Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: FATORES LIMITANTES E POSSIBILIDADES DE AVANÇOS
Autor:
CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Email:
biacortela@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
Dr. LISBOA FILHO, PAULO NORONHA
Dr. MASETTO, MARCOS TARCISO
Data de Defesa:
19/03/2011
Palavras-Chave (PT):
CURRÍCULO
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Resumo Original (PT):
A PARTIR DE 2002 OS CURSOS DE LICENCIATURA NO PAÍS TIVERAM DE PASSAR POR ADEQUAÇÕES VISANDO ATENDER ÀS DETERMINAÇÕES DA NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E TAMBÉM DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PESQUISADORES DE UM MESMO GRUPO INICIARAM UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO MAIOR (AINDA EM ANDAMENTO) E QUE BUSCA ANALISAR COMO VEM SE CONSTITUINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA A PARTIR DESSE NOVO CONTEXTO. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ESTUDAR O CONJUNTO DE FATORES INTERDEPENDENTES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DESSE PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, COM VISTAS A ATINGIR O PERFIL IDENTITÁRIO DE CURSO PROPOSTO EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO (PP). TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, NA AÇÃO, LONGITUDINAL E QUE TEM COMO PERSPECTIVA A VISÃO DOS DOCENTES FORMADORES, SUJEITOS DA PESQUISA. A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS IDEAIS PRETENDIDOS PARA O CURSO, PRESENTES NO MARCO REFERENCIAL DE SEU PP, FORAM ANALISADAS AS AÇÕES DOS SUJEITOS VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA, OS AVANÇOS E OS FATORES LIMITANTES QUE DIFICULTAM ESTE PROCESSO. OS DADOS FORAM RECOLHIDOS A PARTIR DE TRÊS FONTES: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS (PP, ESTRUTURAS CURRICULARES E PLANOS DE ENSINO); NOTAS DE CAMPO RESULTANTES DO ACOMPANHAMENTO DAS REUNIÕES ENTRE DOCENTES E DAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS COM OS SUJEITOS, GRAVADAS EM ÁUDIO E TRANSCRITAS. A PESQUISADORA PAUTOU SUA PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DOCENTES EM PRINCÍPIOS HABERMASIANOS E PARA A ANÁLISE DOS DADOS FORAM UTILIZADOS DISPOSITIVOS ANALÍTICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO, NA PERSPECTIVA FRANCESA DE PÊCHEUX, QUE EMBASA OS TRABALHOS DE ORLANDI E BRANDÃO. OS DADOS MOSTRAM QUE O MODELO DE FORMAÇÃO PRETENDIDO É HÍBRIDO, OU SEJA, APESAR DE SAIR DE UMA ESTRUTURA CURRICULAR TRADICIONAL (?3+1?) E ALMEJAR A RACIONALIDADE PRÁTICA, OS PLANOS DE ENSINO INDICAM QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES SÃO BASEADAS NA RACIONALIDADE TÉCNICA; QUE O PERFIL DE ALUNO PRETENDIDO É DUPLO E DÚBIO, OU SEJA, O CURSO PRETENDE FORMAR O PROFESSOR DE FÍSICA E TAMBÉM O PESQUISADOR EM FÍSICA, APESAR DE SER UMA LICENCIATURA; QUE A FORMAÇÃO EM SERVIÇO OFERECIDA AOS DOCENTES, APESAR DE CONSIDERADA UM AVANÇO, PRECISA APROFUNDAR EM DIREÇÃO ÀS ESPECIFICIDADES DA ÁREA E EM FUNÇÃO DAS DIFICULDADES PEDAGÓGICAS DOS SUJEITOS JÁ LEVANTADAS EM PESQUISA ANTERIOR. CONCLUI-SE QUE O PERFIL IDENTITÁRIO DE CURSO AINDA NÃO FOI ALCANÇADO UMA VEZ QUE NÃO DEPENDE SOMENTE DE UMA NOVA ESTRUTURA CURRICULAR, MAS TAMBÉM DAS CONDIÇÕES DE ENTORNO PROPICIADAS AOS DOCENTES FORMADORES E QUE PASSAM POR FATORES DE DIFERENTES ORDENS, NÃO SÓ A PEDAGÓGICA, TAIS COMO: CONTRATAÇÃO DE NOVOS DOCENTES PESQUISADORES NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA OU ENSINO DE CIÊNCIAS; ATUALIZAÇÃO DO PP BUSCANDO ALINHAR SUA PROGRAMAÇÃO AO SEU MARCO FILOSÓFICO; ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE REUNIÕES DOCENTES VISANDO IMPLEMENTAR AS AÇÕES; ADEQUAÇÕES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO OFERECIDA E UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DE ESTRUTURA CURRICULAR, ENTRE OUTRAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
