Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ENSINO DE TEMAS DA GENÉTICA CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor:
BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA
Email:
taity@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Drª. CICILLINI, GRAÇA APARECIDA
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Data de Defesa:
11/03/2011
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE CIÊNCIAS, GENÉTICA CONTEMPORÂNEA
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR AS REAIS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM RELAÇÃO AO TRABALHO EM SALA DE AULA SOBRE OS TEMAS RECENTES DA GENÉTICA COMO: CLONAGEM, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CÉLULAS-TRONCO E PROJETO GENOMA HUMANO. PARA ISSO, FOI ELABORADO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, ENVOLVENDO TAIS TEMAS, CONSTITUÍDO DE DEZ ENCONTROS PRESENCIAIS, E TAMBÉM DE DISCUSSÕES ONLINE POR MEIO DE UM BLOG, NO QUAL FOI POSSÍVEL, POR MEIO DA ANÁLISE DE ATIVIDADES, DISCUTIR CONCEITOS E PROPOSTAS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. ASSIM, TANTO PROFESSORES PARTICIPANTES COMO PROFESSOR PESQUISADOR PUDERAM AVALIAR, QUALITATIVAMENTE, A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR TEMAS POLÊMICOS EM SALA DE AULA E OS PRESSUPOSTOS E PERSPECTIVAS PARA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O TRABALHO EM AULA. POR SER UM ESTUDO QUALITATIVO, OS DADOS FORAM DESCRITOS E ANALISADOS A PARTIR DAS GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS FALAS DOS PARTICIPANTES, E TAMBÉM DOS MATERIAIS ESCRITOS PRODUZIDOS POR ELES TANTO DURANTE OS ENCONTROS COMO NA PARTICIPAÇÃO VIA BLOG. OS RESULTADOS APONTARAM QUE TRABALHOS DESSE TIPO PRECISAM, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, RESPEITAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS, EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E VALORES DOS PROFESSORES, TOMANDO-AS COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EFETIVAÇÃO DE UM TRABALHO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O MAIOR OU MENOR DOMÍNIO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO RELACIONADO AOS TEMAS RECENTES DA GENÉTICA, INFLUENCIA EM QUESTÕES METODOLÓGICAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FOI POSSÍVEL CONSTATAR TAMBÉM QUE, COMO OS PARTICIPANTES REVELARAM FALTA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E CONSIDERANDO-SE QUE A GENÉTICA É UMA CIÊNCIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, INICIATIVAS QUE VISEM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ENVOLVENDO OS AVANÇOS CIENTÍFICOS RECENTES, PODERÃO PROMOVER UMA ATUALIZAÇÃO DE CONCEITOS E METODOLOGIAS, O QUE PODERÁ REFLETIR EM MELHORIAS NAS AULAS DE GENÉTICA.
Título (EN):
TEACHING THEMES OF CONTEMPORARY GENETICS: ANALYSIS THE CONTRIBUTIONS OF A CONTINUING TEACHER EDUCATION COURSE
Palavras-Chave (EN):
NÃO CONSTA
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH INVESTIGATES THE REAL TRAINING NEEDS OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS IN RELATION TO WORK IN THE CLASSROOM WITH THE RECENT THEMES OF GENETICS LIKE CLONING, TRANSGENIC ORGANISMS, STEM CELLS AND HUMAN GENOME PROJECT. FOR THIS, WE DEVELOPED A CONTINUING TEACHER EDUCATION COURSE, INVOLVING SUCH ISSUES, CONSTITUTING TEN FACE MEETINGS, ONLINE DISCUSSIONS AND ALSO THROUGH A BLOG, WHERE IT WAS POSSIBLE THAT THROUGH ANALYSIS OF ACTIVITIES, DISCUSSION OF CONCEPTS AND PROPOSALS FOR WORK IN CLASSROOM, BOTH PARTICIPATING TEACHERS AS A RESEARCH TEACHER ASSESS, QUALITATIVELY, THE IMPORTANCE OF ADDRESSING CONTROVERSIAL ISSUES IN THE CLASSROOM AND THE ASSUMPTIONS AND PERSPECTIVES FOR DEVELOPING AND CONDUCTING TRAINING ACTIVITIES THAT COULD CONTRIBUTE TO THE WORK IN CLASS. BEING A QUALITATIVE STUDY, DATA WERE DESCRIBED AND ANALYZED FROM AUDIO RECORDINGS OF PARTICIPANTS' SPEECH, AND ALSO OF THE WRITTEN MATERIALS PRODUCED BY THEM BOTH DURING THE MEETINGS AS PARTICIPATION VIA BLOG. THE RESULTS SHOWED THAT THESE JOBS HAVE IN THE FIRST INSTANCE, TO RESPECT THE PRIOR KNOWLEDGE, PREVIOUS EXPERIENCES AND VALUES OF TEACHERS, USING THEM AS A STARTING POINT FOR THE REALIZATION OF A WORK OF CONTINUING EDUCATION. FURTHERMORE, WE OBSERVED THAT THE GREATER OR LESSER CONTENT DOMAIN RELATED TO SPECIFIC TOPICS OF RECENT GENETIC INFLUENCES ON METHODOLOGICAL ISSUES DURING THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. AS THE PARTICIPANTS REVEALED A LACK OF EXPERTISE AND CONSIDERING THAT GENETICS IS AN EVOLVING SCIENCE, INITIATIVES AIMED AT THE CONTINUOUS TEACHER EDUCATIONS, INVOLVING THE RECENT SCIENTIFIC ADVANCES, CAN PROMOTE AN UPDATE OF CONCEPTS AND METHODOLOGIES, WHICH MAY REFLECT IN IMPROVEMENTS IN TEACHING GENETICS.
Arquivo:
TES_DOUT20110311_BONZANINI TAITIANY KARITA.pdf
Tamanho:
3579 Kb (3579779 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/06/2011 ÀS 17:05:19
Atualizado:
13/06/2011 ÀS 17:05:19
Visitas:
2153
Última Visita em :
16/07/2024 ÀS 03:57:11
Downloads:
172
Último Download em :
09/01/2024 ÀS 17:31:03
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por