Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE
Autor:
ALVES, JOÃO AMADEU PEREIRA
Email:
japalves@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Co-Orientador:
Drª. MION, REJANE AURORA
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA
Drª. SOUZA, MARIA ANTONIA
Data de Defesa:
31/05/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
IDENTIDADE
PROFESSOR E PESQUISADOR
Resumo Original (PT):
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA, EM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL QUE VEM SENDO CONSTRUÍDA, DESENVOLVIDA E ESTUDADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DESDE 1997. A PESQUISA CONSISTIU EM UM ESTUDO DE CASO, TENDO A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS SOB FUNDAMENTOS TEÓRICOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS EM FREIRE, HABERMAS, STRAUSS, LATOUR E MION. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA OCORRE DIANTE DE DIFERENTES DEMANDAS E SITUAÇÕES-LIMITE QUE PRECISAM SER ENFRENTADAS. POR ISSO, É NECESSÁRIO TECER REFLEXÕES, RELAÇÕES E MODIFICAÇÕES NO CURSO DA AÇÃO. CONSTATO QUE A VIVÊNCIA DE UMA PRÁXIS ? INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA ? NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA É CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROPOSTA TEM TIDO PROGRESSOS IMPORTANTES NA SISTEMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS QUE PROBLEMATIZEM CONCEITOS E PRÁTICAS, AS QUAIS VIABILIZEM A ABERTURA E CONTINUIDADE DO DIÁLOGO; BEM COMO, NAS PARCERIAS TECIDAS, QUE BUSCAM IMPLEMENTAR E CONSOLIDAR A RELAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
IDENTITY
INITIAL EDUCATION OF TEACHERS
TEACHER AND RESEARCHER
TEACHING OF PHYSICS
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS STUDY WAS TO ANALYSIS THE CONSTRUCTION OF IDENTITY OF TEACHER AND RESEARCHER IN THE TEACHING OF PHYSICS IN AN EDUCATIONAL PROPOSAL BUILDING, DEVELOPED AND STUDIED IN AN INITIAL TEACHER EDUCATION PROGRAM SINCE 1997. THE RESEARCH WAS IN A STUDY OF CASE, WITH COLLECTION AND ANALYSIS OF THE DATA WAS SUPPORTED BY THE THEORETICAL EPISTEMOLOGICAL AND METHODOLOGICAL CONCEPTS OF FREIRE, HABERMAS, STRAUSS, LATOUR AND MION. THE EDUCATION OF TEACHERS AND RESEARCHERS IN THE TEACHING OF PHYSICS TAKES PLACE IN A CONTEXT OF DIFFERENT DEMANDS AND LIMIT SITUATIONS. IT IS NECESSARY TO DEVELOP REFLEXIONS, RELATIONS AND MODIFICATIONS IN THE COURSE OF ACTION. I CHECK THAT THE EXPERIENCE OF PRAXIS ? INTERANNOUNCER BETWEEN THEORY AND PRACTICE ? IN THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL PROPOSAL IN PHYSICS TEACHERS INITIAL EDUCATION SUPPORTS THE CONSTRUCTION OF A SPECIAL IDENTITY ? A TEACHER AND RESEARCHER IN THE TEACHING OF PHYSICS. THE OUTCOMES DEMONSTRATE THAT THE PROPOSAL HAVE HAD CONSIDERABLE PROGRESS IN THE SYSTEMATIZATION AND EDUCATIONAL ACTIVITIES THAT PROBLEMATIZE CONCEPTS AND PRACTICES, WHICH IN TURN ALLOW FOR THE START AND CONTINUATION OF DIALOGUE; THE PARTNERSHIPS THAT AIM TO IMPLEMENT AND CONSOLIDATE THE RELATIONS AMONG TEACHING, RESEARCH AND OUTREACH ACTIVITIES AT THE UNIVERSITY AND SCHOOLS
Arquivo:
TES_DOUT20100531_ALVES JOAO AMADEU PEREIRA.pdf
Tamanho:
2192 Kb (2192151 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/04/2011 ÀS 14:33:12
Atualizado:
27/04/2011 ÀS 14:33:12
Visitas:
3069
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:45:10
Downloads:
380
Último Download em :
06/01/2024 ÀS 04:27:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por