TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
Autor: |
STOQUE, FABIANA MARIS VERSUTI |
Email: |
fabisversuti@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
MATERIAIS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM MATERIAIS |
Orientador: |
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Dr. LOPES JUNIOR, JAIR ♠ Dr. CIRINO, SERGIO DIAS ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Drª. SASSERON, LUCIA HELENA
|
Data de Defesa: |
28/02/2011 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ♠ ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ♠ INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ♠ INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL
|
Resumo Original (PT): |
|
NO ESTUDO QUE SE SEGUE ASSUMIMOS A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS
RESULTADOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS E AS PRÁTICAS DE ENSINO EFETIVAMENTE
DISPOSTAS EM SALA DE AULA, EM ESPECIFICO, A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS SOBRE O
PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NOS ANOS INICIAIS COMO ORIENTAÇÃO DAS
PROPOSTAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE IRÃO MINISTRAR CIÊNCIAS
NATURAIS. SENDO ASSIM, INVESTIGAMOS A LUZ DA MEDIAÇÃO TEÓRICA PROPOSTA PELO
BEHAVIORISMO RADICAL, COMO SE MANIFESTAM NA PRÁTICA DE ENSINO DAS
LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA, AÇÕES COMPROMETIDAS COM O DESENVOLVIMENTO DE
INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. TAL OBJETIVO FOI PROPOSTO CONSIDERANDO
ATIVIDADES VOLTADAS PARA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DAS LICENCIANDAS DE
INTERPRETAR FUNCIONALMENTE OS REGISTROS DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS PRODUZIDAS
EM SALA DE AULA, BEM COMO ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA DE
ATIVIDADES DE ESTÁGIO DESENVOLVIDAS PELAS LICENCIANDAS. PARTICIPARAM DESTE
ESTUDO DUAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA. OS DADOS COLETADOS DEMONSTRARAM
QUE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ DISTANTE DA REALIDADE
FORMATIVA DAS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA NO QUE SE REFERE AO PLANEJAMENTO
DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS
VINCULADOS COM A PRODUÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS CONSISTENTES COM OS
INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS ATIVIDADES DE
INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL DOS REGISTROS DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS PRODUZIDAS EM
SALA DE AULA PELAS LICENCIANDAS CONSTITUÍRAM-SE EM UM RECURSO DIDÁTICO
RELEVANTE PARA A AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS
COMPORTAMENTAIS QUE DEFINEM A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DAS FUTURAS PROFESSORAS
DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE VERIFICAMOS O DISTANCIAMENTO ENTRE AS
MEDIDAS PRODUZIDAS E OS INDICADORES QUE DEFINEM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
CONTUDO, ESTUDOS FUTUROS PODERIAM VERIFICAR A PROPOSIÇÃO DE INVESTIGAÇÕES QUE
PUDESSEM FAVORECER TAMBÉM O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE NOVAS
SITUAÇÕES DE ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS
COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. |
|
Título (EN): |
INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY IN THE EARLYYEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND TEACHING AND LEARNING IN PROFESSIONAL TEACHERS? TRAINING |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EARLY ELEMENTARY SCHOOL YEARS ♠ FUNCTIONAL UNDERSTANDING ♠ INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY ♠ SCIENTIFIC LITERACY ♠ TEACHER EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THE STUDY THAT FOLLOWS WE ASSUME THE IMPORTANCE OF DIALOGUE BETWEEN THE
RESULTS OF ACADEMIC RESEARCH AND TEACHING PRACTICES EFFECTIVELY ARRANGED IN THE
CLASSROOM, IN SPECIFIC, THE RELEVANCE OF STUDIES ON THE PROCESS OF SCIENTIFIC
LITERACY IN THE EARLY YEARS AS A GUIDELINE OF THE PROPOSED TRAINING INITIAL TEACHER
WHO WILL TEACH THE NATURAL SCIENCES. THUS, WE INVESTIGATED ACCORDING TO THE
THEORETICAL MEDIATION PROPOSED BY THE RADICAL BEHAVIORISM, AS IS MANIFESTED IN
PRACTICE TEACHING OF UNDERGRADUATES IN PEDAGOGY, SHARES COMMITTED TO THE
DEVELOPMENT OF INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY. THIS OBJECTIVE WAS PROPOSED
CONSIDERING ACTIVITIES FOR EXPANDING THE REPERTOIRE FOR FUTURE TEACHERS TO INTERPRET
FUNCTIONALLY THE RECORDS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS PRODUCED IN THE CLASSROOM
AND OBSERVATION OF STAGE?S ACTIVITIES DEVELOPED BY THE STUDENT. THE STUDY
INCLUDED TWO UNDERGRADUATES IN PEDAGOGY. THE COLLECTED MULTIMÍDIAED THAT THE
CONCEPTION OF SCIENTIFIC LITERACY ARE FAR FROM REALITY TRAINING OF PARTICIPANTS IN THIS
STUDY REGARDING TO THE PLANNING OF APPROPRIATE CONDITIONS OF EDUCATION FOR THE
DEVELOPMENT OF REPERTOIRES LINKED WITH THE PRODUCTION OF BEHAVIORAL MEASURES
CONSISTENT WITH INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY. THUS, THE ACTIVITIES OF FUNCTIONAL
INTERPRETATION OF THE RECORDS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS PRODUCED IN THE
CLASSROOM BY STUDENTS CONSTITUTED THEMSELVES INTO A TEACHING RESOURCE MATERIAL
FOR THE ACQUISITION AND DEVELOPMENT OF BEHAVIORAL REPERTOIRES THAT DEFINE THE
PROFESSIONAL PERFORMANCE OF FUTURE TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL, ONCE FOUND
THAT THE DISTANCE BETWEEN THE MEASUREMENTS PRODUCED AND INDICATORS THAT
DEFINE THE SCIENTIFIC LITERACY. HOWEVER, FUTURE STUDIES COULD VERIFY THE
PROPOSITION THAT INVESTIGATIONS COULD ALSO FACILITATE THE PLANNING, IMPLEMENTATION
AND EVALUATION OF NEW SITUATIONS OF TEACHING THE NATURAL SCIENCES COMMITTED TO
SCIENCE EDUCATION. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20110228_STOQUE FABIANA MARIS VERSUTI.pdf
|
Tamanho: |
15490 Kb (15490031 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
02/05/2011 ÀS 13:57:59 |
Atualizado: |
02/05/2011 ÀS 13:57:59 |
Visitas: |
2302 |
Última Visita em : |
18/04/2024 ÀS 15:18:43 |
Downloads: |
286 |
Último Download em : |
28/12/2023 ÀS 17:20:48 |