Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS ADEQUADOS
Autor:
MATTIAZZO-CARDIA, ELIZABETH
Email:
beth@cardia.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. GOMES, EDUARDO PEREIRA CABRAL
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Data de Defesa:
28/11/2003
Palavras-Chave (PT):
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
ENSINO DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS
MATEMÁTICA E BIOLOGIA
Resumo Original (PT):
NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, OS TÓPICOS DE ESTUDO ESTÃO SUBDIVIDIDOS EM CONTEÚDOS BÁSICOS E CONTEÚDOS ESPECÍFICOS. ENTRE OS BÁSICOS CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS ESTÃO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. A QUESTÃO QUE ESTA PESQUISA PROCUROU RESPONDER FOI: QUAIS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA SÃO MAIS ADEQUADOS PARA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS E PADRÕES BIOLÓGICOS ESTUDADOS PELOS ALUNOS DURANTE O CURSO? A PESQUISA ENVOLVEU ANÁLISE DIRETA DE DOCUMENTAÇÃO, NELA INCLUÍDOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 171 PESSOAS ENVOLVIDAS COM O TEMA, ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E BIÓLOGOS, E PESQUISA DOCUMENTAL INDIRETA PELA ANÁLISE DE LIVROS DE BIOLOGIA E DE PROJETOS DE ENSINO DE 5 ESTABELECIMENTOS QUE MANTÊM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COMPLEMENTA A PESQUISA O RESULTADO DE CONSULTA FEITA A 256 ALUNOS INGRESSANTES NOS REFERIDOS CURSOS A RESPEITO DO QUE JULGAM CONHECER DA MATEMÁTICA ESTUDADA ANTERIORMENTE AO INGRESSO EM CURSO SUPERIOR. O CONJUNTO DOS LEVANTAMENTOS EFETUADOS OFERECE SUBSÍDIOS PARA A ESCOLHA ADEQUADA DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA A SEREM ABORDADOS EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROPICIANDO CONDIÇÕES PARA QUE A ESCOLA POSSA MELHOR DESEMPENHAR O SEU PAPEL MEDIADOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO COTIDIANO EM CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS.
Título (EN):
MATHEMATICS TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES: A PROPOSAL FOR ADEQUATE CONTENTS.
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGISTS EDUCATION
MATHEMATICS AND BIOLOGY
MATHEMATICS CONTENTS
MATHEMATICS TEACHING
Resumo Original (EN):
IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES, THE TEACHING TOPICS ARE DIVIDED IN BASIC CONTENTS AND SPECIFIC CONTENTS. AMONG THE BASIC ONES CONSIDERED FUNDAMENTAL ARE THE ONES RELATED TO MATHEMATICS KNOWLEDGE. THE ISSUE FOR THIS RESEARCH IS: WHAT ARE THE MOST ADEQUATE MATHEMATICS CONTENTS TO HELP THE UNDERSTANDING OF BIOLOGICAL PROCESSES AND PATTERNS STUDIED IN THE COURSE? THE RESEARCH INVOLVED DIRECT ANALYSIS OF DOCUMENTATION, INCLUDING QUESTIONNAIRES APPLIED TO 171 PEOPLE INVOLVED WITH THE SUBJECT, AMONG TEACHERS, STUDENTS AND BIOLOGISTS, AND INDIRECT DOCUMENTAL RESEARCH THROUGH THE ANALYSIS OF BIOLOGY TEXTBOOKS AND TEACHING PLANS FROM 5 COLLEGES THAT OFFER BIOLOGICAL SCIENCES COURSES. THE RESEARCH ALSO PROVIDES THE RESULT OF AN INQUIRY TO 256 FRESHMEN FROM THOSE COURSES IN RELATION TO WHAT THEY SUPPOSE DO KNOW ABOUT MATHEMATICS STUDIED BEFORE THEY ENTERED COLLEGE. THE DATA COLLECTED OFFERED SUBSIDIES FOR THE ADEQUATE CHOICE OF MATHEMATICS CONTENTS TO BE APPROACHED IN BIOLOGICAL SCIENCES COURSES, ALLOWING THE SCHOOLS TO IMPROVE THEIR ROLE AS MEDIATORS IN THE TRANSFORMATION OF DAILY KNOWLEDGE INTO SCIENTIFIC KNOWLEDGE.
Arquivo:
DIS_MEST20031128_CARDIA ELIZABETH MATTIAZZO.pdf
Tamanho:
1621 Kb (1621724 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/08/2007 ÀS 16:52:48
Atualizado:
06/08/2007 ÀS 16:52:48
Visitas:
1317
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 20:00:10
Downloads:
65
Último Download em :
06/04/2024 ÀS 14:07:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por