TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
LEITURA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO PARADIDÁTICO EM SALA DE AULA |
Autor: |
ASSIS, ALICE |
Email: |
aliassis@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Dr. SILVA, DIRCEU DA ♠ Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
|
Data de Defesa: |
21/12/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ARGUMENTAÇÕES DISCENTES E DOCENTES ♠ LEITURA E ENSINO DE FÍSICA ♠ TEXTOS ALTERNATIVOS
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA ANALISOU O USO DE UM TEXTO PARADIDÁTICO, INTITULADO ?NOSSO UNIVERSO?, EM AULAS
DE FÍSICA EM UMA SALA DE 3ª SÉRIE DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS, COM O OBJETIVO DE AVALIAR
AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS MEDIADAS PELA UTILIZAÇÃO DO REFERIDO TEXTO.
ASSIM, UTILIZAMOS COMO OBJETO DE ANÁLISE DA PRESENTE PESQUISA O DISCURSO DO PROFESSOR
ENQUANTO MEDIADOR DA INTERAÇÃO ALUNOS-TEXTO, O DISCURSO DO ALUNO ENQUANTO PARTICIPANTE DE UM
ESPAÇO DIALÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR, OS ALUNOS E O TEXTO.
PARA TAL, FORAM ELABORADAS DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE VISANDO A CLASSIFICAÇÃO DAS
ARGUMENTAÇÕES DISCENTES E DA INTERVENÇÃO DOCENTE PROVENIENTES DESSE CONTEXTO ESPECÍFICO DE
SALA DE AULA. A PARTIR DESSA CLASSIFICAÇÃO FOI ANALISADA A DINÂMICA ESTABELECIDA NO DECORRER DA
ATIVIDADE ENFOCANDO-SE A RELAÇÃO TRIÁDICA PROFESSOR/TEXTO/ALUNO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA
DEMONSTRARAM QUE A RELAÇÃO TRIÁDICA VIABILIZOU QUE FOSSEM TRABALHADOS MUITOS CONTEÚDOS DE
FORMA CONTEXTUALIZADA, BEM COMO A INTERAÇÃO ENTRE DIVERSOS CONCEITOS CIENTÍFICOS, O QUE
PROPICIOU A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR PARTE DOS ALUNOS. A ATIVIDADE MEDIOU AINDA A
ARTICULAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, OFERECENDO
CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO POSSA ATUAR DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA EM SEU MEIO SOCIAL. |
|
Título (EN): |
READING, DISCOURSE AND PHYSICS TEACHING: ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT IN CLASSROOM. |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ALTERNATIVE TEXTS ♠ PHYSICS READING AND TEACHING ♠ STUDENTS AND TEACHER?S DISCOURSE
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS IS A STUDY ABOUT A ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT DENOMINATED ?OUR UNIVERSE? IN
PHYSICS CLASSES FOR YOUNG AND ADULTS, OBJECTING TO EVALUATE DIALOGICAL RELATIONS BETWEEN
TEACHERS AND STUDENTS MEDIATED BY THE TEXT UTILIZATION. THUS, THE ANALYSIS OBJECTS ARE THE
PROFESSOR DISCOURSE THAT WORKS AS A MEDIATOR OF STUDENT-BOOK INTERACTION, THE STUDENT DISCOURSE
WHILE PARTICIPATING OF A DIALOGICAL TEACHING-LEARNING SPACE AND THE INTERACTION AMONG THE
TEACHER, THE STUDENTS AND THE TEXT. TWO ANALYSIS CATEGORIES WERE ELABORATED OBJECTING TO
UNDERSTAND THE STUDENTS ARGUMENTATION CHARACTERISTICS AND THE TEACHER INTERVENTION THAT OCCURS
DURING A CLASS AND THE DYNAMIC ESTABLISHED DURING THE ACTIVITIES (CLASSES) WAS ANALYSED,
FOCUSING THE INTERACTION TEACHER/TEXT/STUDENT. THE RESULTS SHOWED THAT THIS INTERACTION
POSSIBILITIES TO WORK MANY SUBJECTS IN A CONTEXTUALIZED AND INTERACTED WAY AND A BETTER CRITICAL
APPRENTICESHIP FOR STUDENTS. SCIENTIFIC, TECHNOLOGICAL, ENVIRONMENTAL AND SOCIOLOGICAL ASPECTS
WERE ARTICULATED, OFFERING CONDITIONS FOR A CRITICAL AND REFLEXIVE ACTUATION OF THE STUDENTS IN
SOCIETY. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20051221_ASSIS ALICE.pdf
|
Tamanho: |
2592 Kb (2592827 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
06/08/2007 ÀS 17:25:34 |
Atualizado: |
06/08/2007 ÀS 17:25:34 |
Visitas: |
3706 |
Última Visita em : |
25/03/2025 ÀS 18:01:41 |
Downloads: |
293 |
Último Download em : |
13/12/2024 ÀS 12:28:50 |