TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
O DESENVOLVIMENTO MORAL EM AULAS DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO UMA INTERFACE DE CONTRIBUIÇÕES |
Autor: |
RAZERA, JULIO CESAR CASTILHO |
Email: |
juliorazera@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. KAWASAKI, CLARICE SUMI ♠ Drª. DA ROSA, VIVIAN LEYSER ♠ Drª. MENIN, MARIA SUZANA DE STEFANO
|
Data de Defesa: |
25/03/2011 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ASSUNTOS SOCIOCIENTÍFICOS ♠ KOHLBERG ♠ PENSAMENTO CRÍTICO ♠ PENSAMENTO MORAL ♠ PIAGET
|
Resumo Original (PT): |
|
NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENCONTRAMOS DIFERENTES ARGUMENTOS QUE CONVERGEM PARA A
NECESSIDADE DE MAIOR ATENÇÃO SOBRE AS DIMENSÕES AXIOLÓGICAS E ATITUDINAIS DO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS. ESSA DEMANDA EXIGE UMA CONTÍNUA
AMPLIAÇÃO E APROFUNDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE O TEMA, PORQUE ENVOLVE CONHECIMENTOS
DE DOMÍNIOS TEÓRICOS DIVERSOS QUE AINDA SÃO CARENTES NAS DISCUSSÕES DA ÁREA. À LUZ DA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA ÉTICA DISCURSIVA, ESTE TRABALHO PÕE EM FOCO UM RELEVANTE
COMPONENTE DA DIMENSÃO ATITUDINAL-AXIOLÓGICA: O DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS EM AULAS
DE CIÊNCIAS. EMBASADOS PELAS PERSPECTIVAS SOCIOMORAIS DAS TEORIAS DE JEAN PIAGET, LAWRENCE
KOHLBERG E JÜRGEN HABERMAS, ALÉM DE OUTROS AUTORES ALINHADOS COM ESSES PRESSUPOSTOS,
APRESENTAMOS DADOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS QUE BUSCAM: (I) EXPLORAR UMA VÁLIDA E VIÁVEL
CORRELAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICO-PRÁTICOS LAICOS E RACIONAIS ENTRE AS AULAS DE CIÊNCIAS E O
DESENVOLVIMENTO MORAL, PERMITINDO AVANÇOS NOS CONHECIMENTOS SOBRE FORMAÇÃO DO
PENSAMENTO MORAL, CRÍTICO E CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES EM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DE CIÊNCIAS; (II) DELINEAR O ESTADO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO DESENVOLVIMENTO MORAL. AO FINAL, O NOSSO ESTUDO TRAZ EVIDÊNCIAS DE
UMA INTERFACE DE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS RECÍPROCAS E PLAUSÍVEIS QUE PODE SER DELINEADA
ENTRE DESENVOLVIMENTO MORAL E AULAS DE CIÊNCIAS, MAS AINDA SUBESTIMADA NAS DISCUSSÕES DA
ÁREA. |
|
Título (EN): |
MORAL DEVELOPMENT IN SCIENCE CLASSES: EXPLORING AN INTERFACE OF CONTRIBUTIONS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL THINKING ♠ KOHLBERG ♠ MORAL THINKING ♠ PIAGET ♠ SOCIOSCIENTIFIC ISSUES
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION THERE ARE MANY ARGUMENTS FOR MORE ATTENTION TO THE
AXIOLOGICAL AND ATTITUDINAL DIMENSIONS OF THE TEACHING AND LEARNING SCIENTIFIC DISCIPLINES
PROCESSES. THIS DEMAND REQUIRES CONTINUOUS IN-DEPTH INVESTIGATION ABOUT THIS THEME BECAUSE IT
INVOLVES THE KNOWLEDGE OF VARIOUS THEORETICAL FIELDS THAT HAVE NOT STILL ATTRACTED THE DESERVED
ATTENTION. IN THE LIGHT OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY AND DISCURSIVE ETHICS, THE PRESENT STUDY
FOCUSES ON A RELEVANT COMPONENT OF THE ATTITUDINAL-AXIOLOGICAL DIMENSION: THE MORAL
DEVELOPMENT OF STUDENTS IN SCIENCE CLASSES. BASED ON THE SOCIAL AND MORAL PERSPECTIVES IN
JEAN PIAGET, LAWRENCE KOHLBERG AND JÜRGEN HABERMAS?S THEORIES, AND ON OTHER AUTHORS THAT
SHARE THESE PRESUPPOSITIONS, WE PRESENTED THEORETICAL AND EMPIRICAL DATA IN ORDER TO (I) EXPLORE
A VALID AND VIABLE CORRELATION OF SECULAR AND RATIONAL THEORETICAL AND PRACTICAL ASPECTS AND
COMPONENTS BETWEEN SCIENCE CLASSES AND MORAL DEVELOPMENT, INCLUDING AN ANALYSIS OF THE
KNOWLEDGE ABOUT MORAL, CRITICAL AND SCIENTIFIC THINKING OF STUDENTS LEARNING SCIENCES
FORMATION; (II) DELINEATE THE STATUS OF SCIENTIFIC RESEARCH AND STUDIES OF THE FIELD OF SCIENCE
EDUCATION IN BRAZIL ON MORAL DEVELOPMENT. OUR STUDY DEMONSTRATES THE EXISTENCE OF AN
INTERFACE OF RECIPROCAL AND PLAUSIBLE THEORETICAL AND PRACTICAL CONTRIBUTIONS BETWEEN MORAL
DEVELOPMENT AND SCIENCE CLASSES, WHICH HAS SO FAR RECEIVED LITTLE ATTENTION IN THE SCIENCE
EDUCATION RESEARCH. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20110325_RAZERA JULIO CESAR CASTILHO.pdf
|
Tamanho: |
3654 Kb (3654930 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
06/05/2011 ÀS 10:56:12 |
Atualizado: |
06/05/2011 ÀS 10:56:12 |
Visitas: |
1280 |
Última Visita em : |
10/07/2024 ÀS 05:20:29 |
Downloads: |
61 |
Último Download em : |
28/07/2020 ÀS 11:21:36 |