OF STRESS ARE, IN MAJORITY IN ALARM PHASE. HOWEVER, EVEN WITH ADVANCING AGE THE CHILDREN CONCERNED ARE NOT USED IN A ROL OF COPING STRATEGIES MORE COMPLEX, AND THIS RESTRICTED TO THE CHILDREN OF MINOR AGE (7 YEARS), WHOSE PREDICTIVE SIGNALS FOR THE TDH WAS WHAT PREVAILED.
Arquivo:
DIS_MEST20110331_GOMES CASSIA AMELIA.pdf
Tamanho:
2243 Kb (2243451 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/08/2011 ÀS 11:17:13
Atualizado:
23/08/2011 ÀS 11:17:13
Visitas:
1515
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 17:36:48
Downloads:
46
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 13:43:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por