Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O DESENVOLVIMENTO MORAL EM AULAS DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO UMA INTERFACE DE CONTRIBUIÇÕES
Autor:
RAZERA, JULIO CESAR CASTILHO
Email:
juliorazera@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. KAWASAKI, CLARICE SUMI
Drª. DA ROSA, VIVIAN LEYSER
Drª. MENIN, MARIA SUZANA DE STEFANO
Data de Defesa:
25/03/2011
Palavras-Chave (PT):
ASSUNTOS SOCIOCIENTÍFICOS
KOHLBERG
PENSAMENTO CRÍTICO
PENSAMENTO MORAL
PIAGET
Resumo Original (PT):
NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENCONTRAMOS DIFERENTES ARGUMENTOS QUE CONVERGEM PARA A NECESSIDADE DE MAIOR ATENÇÃO SOBRE AS DIMENSÕES AXIOLÓGICAS E ATITUDINAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS. ESSA DEMANDA EXIGE UMA CONTÍNUA AMPLIAÇÃO E APROFUNDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE O TEMA, PORQUE ENVOLVE CONHECIMENTOS DE DOMÍNIOS TEÓRICOS DIVERSOS QUE AINDA SÃO CARENTES NAS DISCUSSÕES DA ÁREA. À LUZ DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA ÉTICA DISCURSIVA, ESTE TRABALHO PÕE EM FOCO UM RELEVANTE COMPONENTE DA DIMENSÃO ATITUDINAL-AXIOLÓGICA: O DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS EM AULAS DE CIÊNCIAS. EMBASADOS PELAS PERSPECTIVAS SOCIOMORAIS DAS TEORIAS DE JEAN PIAGET, LAWRENCE KOHLBERG E JÜRGEN HABERMAS, ALÉM DE OUTROS AUTORES ALINHADOS COM ESSES PRESSUPOSTOS, APRESENTAMOS DADOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS QUE BUSCAM: (I) EXPLORAR UMA VÁLIDA E VIÁVEL CORRELAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICO-PRÁTICOS LAICOS E RACIONAIS ENTRE AS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL, PERMITINDO AVANÇOS NOS CONHECIMENTOS SOBRE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO MORAL, CRÍTICO E CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES EM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS; (II) DELINEAR O ESTADO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO DESENVOLVIMENTO MORAL. AO FINAL, O NOSSO ESTUDO TRAZ EVIDÊNCIAS DE UMA INTERFACE DE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS RECÍPROCAS E PLAUSÍVEIS QUE PODE SER DELINEADA ENTRE DESENVOLVIMENTO MORAL E AULAS DE CIÊNCIAS, MAS AINDA SUBESTIMADA NAS DISCUSSÕES DA ÁREA.
Título (EN):
MORAL DEVELOPMENT IN SCIENCE CLASSES: EXPLORING AN INTERFACE OF CONTRIBUTIONS
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL THINKING
KOHLBERG
MORAL THINKING
PIAGET
SOCIOSCIENTIFIC ISSUES
Resumo Original (EN):
IN THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION THERE ARE MANY ARGUMENTS FOR MORE ATTENTION TO THE AXIOLOGICAL AND ATTITUDINAL DIMENSIONS OF THE TEACHING AND LEARNING SCIENTIFIC DISCIPLINES PROCESSES. THIS DEMAND REQUIRES CONTINUOUS IN-DEPTH INVESTIGATION ABOUT THIS THEME BECAUSE IT INVOLVES THE KNOWLEDGE OF VARIOUS THEORETICAL FIELDS THAT HAVE NOT STILL ATTRACTED THE DESERVED ATTENTION. IN THE LIGHT OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY AND DISCURSIVE ETHICS, THE PRESENT STUDY FOCUSES ON A RELEVANT COMPONENT OF THE ATTITUDINAL-AXIOLOGICAL DIMENSION: THE MORAL DEVELOPMENT OF STUDENTS IN SCIENCE CLASSES. BASED ON THE SOCIAL AND MORAL PERSPECTIVES IN JEAN PIAGET, LAWRENCE KOHLBERG AND JÜRGEN HABERMAS?S THEORIES, AND ON OTHER AUTHORS THAT SHARE THESE PRESUPPOSITIONS, WE PRESENTED THEORETICAL AND EMPIRICAL DATA IN ORDER TO (I) EXPLORE A VALID AND VIABLE CORRELATION OF SECULAR AND RATIONAL THEORETICAL AND PRACTICAL ASPECTS AND COMPONENTS BETWEEN SCIENCE CLASSES AND MORAL DEVELOPMENT, INCLUDING AN ANALYSIS OF THE KNOWLEDGE ABOUT MORAL, CRITICAL AND SCIENTIFIC THINKING OF STUDENTS LEARNING SCIENCES FORMATION; (II) DELINEATE THE STATUS OF SCIENTIFIC RESEARCH AND STUDIES OF THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION IN BRAZIL ON MORAL DEVELOPMENT. OUR STUDY DEMONSTRATES THE EXISTENCE OF AN INTERFACE OF RECIPROCAL AND PLAUSIBLE THEORETICAL AND PRACTICAL CONTRIBUTIONS BETWEEN MORAL DEVELOPMENT AND SCIENCE CLASSES, WHICH HAS SO FAR RECEIVED LITTLE ATTENTION IN THE SCIENCE EDUCATION RESEARCH.
Arquivo:
TES_DOUT20110325_RAZERA JULIO CESAR CASTILHO.pdf
Tamanho:
3654 Kb (3654930 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/05/2011 ÀS 10:56:12
Atualizado:
06/05/2011 ÀS 10:56:12
Visitas:
1263
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 06:42:28
Downloads:
61
Último Download em :
28/07/2020 ÀS 11:21:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por