Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NA CLASSE DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALA INCLUSIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor:
LOPES, ANDRÉIA DE CARVALHO
Email:
deiatrinys@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Banca Examinadora:
Drª. NABEIRO, MARLI
Dr. JUNIOR, MANOEL OSMAR SEABRA
Data de Defesa:
04/03/2011
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO FÍSICA
INTERAÇÃO
PSICOLOGIA
Resumo Original (PT):
A INTERAÇÃO É FUNDAMENTAL E ESSENCIAL À VIDA HUMANA, POIS É POR MEIO DAS INTERAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS NOS DIVERSOS CONTEXTOS, QUE SE ESTABELECEM OS ESTÍMULOS QUE GERAM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. CONSIDERANDO A INTERAÇÃO COMO CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA A OCORRÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS INTERAÇÕES ENTRE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERADA INCLUSIVA, E SEUS ALUNOS E AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM O PROFESSOR E SEUS ALUNOS, SENDO QUE UM DELES APRESENTAVA DEFICIÊNCIA FÍSICA (CADEIRANTE). OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE FILMAGEM PARA ATENDER OBJETIVOS DIFERENTES DOS PRETENDIDOS NESTE ESTUDO. PARA O PRESENTE ESTUDO FORAM SELECIONADAS, ALEATORIAMENTE CINCO AULAS. AS FILMAGENS FORMA TRANSCRITAS E APÓS A IDENTIFICAÇÃO DOS EPISÓDIOS DE INTERAÇÃO, OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM QUADROS FUNCIONAIS, ADOTANDO-SE COMO MODELO O QUADRO APRESENTADO POR KUBO E BOTOMÉ (2001) QUE DESCREVE A INTERAÇÃO ENTRE OS COMPORTAMENTOS DE ENSINAR E APRENDER. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM UM SISTEMA DE CATEGORIAS DE INTERAÇÕES APRESENTADO POR SILVA (2003), QUE FORAM: QUEM INICIA E QUEM RESPONDE {A INTERAÇÃO}; COMO INICIA, COMO RESPONDE; SITUAÇÃO EM QUE OCORRE E ORIENTAÇÃO. OBSERVOU-SE A OCORRÊNCIA DE 206 EPISÓDIOS DE INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS E ENTRE OS ALUNOS. AS INTERAÇÕES MAIS FREQUENTES OCORRERAM ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS SEM DEFICIÊNCIA, EMBORA AS INTERAÇÕES INICIADAS PELO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROFESSOR TENHAM SIDO FREQUENTES. VERIFICOU-SE QUE O PROFESSOR ORGANIZOU CONDIÇÕES QUE FAVORECERAM AS INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIA E A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, NECESSÁRIO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL. ENTRETANTO, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS CONDUZIAM A CADEIRA DE RODAS DO ALUNO DEFICIENTE EM SITUAÇÕES NAS QUAIS ELE PODERIA MOVIMENTAR-SE SEM AJUDA, DEMONSTRANDO NÃO SABER COMPORTAR-SE EM ALGUMAS SITUAÇÕES NAS AULAS INCLUSIVAS. CONCLUIU-SE QUE A CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE HUMANA TEM TRAZIDO BONS RESULTADOS PARA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E QUE, QUANDO BEM ENSINADA PELO PROFESSOR, PODE TRAZER RESULTADOS POSITIVOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.
Título (EN):
THE INTERACTION BETWEEN STUDENTS AND TEACHER IN THE CLASS OF THIRD GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM: AN EXPLORATORY STUDY
Palavras-Chave (EN):
INTERACTION
PHYSICAL EDUCATION
PSYCHOLOGY
Resumo Original (EN):
THE INTERACTION IS FUNDAMENTAL AND ESSENTIAL TO HUMAN LIFE, FOR IT BY THE INTERACTION AMONG INDIVIDUALS IN DIFFERENT CONTEXTS THAT PROVIDES THE STIMULI THAT GENERATE THE PROCESS OF HUMAN DEVELOPMENT. CONSIDERING INTERACTION AS A PREREQUISITE FOR THE OCCURRENCE OF THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING, THIS STUDY IS TO INVESTIGATE THE INTERACTION BETWEEN A PHYSICAL EDUCATION TEACHER IN THE 3RD YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION AT A PUBLIC SCHOOL, CONSIDERED AS AN INCLUSIVE SCHOOL, AND HER STUDENTS AND THE INTERACTION BETWEEN STUDENTS. THE STUDY PARTICIPANTS WERE THE TEACHER, AND HER STUDENTS, ONE OF WHOM, HAD A PHYSICAL DISABILITY (WHEELCHAIR USER). THE DATA WERE COLLECTED THROUGH FILMING TO MEET THE DIFFERENT OBJECTIVES PURSUED IN THIS STUDY. FOR THE PRESENT STUDY FIVE CLASSES WERE CHOSEN RANDOMLY. THE FILMING FORM AND TRANSCRIPTION OF THE DATA AFTER THE IDENTIFICATION OF THE INTERACTION EPISODES WERE ORGANIZED INTO FUNCTIONAL FRAMEWORKS, ADOPTING AS A MODEL THE TABLE BOTOM AND KUBO (2001) WHICH DESCRIBES THE INTERACTION BETWEEN THE BEHAVIORS OF TEACHING AND LEARNING. THE RESULTS WERE ANALYZED ACCORDING TO A SYSTEM OF CATEGORIES OF INTERACTION PRESENTED BY SILVA (2003), WHICH WERE: WHO INITIATES AND WHO ANSWERS THE INTERACTION; HOW TO START AND RESPOND; SITUATION THAT OCCURS, AND GUIDANCE. WE OBSERVED THE OCCURRENCE OF 206 EPISODES OF INTERACTION BETWEEN THE TEACHER AND STUDENTS AND ALSO AMONG STUDENTS. THE INTERACTION FREQUENTLY OCCURRED BETWEEN THE TEACHER AND STUDENTS WITHOUT ANY DISABILITY, ALTHOUGH AN INTERACTION INITIATED BY STUDENTS WITH THE DISABILITY IN RELATION TO THE TEACHER HAS BEEN FREQUENT. IT WAS FOUND THAT THE TEACHER ORGANIZED CONDITIONS FAVORING THE INTERACTION OF CHILDREN WITHOUT DISABILITIES AND THE CHILD WITH DISABILITY, FOR THE PURPOSE OF EDUCATIONAL INCLUSION. HOWEVER, IT WAS OBSERVED THAT THE STUDENTS HELPED WITH THE WHEELCHAIR AND THE DISABLED STUDENT IN SITUATIONS WHERE HE COULD NOT MOVE AROUND WITHOUT HELP, DEMONSTRATING NOT TO KNOW HOW TO BEHAVE IN CERTAIN SITUATIONS IN INCLUSIVE CLASSES. IT WAS CONCLUDED THAT HUMAN COEXISTENCE IN DIVERSITY HAS BROUGHT GOOD RESULTS FOR INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND, WHEN WELL TAUGHT BY THE TEACHER, CAN BRING POSITIVE RESULTS FOR SCHOOL INCLUSION.
Arquivo:
DIS_MEST20110304_LOPES ANDREIA DE CARVALHO.pdf
Tamanho:
1388 Kb (1388977 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/07/2011 ÀS 15:50:22
Atualizado:
27/07/2011 ÀS 15:50:22
Visitas:
1021
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 18:51:37
Downloads:
35
Último Download em :
23/02/2022 ÀS 16:25:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por