Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
LEITURA, ARGUMENTAO E ENSINO DE FSICA: ANLISE DA UTILIZAO DE UM TEXTO PARADIDTICO EM SALA DE AULA
Autor:
ASSIS, ALICE
Email:
aliassis@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Dr. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
Data de Defesa:
21/12/2005
Palavras-Chave (PT):
ARGUMENTAES DISCENTES E DOCENTES
LEITURA E ENSINO DE FSICA
TEXTOS ALTERNATIVOS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA ANALISOU O USO DE UM TEXTO PARADIDTICO, INTITULADO ?NOSSO UNIVERSO?, EM AULAS DE FSICA EM UMA SALA DE 3 SRIE DE EDUCAO PARA JOVENS E ADULTOS, COM O OBJETIVO DE AVALIAR AS RELAES DIALGICAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS MEDIADAS PELA UTILIZAO DO REFERIDO TEXTO. ASSIM, UTILIZAMOS COMO OBJETO DE ANLISE DA PRESENTE PESQUISA O DISCURSO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DA INTERAO ALUNOS-TEXTO, O DISCURSO DO ALUNO ENQUANTO PARTICIPANTE DE UM ESPAO DIALGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A INTERAO ENTRE O PROFESSOR, OS ALUNOS E O TEXTO. PARA TAL, FORAM ELABORADAS DUAS CATEGORIAS DE ANLISE VISANDO A CLASSIFICAO DAS ARGUMENTAES DISCENTES E DA INTERVENO DOCENTE PROVENIENTES DESSE CONTEXTO ESPECFICO DE SALA DE AULA. A PARTIR DESSA CLASSIFICAO FOI ANALISADA A DINMICA ESTABELECIDA NO DECORRER DA ATIVIDADE ENFOCANDO-SE A RELAO TRIDICA PROFESSOR/TEXTO/ALUNO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE A RELAO TRIDICA VIABILIZOU QUE FOSSEM TRABALHADOS MUITOS CONTEDOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, BEM COMO A INTERAO ENTRE DIVERSOS CONCEITOS CIENTFICOS, O QUE PROPICIOU A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRTICA POR PARTE DOS ALUNOS. A ATIVIDADE MEDIOU AINDA A ARTICULAO ENTRE OS ASPECTOS CIENTFICOS, TECNOLGICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, OFERECENDO CONDIES PARA QUE O ALUNO POSSA ATUAR DE FORMA CRTICA E REFLEXIVA EM SEU MEIO SOCIAL.
Título (EN):
READING, DISCOURSE AND PHYSICS TEACHING: ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT IN CLASSROOM.
Palavras-Chave (EN):
ALTERNATIVE TEXTS
PHYSICS READING AND TEACHING
STUDENTS AND TEACHER?S DISCOURSE
Resumo Original (EN):
THIS IS A STUDY ABOUT A ANALYSIS OF USING A PARADIDACTICAL TEXT DENOMINATED ?OUR UNIVERSE? IN PHYSICS CLASSES FOR YOUNG AND ADULTS, OBJECTING TO EVALUATE DIALOGICAL RELATIONS BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS MEDIATED BY THE TEXT UTILIZATION. THUS, THE ANALYSIS OBJECTS ARE THE PROFESSOR DISCOURSE THAT WORKS AS A MEDIATOR OF STUDENT-BOOK INTERACTION, THE STUDENT DISCOURSE WHILE PARTICIPATING OF A DIALOGICAL TEACHING-LEARNING SPACE AND THE INTERACTION AMONG THE TEACHER, THE STUDENTS AND THE TEXT. TWO ANALYSIS CATEGORIES WERE ELABORATED OBJECTING TO UNDERSTAND THE STUDENTS ARGUMENTATION CHARACTERISTICS AND THE TEACHER INTERVENTION THAT OCCURS DURING A CLASS AND THE DYNAMIC ESTABLISHED DURING THE ACTIVITIES (CLASSES) WAS ANALYSED, FOCUSING THE INTERACTION TEACHER/TEXT/STUDENT. THE RESULTS SHOWED THAT THIS INTERACTION POSSIBILITIES TO WORK MANY SUBJECTS IN A CONTEXTUALIZED AND INTERACTED WAY AND A BETTER CRITICAL APPRENTICESHIP FOR STUDENTS. SCIENTIFIC, TECHNOLOGICAL, ENVIRONMENTAL AND SOCIOLOGICAL ASPECTS WERE ARTICULATED, OFFERING CONDITIONS FOR A CRITICAL AND REFLEXIVE ACTUATION OF THE STUDENTS IN SOCIETY.
Arquivo:
TES_DOUT20051221_ASSIS ALICE.pdf
Tamanho:
2592 Kb (2592827 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/08/2007 ÀS 17:25:34
Atualizado:
06/08/2007 ÀS 17:25:34
Visitas:
2364
Última Visita em :
18/09/2017 ÀS 05:55:44
Downloads:
277
Último Download em :
09/08/2017 ÀS 14:37:29
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por