Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO NÍVEL MÉDIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autor:
LICATTI, FÁBIO
Email:
flicatti@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. CERRI, YARA LYGIA NOGUEIRA SAÉS
Data de Defesa:
22/03/2005
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
ENSINO DE BIOLOGIA
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
O TEMA EVOLUÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO CAMPO DA BIOLOGIA, PRINCIPALMENTE POR POSSIBILITAR UMA VISÃO SINTÉTICA DOS CONHECIMENTOS ACERCA DOS SERES VIVOS. EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS VÊM SUGERINDO QUE: A) OS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS SEJAM ABORDADOS SOB O ENFOQUE ECOLÓGICO-EVOLUTIVO; B) A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DOS SERES VIVOS, SEJAM EVIDENCIADAS AS TRANSFORMAÇÕES DAS DIVERSAS FORMAS DE VIDA AO LONGO DO TEMPO GEOLÓGICO; C) SEJA ADOTADA A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TENDO COMO PRESSUPOSTO QUE A CIÊNCIA É UM PROCESSO DINÂMICO, EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO E NÃO-NEUTRA, SENDO INFLUENCIADA PELO CONTEXTO SOCIAL DE CADA ÉPOCA. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS: IDENTIFICAR E ANALISAR CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO E SEU ENSINO, EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O TEMA; CONTRIBUIR PARA AS DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO REFERÊNCIA A ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO. REALIZOU-SE UM CURSO DE 40 HORAS DE DURAÇÃO, DIVIDIDO EM 5 ENCONTROS, TENDO COMO FOCO A DISCUSSÃO DE QUESTÕES CONCEITUAIS SOBRE EVOLUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. OS DADOS PARA A PESQUISA FORAM PROVENIENTES DE: A) QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAR DADOS GERAIS DO GRUPO E IDÉIAS INICIAIS SOBRE EVOLUÇÃO; B) OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS ENCONTROS; C) ENTREVISTAS REALIZADAS INDIVIDUALMENTE COM CADA PROFESSOR APÓS O CURSO; D) PLANOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. ESSES DADOS FORAM CATEGORIZADOS E ANALISADOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICARAM PROBLEMAS CONCEITUAIS DOS PROFESSORES, TAIS COMO A OCORRÊNCIA DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS, A ASSOCIAÇÃO DE EVOLUÇÃO COM PROGRESSO E A IDÉIA DE QUE O SER HUMANO SEJA O ÁPICE DO PROCESSO EVOLUTIVO. TAMBÉM FORAM VERIFICADAS DIFICULDADES EM LIDAR COM AS IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS E RELIGIOSAS DA TEORIA EVOLUTIVA. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE EVOLUÇÃO, A MAIORIA DOS PROFESSORES DECLAROU ABORDAR APENAS AS TEORIAS LAMARCKISTA E DARWINISTA; POUCOS SALIENTARAM A IMPORTÂNCIA DE SE INCORPORAR A EVOLUÇÃO ENQUANTO EIXO NORTEADOR DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE BIOLOGIA; NÃO HOUVE ÊNFASE EM SE ABORDAR A HISTÓRIA DA VIDA NO PLANETA, NEM EM SE ADOTAR A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS. ESSES RESULTADOS APONTAM PARA UM ENSINO DE BIOLOGIA CENTRADO NA MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SIMPLIFICADAS E DESCONTEXTUALIZADAS, O QUE PODE LEVAR A COMPREENSÕES DISTORCIDAS ACERCA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. NESSE SENTIDO, SUGERE-SE QUE OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INCORPOREM A COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA E DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O QUE PODERIA CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA, SEU PODER EXPLICATIVO E SEUS LIMITES. OUTRAS ESFERAS DE CONHECIMENTO, COMO A FILOSOFIA E A RELIGIÃO, PODERIAM TRAZER A DIMENSÃO DOS VALORES E SIGNIFICADOS, MOSTRANDO OS RELATIVISMOS E AS DIFERENTES VISÕES DE MUNDO DECORRENTES DA HISTÓRIA DE VIDA DE CADA PESSOA E DAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS DE CADA SOCIEDADE.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGICAL EVOLUTION
