Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ESTUDO DA TERMODINÂMICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO EFEITO ESTUFA
Autor:
ROSELLA, MARCELO LUIS AROEIRA
Email:
marcelorosella@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE
Data de Defesa:
27/02/2004
Palavras-Chave (PT):
COMPLEXIDADE
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PEDAGOGIA
TERMODINÂMICA
Resumo Original (PT):
BASEANDO-SE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, O TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA, PARTINDO DA ABORDAGEM DE TEMAS QUE ESTÃO, ATUALMENTE, SENDO OBJETO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O ?EFEITO ESTUFA? E O AQUECIMENTO GLOBAL. ESTE ESTUDO TEMÁTICO ESTÁ DE ACORDO COM A METODOLOGIA ADOTADA PELOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA VISÃO HISTÓRICO-CRÍTICA. PARTE-SE DA PRÁTICA SOCIAL, TOMANDO COMO INÍCIO DO TRABALHO ESCOLAR UM PROBLEMA VIVENCIADO PELO PROFESSOR E PELO ALUNO. DESSA FORMA, CONTEXTUALIZAM-SE OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS QUE SE CONSIDERAM CLÁSSICOS. O EDUCADOR DEVERÁ, APÓS A APRESENTAÇÃO DO TEMA, POSSIBILITAR A APROPRIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE O ALUNO PASSE DE UMA VISÃO SINCRÉTICA A UMA VISÃO SINTÉTICA DO FENÔMENO ABORDADO. ESSES INSTRUMENTOS CONSUBSTANCIAM-SE NA FORMA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, PELA INTER-RELAÇÃO DE CONHECIMENTOS, E SÃO RESSIGNIFICADOS COMO FERRAMENTAS MATEMÁTICAS NECESSÁRIAS PARA REDIMENSIONÁ-LOS. TRANSFORMA-SE, DESSE MODO, A ?PSEUDOCONCRETICIDADE? DO FENÔMENO ?EFEITO ESTUFA? NUMA VISÃO QUE O CONCEBE COMO ?SÍNTESE DE MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES?. COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UTILIZADA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA APRESENTAR A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA, MOSTRANDO O SEU ESTÁGIO ATUAL COMO FRUTO DE UMA DINÂMICA HISTÓRICA. ESSA ESTRATÉGIA É PERTINENTE HAJA VISTA QUE O INÍCIO HIPOTÉTICO DA POTENCIALIZAÇÃO DO ?EFEITO ESTUFA? REMONTA À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, FRUTO DOS AVANÇOS DA TERMODINÂMICA. PARA DAR CONTA DAS INÚMERAS VARIÁVEIS, DA RELAÇÃO VISCERAL ENTRE AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO HUMANO SÃO UTILIZADAS TAMBÉM FERRAMENTAS PROPOSTAS PELO EMERGENTE PARADIGMA DA COMPLEXIDADE, SUBSIDIANDO O ESTUDO DE TEMAS QUE CONGREGAM VÁRIAS ÁREAS DE SABER. TEMAS, POR EXEMPLO, QUE TENHAM COMO CARACTERÍSTICA UM ?COMPLEXUS? QUE ETIMOLOGICAMENTE SIGNIFICA: AQUILO QUE ESTÁ TECIDO JUNTO, OU SEJA, VÁRIOS CONSTITUINTES FORMANDO UM TODO COM VÁRIOS FIOS DE DIVERSAS TONALIDADES QUE JUNTOS FORMAM UM TAPETE.
Título (EN):
THE STUDY OF THERMODYNAMICS THROUGH THE ANALYSIS OF GREENHOUSE EFFECT
Palavras-Chave (EN):
COMPLEXITY
PEDAGOGY
SCIENCE-HISTORY
THERMODYNAMICS
Resumo Original (EN):
BASED ON HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, THIS WORK PRESENTS A TOOL FOR THE TEACHING AND LEARNING OF BASIC CONCEPTS OF THERMODYNAMICS, BEGINNING FROM THE ANALYSIS OF SUBJECTS CURRENTLY DISCUSSED BY THE MEDIA: THE ?GREEN HOUSE EFFECT? AND THE GLOBAL HEATING. THIS THEME STUDY IS IN ACCORDANCE WITH THE METHODOLOGY USED BY THE HISTORICAL ? CRITICAL PEDAGOGY. STARTING FROM A PRACTICAL SITUATION, THE PROBLEMS EXPERIENCED BY THE TEACHER AND THE STUDENTS ARE EXAMINED. THUS, THE SCIENTIFIC CONCEPTS WHICH ARE CONSIDERED TO BE CLASSICAL ARE CONTEXTUALIZED. AFTER PRESENTING THE SUBJECT, THE EDUCATOR SHOULD PROVIDE THE APPROPRIATION OF THE NECESSARY INSTRUMENTS SO THAT THE STUDENTS COULD CHANGE FROM A SYNCRETIC TO AN INTEGRAL WAY OF UNDERSTANDING THE PHENOMENA. THESE INSTRUMENTS ARE COMBINED INTO SCIENTIFIC CONCEPTS BY THE INTERRELATIONSHIP OF DIFFERENT KNOWLEDGE AND ARE REDEFINED AS MATHEMATICAL TOOLS NECESSARY TO COMPREHEND THEM IN NEW WAY. THEREFORE THE ?PSEUDO-CONCRETENESS? OF THE PHENOMENON ?GREEN HOUSE EFFECT? IS TRANSFORMED INTO A VIEW POINT WHICH UNDERSTANDS IT AS A ?SYNTHESIS OF MULTIPLE DETERMINATIONS?. AS A TEACHING AND LEARNING STRATEGY, THE HISTORY OF SCIENCE IS USED TO PRESENT THE EVOLUTION OF THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE SHOWING THAT ITS CURRENT STAGE IS THE FRUIT OF A HISTORICAL DYNAMICS. THIS STRATEGY IS SUITABLE BECAUSE THE HYPOTHETICAL BEGINNING OF THE GREEN HOUSE EFFECT DATED BACK TO THE INDUSTRIAL REVOLUTION, WHICH WAS A FRUIT OF THE ADVANCE IN THERMODYNAMICS. IN ORDER TO DEAL WITH SO MANY VARIABLES, FROM THE DEEP RELATIONSHIP BETWEEN THE DIFFERENT FIELDS OF KNOWLEDGE, SOME TOOLS PRESENTED BY THE EMERGING PARADIGM OF COMPLEXITY WERE ALSO USED TO SUPPORT THE STUDY OF SUBJECTS THAT GATHER SEVERAL KINDS OF KNOWLEDGE. FOR INSTANCE, SUBJECTS WHICH ARE CHARACTERIZED BY A ?COMPLEXUS? THAT ETYMOLOGICALLY MEANS: WHAT IS WOVEN TOGETHER OR SEVERAL CONSTITUENTS FORMING A WHOLE WITH SEVERAL THREADS IN MANY DIFFERENT COLORS MAKING A CARPET.
Arquivo:
DIS_MEST20040227_ROSELLA MARCELO LUIS AROEIRA.pdf
Tamanho:
4810 Kb (4810666 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/08/2011 ÀS 10:13:41
Atualizado:
02/08/2011 ÀS 10:13:41
Visitas:
1692
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 22:18:36
Downloads:
99
Último Download em :
22/03/2024 ÀS 08:58:10
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por