DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS ADEQUADOS |
Autor: |
MATTIAZZO-CARDIA, ELIZABETH |
Email: |
beth@cardia.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2003 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO ♠ Dr. GOMES, EDUARDO PEREIRA CABRAL ♠ Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
|
Data de Defesa: |
28/11/2003 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA ♠ ENSINO DE MATEMÁTICA ♠ FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS ♠ MATEMÁTICA E BIOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, OS TÓPICOS DE ESTUDO ESTÃO SUBDIVIDIDOS EM CONTEÚDOS
BÁSICOS E CONTEÚDOS ESPECÍFICOS. ENTRE OS BÁSICOS CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS ESTÃO OS
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. A QUESTÃO QUE ESTA PESQUISA PROCUROU RESPONDER FOI: QUAIS
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA SÃO MAIS ADEQUADOS PARA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS E
PADRÕES BIOLÓGICOS ESTUDADOS PELOS ALUNOS DURANTE O CURSO? A PESQUISA ENVOLVEU ANÁLISE
DIRETA DE DOCUMENTAÇÃO, NELA INCLUÍDOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 171 PESSOAS ENVOLVIDAS COM
O TEMA, ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E BIÓLOGOS, E PESQUISA DOCUMENTAL INDIRETA PELA ANÁLISE DE
LIVROS DE BIOLOGIA E DE PROJETOS DE ENSINO DE 5 ESTABELECIMENTOS QUE MANTÊM CURSOS DE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COMPLEMENTA A PESQUISA O RESULTADO DE CONSULTA FEITA A 256 ALUNOS
INGRESSANTES NOS REFERIDOS CURSOS A RESPEITO DO QUE JULGAM CONHECER DA MATEMÁTICA ESTUDADA
ANTERIORMENTE AO INGRESSO EM CURSO SUPERIOR. O CONJUNTO DOS LEVANTAMENTOS EFETUADOS OFERECE
SUBSÍDIOS PARA A ESCOLHA ADEQUADA DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA A SEREM ABORDADOS EM
CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROPICIANDO CONDIÇÕES PARA QUE A ESCOLA POSSA MELHOR
DESEMPENHAR O SEU PAPEL MEDIADOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO COTIDIANO EM
CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. |
|
Título (EN): |
MATHEMATICS TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES: A PROPOSAL FOR ADEQUATE CONTENTS. |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BIOLOGISTS EDUCATION ♠ MATHEMATICS AND BIOLOGY ♠ MATHEMATICS CONTENTS ♠ MATHEMATICS TEACHING
|
Resumo Original (EN): |
|
IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES, THE TEACHING TOPICS ARE DIVIDED IN BASIC CONTENTS AND SPECIFIC
CONTENTS. AMONG THE BASIC ONES CONSIDERED FUNDAMENTAL ARE THE ONES RELATED TO MATHEMATICS
KNOWLEDGE. THE ISSUE FOR THIS RESEARCH IS: WHAT ARE THE MOST ADEQUATE MATHEMATICS CONTENTS
TO HELP THE UNDERSTANDING OF BIOLOGICAL PROCESSES AND PATTERNS STUDIED IN THE COURSE? THE
RESEARCH INVOLVED DIRECT ANALYSIS OF DOCUMENTATION, INCLUDING QUESTIONNAIRES APPLIED TO 171
PEOPLE INVOLVED WITH THE SUBJECT, AMONG TEACHERS, STUDENTS AND BIOLOGISTS, AND INDIRECT
DOCUMENTAL RESEARCH THROUGH THE ANALYSIS OF BIOLOGY TEXTBOOKS AND TEACHING PLANS FROM 5
COLLEGES THAT OFFER BIOLOGICAL SCIENCES COURSES. THE RESEARCH ALSO PROVIDES THE RESULT OF AN
INQUIRY TO 256 FRESHMEN FROM THOSE COURSES IN RELATION TO WHAT THEY SUPPOSE DO KNOW ABOUT
MATHEMATICS STUDIED BEFORE THEY ENTERED COLLEGE. THE DATA COLLECTED OFFERED SUBSIDIES FOR THE
ADEQUATE CHOICE OF MATHEMATICS CONTENTS TO BE APPROACHED IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES,
ALLOWING THE SCHOOLS TO IMPROVE THEIR ROLE AS MEDIATORS IN THE TRANSFORMATION OF DAILY
KNOWLEDGE INTO SCIENTIFIC KNOWLEDGE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20031128_CARDIA ELIZABETH MATTIAZZO.pdf
|
Tamanho: |
1621 Kb (1621724 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
06/08/2007 ÀS 16:52:48 |
Atualizado: |
06/08/2007 ÀS 16:52:48 |
Visitas: |
1340 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 16:31:53 |
Downloads: |
65 |
Último Download em : |
06/04/2024 ÀS 14:07:57 |