Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
Autor:
STOQUE, FABIANA MARIS VERSUTI
Email:
fabisversuti@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
MATERIAIS
Titulação:
DOUTOR(A) EM MATERIAIS
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. CIRINO, SERGIO DIAS
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. SASSERON, LUCIA HELENA
Data de Defesa:
28/02/2011
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL
Resumo Original (PT):
NO ESTUDO QUE SE SEGUE ASSUMIMOS A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS RESULTADOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS E AS PRÁTICAS DE ENSINO EFETIVAMENTE DISPOSTAS EM SALA DE AULA, EM ESPECIFICO, A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NOS ANOS INICIAIS COMO ORIENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE IRÃO MINISTRAR CIÊNCIAS NATURAIS. SENDO ASSIM, INVESTIGAMOS A LUZ DA MEDIAÇÃO TEÓRICA PROPOSTA PELO BEHAVIORISMO RADICAL, COMO SE MANIFESTAM NA PRÁTICA DE ENSINO DAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA, AÇÕES COMPROMETIDAS COM O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. TAL OBJETIVO FOI PROPOSTO CONSIDERANDO ATIVIDADES VOLTADAS PARA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DAS LICENCIANDAS DE INTERPRETAR FUNCIONALMENTE OS REGISTROS DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS PRODUZIDAS EM SALA DE AULA, BEM COMO ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DESENVOLVIDAS PELAS LICENCIANDAS. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO DUAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA. OS DADOS COLETADOS DEMONSTRARAM QUE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ DISTANTE DA REALIDADE FORMATIVA DAS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA NO QUE SE REFERE AO PLANEJAMENTO DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS VINCULADOS COM A PRODUÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS CONSISTENTES COM OS INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL DOS REGISTROS DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS PRODUZIDAS EM SALA DE AULA PELAS LICENCIANDAS CONSTITUÍRAM-SE EM UM RECURSO DIDÁTICO RELEVANTE PARA A AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS QUE DEFINEM A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DAS FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE VERIFICAMOS O DISTANCIAMENTO ENTRE AS MEDIDAS PRODUZIDAS E OS INDICADORES QUE DEFINEM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONTUDO, ESTUDOS FUTUROS PODERIAM VERIFICAR A PROPOSIÇÃO DE INVESTIGAÇÕES QUE PUDESSEM FAVORECER TAMBÉM O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE NOVAS SITUAÇÕES DE ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.
Título (EN):
INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY IN THE EARLYYEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND TEACHING AND LEARNING IN PROFESSIONAL TEACHERS? TRAINING
Palavras-Chave (EN):
EARLY ELEMENTARY SCHOOL YEARS
FUNCTIONAL UNDERSTANDING
INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
IN THE STUDY THAT FOLLOWS WE ASSUME THE IMPORTANCE OF DIALOGUE BETWEEN THE RESULTS OF ACADEMIC RESEARCH AND TEACHING PRACTICES EFFECTIVELY ARRANGED IN THE CLASSROOM, IN SPECIFIC, THE RELEVANCE OF STUDIES ON THE PROCESS OF SCIENTIFIC LITERACY IN THE EARLY YEARS AS A GUIDELINE OF THE PROPOSED TRAINING INITIAL TEACHER WHO WILL TEACH THE NATURAL SCIENCES. THUS, WE INVESTIGATED ACCORDING TO THE THEORETICAL MEDIATION PROPOSED BY THE RADICAL BEHAVIORISM, AS IS MANIFESTED IN PRACTICE TEACHING OF UNDERGRADUATES IN PEDAGOGY, SHARES COMMITTED TO THE DEVELOPMENT OF INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY. THIS OBJECTIVE WAS PROPOSED CONSIDERING ACTIVITIES FOR EXPANDING THE REPERTOIRE FOR FUTURE TEACHERS TO INTERPRET FUNCTIONALLY THE RECORDS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS PRODUCED IN THE CLASSROOM AND OBSERVATION OF STAGE?S ACTIVITIES DEVELOPED BY THE STUDENT. THE STUDY INCLUDED TWO UNDERGRADUATES IN PEDAGOGY. THE COLLECTED MULTIMÍDIAED THAT THE CONCEPTION OF SCIENTIFIC LITERACY ARE FAR FROM REALITY TRAINING OF PARTICIPANTS IN THIS STUDY REGARDING TO THE PLANNING OF APPROPRIATE CONDITIONS OF EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF REPERTOIRES LINKED WITH THE PRODUCTION OF BEHAVIORAL MEASURES CONSISTENT WITH INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY. THUS, THE ACTIVITIES OF FUNCTIONAL INTERPRETATION OF THE RECORDS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS PRODUCED IN THE CLASSROOM BY STUDENTS CONSTITUTED THEMSELVES INTO A TEACHING RESOURCE MATERIAL FOR THE ACQUISITION AND DEVELOPMENT OF BEHAVIORAL REPERTOIRES THAT DEFINE THE PROFESSIONAL PERFORMANCE OF FUTURE TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL, ONCE FOUND THAT THE DISTANCE BETWEEN THE MEASUREMENTS PRODUCED AND INDICATORS THAT DEFINE THE SCIENTIFIC LITERACY. HOWEVER, FUTURE STUDIES COULD VERIFY THE PROPOSITION THAT INVESTIGATIONS COULD ALSO FACILITATE THE PLANNING, IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF NEW SITUATIONS OF TEACHING THE NATURAL SCIENCES COMMITTED TO SCIENCE EDUCATION.
Arquivo:
TES_DOUT20110228_STOQUE FABIANA MARIS VERSUTI.pdf
Tamanho:
15490 Kb (15490031 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/05/2011 ÀS 13:57:59
Atualizado:
02/05/2011 ÀS 13:57:59
Visitas:
2302
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 15:18:43
Downloads:
286
Último Download em :
28/12/2023 ÀS 17:20:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por