Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Autor:
MARQUES, DEIVIDI MARCIO
Email:
deivid@iqufu.ufu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Co-Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Dr. SAITO,, FUMIKAZU
Drª. BELTRAN, MARIA HELENA ROXO
Data de Defesa:
11/06/2010
Palavras-Chave (PT):
HISTÓRIA DA CIÊNCIA, QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
NESSA PESQUISA PROCURAMOS INVESTIGAR AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL JÁ INSERIDOS NA CARREIAR DOCENTE. A PROPOSTA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINCO PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP/BAURU, E UMA PROFESSORA DA REDE PUBLICA DE ENSINO, QUE INICIALMENTE PARTICIPARAM DE UM MINICURSO CUJO OBJETIVO FOI DE APRESENTAR ALGUNS ASPECTOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. APÓS O MINICURSO APENAS DOIS PROFESSORES,AMBOS NOS ANOS FINAIS DA GRADUAÇÃO, CONCLUÍRAM NOSSSA PESQUISA COM O PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE UMA AULA CENTRADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS. AS DIFICULDADES RELATADAS POR ESSES PROFESSORES NOS MOSTRAM QUE, APESAR DE INSERIREM ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SUAS AULAS, OS PROFESSORES AINDA APRESENTAM PROPOSTAS TRADICIONAIS DE ENSINO E UMA CRONOLOGIA, OU UMA LINEARIDADE, AO PROPOREM UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NÃO CONSTA
Resumo Original (EN):
KEIWORDS: HISTORY OF SCIENCE, TEACHING CEMISTRY, TRAINING OF TEACHERS. IN THIS RESEARCH WE INVESTIGATE THE DIFFICULTIES AND POSSIBILITIES OF INSERTION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN EDUCATION FOR TEACHERS IN TRAINING HAVE ALREADY ENTERED THE TEACHING PROFESSION. THE PROPOSAL INCLUDED THE PARTICIPATION OF FIVE PROFESSORS OF FULL DEGREE IN CHEMISTRY FROM SÃO PAULO STATE UNIVERSITY ? UNESP/BAURU, AND A PROFESSOR AT THE PUBLIC EDUCATION NETWORK, WHICH INITIALLY TOOK A SHORT COURSE WHOSE OBJECTIVE WAS TO PRESENT SOME ASPECTS OF THE HISTORY OF SCIENCE AND HISTORY OF SCIENCE IN SCIENCE TEACHING. AFTER THE SHORT COURSE ONLY TWO TEACHERS, BOTH IN THE FINAL YEARS OF GRADUATION, HAVE COMPLETED OUR RESEARCH WITH PLANNING AND IMPLEMENTING A LESSON FOCUSING ON THE HISTORY OF SCIENCE AT THEIR RESPECTIVE SCHOOLS. THE DIFFICULTIES REPORTED BY THESE WORKERS SHOW US THAT WHILE INSERTING ELEMENTS OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THEIR CLASSROOMS, TEACHERS ARE STILL PRESENT AND PROPOSED METHODS OF TEACHING, A CHRONOLOGY, OR A LINEARITY TO PROPOSE A DIDACTIC INTERVENTION.
Arquivo:
TES_DOUT20100611_MARQUES DEIVIDI MARCIO.pdf
Tamanho:
6179 Kb (6179745 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/06/2011 ÀS 14:25:43
Atualizado:
13/06/2011 ÀS 14:25:43
Visitas:
1386
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:26:39
Downloads:
113
Último Download em :
28/05/2020 ÀS 17:41:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por