Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
REDLING, JULYETTE PRISCILA
Email:
jredling@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Co-Orientador:
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. ONUCHIC, LOURDES DE LA ROSA
Data de Defesa:
25/03/2011
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL II
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE, A TENDÊNCIA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS É PROMOVER, AOS ALUNOS, A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. E, DESSA FORMA, O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS É CONCEBIDO COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA, QUE VISA A UM TRABALHO CENTRADO NO ALUNO E, POR ISSO, PODE LEVÁ-LO A CONSTRUIR UM CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. NESSE PROCESSO, O PAPEL DO PROFESSOR É O DE ORIENTAR E SUPERVISIONAR O TRABALHO DOS ALUNOS E FORMALIZAR AS IDEIAS CONSTRUÍDAS AO SEU FINAL. NESSE CONTEXTO, JUSTIFICA-SE O DESENVOLVIMENTO DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO, QUE TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR E ANALISAR A COMPREENSÃO E A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA QUALITATIVA DESENVOLVEU-SE POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, REALIZAÇÃO DE OBSERVAÇÕES DAS AULAS E ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS PROFESSORES VERBALIZAM SUAS CONCEPÇÕES E CRENÇAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COM O FOCO NUM TRABALHO ONDE OS ALUNOS DESENVOLVEM SUA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM AUTÔNOMA. CONTUDO, SUAS AÇÕES APONTAM PARA UMA REALIDADE DIFERENTE, ONDE OS CONTEÚDOS SÃO FORMALIZADOS PREVIAMENTE E OS PROBLEMAS SÃO UTILIZADOS PARA FINALIZAR OS ASSUNTOS, FATO QUE NÃO CARACTERIZA O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENQUANTO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTIONS AND PRACTICES
MATHEMATICS EDUCATION
MATHEMATICS TEACHERS
MIDDLE SCHOOL
PROBLEM SOLVING
Resumo Original (EN):
CURRENTLY, THE TREND OF EDUCATIONAL PROPOSALS IS TO PROMOTE STUDENTS, TO PARTICIPATE ACTIVELY IN THE CONSTRUCTION OF THEIR OWN KNOWLEDGE. AND THUS, THE TEACHING-LEARNING OF MATHEMATICS THROUGH THE PROBLEM SOLVING, IS DESIGNED AS AN ALTERNATIVE METHODOLOGY, AIMED AT A STUDENT-CENTERED WORK, AND THEREFORE CAN LEAD HIM TO BUILD A MATHEMATICAL KNOWLEDGE THROUGH SOLVING PROBLEM. IN THE PROCESS, THE TEACHER'S ROLE IS TO GUIDE AND SUPERVISE THE WORK OF STUDENTS AND FORMALIZE THE IDEAS BUILT TO ITS END. IN THIS CONTEXT, EXPLAINS THE DEVELOPMENT OF THIS RESEARCH, WHICH AIMED TO INVESTIGATE AND ANALYZE THE UNDERSTANDING AND PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS OF MIDDLE SCHOOL ABOUT THE PROBLEM SOLVING ITS IMPORTANCE IN THE PROCESS OF TEACHING-LEARNING OF MATHEMATICS AND TEACHING-LEARNING ACTIONS INVOLVING SOLVING PROBLEM. THE QUALITATIVE RESEARCH WAS DEVELOPED THROUGH A QUESTIONNAIRE, CONDUCTING INTERVIEWS AND OBSERVATIONS OF LESSONS WITH TEACHERS. WE WERE ABLE TO IDENTIFY WHICH TEACHERS VERBALIZE THEIR IDEAS AND BELIEFS OF TEACHING-LEARNING OF MATHEMATICS THROUGH THE PROBLEM SOLVING, WITH THE FOCUS ON WORK WHERE STUDENTS DEVELOP THEIR CAPACITY FOR INDEPENDENT LEARNING. HOWEVER, THEIR ACTIONS SUGGEST A DIFFERENT REALITY, WHERE THE CONTENTS ARE PREVIOUSLY FORMALIZED AND PROBLEMS ARE USED TO FINALIZE THE ISSUES, WHICH DID NOT CHARACTERIZE THE USE OF PROBLEM SOLVING AS TEACHING-LEARNING METHODOLOGY.
Arquivo:
DIS_MEST20110325_REDLING JULYETTE PRISCILA.pdf
Tamanho:
1233 Kb (1233813 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/08/2011 ÀS 11:43:21
Atualizado:
22/08/2011 ÀS 11:43:21
Visitas:
1622
Última Visita em :
11/07/2024 ÀS 09:46:02
Downloads:
135
Último Download em :
24/11/2023 ÀS 18:56:07
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por