TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE |
Autor: |
ALVES, JOÃO AMADEU PEREIRA |
Email: |
japalves@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Co-Orientador: |
Drª. MION, REJANE AURORA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Drª. FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA ♠ Drª. SOUZA, MARIA ANTONIA
|
Data de Defesa: |
31/05/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ♠ IDENTIDADE ♠ PROFESSOR E PESQUISADOR
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA, EM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL QUE VEM SENDO CONSTRUÍDA, DESENVOLVIDA E ESTUDADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DESDE 1997. A PESQUISA CONSISTIU EM UM ESTUDO DE CASO, TENDO A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS SOB FUNDAMENTOS TEÓRICOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS EM FREIRE, HABERMAS, STRAUSS, LATOUR E MION. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA OCORRE DIANTE DE DIFERENTES DEMANDAS E SITUAÇÕES-LIMITE QUE PRECISAM SER ENFRENTADAS. POR ISSO, É NECESSÁRIO TECER REFLEXÕES, RELAÇÕES E MODIFICAÇÕES NO CURSO DA AÇÃO. CONSTATO QUE A VIVÊNCIA DE UMA PRÁXIS ? INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA ? NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA É CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE FÍSICA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROPOSTA TEM TIDO PROGRESSOS IMPORTANTES NA SISTEMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS QUE PROBLEMATIZEM CONCEITOS E PRÁTICAS, AS QUAIS VIABILIZEM A ABERTURA E CONTINUIDADE DO DIÁLOGO; BEM COMO, NAS PARCERIAS TECIDAS, QUE BUSCAM IMPLEMENTAR E CONSOLIDAR A RELAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLAS. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ IDENTITY ♠ INITIAL EDUCATION OF TEACHERS ♠ TEACHER AND RESEARCHER ♠ TEACHING OF PHYSICS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE AIM OF THIS STUDY WAS TO ANALYSIS THE CONSTRUCTION OF IDENTITY OF TEACHER AND RESEARCHER IN THE TEACHING OF PHYSICS IN AN EDUCATIONAL PROPOSAL BUILDING, DEVELOPED AND STUDIED IN AN INITIAL TEACHER EDUCATION PROGRAM SINCE 1997. THE RESEARCH WAS IN A STUDY OF CASE, WITH COLLECTION AND ANALYSIS OF THE DATA WAS SUPPORTED BY THE THEORETICAL EPISTEMOLOGICAL AND METHODOLOGICAL CONCEPTS OF FREIRE, HABERMAS, STRAUSS, LATOUR AND MION. THE EDUCATION OF TEACHERS AND RESEARCHERS IN THE TEACHING OF PHYSICS TAKES PLACE IN A CONTEXT OF DIFFERENT DEMANDS AND LIMIT SITUATIONS. IT IS NECESSARY TO DEVELOP REFLEXIONS, RELATIONS AND MODIFICATIONS IN THE COURSE OF ACTION. I CHECK THAT THE EXPERIENCE OF PRAXIS ? INTERANNOUNCER BETWEEN THEORY AND PRACTICE ? IN THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL PROPOSAL IN PHYSICS TEACHERS INITIAL EDUCATION SUPPORTS THE CONSTRUCTION OF A SPECIAL IDENTITY ? A TEACHER AND RESEARCHER IN THE TEACHING OF PHYSICS. THE OUTCOMES DEMONSTRATE THAT THE PROPOSAL HAVE HAD CONSIDERABLE PROGRESS IN THE SYSTEMATIZATION AND EDUCATIONAL ACTIVITIES THAT PROBLEMATIZE CONCEPTS AND PRACTICES, WHICH IN TURN ALLOW FOR THE START AND CONTINUATION OF DIALOGUE; THE PARTNERSHIPS THAT AIM TO IMPLEMENT AND CONSOLIDATE THE RELATIONS AMONG TEACHING, RESEARCH AND OUTREACH ACTIVITIES AT THE UNIVERSITY AND SCHOOLS |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20100531_ALVES JOAO AMADEU PEREIRA.pdf
|
Tamanho: |
2192 Kb (2192151 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
27/04/2011 ÀS 14:33:12 |
Atualizado: |
27/04/2011 ÀS 14:33:12 |
Visitas: |
3094 |
Última Visita em : |
10/07/2024 ÀS 11:24:47 |
Downloads: |
380 |
Último Download em : |
06/01/2024 ÀS 04:27:27 |