FORMATION OF UNIVERSITY PROFESSORS
INITIAL FORMATION OF PHYSICS TEACHERS
PHYSICS TEACHING
Resumo Original (EN):
FROM 2002 ON, THE BRAZILIAN COURSES OF TEACHER EDUCATION HAVE HAD TO PASS FOR ADEQUACIES IN ORDER TO FULFILL THE LATEST LAW OF DIRECTIVES AND BASES OF NATIONAL EDUCATION AND NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHER EDUCATION. RESEARCHERS OF A SAME GROUP HAD STARTED A WIDER PROJECT OF INQUIRY, STILL IN PROGRESS, AND THAT AIMS AT ANALYZING HOW THE FORMATION OF PHYSICS TEACHERS HAS BEEN CARRIED OUT IN A PUBLIC UNIVERSITY FROM THIS NEW CONTEXT. THIS RESEARCH AIMED TO STUDY THE SET OF INTERDEPENDENT FACTORS THAT INFLUENCE THE PROCESS OF IMPLEMENTING THIS PROGRAM OF INITIAL TEACHER TRAINING, IN ORDER TO ACHIEVE THE PROFILE OF IDENTITY IN HIS PROPOSED COURSE TEACHING PROJECT (PP). IT IS A QUALITATIVE RESEARCH, IN ACTION, AND LONGITUDINAL THAT HAS AS PERSPECTIVE VIEW THE TEACHER´S TRAINERS, RESEARCH SUBJECTS. FROM THE SURVEY OF THE IDEAS INTENDED FOR THE COURSE, PRESENT IN THE FRAME OF REFERENCE FROM YOUR PP, WE ANALYZED THE ACTIONS OF INDIVIDUALS IN ORDER TO PROGRAM IMPLEMENTATION, PROGRESS AND LIMITING FACTORS THAT HINDER THIS PROCESS. DATA WERE COLLECTED FROM THREE SOURCES: A REVIEW OF OFFICIAL DOCUMENTS (PP, CURRICULUM STRUCTURES AND TEACHING PLANS), FIELD NOTES RESULTING FROM THE MONITORING OF MEETINGS BETWEEN TEACHERS AND SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS WITH THE SUBJECTS, RECORDED AUDIO AND TRANSCRIBED. THE RESEARCHER GUIDED THEIR PARTICIPATION IN PROFESSORS MEETINGS BASED ON THE THEORY OF THE COMMUNICATIVE ACTION OF HABERMAS, AND FOR THE ANALYSIS OF THE DATA METHODOLOGIES OF THE ANALYSIS OF SPEECH HAD BEEN USED, WITHIN THE FRENCH PERSPECTIVE OF MICHEL PÊCHEUX, WHO SUPPORTS THE WORKS OF ORLANDI AND BRANDÃO. THE DATA SHOW THAT THE MODEL OF TRAINING SOUGHT IS HYBRID, I.E., DESPITE LEAVING A TRADITIONAL CURRICULUM STRUCTURE ("3 +1") AND AIM FOR PRACTICAL RATIONALITY, THE TEACHING PLANS INDICATE THAT THE METHODOLOGIES USED BY TEACHERS ARE BASED ON TECHNICAL RATIONALITY, THE DESIRED STUDENT PROFILE IS DOUBLE AND DUBIOUS, I.E., THE COURSE AIMS TO TRAIN THE PROFESSOR OF PHYSICS AND ALSO THE RESEARCHER IN PHYSICS, ALTHOUGH A DEGREE, THAT INSERVICE TRAINING OFFERED TO TEACHERS, ALTHOUGH CONSIDERED A STEP, HAVE TO PENETRATE INTO THE SPECIFICS OF THE AREA AND DUE TO THE LACK OF TEACHERS TEACHING TEACHERS ALREADY RAISED IN PREVIOUS RESEARCH. THE CONCLUSION IS THAT THE IDENTITARIAN PROFILE OF COURSE HAS NOT BEEN REACHED YET, SINCE IT DOES NOT ONLY DEPEND ON A NEW CURRICULAR STRUCTURE, BUT ALSO ON THE CONDITIONS OF THE SURROUNDINGS PROVIDED TO THE TRAINERTEACHERS. AND THAT THESE PASS BY FACTORS OF DIFFERENT ARRANGEMENTS, NOT ONLY PEDAGOGICAL ONES, AS RECRUITMENT OF NEW PROFESSORS-RESEARCHERS IN THE AREA OF PHYSICS OR SCIENCE TEACHING, UPDATING OF THE PP IN ORDER TO ALIGN ITS PROGRAM TO ITS PHILOSOPHICAL LANDMARK; ORGANIZATION AND SYSTEMATIZATION OF MEETINGS, AIMING AT IMPLEMENTING THE ACTIONS, ADEQUACIES OF THE OFFERED IN SERVICE FORMATION, AMONG OTHERS. AT THE END, THE AUTHOR PRESENTS HER SUGGESTIONS AIMING AT TO THE OVERCOMING OF THE DETECTED LIMITING FACTORS, AS WELL AS A NEW ORGANIZATION OF THE CURRICULAR STRUCTURE.
Arquivo:
TES_DOUT20110319_CORTELA BEATRIZ SALEMME CORREA.pdf
Tamanho:
1913 Kb (1913224 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/08/2011 ÀS 10:00:35
Atualizado:
09/08/2011 ÀS 10:00:35
Visitas:
1468
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 19:25:35
Downloads:
214
Último Download em :
01/06/2022 ÀS 16:44:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por