Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
LEITURA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO PARADIDÁTICO EM SALA DE AULA
Autor:
ASSIS, ALICE
Email:
aliassis@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
Data de Defesa:
21/12/2005
Palavras-Chave (PT):
ARGUMENTAÇÕES DISCENTES E DOCENTES
LEITURA E ENSINO DE FÍSICA
TEXTOS ALTERNATIVOS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA ANALISOU O USO DE UM TEXTO PARADIDÁTICO, INTITULADO ?NOSSO UNIVERSO?, EM AULAS DE FÍSICA EM UMA SALA DE 3ª SÉRIE DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS, COM O OBJETIVO DE AVALIAR AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS MEDIADAS PELA UTILIZAÇÃO DO REFERIDO TEXTO. ASSIM, UTILIZAMOS COMO OBJETO DE ANÁLISE DA PRESENTE PESQUISA O DISCURSO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DA INTERAÇÃO ALUNOS-TEXTO, O DISCURSO DO ALUNO ENQUANTO PARTICIPANTE DE UM ESPAÇO DIALÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR, OS ALUNOS E O TEXTO. PARA TAL, FORAM ELABORADAS DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE VISANDO A CLASSIFICAÇÃO DAS ARGUMENTAÇÕES DISCENTES E DA INTERVENÇÃO DOCENTE PROVENIENTES DESSE CONTEXTO ESPECÍFICO DE SALA DE AULA. A PARTIR DESSA CLASSIFICAÇÃO FOI ANALISADA A DINÂMICA ESTABELECIDA NO DECORRER DA ATIVIDADE ENFOCANDO-SE A RELAÇÃO TRIÁDICA PROFESSOR/TEXTO/ALUNO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE A RELAÇÃO TRIÁDICA VIABILIZOU QUE FOSSEM TRABALHADOS MUITOS CONTEÚDOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, BEM COMO A INTERAÇÃO ENTRE DIVERSOS CONCEITOS CIENTÍFICOS, O QUE PROPICIOU A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR PARTE DOS ALUNOS. A ATIVIDADE MEDIOU AINDA A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, OFERECENDO CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO POSSA ATUAR DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA EM SEU MEIO SOCIAL.
Título (EN):
READING, DISCOURSE AND PHYSICS TEACHING: ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT IN CLASSROOM.
Palavras-Chave (EN):
ALTERNATIVE TEXTS
PHYSICS READING AND TEACHING
STUDENTS AND TEACHER?S DISCOURSE
Resumo Original (EN):
THIS IS A STUDY ABOUT A ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT DENOMINATED ?OUR UNIVERSE? IN PHYSICS CLASSES FOR YOUNG AND ADULTS, OBJECTING TO EVALUATE DIALOGICAL RELATIONS BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS MEDIATED BY THE TEXT UTILIZATION. THUS, THE ANALYSIS OBJECTS ARE THE PROFESSOR DISCOURSE THAT WORKS AS A MEDIATOR OF STUDENT-BOOK INTERACTION, THE STUDENT DISCOURSE WHILE PARTICIPATING OF A DIALOGICAL TEACHING-LEARNING SPACE AND THE INTERACTION AMONG THE TEACHER, THE STUDENTS AND THE TEXT. TWO ANALYSIS CATEGORIES WERE ELABORATED OBJECTING TO UNDERSTAND THE STUDENTS ARGUMENTATION CHARACTERISTICS AND THE TEACHER INTERVENTION THAT OCCURS DURING A CLASS AND THE DYNAMIC ESTABLISHED DURING THE ACTIVITIES (CLASSES) WAS ANALYSED, FOCUSING THE INTERACTION TEACHER/TEXT/STUDENT. THE RESULTS SHOWED THAT THIS INTERACTION POSSIBILITIES TO WORK MANY SUBJECTS IN A CONTEXTUALIZED AND INTERACTED WAY AND A BETTER CRITICAL APPRENTICESHIP FOR STUDENTS. SCIENTIFIC, TECHNOLOGICAL, ENVIRONMENTAL AND SOCIOLOGICAL ASPECTS WERE ARTICULATED, OFFERING CONDITIONS FOR A CRITICAL AND REFLEXIVE ACTUATION OF THE STUDENTS IN SOCIETY.
Arquivo:
TES_DOUT20051221_ASSIS ALICE.pdf
Tamanho:
2592 Kb (2592827 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/08/2007 ÀS 17:25:34
Atualizado:
06/08/2007 ÀS 17:25:34
Visitas:
3588
Última Visita em :
22/04/2024 ÀS 04:26:42
Downloads:
291
Último Download em :
01/01/2024 ÀS 00:23:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por