BIOLOGY TEACHING
TEACHER EDUCATION
TEACHERS CONCEPTIONS
Resumo Original (EN):
IT GIVES A SYNTHETIC VIEW OF THE KNOWLEDGE ABOUT LIVING BEINGS. WITH RELATION TO BIOLOGICAL CURRICULUM IN SECONDARY LEVEL, OFFICIAL DOCUMENTS HAVE BEEN SUGGESTING TO: A) DEAL WITH BIOLOGICAL CONTENTS IN AN ECOLOGICAL-EVOLUTIONARY APPROACH; B) ADOPT AN HISTORICAL PERSPECTIVE OF LIVING BEINGS, GIVING EVIDENCES OF LIFE TRANSFORMATIONS ALONG GEOLOGICAL TIME; C) ADOPT AN HISTORICAL PERSPECTIVE OF THE KNOWLEDGE PRODUCTION, HAVING AS REQUIREMENT THAT SCIENCE IS A DYNAMIC PROCESS, IN CONSTANT TRANSFORMATION AND NON-NEUTRAL, BEING INFLUENCED BY SOCIAL CONTEXT IN EACH TIME. THE PURPOSES OF THIS RESEARCH WAS: TO IDENTIFY AND TO ANALYSE SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS CONCEPTIONS ABOUT EVOLUTION CONTENTS AND THE TEACHING OF THESE TOPICS, IN A TEACHER EDUCATION CONTEXT ABOUT THE THEME; TO CONTRIBUTE WITH THE DISCUSSIONS ABOUT THE TEACHING OF EVOLUTION TOPICS IN SECONDARY LEVEL, HAVING AS REFERENCES THE ANALYSES OF CONCEPTIONS OF THE PARTICIPATING TEACHERS OF THIS INVESTIGATION. A COURSE WITH 40 HOURS WAS DEVELOPED; IT WAS DIVIDED IN 5 MEETINGS, HAVING AS FOCUS OF DISCUSSION EVOLUTION CONCEPTS AND THEIR IMPORTANCE TO BIOLOGY CURRICULUM IN SECONDARY LEVEL. DATA WERE PROVIDED FROM: A) QUESTIONNAIRE TO OBTAIN GENERAL DATA ABOUT THE TEACHERS AND THEIR INITIAL IDEAS ABOUT EVOLUTION; B) OBSERVATION AND WRITING NOTES DURING THE MEETINGS; C) INTERVIEWS CONDUCTED INDIVIDUALLY WITH EACH TEACHER AFTER THE COURSE; D) TEACHING PLANNING USED BY THESE TEACHERS. DATA WERE CATEGORIZED AND ANALYSED BY THE METHOD OF CONTENT ANALYSIS. THE RESULTS INDICATED CONCEPTUAL PROBLEMS OF THE TEACHERS, LIKE THE OCCURRENCE OF INHERITANCE OF ACQUIRED CHARACTERISTICS, THE ASSOCIATION OF EVOLUTION WITH PROGRESS AND THE IDEA THAT THE HUMAN BEING IS THE TOP OF EVOLUTIONARY PROCESS. DIFFICULTIES ALSO WERE VERIFIED IN DEAL WITH PHILOSOPHICAL AND RELIGIOUS IMPLICATIONS OF EVOLUTIONARY THEORY. WITH RESPECT TO EVOLUTION TEACHING, MOST OF THESE TEACHERS DECLARED THAT THEY JUST TEACH LAMARCKIAN AND DARWINIAN THEORIES; FEW TEACHERS GAVE EMPHASIS IN INCORPORATE EVOLUTION AS THE AXIS OF CONTENTS IN BIOLOGY TEACHING; THERE WAS NOT EMPHASIS NEITHER IN DEAL WITH THE LIFE HISTORY ON EARTH, NOR IN ADOPT THE HISTORICAL PERSPECTIVE ON KNOWLEDGE CONSTRUCTION. THESE RESULTS INDICATE A BIOLOGY TEACHING FOCUSED IN MEMORIZATION OF SIMPLIFIED INFORMATION, OUT OF CONTEXT, WHICH COULD GENERATE MISCONCEPTIONS ABOUT SCIENTIFIC KNOWLEDGE. IN THIS WAY, WE SUGGEST THAT THE TEACHER EDUCATION PROGRAMS INCORPORATE THE COMPREHENSION OF THE SCIENCE FUNDAMENTS AND THE PROCESS OF PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE, WHAT COULD CONTRIBUTE TO A BETTER UNDERSTANDING OF THE IMPORTANCE OF SCIENCE, ITS CAPACITY AND LIMITS OF EXPLANATION. ANOTHER KNOWLEDGE FIELDS, LIKE PHILOSOPHY AND RELIGION, COULD BRING THE VALUES AND MEANINGS DIMENSIONS, SHOWING THE RELATIVISMS AND DIFFERENT WORLD VIEWS AS RESULT OF PERSONAL LIFE HISTORY AND CULTURAL INFLUENCES OF EACH SOCIETY.
Arquivo:
DIS_MEST20050322_LICATTI FABIO.pdf
Tamanho:
27794 Kb (27794017 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
9 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/08/2007 ÀS 11:31:17
Atualizado:
07/08/2007 ÀS 11:31:17
Visitas:
2641
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 15:39:04
Downloads:
438
Último Download em :
23/11/2023 ÀS 11:49:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por